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Conta-quilómetros avariado ou mexido?

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    Conta-quilómetros avariado ou mexido?

    Oi. Tenho um possível problema com uma Opel Monterey. Comprei na sexta a um particular com 1ªmatrícula de 1992 e 235.000km. Era carro de família há 13 anos. Comprei para ser carro de fim-de-semana e de transporte pontual de material da empresa.

    Estava descansado com a idade do carro porque os quilómetros não eram demasiados mas agora apercebi-me que o conta-quilómetros e velocímetro param durante vários minutos, pelo que o número de kms marcados não é real.

    Ontem parou quando passei dos 130km/h em auto-estrada e voltava a funcionar quando abrandava. E hoje só andei uns 800m sem ultrapassar os 50km/h e não chegou a funcionar.

    Terá sido modificado ou será apenas avaria? Posso pedir responsabilidades por me terem ocultado isso?

    #2
    Tanto se pode dever a uma coisa como a outra,sabes que a idade também não perdoa mas o ideal mesmo será levarás o bólide a um electricista de confiança.

    Cump

    Comentário


      #3
      pode também não contar apenas o velocímetro, e o conta-km parcial/total estar a funcionar... já experimentaste?

      quanto às responsabilidades... compraste a um particular, certo? correste um risco, agora há que assumi-lo.

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        #4
        Atendendo que compraste a particular, este não tem de te dar nenhuma garantia.

        Poderás é falar eventualmente com ele a ver se aceita participar nas custas da reparação, mas de resto, não poderás fazer mais nada.
        Editado pela última vez por nto; 13 March 2011, 16:48.

        Comentário


          #5
          Isso é normal nos Opel. Eu tive um Corsa 1.5td que acontecia isso regularmente. Eu aproveitava-me dessa falha pra "poupar" kms. Para voltar ao normal era so dar uma "pancadinha" nos manometros.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por np02ak Ver Post
            Isso é normal nos Opel. Eu tive um Corsa 1.5td que acontecia isso regularmente. Eu aproveitava-me dessa falha pra "poupar" kms. Para voltar ao normal era so dar uma "pancadinha" nos manometros.
            Um colega de universidade tinha um Corsa que tambem era assim

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nto Ver Post
              Atendendo que compraste a particular, este não tem de te dar nenhuma garantia.

              Poderás é falar eventualmente com ele a ver se aceita participar nas custas da reparação, mas de resto, não poderás fazer mais nada.
              Não tem de dar garantia.

              Mas ao vender um carro sabendo que o conta-km não marcava os km todos, está a incorrer num crime. E pode e deve ser punido.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por np02ak Ver Post
                Isso é normal nos Opel. Eu tive um Corsa 1.5td que acontecia isso regularmente. Eu aproveitava-me dessa falha pra "poupar" kms. Para voltar ao normal era so dar uma "pancadinha" nos manometros.
                E depois outros é que são ladrões. Quando é do nosso lado é tudo mais giro.

                Comentário


                  #9
                  O Seat Ibiza de um amigo meu faz o mesmo! Mas com uma pancada valente vai ao sitio

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Não tem de dar garantia.

                    Mas ao vender um carro sabendo que o conta-km não marcava os km todos, está a incorrer num crime. E pode e deve ser punido.
                    Eu não disse o contrário.

                    Certamente o defeito já lá estaria e o vendedor o ocultou, e sendo assim, caberá ao djoni prosseguir legalmente se assim o entender (crime de burla), agora conseguir provar isso, já é outra questão.
                    Editado pela última vez por nto; 13 March 2011, 20:05.

                    Comentário


                      #11
                      E quem garante que a avaria não surgiu 10 segundos depois do Djoni arrancar e o dono anterior não tinha qualquer conhecimento da mesma?

                      Estes casos são sempre complicados...

                      Comentário


                        #12
                        Se existem tantos aqui que possuem carros similares com mesmo problema é de depreender que deve ser mesmo problema tipico e nao tentativas de adulteracao...

                        Qunato ao resto apenas digo que entre o que esta escrito na LEI por crime (nao indicar estado geral do qual tem conhecimento pode ser considerado burla) e depois posteriormente a aplicacao na mesma VAAIII UMAAA GRANDDEEE DIFERENNCAAAAA...

                        Tinhas de ir a tribunal e provar que para alem do carro ter sido entregue assim (que nao consegues , pode ter avariado logo no segundo seguinte) terias de provar que ele tinha conhecimento desse problema...

                        Ou seja por lei (exceptuando caso a pessoa admite) se fosses a tribunal acabarias por pagar todas as tuas despesas e as dele (perderias a 100%)

                        Palavra contra palavra = 0

                        Mas como disse um colega qunado se compra a particular compra-se mais barato e assume-se um certo risco. Em todos e qq negocios é assim. comprei o meu carro desse modo a dinheiro e conhecia os riscos em causa (mas poupei muito). Por isso nunca poderia ser "moralista" caso depois viê-se a ter problemas. Uma pessoa tem q ter a nocao das coisas e q riscos dao dinheiro mas tem riscos... Fora isso nao podemos ser moralistas quando apenas corre mal.
                        Editado pela última vez por ; 13 March 2011, 20:06.

                        Comentário


                          #13
                          Se o dono sabia que ele tinha essa avaria tinha de te informar.
                          O problema é ele saber ou provar que sabia.

                          Comentário


                            #14
                            Pois mas se comprei o carro porque tinha menos km e o vendedor sabia e ocultou então foi de má fé. Vou pôr num electricista mesmo e ver se foi mexido. Entretanto telefono ao que vendeu e faço chantagem. Pelo menos tiro-lhe uma noite de sono Mas tb não é tudo mau: reais ou não o carro tem poucos km marcados e está em bom estado geral. Rezo para que não tenha mais surpresas.

                            Comentário


                              #15
                              Se sabia é incorrecto e pouco vertical... Mas nao é fim do mundo.

                              Maioria das pessoas (muito sinceramente) nao creio q te fossem avisar.
                              Nao é o mal dos males...
                              Quando se compra algo usado (com muitos anos) é natural algo nao estar a 100%.
                              Esse facto nao transforma o negocio que fizeste por si um mau negocio.

                              Comprar usado com varios anos e supores q nao ias gastar mais nenhum é um erro. Por isso considera com alguma leveza essa situacao. Nao compraste num STAND algo novo ou poucos kms ... Foi provavelmente uma pexincha ;)

                              Acho que deves telefonar apenas a indicar que reparaste nessa situacao.
                              Leva o carro a um mecanico e faz um check in geral (faz-se sempre em usados comprados a particulares).

                              Nao vale a pena entrares em discucoes absurdas, ate pq nao vais tirar nenhum e qq sono à pessoa. O carro neste momento é TEU. Ou seja SÊ RAZOAVEL.

                              Ele ate pode ser daquelas pessoas como aqui algumas indicaram q davam constantemente murros no conta kms para aquilo trabalhar e os valores nem estarem longe (MUITO) dos reaiss Ou seja leva na BOA....
                              Imagina q tinhas o motor rachado. Isso sim, era mau negocio...
                              Editado pela última vez por ; 13 March 2011, 22:11.

                              Comentário


                                #16
                                Falo por mim, o meu corsa TD era um carro fantástico ( o melhor carro que tive e o + simples/barato ) o conta kms tava assim, mas para mim na altura só interessava que andasse ...
                                Quando o dei a troca por um novo os vendedores estavam-se marimbando pro carro, com avaliações ridiculas ...
                                Acham que ia dizer-lhes os males do carro ?!!! ... qdo o troquei esse era o menor dos males ...
                                O carro marcava uns 180.000 kms, mas já tinha uns bons 200.... e muitos .. e sabia que o motor podia estourar a qq momento ...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu também acho que quando se compra um carro usado não podemos esperar que esteja como novo em tudo...
                                  Se o carro está bom a nível geral, isso é que é importante

                                  Provavelmente essa até é uma avaria comum nesses modelos e não foi a pessoa que to vendeu que a desencadeou de propósito para retirar km's.

                                  Para além de que é algo que nunca vais conseguir provar, como já disseram...

                                  Por isso, tendo em conta que o negócio já está feito, sinceramente acho que não vais ganhar nada em telefonar ao anterior proprietário e muito menos em entrar em conflito com ele. Eu pelo menos não o faria...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por np02ak Ver Post
                                    Falo por mim, o meu corsa TD era um carro fantástico ( o melhor carro que tive e o + simples/barato ) o conta kms tava assim, mas para mim na altura só interessava que andasse ...
                                    Quando o dei a troca por um novo os vendedores estavam-se marimbando pro carro, com avaliações ridiculas ...
                                    Acham que ia dizer-lhes os males do carro ?!!! ... qdo o troquei esse era o menor dos males ...
                                    O carro marcava uns 180.000 kms, mas já tinha uns bons 200.... e muitos .. e sabia que o motor podia estourar a qq momento ...
                                    Os motores nao estouram sem mais nem menos... Podem é precisar de manutencao mais evasiva... Qunatos carros com motor impecavel com mais de 300.000 em cima... Q exagero Depende do tratamento e do bloco.

                                    Importante ele vêr
                                    - Se as juntas estao a cumprir
                                    - Se mudou recentemente oleo, liquido refrigerador e filtros
                                    - Se fôr de correia e nao corrente andar atento a isso e se nao tem historial pensar em trocar (depende do carro)
                                    - Veirificar se existem fugas de oleo para a água, ou ar para a água ou agua para o oleo (simples teste compressao faz isso)

                                    Qunato aos kms é o menos em carros tao mas tao baratos (pela idade)...
                                    Quanto ao resto é sorte...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Luzinhas Ver Post
                                      Os motores nao estouram sem mais nem menos... Podem é precisar de manutencao mais evasiva... Qunatos carros com motor impecavel com mais de 300.000 em cima... Q exagero Depende do tratamento e do bloco.

                                      Importante ele vêr
                                      - Se as juntas estao a cumprir
                                      - Se mudou recentemente oleo, liquido refrigerador e filtros
                                      - Se fôr de correia e nao corrente andar atento a isso e se nao tem historial pensar em trocar (depende do carro)
                                      - Veirificar se existem fugas de oleo para a água, ou ar para a água ou agua para o oleo (simples teste compressao faz isso)

                                      Qunato aos kms é o menos em carros tao mas tao baratos (pela idade)...
                                      Quanto ao resto é sorte...
                                      Devo acrescentar um pormenor "tecnico", no Corsa TD. Como eu adorava o carro, e comprei um 2 carro decidi ficar com o corsa. Daí decidi fazer-lhe uma revisão geral ( coisa que em 200.000 kms nunca tinha feito) ... Maldita Hora.
                                      Tive a "sorte" de o levar a uns sucateiros que fizeram o favor de atestar 2X de oleo o motor ... podem imaginar o resto ...
                                      Na autoestrada o motor desatou a acelerar e esteve perto de 15min a rotação maxima. Eu nao o consegui desligar !!! e tratei foi de sair de perto ...
                                      O motor apos isto ficou uma "beleza" !!! Aliás, segundo os bestas que fizeram isto, foi so colocar agua e ligar o carro para ele andar !!!!! ...
                                      Após isto o carro perdeu a "alma" que tinha e ganhou montes de problemas ...

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por np02ak Ver Post
                                        Devo acrescentar um pormenor "tecnico", no Corsa TD. Como eu adorava o carro, e comprei um 2 carro decidi ficar com o corsa. Daí decidi fazer-lhe uma revisão geral ( coisa que em 200.000 kms nunca tinha feito) ... Maldita Hora.
                                        Tive a "sorte" de o levar a uns sucateiros que fizeram o favor de atestar 2X de oleo o motor ... podem imaginar o resto ...
                                        Na autoestrada o motor desatou a acelerar e esteve perto de 15min a rotação maxima. Eu nao o consegui desligar !!! e tratei foi de sair de perto ...
                                        O motor apos isto ficou uma "beleza" !!! Aliás, segundo os bestas que fizeram isto, foi so colocar agua e ligar o carro para ele andar !!!!! ...
                                        Após isto o carro perdeu a "alma" que tinha e ganhou montes de problemas ...
                                        Isso pode ate acontecer se partires um turbo, nesses casos é parar o carro, meter a 5ª e largar a embraiagem a bruta que ele vai abaixo e desliga-se mas mesmo assim ja tens o bloco num estado lindo, para estar a queimar oleo dessa maneira... e muito bom foi o motor de aguentar e continuar a andar so metendo agua.



                                        Quanto ao topico, é levar o carro a um electricista o mais rapido possivel para ver de onde vem o problema.

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