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Fiat Punto 85/16v - consumo de agua

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    Fiat Punto 85/16v - consumo de agua

    Ultimamente tenho reparado que o carro anda a consumir agua. Há uma semana atestei o sistema de refrigeração, e até hoje o carro andou uns 260Km em circuito misto, e hoje fui verificar novamente o nivel, e este estava quase no minimo tive que atestar novamente o reservatorio que levou 0,75L, o liquido que esta no carro apresenta-se de cor acastanhada, como se tivesse barro.
    A zona do motor e tubagens não apresenta sinais de fuga do liquido, e o termometro mantem-se na posição normal, e carro "puxa" norlmalmente não se notando perca de potência. O mesmo têm 13 anos e 128 mil Km.

    Sera indicios da junta da cabeça queimada? Algum cilindro que já deixa passar a compressão?

    Se alguem poder ajuda. Agradeço.
    Editado pela última vez por Akagi; 08 March 2011, 22:20.

    #2
    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
    Ultimamente tenho reparado que o carro anda a consumir agua. Há uma semana atestei o sistema de refrigeração, e até hoje o carro andou uns 260Km em circuito misto, e hoje fui verificar novamente o nivel, e este estava quase no minimo tive que atestar novamente o reservatorio que levou 0,75L, o liquido que esta no carro apresenta-se de cor acastanhada, como se tivesse barro.
    A zona do motor e tubagens não apresenta sinais de fuga do liquido, e o termometro mantem-se na posição normal, e carro "puxa" norlmalmente não se notando perca de potência. O mesmo têm 13 anos e 128 mil Km.

    Sera indicios da junta da cabeça queimada? Algum cilindro que já deixa passar a compreção?

    Se alguem poder ajuda. Agradeço.
    Compressão..

    Verifica se tens os tapetes da frente molhados/húmidos, fuga nos tubos onde circula o liquido de refrigeração(normalmente é fácil de detectar visto que apresenta uma cor especifica). Se isto tudo estiver ok, pode ser a junta..

    Comentário


      #3
      Pode ser realmente a junta, mas existem outros factores que podem fazer com que o carro perca água:
      • Radiador da sofagem;
      • Bomba de água;
      • Radiador principal - o meu já levou um e custou-me cerca de 100€;
      • Algum tubo de borracha e ou relas (que são uma espécie de tampas metálicas existentes no bloco do motor);

      Quando tive esse sintoma no meu carro, o mecânico tentou descobrir as fugas de água pondo pressão no circuito através de um aparelho que se coloca no bocal do radiador. No meu caso este teste (rápido e fácil) foi o suficiente para descobrir o problema: notou-se logo água a pingar pelo radiador.

      Boa sorte para a resolução do problema.
      Editado pela última vez por Amaral84; 08 March 2011, 22:30.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Amaral84 Ver Post
        Pode ser realmente a junta, mas existem outros factores que podem fazer com que o carro perca água:
        • Radiador da sofagem;
        • Bomba de água;
        • Radiador principal - o meu já levou um e custou-me cerca de 100€;
        • Algum tubo de borracha e ou relas (que são uma espécie de tampas metálicas existentes no bloco do motor);

        Quando tive esse sintoma no meu carro, o mecânico tentou descobrir as fugas de água pondo pressão no circuito através de um aparelho que se coloca no bocal do radiador. No meu caso este teste (rápido e fácil) foi o suficiente para descobrir o problema: notou-se logo água a pingar pelo radiador.

        Boa sorte para a resolução do problema.
        O meu há coisa de um ano levou um radiador novo pois começou a perder agua. Quando o motor estava parado havia uma poça por baixo dessa zona, coisa que agora não acontece.

        Comentário


          #5
          O Punto cá de casa já aqueceu demasiado 4 vezes, devido a problemas no circuito de refrigeração. É o 1.1 55.

          Primeiro radiador principal + bomba de água, depois radiador de sofagem, à pouco tempo tubo de água junto ao colector de escape, e agora tem a junta da cabeça queimada.

          Como já li aqui no fórum e bem, os Puntos tem alguns problemas comuns: radiador de sofagem com fugas ao fim de 12 anos, e junta da cabeça aos 150.000KM. Foi exactamente o que aconteceu no Punto que referi.

          Uma das causas é usar-se água e não liquido de refrigeração decente. Basta o carro andar com água vários anos, depois ao colocar o liquido as fugas aparecem.

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            #6
            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
            O meu há coisa de um ano levou um radiador novo pois começou a perder agua. Quando o motor estava parado havia uma poça por baixo dessa zona, coisa que agora não acontece.
            A fuga do meu radiador só foi notória colocando pressão no circuito, de resto só notava a descida do líquido no reservatório. Pode ser que a fuga que teu carro tem só se torne mais notória dessa forma...
            Do pouco que conheço posso adiantar alguns dos sintomas para cada hipótese:
            • radiador da sofagem: quando ligas a sofagem sentes o cheiro característico do liquido refrigerante e os vidros ficam embaciados. Os tapetes também podem ficar molhados;
            • Radiador/ rela / tubos: com o teste de pressão no circuito dão logo sinal de vida;
            • Bomba de água: penso que com o carro a trabalhar deverás ver água a pingar na zona onde a bomba está localizada;
            • Junta da cabeça: o carro deveria pegar mal de manhã, engasgar-se, aquecer, deitar fumo branco pelo escape e em casos mais adiantados misturar a água com o óleo e este ficar com uma cor diferente - sinceramente não me parece que seja o caso do teu carro...
            Cumprimentos.

            Comentário


              #7
              Já falei hoje com o mecanico que lhe tei dado assistência desde que termonou a garantia, e contei-lhe o sucedido, e segundo ele sera possivelmente alguma rela do motor.

              Ficou combinado que na proxima 2ª Feira o "menino" vai entrar na "casa de saude", até lá vou controlado o nivel do liquido de refregiração.

              Comentário


                #8
                Se fôr rela isso é barato é uma tampinha em bronze ou latão , é arrancar a outra e colar a nova com silicone e fazer pressão (bater ) até encaixar .

                Comentário


                  #9
                  O "menino" já esta na "Casa de Saude", e o "Sr Doutor" já fez o diagnostico e veio-se confirmar a pior das hipotses: Junta da cabeça queimada.

                  A "intervenção cirugica" vai ser hoje ou amanhã, e deve ter alta lá para 5ª ou 6ª Feira
                  Editado pela última vez por Akagi; 15 March 2011, 11:37.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                    O "menino" já esta na "Casa de Saude", e o "Sr Doutor" já fez o diagnostico e veio-se confirmar a pior das hipotses: Junta da cabeça queimada.

                    A "intervenção cirugica" vai ser hoje ou amanhã, e deve ter alta lá para 5ª ou 6ª Feira
                    Vá lá que esse motor é fácil e barato de manter. Depois diz quanto foi a dolorosa €€. Aproveite e mude mais alguma coisa que esteja a falecer e depois seja mais mão-de-obra desnecessária. Retentores, relas, sensores..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                      Se fôr rela isso é barato é uma tampinha em bronze ou latão , é arrancar a outra e colar a nova com silicone e fazer pressão (bater ) até encaixar .
                      Barato? sim, a rela é barata, custa 4 euros na fiat... o problema é que gasta duas, uma do lado da distribuição e outra do lado da caixa. Eu já troquei a um punto sport de 16v, a rela que fica do lado da caixa de velocidades e digo, só em mão de obra, se tivesse mandado ao mecanico não chegavam 150 euros. é preciso tirar motor de arranque, caixa de velocidades, embraiagem, volante do motor e só depois se tem acesso à peça. É um verdadeiro bico de obra

                      Comentário


                        #12
                        Fui hoje visitar o "menino", esta na sala de operações com o coração aberto.

                        Agora a serio: O problema era a junta da cabeça queimada junto a correia de distribuição. Aproveito e vai levar as relas novas, espero que fique pronto amanhã ou na 6ª Feira.

                        Quanto a custos, nem quero pensar.....................

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                          Fui hoje visitar o "menino", esta na sala de operações com o coração aberto.

                          Agora a serio: O problema era a junta da cabeça queimada junto a correia de distribuição. Aproveito e vai levar as relas novas, espero que fique pronto amanhã ou na 6ª Feira.

                          Quanto a custos, nem quero pensar.....................
                          pois... mas eles vão trocar os taco (ou relas) todas? mesmo a que fica atras do volante do motor? ao menos fica novo

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho algo semelhante no meu corsa (1.7 DTI 2001).

                            o liquido vai desaparecendo, a sofagem não tem quente e quando a ligo sinto um cheiro estranho.

                            o verão passado levou um radiador novo e um vaso de expansão novo, portanto este não deve de estar com fugas.

                            Acham que pode ser o radiador de sofagem?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                              Eu tenho algo semelhante no meu corsa (1.7 DTI 2001).

                              o liquido vai desaparecendo, a sofagem não tem quente e quando a ligo sinto um cheiro estranho.

                              o verão passado levou um radiador novo e um vaso de expansão novo, portanto este não deve de estar com fugas.

                              Acham que pode ser o radiador de sofagem?
                              Pode, pois nele circula o liquido. Também pode ser um tubo qualquer..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                Fui hoje visitar o "menino", esta na sala de operações com o coração aberto.

                                Agora a serio: O problema era a junta da cabeça queimada junto a correia de distribuição. Aproveito e vai levar as relas novas, espero que fique pronto amanhã ou na 6ª Feira.

                                Quanto a custos, nem quero pensar.....................
                                Aproveita para mudar a correia de transmissão, se esta tiver mais de 50 000kms
                                Podes também aproveitar para pedir ao mecânico para "rodar" válvulas e assim eliminar qualquer folga nas mesmas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Aproveita para mudar a correia de transmissão, se esta tiver mais de 50 000kms
                                  Podes também aproveitar para pedir ao mecânico para "rodar" válvulas e assim eliminar qualquer folga nas mesmas.
                                  A correia foi mudada aos 90 mil, como manda a Fiat. O carro têm actualmente 126 mil km.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                    Fui hoje visitar o "menino", esta na sala de operações com o coração aberto.

                                    Agora a serio: O problema era a junta da cabeça queimada junto a correia de distribuição. Aproveito e vai levar as relas novas, espero que fique pronto amanhã ou na 6ª Feira.

                                    Quanto a custos, nem quero pensar.....................

                                    Fui hoje buscar o "menino á Casa de Saude", e a conta foi:

                                    Peças - 100 euros + Mão de Obra 228, Total 328 euros.

                                    Foi um bom preço?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                      Fui hoje buscar o "menino á Casa de Saude", e a conta foi:

                                      Peças - 100 euros + Mão de Obra 228, Total 328 euros.

                                      Foi um bom preço?
                                      Que peças foram mudadas? Só a junta? Rolamentos? Retentores? Relas? Foram rodadas as válvulas?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Que peças foram mudadas? Só a junta? Rolamentos? Retentores? Relas? Foram rodadas as válvulas?
                                        Levou: junta, relas e descarbonizou

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                          Levou: junta, relas e descarbonizou
                                          E que tal está agora?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            E que tal está agora?
                                            Bem, agora tenho outro problema.

                                            Depois do almoço, pensei dar uma volta para o ir "esticar" um pouco na A1, mas surpresa ao dar a chave o motor começou a trabalhar em 3 cilindros.

                                            Fui directo á oficina, e foi diagnosticado que era uma cabo de uma vela que não deixa passar a corrente, como não se vende um cabo unico, foi encomendado o kit completo á Fiat.

                                            O carro esta a porta de casa e assim que o kit chegar a oficina esta avisa-me, e vou trocar os cabos.

                                            Enfim, um mal quando vêm, não vêm só.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                              Bem, agora tenho outro problema.

                                              Depois do almoço, pensei dar uma volta para o ir "esticar" um pouco na A1, mas surpresa ao dar a chave o motor começou a trabalhar em 3 cilindros.

                                              Fui directo á oficina, e foi diagnosticado que era uma cabo de uma vela que não deixa passar a corrente, como não se vende um cabo unico, foi encomendado o kit completo á Fiat.

                                              O carro esta a porta de casa e assim que o kit chegar a oficina esta avisa-me, e vou trocar os cabos.

                                              Enfim, um mal quando vêm, não vêm só.
                                              Também já aprendi a lição de cabos de vela. Nunca mas nunca se puxa pelo fio! Pode dar nisto que descreveste.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                Também já aprendi a lição de cabos de vela. Nunca mas nunca se puxa pelo fio! Pode dar nisto que descreveste.
                                                É a segunda vez que isto acontece, aos 55 mil km já levou um conjunto de cabos, e agora outro aos 126 mil

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                  Bem, agora tenho outro problema.

                                                  Depois do almoço, pensei dar uma volta para o ir "esticar" um pouco na A1, mas surpresa ao dar a chave o motor começou a trabalhar em 3 cilindros.

                                                  Fui directo á oficina, e foi diagnosticado que era uma cabo de uma vela que não deixa passar a corrente, como não se vende um cabo unico, foi encomendado o kit completo á Fiat.

                                                  O carro esta a porta de casa e assim que o kit chegar a oficina esta avisa-me, e vou trocar os cabos.

                                                  Enfim, um mal quando vêm, não vêm só.
                                                  Problema resolvido, já levou o conjunto de cabos das velas.

                                                  A dolorosa foi de 80 euros.

                                                  Comentário

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