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Cruise Control - Modo poupança

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    Cruise Control - Modo poupança

    Pessoal, segundo a vossa experiência, é possível poupar combustível ao usar o cruise control em A.E?
    Qual a velocidade ideal para consumir o mínimo no meu carro? :P

    agradeço opiniões construtivas,

    #2
    Bem antes de mais convém dizeres qual o carro.

    Quanto ao CC num avensis varia conforme o estado de espírito e condução, mesmo mantendo a média velocidade. Economizar eu noto que passa um bocado por dar embalo nas descidas para aguentar melhor as subidas e se estiver concentrado consigo facilmente fazer melhores consumos que com o CC.

    Comentário


      #3
      Boa tarde vindaloo,
      é um Seat Ibiza 1.2 70 CV.. de 2007 :P Pois eu estou na duvida mas eventualmente conseguimos fazer melhores consumos que o CC!

      Comentário


        #4
        Poupas mais acelerando um pouco numa descida, e deixando o carro perder velocidade numa subida. Ou seja, o CC nem sempre compensa.

        Comentário


          #5
          Antes de tudo,o cruise control não foi concebido para poupar combustivel,mas sim dar descanso ao pé e perna direita em longos e monótonos trajectos em AE.
          No caso do teu Ibiza,a poupança máxima que deves conseguir é a manter uma velocidade estabilizada de 90 Klm.com CC ou sem CC.

          Comentário


            #6
            Como já disseram o CC não antevê mudanças na inclinação do percurso como tu o podes fazer, por isso não vejo como possa ser mais eficaz a economizar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              Como já disseram o CC não antevê mudanças na inclinação do percurso como tu o podes fazer, por isso não vejo como possa ser mais eficaz a economizar.
              Um condutor desatento ao trânsito ou às inclinações oscila a velocidade nem sempre de maneira benéfica para os consumos. Além disso penso que é geral que se tem tendência a acelerar por exemplo para despachar uma ultrapassagem.... e manter a velocidade. Com CC não se passa nada disso é a velocidade que é e pronto.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                Poupas mais acelerando um pouco numa descida, e deixando o carro perder velocidade numa subida. Ou seja, o CC nem sempre compensa.
                X2.

                Com o cruise gastas mais que com uma condução poupada.

                Cumps!

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                  #9
                  Como já disseram, se fores concentrado na coisa consegues fazer melhores consumos que com o CC, mas pessoalmente acho que a diferença acaba por não compensar face ao esforço necessário, principalmente se for numa viagem longa.

                  Põe o CC nos 90-100 km/h e segue descansado!

                  Comentário


                    #10
                    Na Superb não tenho ainda muita experiência no que concerne ao CC e velocidade ideal para um consumo baixo. MAs andará pelos 130.

                    No megane 1.5dci de 80CV que tive até há 1 ano atrás posso dizer que o uso do CC não aumentava o consumo e que a velocidade ideal em AE para não aumentar muito o consumo era os 130.

                    No carro a gasolina, logo que passe das 3000rpm já está a entrar numa fase de maior consumo. Pelo menos no Pug 106 XS que tinha era assim. Até às 3000rpm era económico. Acima disso já gastava mais 1l, mínimo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                      Como já disseram o CC não antevê mudanças na inclinação do percurso como tu o podes fazer, por isso não vejo como possa ser mais eficaz a economizar.

                      Mesmo com esse pormenor usando o CC acaba-se por se poupar combustivel,,a não ser claro que vas sem o CC e concentrado nessa missão..mas como normalmente não é o caso na minha opinião o CC ajuda na economia de combustivel a ate a respeitarmos os limites de velocidade

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        No megane 1.5dci de 80CV que tive até há 1 ano atrás posso dizer que o uso do CC não aumentava o consumo e que a velocidade ideal em AE para não aumentar muito o consumo era os 130.
                        Confere.
                        O meu pai na versão break consegue fazer bons consumos vá a 120 ou a 130 com o CC na AE. Se fizer ultrapassagens é uma ou outra e geralmente a 140, dando meia-dúzia de toques uns pra cima e depois outros pra baixo quando regressa à velocidade anterior.

                        Mas só o usa quando vê pouco tráfego, porque à mínima coisa desactiva o CC.

                        Portanto é possível usar o CC no carro, desde que dê para ir mantendo a mudança, e se for para aguentar nas subidas, prepara-te para dares uns toques no manípulo para acelerar antes de subir e depois vais suavizando.

                        Comentário


                          #13
                          Geralmente em condução normal consigo consumos médios mais baixos que com o Cruise Control

                          Comentário


                            #14
                            CC gasto mais do que com Normal (com caixa auto)

                            Comentário


                              #15
                              Com esse carro a velocidade ideal é os 70 80, sem CC para preveres as subidas e tentares dar menos acelerador..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                Na Superb não tenho ainda muita experiência no que concerne ao CC e velocidade ideal para um consumo baixo. MAs andará pelos 130.

                                No megane 1.5dci de 80CV que tive até há 1 ano atrás posso dizer que o uso do CC não aumentava o consumo e que a velocidade ideal em AE para não aumentar muito o consumo era os 130.

                                No carro a gasolina, logo que passe das 3000rpm já está a entrar numa fase de maior consumo. Pelo menos no Pug 106 XS que tinha era assim. Até às 3000rpm era económico. Acima disso já gastava mais 1l, mínimo.
                                Se bem percebi referiste que a velocidade de consumo minimo nesse carro ronda os 130km/h, se é assim então isso está errado.

                                A velocidade de consumo minimo estará abaixo dos 100km/h, sendo que em carros mais potentes é quase de 100km/h e em carros mais "fracos" diminui um pouco.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bimmer Ver Post
                                  Como já disseram, se fores concentrado na coisa consegues fazer melhores consumos que com o CC, mas pessoalmente acho que a diferença acaba por não compensar face ao esforço necessário, principalmente se for numa viagem longa.

                                  Põe o CC nos 90-100 km/h e segue descansado!
                                  ia dizer o mesme ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Diria que a velocidades de cruzeiro acima dos 120 km/h o CC permitirá quase sempre uma poupança de combustivel, pois permite que o carro vá sempre na mesma velocidade, sem calcar a mais ou a menos o acelerador.

                                    Já fiz o teste no mégane do meu pai e gasta menos em AE com o cc nos 130 que sem o CC.

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                                      #19
                                      Acho que se pode afirmar consensualmente que é do 'jeito'/modo conduzir do condutor ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        O CC não economiza combustível...antes gasta mais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A mim faz-me poupar mais.
                                          É que sem CC para poupar mais é preciso muito mais concentração. Além disso o pé tem tendencia em descer.

                                          Se queres poupar o maximo, mete o CC a 50km/h que é o minimo actual.
                                          Mas eu não te aconselho, podes levar com alguem pela traseria.

                                          Por isso 80-90km/h penso ser o minimo aceitável e bem encostado à direita!

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                            A mim faz-me poupar mais.
                                            É que sem CC para poupar mais é preciso muito mais concentração. Além disso o pé tem tendencia em descer.

                                            Se queres poupar o maximo, mete o CC a 50km/h que é o minimo actual.
                                            Mas eu não te aconselho, podes levar com alguem pela traseria.

                                            Por isso 80-90km/h penso ser o minimo aceitável e bem encostado à direita!
                                            LOOL acho que sim.. :D atenção que se baixarmos tambem uma determinada velocidade em 5ª velocidade tambem aumentamos ao consumo! Pode haver quem nao saiba isso mas é um facto.
                                            Para já ainda nao tive condições para usar o CC pk quase sempre tenho que manter uma determinada distancia do que vai à minha frente! mas em viagens longas deve compensar!

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                                              #23
                                              No meu caso fico com a ideia que o mais económico é ser eu a manter o acelerador sempre na mesma posição, nas subidas perde velocidade nas descidas ganha, assim o carro gasta menos do que se levar o CC, alias só uso o CC para descansar a perna e é preciso ser uma viagem muito grande.

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                                                #24
                                                O consumo ideal é basicamente uma relação entre a rotação / binário / potencia / relação da ultima velocidade de determinado motor depois se quisermos ir mais ao promenor entram outras variáveis com o peso / coeficiente aerodinâmico / temperatura exterior / tipo de piso / geografia da estrada / pressão dos pneus etc, mas basicamente para termos os melhores consumos teremos de ir na ultima velocidade e a rotação no regime ideal do motor, obviamente que teriamos de saber os dados técnicos da máquina para fazer os calculos e mesmo assim necessitávamos de uma formula que um engenheiro mecânico deverá saber.

                                                Basicamente não podes ir devagar demais nem depressa demais, num 1.2 nunca será 50km/h e em nenhum carro é 130km/h (como alguém disse), pode fazer uma boa média a 130 mas aposto que é uma média superior uns 30% em relação a ir a 80-90km/h. Na maior parte dos carros a velocidade ideal deverá andar entre os 70 e 90km/h.
                                                Em relação ao CC se fores numa estrada sem subidas e descidas pouca diferença faz desde que tenhas o pé imovel, se há subidas o CC irá fazer com que o carro gaste mais, isto porque vamos supor que o CC está programado para 75km/h em plano, ao haver uma subida o CC vai acelerar, nem que seja ao máximo, para tentar manter a velocidade de 75 fazendo assim que o carro vá a fazer um grande esforço a baixa rotação e consequentes consumos, enquanto que um condutor que vá a tentar fazer um consumo baixo, vai baixando a velocidade ou mesmo engatar uma relação inferior, para além do que já foi dito, tentar ganhar algum lanço antes das subidas coisa que os CC ainda não fazem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não consigo gastar menos com o CC ligado, sobretudo em AE tipo A23 / A24 / A25.

                                                  CC ligado permite um aumento da velocidade média, fruto da velocidade ser bem mais constante do que se for eu a controlar o pedal do acelerador.

                                                  No entanto, o aumento da média de consumo, fruto do uso do CC é perfeitamente aceitável, graças sobretudo ao conforto que proporciona.

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                                                    #26
                                                    Eu quando referi a velocidade de 130, referi porque o CC usa-se preferencialmente em AE.

                                                    E a esta velocidade é o valor no qual se viaja sem ser demasiado rápido ou demasiado devagar, não se diminui a segurança em muito, conforto e o consumo não é elevado.

                                                    A 140 o aumento do consumo é já bastante e a redução para 100 ou 120 não é demasiado.
                                                    Ás vezes na Superb acho que gasta mais a 100 na 6º velocidade do que a 120 ou 130. Há um maior esforço do motor a tão baixa rotação.

                                                    O CC para mim economiza o consumo de combustível porque injecta sempre o necessário para manter a velocidade. Nem mais, nem menos.

                                                    Mesmo a descer, há gasto de combustivel para manter a velocidade caso a inclinação não seja suficiente.
                                                    Se for uma inclinação suficiente, o consumo até passa a 0 e a velociade aumenta.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                      Eu quando referi a velocidade de 130, referi porque o CC usa-se preferencialmente em AE.

                                                      E a esta velocidade é o valor no qual se viaja sem ser demasiado rápido ou demasiado devagar, não se diminui a segurança em muito, conforto e o consumo não é elevado.

                                                      A 140 o aumento do consumo é já bastante e a redução para 100 ou 120 não é demasiado.
                                                      Ás vezes na Superb acho que gasta mais a 100 na 6º velocidade do que a 120 ou 130. Há um maior esforço do motor a tão baixa rotação.

                                                      O CC para mim economiza o consumo de combustível porque injecta sempre o necessário para manter a velocidade. Nem mais, nem menos.

                                                      Mesmo a descer, há gasto de combustivel para manter a velocidade caso a inclinação não seja suficiente.
                                                      Se for uma inclinação suficiente, o consumo até passa a 0 e a velociade aumenta.
                                                      A 130 já vais a exceder o limite legal de uma AE em 10km/h que a estrada onde em Portugal podes andar mais rápido, em Espanha excedes 20km/h os mesmos que em França se estiver a chover. Mais, em Espanha baixaram o limite na AE de 120 para 110 porque chegaram à conclusão que o consumo, em qualquer carro, é bastante maior a 120. Dizes que tens um Skoda Suberb que a 100 gasta mais do que a 120, mas eu leio a AH já há uns anos e NUNCA vi um carro que tivesse consumos mais baixos a 120 e mais altos a 90 e as diferenças, como disse anteriormente, são sempre à volta dos 30% superiores, isto em motores a gasolina, gasóleo, híbridos, eléctricos, etc. e motores VAG não faltam todas as semanas. Sinceramente, a menos que o carro tenha algum problema acho difícil que o carro tenha melhores consumos a 120 (já nem digo 130) do que a 100

                                                      Comentário

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