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Chocalhar estranho 'Renault'

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    Chocalhar estranho 'Renault'

    Bom dia,

    Venho solicitar uma ajudita...

    Tenho um Renault Clio 1.2 Energy de 94, conta com 140 000km, e desde á um mês que faz um barulho bastante estranho vindo do motor.

    Quando acelero ( a partir das 1.500rpm ) somente em 4º e 5º ouve-se um chocalhar dentro do motor, como se trata-se duma peça solta.

    Pelo barulho parece vir da parte das válvulas, como se batessem em seco, contudo o óleo está ao nível (máx) e não perde, usando BP Visco 5000 10w40.

    Pelo "estudo" que estive a fazer, poderia ser as touches das válvulas, contudo se fosse esse o problema não faria somente em 4º ou 5º mudança a acelerar, pois nas restantes mudanças não se ouve tal barulho.

    mais informo que nota-se o som mais audível em subidas, quando se pisa mais o acelerador.

    Esquisito, também poderia ser o catalisador "partido" por dentro, contudo o som como vem da parte do motor, não me parece vindo de lá, ou então pode ser ilusão de audição...

    Que poderá ser?

    Caixa? Embraiagem?

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por 21T Ver Post
    Bom dia,

    Venho solicitar uma ajudita...

    Tenho um Renault Clio 1.2 Energy de 94, conta com 140 000km, e desde á um mês que faz um barulho bastante estranho vindo do motor.

    Quando acelero ( a partir das 1.500rpm ) somente em 4º e 5º ouve-se um chocalhar dentro do motor, como se trata-se duma peça solta.

    Pelo barulho parece vir da parte das válvulas, como se batessem em seco, contudo o óleo está ao nível (máx) e não perde, usando BP Visco 5000 10w40.

    Pelo "estudo" que estive a fazer, poderia ser as touches das válvulas, contudo se fosse esse o problema não faria somente em 4º ou 5º mudança a acelerar, pois nas restantes mudanças não se ouve tal barulho.

    mais informo que nota-se o som mais audível em subidas, quando se pisa mais o acelerador.

    Esquisito, também poderia ser o catalisador "partido" por dentro, contudo o som como vem da parte do motor, não me parece vindo de lá, ou então pode ser ilusão de audição...

    Que poderá ser?

    Caixa? Embraiagem?

    Cumprimentos
    Só em 4ª ou 5ª? Vê lá se está tudo fixo no sitio certo.. Tenho um desses cá por casa e poderei ajudar-te.

    Comentário


      #3
      Sim, somente em 4º e 5º....

      Pelo que me parece, está tudo no sitio, até porque ouve-se o dito barulho (chocalhar) sensivelmente á pouco tempo....

      Prognostico eblase?

      Grato pela atenção

      Comentário


        #4
        E o combustível? É Jumbo?

        Para mim esse barulho (chocalhar) é precisamente das válvulas.
        Ou a gasosa é pobre ou isso precisa de afinar válvulas se forem de afinar.

        Experimenta meter gasolina da mais cara, para ver se isso passa.

        Comentário


          #5
          A culpa do barulho é da gasolina?

          Eu tenho o mesmo carro com o mesmo motor. O "chocalhar" é um pouco vago. Poderá ser uma transmissão ou um rolamento por exemplo.

          Verifica se o barulho é audivel com o pé na embraiagem e também desengatado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
            A culpa do barulho é da gasolina?
            4ª e 5ª a partir das 1500rpm.

            Chama-se a isto "grilar".

            Não tem nada a ver com caixa de velocidades nem embraiagem nem rolamento nem com o pé.

            Comentário


              #7
              Ora,

              sobre a gasolina nunca levou do Jumbo, sempre 95 da Repsol, e de 5 000km em 5 000km encho o deposito com 98...

              Rolamentos, levou os 4 (4 rodas) á 5 meses, quanto á transmissão, também duvido pois na altura o mecânico viu e ambas estavam em bom estado.

              Quanto ás valvulas, as mesmas são de afinação manual, até já as afinei mais que uma vez apesar de já merecerem uma afinação pois costumo afinar de 20 000 em 20 000, contudo este "chocalhar" é diferente, primeiro por se ouvir mais quando está em aceleração nas referidas mudanças.

              Quanto ao desengatar e deixa-lo ao relantim, também não se ouve nada, tudo normal excepto na situação indicada no fim do ultimo paragrafo.

              Volto a indicar que mesmo ao virar não se ouve nada, tudo impec, logo ponho de parte a transmissão (e rolamentos por serem novos).

              Compreendo que seja um prognóstico esquisito, e claro está que vou leva-lo ao mecânico brevemente.

              Só não posso levar agora, pois tenho lá outro meu carro (Renault 21 Turbo) que está em fase de reparação e preciso do clio, mas tenho receio de ser algo grave, dai solicitar ajuda e\ou opiniões...

              Cumprimentos

              Comentário


                #8
                O meu motor anda sempre com gasolina 'low-cost' e não se queixa, será normal? Epá desculpa lá mas a discussão sobre combustiveis normais vs xpto já cansa, muito menos para um 1.2 60cv dos anos 90.

                Comentário


                  #9
                  Olha que não "grila"....

                  Quanto digo a partir das 1 500rpm, quer dizer para todas as rpm até as 6 000rpm...

                  Se subir numa 3º ( sem barulho nenhum ) e por as 4º a 3 000rpm ou 3 500rpm, ouve-se o dito "chocalhar"...tanto faz em plano (muito menos audível, quase não se ouve ) como em subida ( aqui sim ouve-se bem )

                  Comentário


                    #10
                    bruncamps....

                    pela minha parte, digo-te que nunca pus no Jumbo pois o tempo que estou na fila em para-arranca, em que na minha opinião sincera o que poupam gastam com a fila enorme e desgaste do carro (aquecimentos) prefiro usar os descontos (iguais aos jumbo \ lowcost) nas xpto, mas digo-te que já usei num caso excepcional no 21 e notei imediatamente diferença...alem de a gasolina com mesma litragem deu para menos km o rendimento era outro...

                    contudo não irei prolongar pois existe um tópico para isso

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 21T Ver Post
                      bruncamps....

                      ...na minha opinião sincera o que poupam gastam com a fila enorme e desgaste do carro (aquecimentos) prefiro usar os descontos (iguais aos jumbo \ lowcost) nas xpto, mas digo-te que já usei num caso excepcional no 21 e notei imediatamente diferença...alem de a gasolina com mesma litragem deu para menos km o rendimento era outro...
                      Desculpem o off-topic mas concordo a 100%

                      Comentário


                        #12
                        Isso acontecia no meu corsa A (se for o barulho que estou a pensar), afina as válvulas que é um serviço barato e depois vê as diferenças

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 21T Ver Post
                          Ora,

                          sobre a gasolina nunca levou do Jumbo, sempre 95 da Repsol, e de 5 000km em 5 000km encho o deposito com 98...

                          Rolamentos, levou os 4 (4 rodas) á 5 meses, quanto á transmissão, também duvido pois na altura o mecânico viu e ambas estavam em bom estado.

                          Quanto ás valvulas, as mesmas são de afinação manual, até já as afinei mais que uma vez apesar de já merecerem uma afinação pois costumo afinar de 20 000 em 20 000, contudo este "chocalhar" é diferente, primeiro por se ouvir mais quando está em aceleração nas referidas mudanças.

                          Quanto ao desengatar e deixa-lo ao relantim, também não se ouve nada, tudo normal excepto na situação indicada no fim do ultimo paragrafo.

                          Volto a indicar que mesmo ao virar não se ouve nada, tudo impec, logo ponho de parte a transmissão (e rolamentos por serem novos).

                          Compreendo que seja um prognóstico esquisito, e claro está que vou leva-lo ao mecânico brevemente.

                          Só não posso levar agora, pois tenho lá outro meu carro (Renault 21 Turbo) que está em fase de reparação e preciso do clio, mas tenho receio de ser algo grave, dai solicitar ajuda e\ou opiniões...

                          Cumprimentos
                          Cá para mim esta cheio de baratas por falta de andar a sério , tipo autoestrada ...
                          Agora provavelmente estará a ser um pouco mais solicitado e está cheio de carvão .
                          Não será esse um segundo veiculo do colega ? utilizado para pequenas deslocações ? Uma vez que tem um Rn 21 turbo em reparação .

                          Comentário


                            #14
                            Acho que o problema é nunca teres usado gasolina do Jumbo.

                            As outras são boas demais para esse carro.

                            Comentário


                              #15
                              primeiramente quero agradecer pela atenção que têm prestado...

                              Quanto ao carvão, também informo que não é, tenho o cuidado de limpar o corpo de injecção com spray de carburadores a cada revisão, para alem de fazer trajectos que me facultam andar bem com o carrito (admito que para um 1.2 porta-se bastante bem) e efectuar a limpeza de carvão (ah ah ah ah), alem de ter bastantes cuidados a nivel de manutenção...

                              Quanto ao carro de serviço, ora o clio é carro semanal, enquanto o 21 é para fim de semana...a reparação foi devido a um desaire frustrante, tive o azar dum parafuso que suporta o tensor da correia de distribuição partir, deixando cair o tensor e a correia, resultando em 8 válvulas empenadas aproveitando para "reconstruir" o motor ficando "como novo".

                              Vou então afinar as válvulas, apesar de estar bastante reticente do problema ser isso...


                              Cumprimentos

                              Comentário


                                #16
                                Estás a deixar-me sem ideias. Já fizeste os primeiros passos do diagnóstico e não achas o gato. Se é só nessas mudanças, só me lembro mesmo de ser relacionado com a caixa!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Estás a deixar-me sem ideias. Já fizeste os primeiros passos do diagnóstico e não achas o gato. Se é só nessas mudanças, só me lembro mesmo de ser relacionado com a caixa!
                                  Concordo. ou então volante do motor.

                                  Cumps e que tudo se resolva. (principalmente para o 21 )

                                  Comentário

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