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    segurança fiat uno

    Boas!
    Tenho um fiat uno 45 i.e de 1993, e gostava que o carro fosse mais seguro!
    Os maiores problemas que eu noto no carro são: a travagem e o comportamento em curva! Em autoestrada e a 120/140 o carro não trava, apenas abranda! Em curva apertadas, apesar da suspensão ser bastante dura, os eixos parecem dar de si!
    Estou por isso a pensar em instalar algumas peças como por exemplo: barras anti-aproximação (á frente e atrás), alargamento de vias (tb chamado bolachas... lol) e travões (tvz 4 discos)!

    Agora, as minhas perguntas são:

    Valerá apena gastar dinheiro nestas peças, num carro com esta idade?

    +/- quanto custam cada uma delas?

    Haverá algo mais que eu possa fazer para aumentar a segurança desta viatura?

    agradeço opiniões e criticas construtivas
    cumps ;)

    #2
    Não leves a mal, mas o dinheiro que vais gastar passa o valor do carro que não é muito.

    O dinheiro que ias investir juntavas e compravas um carrito mais recente e seguro.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por eduardomaio

      Não leves a mal, mas o dinheiro que vais gastar passa o valor do carro que não é muito.

      O dinheiro que ias investir juntavas e compravas um carrito mais recente e seguro.
      Comcordo plenamente.
      Até porque esse carro com alguns itens de segurança ia tornar-se mais pesado, e esse motor não ia aguentar muito.

      Comentário


        #4
        esse investimento em guito e em tempo, só se for por amor...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por chasdegua

          Boas!
          Tenho um fiat uno 45 i.e de 1993, e gostava que o carro fosse mais seguro!
          Os maiores problemas que eu noto no carro são: a travagem e o comportamento em curva! Em autoestrada e a 120/140 o carro não trava, apenas abranda! Em curva apertadas, apesar da suspensão ser bastante dura, os eixos parecem dar de si!
          Estou por isso a pensar em instalar algumas peças como por exemplo: barras anti-aproximação (á frente e atrás), alargamento de vias (tb chamado bolachas... lol) e travões (tvz 4 discos)!

          Agora, as minhas perguntas são:

          Valerá apena gastar dinheiro nestas peças, num carro com esta idade?

          +/- quanto custam cada uma delas?

          Haverá algo mais que eu possa fazer para aumentar a segurança desta viatura?

          agradeço opiniões e criticas construtivas
          cumps ;)
          Se o carro for para manter mais 3 anos ou 100.000 Kms recomendo que metas umas boas pastilhas de travões, amortecedores de jeito e os melhores pneus que encontrares para essas medidas. Vais melhorar a travagem, o comportamento em curva, segurança e conforto do carro. Tenho duvidas das barras, talvez hajam outras soluções melhores e menos chatas para as IPOs e operações stop.

          Faz as coisas faseadamente e tenta informar-te junto de espcialistas (nós ehehe).

          Se o carro não for para manter ou não tiveres pachorra nem €€ para isto, então despacha o carro e compra uma coisa mais recente, pois uns pneus médias ficam-te os 4 por 150/200 euros, amortecedores idem e travões outros tantos, quase o valor do carro.

          Em relação aos travões, também poderás ter os discos "vidrados"

          Comentário


            #6
            Eixo traseiro e suspensão Turbo IE. Discos e bombas do Lancia Thema Turbo IE...cabem lá,pelo menos no 1.4TD cabem que um amg meu montou.A travagem do carro ficou brutal.Aliado ao motor 1.7d com um turbo adaptado...kker coisa com 100/105cv ficava a ver navios literalmente.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por zombi.l

              esse investimento em guito e em tempo, só se for por amor...

              pois eu efectivamente tenho mt amor ao carro! e kero estima-lo pra durar mais uns 5/6 anos

              o carro tem 130000km's e nunca deu probs graves, por isso axo k vale apena!

              Comentário


                #8
                compra carro novo... esse é dos piores carros em termos de segurança... o meu irmao bateu a 20kms/h e o motor caiu no chão pq n conseguiu travar

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                  Não leves a mal, mas o dinheiro que vais gastar passa o valor do carro que não é muito.

                  O dinheiro que ias investir juntavas e compravas um carrito mais recente e seguro.
                  epa, vamos la ver uma coisa!
                  um kit de travões (deve custar uns 150€), uma barra (50€), umas bolachas (n faço a minima kt custam)...

                  mas estou mais disposto a gastar 500€ no carro, pra ele ficar mais seguro, do k comprar um novo!
                  neste carro, sei o k tenho, num outro nunca sei!

                  o motor ta impecavel, por isso só precisa mxmo de alguns upgrades!

                  ;) cumps***

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por hazakis

                    Eixo traseiro e suspensão Turbo IE. Discos e bombas do Lancia Thema Turbo IE...cabem lá,pelo menos no 1.4TD cabem que um amg meu montou.A travagem do carro ficou brutal.
                    e quanto custam essas peças (novas ou usadas)?




                    ALGUÉM SABE QUANTO CUSTAM AS BOLACHAS? LOL

                    Comentário


                      #11
                      Estás na presença de um dos piores chassis dos últimos anos heheheh :D


                      O que podes fazer é o seguinte:
                      - Discos ranhurados e furados + pastilhas de alta fricção ( a sparco tem a preços porreiros )
                      - Tubos de travão novos e oleo Dot 4.1
                      - Barras estabilizadoras do Uno Turbo ou Turbo Diesel ( ou então apenas a traseira, que esse não tem )
                      - Molas progressivas -30mm ( e mesmo assim o carro fica alto hehehe )
                      - Amortecedores a gás ( gama média, duplo tubo )
                      - pneus 165/65 R13, penso que é a medida máxima aconselhada para o Uno, com jante 13"

                      A direcção é mesmo muito má e imprecisa.... mas com uma barra anti-aproximação na frente, fica bastante melhor, apesar de continuar vaga no ponto intermedio.
                      Também ganhas em motricidade, que nesse carro é péssima ;)

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por 3com

                        Estás na presença de um dos piores chassis dos últimos anos heheheh :D


                        O que podes fazer é o seguinte:
                        - Discos ranhurados e furados + pastilhas de alta fricção ( a sparco tem a preços porreiros )
                        - Tubos de travão novos e oleo Dot 4.1
                        - Barras estabilizadoras do Uno Turbo ou Turbo Diesel ( ou então apenas a traseira, que esse não tem )
                        - Molas progressivas -30mm ( e mesmo assim o carro fica alto hehehe )
                        - Amortecedores a gás ( gama média, duplo tubo )
                        - pneus 165/65 R13, penso que é a medida máxima aconselhada para o Uno, com jante 13"

                        A direcção é mesmo muito má e imprecisa.... mas com uma barra anti-aproximação na frente, fica bastante melhor, apesar de continuar vaga no ponto intermedio.
                        Também ganhas em motricidade, que nesse carro é péssima ;)
                        Desculpa la mas todos esses "apetrexos" numas jantes 13 e num motor 999cc de 45 cv, vai la vai.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por king tdi

                          citação:Originalmente colocada por 3com

                          Estás na presença de um dos piores chassis dos últimos anos heheheh :D


                          O que podes fazer é o seguinte:
                          - Discos ranhurados e furados + pastilhas de alta fricção ( a sparco tem a preços porreiros )
                          - Tubos de travão novos e oleo Dot 4.1
                          - Barras estabilizadoras do Uno Turbo ou Turbo Diesel ( ou então apenas a traseira, que esse não tem )
                          - Molas progressivas -30mm ( e mesmo assim o carro fica alto hehehe )
                          - Amortecedores a gás ( gama média, duplo tubo )
                          - pneus 165/65 R13, penso que é a medida máxima aconselhada para o Uno, com jante 13"

                          A direcção é mesmo muito má e imprecisa.... mas com uma barra anti-aproximação na frente, fica bastante melhor, apesar de continuar vaga no ponto intermedio.
                          Também ganhas em motricidade, que nesse carro é péssima ;)
                          Desculpa la mas todos esses "apetrexos" numas jantes 13 e num motor 999cc de 45 cv, vai la vai.
                          Então, não é o que ele quer ? [:0]

                          Comentário


                            #14
                            Vai a uma sucata e arranja os travoes do punto 75 ou do punto TD, vais ver que ficas com uns bons travoes ao contrario desses abrandadores:D

                            Abraço

                            Comentário


                              #15
                              para quem não percebe a minha pressistencia, pensem nakele carro em k aprenderam a conduzir, em k tiveram as 1ºas experiencias mais excitantes, em k tiveram os 1ºs sustos.... lol por aí fora!

                              e fikem com umas fotos!








                              os pneus ja são 165 perfil 65 j13

                              parece k tenho um amigo k conhece um mecanico da fiat, vou falar com ele, e vou ver o k ele m aconselha!

                              provavelmente irei recorrer a peças usadas (sucata) k são mais baratas, tvz ponha uns dum turbo i.e ou dum punto como ja foi sugerido... umas bombas novas... etc...
                              quanto á suspensão, ou reforços nela, depende do que o mecanico me aconselhar... e do dinheiro, que for preciso investir!

                              estou mxmo decido, o carro é para estimar... inda vai chegar aos 200000km's e vao ser feitos no trajecto lx - leiria na A8 ;)

                              boas curvas!

                              Comentário


                                #16
                                Também tive um 45s de 92, mas ainda a carburador. Foi também o carro onde aprendi a conduzir e tinha uma paixão por ele de loucos..lol...infelizmente a minha irmã á uns anos teve um acidente e o Uno foi parar á sucata. A minha ideia também era investir um pouco nele...mas n tive oportunidade disso..lol
                                Espero que fique porreiro e muitos kms com ele.;)

                                Comentário


                                  #17
                                  o melhor mm era juntar o carro e o dinheiro a investir e tentar arranjar outro mais seguro, ou melhor ainda. andar um pouco mais devagar...também ajuda!

                                  Comentário


                                    #18
                                    nao te metas com invençoes....mete amortecedores bons, pneus de qualidade e faz uam revisao aos travoes.
                                    acredita que vai parecer outro...
                                    a maior parte desses carros apenas precisa que lhes façam uma boa revisao para ficarem bastante diferentes. existe material melhor que o de origem, muitas vezes até mais barato, e que evita que o ppl ande prai em invençoes com bolachas ou molas ou o que quer que seja.

                                    gastar dinheiro em bolachas e outro tipo de coisas nesse carro? deixa o dinheiro no bolso que ficas melhor servido...ou entao vai ao supermercado e compra oreos, sempre n passas fome:D

                                    se tiveres acesso a jantes 14", tanto melhor. é que a gama de pneus disponivel em 14" é de bastante melhor qualidade (nalgumas medidas)

                                    citação:andar um pouco mais devagar...também ajuda!
                                    para resposta da moda, pergunta da moda:D
                                    a que velocidades é que ele circula? (para dizeres isso, tens OBRIGAÇAO de saber...)

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                                      #19
                                      citação:provavelmente irei recorrer a peças usadas (sucata) k são mais baratas,
                                      atenção que essa verdade é falsa.

                                      1º vê os preços da concorrencia e depois vai á sucata.
                                      nem sempre na sucata é mais barato.

                                      boas sorte e que corra tudo bem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por conde
                                        Em relação aos travões, também poderás ter os discos "vidrados"


                                        Se tiver alguma coisa vidrada não são os discos, mas sim as "pastilhas".




                                        ... creio eu... [8)]

                                        Comentário


                                          #21
                                          também tive um uno 45s
                                          realmente aquilo não vira e não trava e a motricidade no 45 poneis, é uma desgraça. Mas que gozo que aquilo dava.

                                          Tou pela mesma bitola do que Eliselotus disse.
                                          Uma boa e profunda revisão ao carro e vais ver que melhora.
                                          Caso queiras fazer up-grades, iria buscar os travões do uno turbo e talvez uns bons amortecedores mais molas. Algo que impedisse o exagero de inclinação da carroçaria nas curvas (lol)
                                          Escolhe uns bons pneus. Eu tinha uns 165/65 R13 da Yokohama que eram softs, mas que garantiam melhor aderência e ajudavam o carro a ficar mais progressivo nas suas reacções.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por chasdegua


                                            Estou por isso a pensar em instalar algumas peças como por exemplo: barras anti-aproximação (á frente e atrás), alargamento de vias (tb chamado bolachas... lol) e travões (tvz 4 discos)!
                                            O que é isso ???

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Grilo

                                              citação:Originalmente colocada por chasdegua


                                              Estou por isso a pensar em instalar algumas peças como por exemplo: barras anti-aproximação (á frente e atrás), alargamento de vias (tb chamado bolachas... lol) e travões (tvz 4 discos)!
                                              O que é isso ???
                                              barra estabilizadora...n sera antes isso k ele keria dizer?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Epa, esse carro foi feito com um propósito bastante claro. Ir do ponto A para o B de forma económica e prática, de preferencia em meio citadino.

                                                Nao adianta inventar muito. Em vez de andar a gastar dinheiro em melhorar as capacidades do carro é melhor focar esforços na segurança com uma boa revisao a pneus, suspensao, travoes (discos, pastilhas, oleo) até pode ser com material igual ao de origem e vais ver que ficas com um carro perfeitamente seguro. Agora nao dá para corridas, isso nao... é óbvio.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                                  citação:Originalmente colocada por Grilo

                                                  citação:Originalmente colocada por chasdegua


                                                  Estou por isso a pensar em instalar algumas peças como por exemplo: barras anti-aproximação (á frente e atrás), alargamento de vias (tb chamado bolachas... lol) e travões (tvz 4 discos)!
                                                  O que é isso ???
                                                  barra estabilizadora...n sera antes isso k ele keria dizer?
                                                  ja andou ai um topico a explicar a diferença entre as 2, com imagens e td, mas agora n encontro.
                                                  desculpem-me o offtopic mas acho importante esclarecer.

                                                  a barra estabilizadora encontra-se por baixo do carro (o Uno 45s nao tem, mas o turbo IE ja tem pelo menos na frente) e une as 2 suspensoes (triangulos, ou outro elemento qqr movel) ao chassis por meio de uma barra em forma de U (aproximada).
                                                  o objectivo é apenas e somente um: diminuir o adornar da carroceria.
                                                  no entanto, se for demasiado rigida (como muitas "da moda"), compromete o movimento das suspensoes e o comportamento piora bastante.

                                                  a barra anti-aproximaçao faz as delicias de quem gosta de embelezar o que está pro baixo do capot. une as 2 torres da suspensao, por cima, sem qualquer ligaçao a partes moveis (suspensoes, etc). o objectivo é aumentar a resistencia à torçao nessa area. os resultados dessa diminuiçao dependem de carro para carro e de barra para barra, nem sempre dá resultado, e nem sempre dá resultado positivo. e convem ter cuidado porque nem td sao rosas...

                                                  tambem ha barras anti-aproximaçao inferiores, montadas por baixo do carro. a ideia é a mesma, a funçao é a mesma, apenas noutra area do carro. as barras estabilizadoras continuam SEMPRE a ter um papel bem diferente e, quanto a mim, bastante mais fundamental.

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                                                    #26
                                                    eu tenho um fire 45 de carborador com os pneus de origem 135, é claro k é carro p conduzir com calma. O melhor e fazer mesmo a revisão na fiat de preferência (tem uma manutenção de bicicleta, portanto não há grandes surpresas de €)como o carro por si não é mto seguro não te aconselho andares a atamancar com peças k não são próprias para o carro, no manel GT!!
                                                    Se queres performance e segurança compra um novo!

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                                                      #27
                                                      Eu tambem concordo com o pessoal que diz para fazer uam boa revisão aos travões. Eu tenho um 45s tambem e os travões chegam e sobram para as necessidades. Tem atenção ao estado do servo-freio( ou la como se chama), pois tive um amigo que teve problemas nesse componente e fazia com que o carro (um renault 19) travasse bastante mal. Quanto à suspensão acho que não há nada a fazer, o adornar sempre foi uma característica do Uno e qualquer coisa que alteres na suspensão vai piorar( ainda mais) o conforto.
                                                      Cumps

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                                                        #28
                                                        Na minha opinião, acho k mais vale comprares um carro mais recente e seguro. Se calhar não se justifica o investimento k vais fazer. Mas cada um é k sabe da sua vida e faz dela o k bem entender.
                                                        Cumps

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                                                          #29
                                                          Se queres melhorar alguma coisa na travagem troca os discos e pastilhas. Informa-te bem sobre preços e qualidade. Isso pode fazer uma grande diferença.

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                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                            citação:Originalmente colocada por GT-JTD

                                                            citação:Originalmente colocada por Grilo

                                                            citação:Originalmente colocada por chasdegua


                                                            Estou por isso a pensar em instalar algumas peças como por exemplo: barras anti-aproximação (á frente e atrás), alargamento de vias (tb chamado bolachas... lol) e travões (tvz 4 discos)!
                                                            O que é isso ???
                                                            barra estabilizadora...n sera antes isso k ele keria dizer?
                                                            ja andou ai um topico a explicar a diferença entre as 2, com imagens e td, mas agora n encontro.
                                                            desculpem-me o offtopic mas acho importante esclarecer.

                                                            a barra estabilizadora encontra-se por baixo do carro (o Uno 45s nao tem, mas o turbo IE ja tem pelo menos na frente) e une as 2 suspensoes (triangulos, ou outro elemento qqr movel) ao chassis por meio de uma barra em forma de U (aproximada).
                                                            o objectivo é apenas e somente um: diminuir o adornar da carroceria.
                                                            no entanto, se for demasiado rigida (como muitas "da moda"), compromete o movimento das suspensoes e o comportamento piora bastante.

                                                            a barra anti-aproximaçao faz as delicias de quem gosta de embelezar o que está pro baixo do capot. une as 2 torres da suspensao, por cima, sem qualquer ligaçao a partes moveis (suspensoes, etc). o objectivo é aumentar a resistencia à torçao nessa area. os resultados dessa diminuiçao dependem de carro para carro e de barra para barra, nem sempre dá resultado, e nem sempre dá resultado positivo. e convem ter cuidado porque nem td sao rosas...

                                                            tambem ha barras anti-aproximaçao inferiores, montadas por baixo do carro. a ideia é a mesma, a funçao é a mesma, apenas noutra area do carro. as barras estabilizadoras continuam SEMPRE a ter um papel bem diferente e, quanto a mim, bastante mais fundamental.
                                                            Agora entendi... obrigado !

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