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O automóvel a energia solar mais rápido do mundo

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    O automóvel a energia solar mais rápido do mundo

    Bom Dia,

    Aqui vai mais um artigo sobre automóveis e energias alternativas.

    Cumprimentos,
    Miguel Oliveira
    moliveira4321@gmail.com
    www.miguel-oliveira.org


    **** O automóvel a energia solar mais rápido do mundo ****

    Sunswift IV é o automóvel a energia solar mais rápido do mundo. Foi construído por estudantes australianos e pilotado por Barton Mawer batendo o recorde de velocidade estabelecido em 1988 pela GM. O automóvel, utiliza 400 painéis solares e 1.300 watts de electricidade, e alcançou 88Km/h – o anterior registo tinha sido de 79Km/h – e acredita-se mesmo que com alguns ajustes poderá andar ainda mais rápido.

    O automóvel, teve duas tentativas de 500 metros, ida e volta para bater o recorde, tendo sido registada uma velocidade média de 88.7 quilómetros por hora com o piloto australiano, Barton Mawer, ao volante. Segundo explicações do piloto, a forma de conduzir o carro mudou drasticamente após mudarem a bateria de 25 quilos que era utilizada para viagens maiores.

    O desenho do carro é semelhante ao Eleanor, o automóvel solar do MIT, que também tem uma forma quase plana e está coberto por painéis solares. No caso do IVy, são 400 painéis de silicone que lhe permitem andar por tempo ilimitado, sempre e quando o sol está presente.

    Mas o aspecto que enche de orgulho os seus criadores é a “quantidade” de electricidade que usa: 1300 watts. O mesmo que necessita uma torradeira. As provas foram realizadas numa base naval australiana, na cidade de Nowra.

    O próximo destino é o World Solar Challenge (Desafio Solar Mundial), que será levado a cabo no mês de Outubro com um automóvel ainda mais veloz. Entretanto, passará por escolas por toda a Austrália para inspirar os jovens a interessar-se por este ramo da tecnologia. Os seus criadores gostariam mesmo que outra equipa batesse este recorde, pois isso iria inspirá-los no desenvolvimento de automóveis ainda mais eficientes. A isto chamamos competição sã, que é a única que deveria existir, porque é a única construtiva.

    fonte: O automóvel a energia solar mais rápido do mundo | A Terra em Marte

    #2
    Bem-vindo ao fórum. Obrigado pelo artigo, é bom ver veículos "livres de petróleo".

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
      Bem-vindo ao fórum. Obrigado pelo artigo, é bom ver veículos "livres de petróleo".
      É pena é esses "" .

      Espero que se posso continuar a evoluir neste sentido e neste tipo de energia.

      Comentário


        #4
        Retira o site do teu post, senão ainda és banido por fazeres publicidade

        Comentário


          #5
          O que mais me impressiona nesta noticia é o tempo de investigação nesta área.

          Pois em 1988 já existia um veiculo a energia solar que atingia uma velocidade muito satisfatória, mas as empresas não apostaram na investigação dos veículos a energia solar, na minha opinião por pressões dos grande grupos/proliferas. Imaginem que a partir de 1990 a maior parte dos transportes terrestres passavam a ser movidos a energia solar e a bateria(que armazenavam de dia) durante a noite. As grandes petrolíferas não iam gostar nada da ideia.

          Mas juro que me mete muita impressão uma tecnologia que já existe desde 1988 e que só traz BENEFÍCIOS, não avançar (1988 - 2011 são 23 anos ). É o sistema monetário a falar mais alto.

          Comentário


            #6
            Imagino que não baste acoplar um painel solar ao nosso carro, instalar uma bateria e pronto, já está.

            Parece-me que está em causa toda a arquitectura do veículo desde o design à selecção de novos materiais, mais leves e resistentes. Tudo isso junto é bem capaz de contribuir para atirar os preços de produção para a zona do invendável.

            Comentário


              #7
              O problema acho que não tem tanto a ver com as grandes petroliferas em si, mas com a tecnologia.

              Paineis solares ainda têm de dar um grande salto na quantidade de energia solar que realmente aproveitam. Quando conseguirem aproveitar 99% da captação dessa energia como uma planta faz, aí teremos uma solução viável, sobretudo para produção de energia, não propriamente para automóveis.

              Repara, que o "automóvel" recordista é basicamente um painel solar com rodas, mal leva uma pessoa, e o carro produz 1300 watts de electricidade, o que corresponde a menos de 2cv.

              Enquanto a tecnologia não der um salto, ficamo-nos apenas por estas experiências.
              Não é viável um carro de produção movido a energia solar.
              Quanto muito, aquilo que veremos, é alguns carros equipados com paineis solares, que ajudarão a abastecer baterias num carro hibrido/eléctrico.

              A Koenigsegg chegou a apresentar um concept para uma berlina de 4 lugares 100% eléctrica, em colaboração com uma empresa de nome NLV, onde a carroçaria apresentava uma cobertura fotovoltaica que ajudaria a reabestecer baterias.
              Infelizmente, o concept e as tecnologias interessantes que anunciava parecem ter ficado pelo caminho. Prometia muito, mas parece-me que anunciaram tudo demasiado cedo.

              A energia solar é provável aquela que tenha maior potencial para resolver todas as questões relativas à produção de energia, mas ainda existe um caminho grande a percorrer.

              Comentário


                #8
                É por aqui que também passa o desenvolvimento dos carros eléctricos.

                O problema é que, para empresas como os consórcios que se formaram agora para carregamento de carros eléctricos, não iam ganhar nada com os carros a carregarem baterias só por estarem parados ao sol...

                Depois era engraçado que a forma de procura de estacionamentos invertia-se, era tudo à procura do lugarzinho ao sol para estacionar o carro.

                Comentário


                  #9
                  A tecnologia vai estar sempre a evoluir a uma velocidade que depende de factores como a vontade e o nível de prioridade que atribuímos a cada questão.

                  Por exemplo em 1939 por altura da WWII, o governo americano resolveu criar secretamente um grupo de cientistas para investigar/desenvolver uma nova arma. Em menos de dois anos e gastos de US$ 2 bilhões, a primeira bomba atómica da História estava pronta. Algo inimaginável até então.
                  Portanto é de rir que para questões que realmente interessam a todos nós, não seja aplicada a mesma formula. É possível e vantajoso basta vontade e prioridade.
                  É a minha opinião, mas posso estar errado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por redclio Ver Post
                    A tecnologia vai estar sempre a evoluir a uma velocidade que depende de factores como a vontade e o nível de prioridade que atribuímos a cada questão.

                    Por exemplo em 1939 por altura da WWII, o governo americano resolveu criar secretamente um grupo de cientistas para investigar/desenvolver uma nova arma. Em menos de dois anos e gastos de US$ 2 bilhões, a primeira bomba atómica da História estava pronta. Algo inimaginável até então.
                    Portanto é de rir que para questões que realmente interessam a todos nós, não seja aplicada a mesma formula. É possível e vantajoso basta vontade e prioridade.
                    É a minha opinião, mas posso estar errado.
                    Faz-me lembrar a expressão:

                    "Where there's a will there's a way".

                    Passa um bocado por aqui...

                    As tecnologias desenvolvem-se essencialmente com o objectivo de maximizar o lucro, são as leis do mercado...

                    Comentário


                      #11
                      Isto não depende só da evolução da capacidade do aproveitamento da energia radiativa solar. O Sol fornece à Terra cerca de 1300 W por metro quadrado. E isto no limiar do Espaço. O que chega à superfície é ainda menor.

                      É necessário repensar todo o conceito de mobilidade humana se queremos ficar dependentes de energias renováveis como a solar.

                      Em termos de transporte pessoal todo o automóvel tem de ser repensado. A massa é fulcral, o rendimento também.

                      Estão a ver o Renault Twizzy? Imaginem uma versão Superlegera e talvez tenhamos hipotese...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por youbi Ver Post
                        É por aqui que também passa o desenvolvimento dos carros eléctricos.

                        O problema é que, para empresas como os consórcios que se formaram agora para carregamento de carros eléctricos, não iam ganhar nada com os carros a carregarem baterias só por estarem parados ao sol...
                        O grande problema, era e é, o reduzido rendimento dos painéis fotovoltaicos. basta ver que, mesmo para a produção eléctrica em larga escala, a energia solar é simplesmente concentrada através de espelhos, para aquecer agua ou outros fluídos que, por sua vez, accionam turbinas ligadas a geradores convencionais. Outro exemplo, os satélites e estações espaciais. A dimensão dos painéis solares facilmente ultrapassa a dos próprios equipamentos que alimentam.

                        Parece-te viável num carro?

                        Uma coisa, é ter alguns pequenos painéis espalhados pelo carro, para conseguir recuperar uma pequena parte da energia utilizada. Outra, é o seu uso exclusivo como fonte de energia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          O grande problema, era e é, o reduzido rendimento dos painéis fotovoltaicos. basta ver que, mesmo para a produção eléctrica em larga escala, a energia solar é simplesmente concentrada através de espelhos, para aquecer agua ou outros fluídos que, por sua vez, accionam turbinas ligadas a geradores convencionais. Outro exemplo, os satélites e estações espaciais. A dimensão dos painéis solares facilmente ultrapassa a dos próprios equipamentos que alimentam.

                          Parece-te viável num carro?

                          Uma coisa, é ter alguns pequenos painéis espalhados pelo carro, para conseguir recuperar uma pequena parte da energia utilizada. Outra, é o seu uso exclusivo como fonte de energia.
                          Exacto! Um carro para uso diário movido a energia solar é quase uma utopia!

                          O aproveitamento da energia eólica é muito mais interessante e fácil! Ainda não perdi a esperança de começar a ver nas coberturas de todas as habitações aerogeradores de pequenas dimensões!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                            Exacto! Um carro para uso diário movido a energia solar é quase uma utopia!

                            O aproveitamento da energia eólica é muito mais interessante e fácil! Ainda não perdi a esperança de começar a ver nas coberturas de todas as habitações aerogeradores de pequenas dimensões!
                            Estava a ver que querias um carro a energia eólica. Um carro à vela, portanto!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                              Parece-te viável num carro?

                              Uma coisa, é ter alguns pequenos painéis espalhados pelo carro, para conseguir recuperar uma pequena parte da energia utilizada. Outra, é o seu uso exclusivo como fonte de energia.
                              Sim como é natural não seria a única fonte de energia, seria mais um complemento.

                              Mas era uma maravilha deixar o carro à porta do emprego e ao fim do dia ele ter as baterias todas carregadas, apenas graças à acção do sol.

                              Tem que se ir sonhando, quem sabe se com o aumento do rendimento, quer dos painéis, quer dos motores eléctricos, se chegue a um ponto de equilíbrio razoável.

                              Claro que depois o estado teria de criar um novo imposto para compensar, seria o IES (imposto de exposição solar)... Em que o carro teria um contador para saber quantos Kw de energia do sol tinha absorvido.
                              Editado pela última vez por youbi; 10 March 2011, 15:43.

                              Comentário


                                #16
                                Porque é que se tem logo de criar uma teoria da conspiração para o insucesso destes veículos? estes assim como os eléctricos devem o insucesso ás suas próprias limitações.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por youbi Ver Post
                                  Tem que se ir sonhando, quem sabe se com o aumento do rendimento, quer dos painéis, quer dos motores eléctricos se chegue a um ponto de equilíbrio razoável.
                                  Em relação aos motores eléctricos, estes já têm uma eficiência muito próxima de 100%, pelo que deverá haver pouca evolução a esse nível.

                                  A evolução (para não dizer uma revolução) dos painéis fotovoltaicos é certamente desejável. Mas é preciso não esquecer que estarão sempre limitados à energia radiada por M² (não é infinita).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                    Porque é que se tem logo de criar uma teoria da conspiração para o insucesso destes veículos? estes assim como os eléctricos devem o insucesso ás suas próprias limitações.
                                    Caso ainda não tenhas reparado, são eléctricos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Laser scribing promises cheaper, more efficient solar panels

                                      Comentário

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