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San Luis - Barraca na compra de um televisor

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    San Luis - Barraca na compra de um televisor

    Boas, não sei se isto é verdade ou não, mas aqui fica o aviso, desconheço a fonte deste texto, chegou-me ao e-mail hoje:

    -------------------------------//--------------------------------

    Este e-mail tem como objectivo alertar e informar todos os potenciais
    clientes da Loja San Luis, no Colombo da forma como são tratadas as
    reclamações por avaria e também de como funcionam as nossas leis de
    protecção do consumidor.
    >
    > De facto as leis que existem são boas e muito protectoras. O prazo de
    garantia para aparelhos electrónicos (TV's, videos, aparelhagens, etc.) é
    agora de pelo menos 2 anos, independentemente do que possa indicar o
    documento de garantia que acompanha o aparelho.
    >
    > Pois em Julho de 2003, adquiri na referida loja San Luis no Colombo um
    televisor Panasonic de ecran panorâmico daqueles muito grandes e caros.
    >
    > (Para quem não sabe a San Luis é uma loja espanhola de grande superfície
    que vende electrodomésticos. Está no primeiro piso do Colombo junto à Sport
    Zone.) Realmente o preço da TV era apetecível. Na mesma altura, no El Corte
    Inglés, também uma loja espanhola, o mesmo televisor custava mais 250 euros.
    >
    > Tudo bem até aqui, não fosse o facto de o televisor entregue em minha casa
    estar avariado. A imagem estava deformada, para além de outras anomalias.
    Dirigi-me à San Luis, e estes enviaram um técnico da Panasonic a minha casa.
    Este apenas mexeu nuns menús de ajustes "secretos" do aparelho e foi-se
    embora deixando tudo na mesma...
    >
    > Voltei à San Luis e desta vez exigi uma reparação em condições, ou uma
    troca do aparelho. A San Luis contactou de novo a Panasonic e desta vez
    levaram o aparelho para reparar, e um mês depois entregaram-no em minha
    casa. Liguei-o ainda na presença dos técnicos e para meu espanto estava
    ainda em pior estado!! Na folha de reparação apenas dizia "ajustes e
    testes".
    >
    > Informei a Panasonic e eles encaminharam-me para a San Luis, alegando que
    a responsabilidade da substituição do aparelho, sem reparação, é deles.
    >
    > Pois bem, pela nossa lei, de facto a responsabilidade final é SEMPRE do
    vendedor. A Panasonic Portuguesa (Sonicel) informou-me ainda de que a San
    Luis nem sequer é cliente deles. A San Luis compra todos os equipamentos em
    Espanha e vende-os em Portugal sem manuais em português, o que é proibido
    por lei, e não se responsabiliza por qualquer avaria dos seus produtos, o
    que é também contra a lei.
    >
    > Visitei a San Luis vezes sem conta, expliquei-lhes que por lei a
    responsabilidade seria deles, ofereci-me para trocar o aparelho por outro
    mais caro pagando o excedente, mas pura e simplesmente marimbaram-se para
    mim. Fiz queixa à DECO, que para vossa informação, contactou a San Luis com
    uma simples carta de duas linhas e com uma cópia da que eu lhes enviei.
    >
    > Pago cerca de 100 euros por ano à DECO e foi isto apenas o que eles
    fizeram, informando-me depois de que se a San Luis não pretendesse resolver
    a situação eles nada poderiam fazer pois são uma entidade privada.
    >
    > Contactei então o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
    onde fui muito bem atendido e de forma muito rápida e profissional. No
    entanto logo me disseram que iriam marcar uma arbitragem com a San Luis, mas
    se eles não a aceitassem, o Centro de arbitragem não poderia fazer nada,
    pois estes tribunais arbitrais só funcionam se AMBAS as partes concordarem
    em ser julgadas!! Tão a vêr o filme? Transpondo isto para outros casos,
    seria o mesmo que nenhum criminoso poder ser condenado se não concordasse em
    ser julgado!!!
    >
    > Assim, meus amigos, vivemos num país com leis muito boas de protecção do
    consumidor, mas&nb sp;nem a DECO, nem o próprio tribunal arbitral pode fazer
    o que quer que seja se os culpados não quiserem ser julgados!!!
    >
    > O gerente da San Luis, Sr. Candido Amoedo, num espanhol-aportuguesado,
    disse-me para avan> çar com o caso se assim o desejasse, porque eles não me
    trocariam o televisor de maneira nenhuma. Tinham na altura da minha
    reclamação muitos processos abertos no Centro de Arbitragem de Conflitos de
    Consumo de Lisboa e isso não os preocupava minimamente, pois sabem que estão
    protegidos por uma lei de faz-de-conta. O que é ainda mais incrível é que a
    San Luis já pagou várias multas por não distribuir manuais em português (e
    continua a fazê-lo), mas sabe que nunca será obrigada a cumprir a lei de
    defesa do consumidor, pois o funcionamento da nossa justiça é assim: quando
    se trata de beneficiar o estado (com multas) tudo funciona, mas quando o
    beneficiário é o cliente, então já nada é urgente e nada funciona!
    >
    > A única solução para o meu caso seria um processo num tribunal "normal",
    daqueles que custam fortunas e demoram anos...acham que vale a pena?
    >
    > E assim a San Luis continua a enriquecer às nossas custas. Se o cliente
    tiver sorte (ou não tiver azar), tudo bem, mas se algo correr mal,
    preparem-se para muitos dissabores e amargos de boca.
    >
    > O gerente, ainda se gabou de que vendem milhares de produtos porque têm
    bons preços e portanto a minha publicidade negativa seria insignificante
    para os negócios da San Luis.
    >
    > Apelo pois ao vosso bom senso. Se acharem que devem comprar na San Luis,
    boa sorte, pois vão precisar. Se acharem que vale a pena darem este caso a
    conhecer, distribuam este e-mail aos vossos amigos. Eu agradeço. Não me
    identifico por razões óbvias, mas tenho a certeza de que se, por um acaso do
    destino este e-mail for parar à San Luis, alguém que gozou na minha cara se
    irá lembrar de mim, e então talvez eu possa rir um pouco...
    >
    >
    > Muito obrigado!
    >
    >
    > PS- Já agora, o Centro de Arbitragem conseguiu, junto da Sonicel que se
    mostrou acessível, a troca do meu televisor, ainda que por um de inferior
    qualidade. Assim, neste processo, a Sonicel ficou prejudicada pois caíu-lhes
    do céu uma televisão avariada que nem foram eles que distribuíram (veio
    directamente de Espanha) e eu também fui prejudicado, por razões óbvias.
    Adivinhem quem tem razões para sorrir...

    #2
    já muito antigo este mail mas no entanto o sr Candido Amoedo mantem se a frene da mesma loja passou alguns momentos com menos lucro ams no fim voltou ao mesmo, mas tudo o que aconteceu neste mail é verdade pois eu era funcionario na san luis do colombo na altura e presenciei a situação infelizmente ainda se riu o sr candido...

    Escusado será dizer que não trabalho lá e não faço compras lá por diversas razões e esta é a mais forte mas cada cabeça sua sentença...

    Comentário


      #3

      Para mim esta parte:

      citação:
      Pois em Julho de 2003, adquiri na referida loja San Luis no Colombo um
      televisor Panasonic de ecran panorâmico daqueles muito grandes e caros.
      do texto tira a credibilidade toda do mesmo.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por SilverArrow


        Para mim esta parte:

        citação:
        Pois em Julho de 2003, adquiri na referida loja San Luis no Colombo um
        televisor Panasonic de ecran panorâmico daqueles muito grandes e caros.
        do texto tira a credibilidade toda do mesmo.
        pq? é um detalhe como outro qq... mas obviamente, se fosse um televisor de 15 contos n se dava tanta importancia ao caso, embora o preço do equipamento seja irrelevante na forma como o cliente final foi tratado.

        Comentário


          #5
          Caro SilverArrow este Sr que fez a queixa pecou pois de educação tinha só na roupa que vestia mas no entanto a situação é de toda verdadeira pelo menos o teatro e as ameaças na loja agora quanto a descrição do aparelho não comento...

          Comentário


            #6
            eu não vou fazer grandes comentários, limitei-me a pesquisar se existia alguma coisa no forum sobre a San Miguel e como não vi nada colei aqui o mail como "aviso".

            Todos são livres de acreditar, ou não, na situação descrita.

            Uma vez que o serges nos diz que a história, é mesmo uma história, e não um estória... resta-me agradecer a quem me fez forward disto para mim.

            Comentário


              #7
              Bem, eu tive um problema no Corte Fiel... comprei lá um fato com um vale de desconto pois era lá cliente. Mas aquio era tão ruim, mas tão ruim mesmo que a tela (se a tinha) amarrotava à minima coisa e não voltava ao lugar. Tipo o fato amarfanhava mas nem com ferro em cima ia ao lugar. Fui lá trocar, nem piaram.
              Trouxe outro fato igual que durou um dia.
              fui lá entregar aquilo novamente e a senhora perguntou se eu queria um fato novo. eu disse que não, queria era o dinheiro de volta.
              A menina tentou roer a corda, perguntou se eu tinha a factura (que tinha[8D]) e se tinha o cartão de cliente comigo pois sem o cartão de cliente (que deu o desconto) não podia devolver o dinheiro.
              Como já antecipava problemas, entreguei-lhe a nova lei da garantia onde diz que posso pedir a reparação, um bem novo ou o dinheiro, à minha escolha...
              Meteu os olhos no chão e mandou a menina da caixa pagar, a dizer que eram ordens que tinha da ger~encia.. eu ainda lhe disse que a gerência já não está a lidar com gente do 3º mundo, onde provavelmente mandou fazer tão ranhoso fato, e que não podia tentar intrujar assim...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Rasec

                eu não vou fazer grandes comentários, limitei-me a pesquisar se existia alguma coisa no forum sobre a San Miguel e como não vi nada colei aqui o mail como "aviso".

                Todos são livres de acreditar, ou não, na situação descrita.

                Uma vez que o serges nos diz que a história, é mesmo uma história, e não um estória... resta-me agradecer a quem me fez forward disto para mim.
                San Miguel é uma marca de cervejas...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por pjsilva

                  Bem, eu tive um problema no Corte Fiel... comprei lá um fato com um vale de desconto pois era lá cliente. Mas aquio era tão ruim, mas tão ruim mesmo que a tela (se a tinha) amarrotava à minima coisa e não voltava ao lugar. Tipo o fato amarfanhava mas nem com ferro em cima ia ao lugar. Fui lá trocar, nem piaram.
                  Trouxe outro fato igual que durou um dia.
                  fui lá entregar aquilo novamente e a senhora perguntou se eu queria um fato novo. eu disse que não, queria era o dinheiro de volta.
                  A menina tentou roer a corda, perguntou se eu tinha a factura (que tinha[8D]) e se tinha o cartão de cliente comigo pois sem o cartão de cliente (que deu o desconto) não podia devolver o dinheiro.
                  Como já antecipava problemas, entreguei-lhe a nova lei da garantia onde diz que posso pedir a reparação, um bem novo ou o dinheiro, à minha escolha...
                  Meteu os olhos no chão e mandou a menina da caixa pagar, a dizer que eram ordens que tinha da ger~encia.. eu ainda lhe disse que a gerência já não está a lidar com gente do 3º mundo, onde provavelmente mandou fazer tão ranhoso fato, e que não podia tentar intrujar assim...
                  brutal! [}][}]

                  Comentário


                    #10
                    A Loja é San Luis...

                    Comentário


                      #11
                      Como é Re-post:

                      http://forum.autohoje.com/topic.asp?...archTerms=luis

                      E como já tem uns 3 anos...

                      Vai fechar.

                      Comentário

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