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    Volante de motor

    Gostaria de saber mais sobre mudar o volante de motor para um mais leve:

    Ganhos ou perdas de potência?
    Ganhos ou perdas de velocidade máxima?

    Fala-se em tirar peso ou comprar um em aluminio...

    Gostaria, que quem já fez esta modificação, que partilha-se a sua experiencia.

    #2
    Pelo pouco que sei é uma mod cara para um acréscimo mínimo de performance. Passagens de caixa ligeiramente mais rápidas e apuramento da reacção do acelerador. Pessoalmente só investia num volante de motor melhor para usar em competição.

    Até porque os volantes de origem já são um estouro na carteira.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vans Ver Post
      Pelo pouco que sei é uma mod cara para um acréscimo mínimo de performance. Passagens de caixa ligeiramente mais rápidas e apuramento da reacção do acelerador. Pessoalmente só investia num volante de motor melhor para usar em competição.

      Até porque os volantes de origem já são um estouro na carteira.
      Dá para tirar peso ao de origem ou comprar 1 de aluminio. Acho que ronda os 500 euros.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
        Dá para tirar peso ao de origem ou comprar 1 de aluminio. Acho que ronda os 500 euros.

        Podes tirar peso ao de origem, mas convém ser num bom torneiro senão ficas com o motor todo descalibrado!

        Um volante de motor mais leve vai te dar um arranque mais rápido, pois há menos inércia no motor.
        Por exemplo se tiveres o carro desengatado e acelerares a fundo o motor demora x tempo a ir até ao corte, com um volante mais leve, demora-te menos que x a ir ao corte.

        Na auto estrada o carro vai-te "travar" mais quando não vais a acelerar, e refiro-me a auto estrada pois é onde se nota mais, e além disso, o carro vai ser mais sensível a subidas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
          Podes tirar peso ao de origem, mas convém ser num bom torneiro senão ficas com o motor todo descalibrado!

          Um volante de motor mais leve vai te dar um arranque mais rápido, pois há menos inércia no motor.
          Por exemplo se tiveres o carro desengatado e acelerares a fundo o motor demora x tempo a ir até ao corte, com um volante mais leve, demora-te menos que x a ir ao corte.

          Na auto estrada o carro vai-te "travar" mais quando não vais a acelerar, e refiro-me a auto estrada pois é onde se nota mais, e além disso, o carro vai ser mais sensível a subidas.
          Sensivel para melhor? em termos de ponta faz sentido que perca velocidade?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CarlosXX Ver Post
            Sensivel para melhor? em termos de ponta faz sentido que perca velocidade?
            Nop, com volante mais leve, o motor fica com "menos energia a rodar" e portanto em subidas vai se notar uma maior desaceleração se não fores a acelerar.
            Não perdes ponta, podes é demorar mais tempo a chegar lá.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
              Nop, com volante mais leve, o motor fica com "menos energia a rodar" e portanto em subidas vai se notar uma maior desaceleração se não fores a acelerar.
              Não perdes ponta, podes é demorar mais tempo a chegar lá.
              É daquelas coisas que só experimentando

              Comentário


                #8
                o meu tem -400g e nao notei perdas em ponta e tá muito mais rapido a subir o ponteiro

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                  #9
                  Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
                  o meu tem -400g e nao notei perdas em ponta e tá muito mais rapido a subir o ponteiro
                  Em que carro?

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                    #10
                    106 gti

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                      #11
                      Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
                      106 gti
                      Um amigo meu, tem um cup, e meteu um volante de motor que pesa 3k

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JonnyBoy Ver Post
                        o meu tem -400g e nao notei perdas em ponta e tá muito mais rapido a subir o ponteiro
                        Desculpa, mas

                        400 gramas é completamente irrelevante para se notar "tá muito mais rapido a subir o ponteiro".

                        Um volante com metade do peso do original, isso aí já se nota qualquer coisita em mudanças mais baixas, agora 400g é só psicológico.

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                          #13
                          E se é para tirar peso ao volante stock covem mandar equilibrar.

                          O meu tem um de competição e mesmo assim mandei verificar o equilibrio, apenas para confirmar

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