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Será que as empresas estão mesmo mal?

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    Será que as empresas estão mesmo mal?

    Já não é a primeira vez que me acontece , quero comprar um produto cá em Pt ( por norma opto por comprar cá),mando e-mails e primeiro que me respondam é uma eternidade seja uma quantidade grande de produtos quer seja pequena, o que me leva a ter de comprar os mesmos artigos fora de Portugal ,que por norma acabam por ser mais baratos.
    Acham isto normal , vimos todos os dias empresários a queixarem-se que as empresas andam mal, quando um gajo quer comprar nem respondem ou quando o fazem , é tarde.

    #2
    Originalmente Colocado por joaoabreu Ver Post
    Já não é a primeira vez que me acontece , quero comprar um produto cá em Pt ( por norma opto por comprar cá),mando e-mails e primeiro que me respondam é uma eternidade seja uma quantidade grande de produtos quer seja pequena, o que me leva a ter de comprar os mesmos artigos fora de Portugal ,que por norma acabam por ser mais baratos.
    Acham isto normal , vimos todos os dias empresários a queixarem-se que as empresas andam mal, quando um gajo quer comprar nem respondem ou quando o fazem , é tarde.
    Já me aconteceu! Ainda estou à espera do e-mail com informações/ orçamento!

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      #3
      Originalmente Colocado por joaoabreu Ver Post
      Já não é a primeira vez que me acontece , quero comprar um produto cá em Pt ( por norma opto por comprar cá),mando e-mails e primeiro que me respondam é uma eternidade seja uma quantidade grande de produtos quer seja pequena, o que me leva a ter de comprar os mesmos artigos fora de Portugal ,que por norma acabam por ser mais baratos.
      Acham isto normal , vimos todos os dias empresários a queixarem-se que as empresas andam mal, quando um gajo quer comprar nem respondem ou quando o fazem , é tarde.
      É normal, ainda no outro dia falava com um dono de uns armazéns que ficou muito indignado porque lhe foi sugerido por mais de um cliente que dava muito jeito adiantar o horário de funcionamento um hora. E ultimamente só se queixa que o negócio anda mal.
      Eu compreendo que cada um tenha a sua vida planeada com os seus horários mas se as coisas estão mal e se mais do que um cliente diz que o horário dava mais jeito abrindo e fechando mais tarde, não será que vale a pena?
      São aqueles esforços e adaptações que me parecem que têm de ser feitos.
      Se está mau faz se mais um esforço, dá se mais um mimo aos clientes tentasse fazer aquele pequeno extra.

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        #4
        Vejo isso, dia sim, dia sim!

        Desde o café da esquina, à grande empresa cotada.

        Muita dificuldade têm as empresas nacionais em perceber o conceito de Diferenciação

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          #5
          Se te referes a B2B, acho normal em época de crise como a actual em os "gestores de compras" ou "purchasing managers" desocupados se entretêm a pedir 1500 orçamentos a 30000 empresas e chatear meio mundo para comprar um sabonete ou uma caixa de palitos ao melhor preço do mundo...

          Há pessoa que pensam que orçamentar é carregar num botão e está feito.

          Além disso, há tb o problema do dono do restaurante que quer comprar papel higiénico na fábrica pq sai mais barato.
          Ou o dono da oficina, que na vez de comprar 1 jogo de pastilhas num retalhista resolve pedir ao fabricante pq é mais barato...

          Ou mesmo o tipo que compra umas resmas de folhas e acha que já é o maior para pedir cotações à Portucel... Etc...


          É claro q para quem compra é fácil de dizer que as empresas não respondem e isto e aquilo...

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            #6
            Depende do tipo de empresa, penso eu. Secalhar as maiores têm mais dificuldade, ou podem-se dar ao luxo de não responder a todos os orçamentos que são pedidos.
            Onde trabalho é impensável não responder a algum orçamento que nos é pedido. Da maneira como isto está, tudo o que vem À rede é peixe..

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              #7
              Originalmente Colocado por joaoabreu Ver Post
              Já não é a primeira vez que me acontece , quero comprar um produto cá em Pt ( por norma opto por comprar cá),mando e-mails e primeiro que me respondam é uma eternidade seja uma quantidade grande de produtos quer seja pequena, o que me leva a ter de comprar os mesmos artigos fora de Portugal ,que por norma acabam por ser mais baratos.
              Acham isto normal , vimos todos os dias empresários a queixarem-se que as empresas andam mal, quando um gajo quer comprar nem respondem ou quando o fazem , é tarde.
              É muito pertinente a tua questão. Isso já me aconteceu por diversas vezes, vezes demais, e já me questionei por isso também.

              Há coisas que não se entendem, e chega-se à conclusão que muitas empresas não sabem ou não querem vender.

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                #8
                Todos temos situações destas destes para relatar.

                No meu caso tive exatamente o mesmo problema com um recuperador (lareira) que seria para colocar num apartamento em construção.

                Mandei email para os 2 representantes mais próximos de mim e recebi um bom tempo depois as respostas que não respondiam a 1/3 do que tinha perguntado.

                Posteriormente liguei para combinar uma reunião e ida ao local por causa da logística e só um dos 2 é que aceitou. O outro foi nas minhas costas tentar negociar com o construtor para que este recorresse a si para equipar o prédio todo.

                Após a reunião, verificou-se que o recuperador tinha de ir de grua (não conseguia dar a volta no vão de escadas) e seria conveniente reforçar o piso onde ele iria estar para não ter uma surpresa no futuro. Fiquei também à espera da proposta de acabamento de interiores deles.

                Passado 2 meses sem resposta liguei para lá e chutaram para o fornecedor o atraso. Quando questionados sobre o projeto de decoração, respondeu-me que isso era feito no local, com uma empresa subcontratada por eles que trabalha com pladur, e para ir ao site da marca ver trabalhos prévios de forma a tirar ideias para mim.

                Obviamente que desisti do negócio com e enviei um email ao importador, com conhecimento para eles, com a nossa conversa copiada e tudo o resto que tinha sido falado, inclusivamente a atitude do outro fornecedor.

                Passado dois dias tinha uma resposta do importador só para mim e, após contacto telefónico, consegui ter lá o recuperador na semana seguinte com um desconto equivalente ao que fazem aos seus distribuidores.

                Há empresas nacionais que merecem ser reconhecidas, mas infelizmente são poucas. Por cá vive-se ainda o passado e há muita resistência à mudança. Trabalha-se com os mesmos clientes e fornecedores de sempre e pouco ou nada faz-se para sair dessa "confort zone". Claro que depois quem tem o atrevimento de pensar "outside the box", perante tamanho cinzentismo empresarial, arrisca-se mesmo a ter sucesso.

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                  #9
                  Ainda há pouco tempo enviei email para 5 oficinas para me darem um orçamento para a revisão da minha moto 4, só duas é que responderam, uma disse para ligar para lá, a outra respondeu-me ao que eu queria.

                  Comentário


                    #10
                    Acho ainda mais grave quando são empresas com sites on-line, onde efectuam vendas e disponibilizam contactos, formulários para questões e depois respostas = zero.

                    Creio que é também um pouco de questão cultural, ainda estamos muito habituados ao presencial e telefone (vide a desconfiança com seguradores online, pe), conjugado muitas vezes com mau profissionalismo.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Acho ainda mais grave quando são empresas com sites on-line, onde efectuam vendas e disponibilizam contactos, formulários para questões e depois respostas = zero.

                      Creio que é também um pouco de questão cultural, ainda estamos muito habituados ao presencial e telefone (vide a desconfiança com seguradores online, pe), conjugado muitas vezes com mau profissionalismo.
                      Ainda há cerca de 1 mês e meio enviei 3 emails para uma uma agência de viagens (exclusivamente) online a solicitar um orçamento para uma viagem específica e respostas zero. Não é uma agência qualquer. É uma das mais, senão a mais conhecida. E não era o meu primeiro contacto com eles. Era cliente registado, tendo já adquirido lá algumas coisas. Foi a última vez.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        Se te referes a B2B, acho normal em época de crise como a actual em os "gestores de compras" ou "purchasing managers" desocupados se entretêm a pedir 1500 orçamentos a 30000 empresas e chatear meio mundo para comprar um sabonete ou uma caixa de palitos ao melhor preço do mundo...

                        Há pessoa que pensam que orçamentar é carregar num botão e está feito.

                        Além disso, há tb o problema do dono do restaurante que quer comprar papel higiénico na fábrica pq sai mais barato.
                        Ou o dono da oficina, que na vez de comprar 1 jogo de pastilhas num retalhista resolve pedir ao fabricante pq é mais barato...

                        Ou mesmo o tipo que compra umas resmas de folhas e acha que já é o maior para pedir cotações à Portucel... Etc...


                        É claro q para quem compra é fácil de dizer que as empresas não respondem e isto e aquilo...
                        Mas há empresas lá fora ha quem o faça, o problema está na perspectiva de valorizar o cliente!! No oriente(on-line por exemplo) o cliente é realmente rei!!! Aqui no burgo (tu próprio) o disseste: o cliente chateia o vendedor!

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                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          Acho ainda mais grave quando são empresas com sites on-line, onde efectuam vendas e disponibilizam contactos, formulários para questões e depois respostas = zero.

                          Creio que é também um pouco de questão cultural, ainda estamos muito habituados ao presencial e telefone (vide a desconfiança com seguradores online, pe), conjugado muitas vezes com mau profissionalismo.
                          O que me chateia mesmo e tira-me do serio é quando a resposta do outro lado é "Não damos preços pelo telefone (ou email)"

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                            #14
                            E depois dizem que os do RSI não querem trabalhar. Alguns pode ser que sim.
                            Mas outro dia precisei de um canalizador aqui em casa e é preciso telefonar umas 4 vezes para ele vir e é se faz favor.. Ou o pessoal da construção está todo rico ou então também há quem seja patrão e não queira trabalhar.

                            Comentário


                              #15
                              São situações que se repetem diariamente, infelizmente... Para as pequenas empresas, não é algo que se justifique, se o negócio vai mal parado, tudo deveria ser aproveitado. Metem na administração/direcção pessoas não qualificadas, que desconhecem o mundo da gestão, para poupar nos custos, e depois dá nisto.. É a realidade de hoje :/

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                O que me chateia mesmo e tira-me do serio é quando a resposta do outro lado é "Não damos preços pelo telefone (ou email)"
                                Essa então é inacreditável.

                                Tenho a impressão que cá ainda há muito pouca cultura de vendas, o cliente é visto ainda por muita gente como um chato e não como uma oportunidade de negócio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                  Essa então é inacreditável.

                                  Tenho a impressão que cá ainda há muito pouca cultura de vendas, o cliente é visto ainda por muita gente como um chato e não como uma oportunidade de negócio.
                                  É exactamente isso. Não há cultura de vendas, de fazer negócio, de colocar o cliente acima de tudo e de prestar um serviço excelente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu tenho uma teoria própria de que as empresas,havendo sempre excepções claro não estão assim tal mal,acho k não têm é facilidade de faturar que tinham há uns tempos e os patrões que são quem mais ganha queixam se que não podem dar aumentos,poder podem mas não querem baixar o seu próprio ordenado para dar algum a quem menos tem e preferem fechar a empresa a receber menos algum.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                      O que me chateia mesmo e tira-me do serio é quando a resposta do outro lado é "Não damos preços pelo telefone (ou email)"
                                      Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                      Essa então é inacreditável.
                                      Obviamente que depende do tipo de negócio e por outro lado, muitas empresas estão escaldadas quando empresas concorrentes usam este "esquema" para ficarem a par dos preços da concorrência.

                                      Não seria a primeira vez, nem será a ultima que estando três ou quatro empresas a concorrer a um trabalho, existe uma gerida por um chico-esperto que sonda as outras via telefone ou email, apenas para apresentar o orçamento mais barato ao cliente.

                                      E depois existem os clientes desonestos, que pedem orçamentos todos bonitinhos com tudo descriminado e andam depois a percorrem todas as tascas para verem quem faz aquele trabalho por menos.

                                      E também, consoante o tipo de negócio, é importantíssimo conversar com o potencial cliente, antes de apresentar uma proposta. Muitas vezes o cliente não sabe o que quer, pode achar que precisa de uma coisa, quando na prática precisa de outra.

                                      Nem tudo na vida é linear.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em Portugal ainda grassa uma mentalidade de meados do século passado. Em algumas empresas onde trabalhei o cliente era, inclusivamente, mal tratado e muito mal servido, tudo porque não existiam alternativas!
                                        A grande chatice é que os tempos estão a mudar muito depressa e muitas destas empresas vão (já estão?) a ficar pelo caminho...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                          Obviamente que depende do tipo de negócio e por outro lado, muitas empresas estão escaldadas quando empresas concorrentes usam este "esquema" para ficarem a par dos preços da concorrência.

                                          Não seria a primeira vez, nem será a ultima que estando três ou quatro empresas a concorrer a um trabalho, existe uma gerida por um chico-esperto que sonda as outras via telefone ou email, apenas para apresentar o orçamento mais barato ao cliente.

                                          E depois existem os clientes desonestos, que pedem orçamentos todos bonitinhos com tudo descriminado e andam depois a percorrem todas as tascas para verem quem faz aquele trabalho por menos.

                                          Nem tudo na vida é linear.
                                          Gostava de entender qual o mal destas situações. Sinceramente não entendo porque consideras isto errado.

                                          As empresas prestam o serviço. O serviço tem um preço. O cliente tem de saber o preço. Não é possível tornar o preço transparente para o cliente e inacessível aos concorrentes.

                                          Claro que se os concorrentes souberem o preço, vao tentar concorre-lo, mas por isso é que se chama concorrencia!

                                          E porque é que chamas chico-esperto a um cliente que percorre as empresas todas para encontrar o preço mais baixo?? Se ele apenas se interessa pelo preço, está no direito dele. O objectivo das empresas será diferenciarem-se de modo a que o preço seja secundário e as empresas tenham outros motivos para venderem o seu serviço ou produto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                            E depois existem os clientes desonestos, que pedem orçamentos todos bonitinhos com tudo descriminado e andam depois a percorrem todas as tascas para verem quem faz aquele trabalho por menos.
                                            Mas o que é que o cliente tem de desonesto, por sondar quem lhe faça mais barato? Eu não nado em dinheiro, logo quem me fizer mais barato, é quem me leva o dinheiro, é simples.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                              Mas o que é que o cliente tem de desonesto, por sondar quem lhe faça mais barato? Eu não nado em dinheiro, logo quem me fizer mais barato, é quem me leva o dinheiro, é simples.
                                              Concordo. Até pq eu sou o primeiro a perguntar qual o preço do meu concorrente. Por isso se me mostram um orçamentos: agradeço... É a lei do comércio

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por hardmotion Ver Post
                                                Gostava de entender qual o mal destas situações. Sinceramente não entendo porque consideras isto errado.

                                                As empresas prestam o serviço. O serviço tem um preço. O cliente tem de saber o preço. Não é possível tornar o preço transparente para o cliente e inacessível aos concorrentes.

                                                Claro que se os concorrentes souberem o preço, vao tentar concorre-lo, mas por isso é que se chama concorrencia!

                                                E porque é que chamas chico-esperto a um cliente que percorre as empresas todas para encontrar o preço mais baixo?? Se ele apenas se interessa pelo preço, está no direito dele. O objectivo das empresas será diferenciarem-se de modo a que o preço seja secundário e as empresas tenham outros motivos para venderem o seu serviço ou produto.
                                                Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                                Mas o que é que o cliente tem de desonesto, por sondar quem lhe faça mais barato? Eu não nado em dinheiro, logo quem me fizer mais barato, é quem me leva o dinheiro, é simples.

                                                Vou tentar responder aos dois ao mesmo tempo, e recordo que cada caso é um caso e no meu Post anterior, estava mais a referir situações de B2B do que B2C

                                                Em algumas áreas de negócios, existia um trabalho que passou a ser feito de borla, o da orçamentação. Muitos clientes ficam escandalizados quando tem que pagar um orçamento, só que um orçamento bem feito dá trabalho e requer conhecimentos que muitas empresas deixaram de cobrar na espectativa de ganhar o cliente. Claro que existem depois os clientes chico-espertos que depois de ter um orçamento na mão com todos os produtos e serviços que precisa para resolver o seu problema vai começar a bater às tascas todas para saber quem faz mais barato. Claro que se um potencial cliente me surgisse no escritório com um orçamento já todo descriminado e bem feito, que eu fazia um preço melhor, não tinha que cobrar pelo levantamento do problema que foi feito por outra empres, de borla, na espectaiva de ganhar o cliente.

                                                Comentário


                                                  #25
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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                                    Obviamente que depende do tipo de negócio e por outro lado, muitas empresas estão escaldadas quando empresas concorrentes usam este "esquema" para ficarem a par dos preços da concorrência.

                                                    Não seria a primeira vez, nem será a ultima que estando três ou quatro empresas a concorrer a um trabalho, existe uma gerida por um chico-esperto que sonda as outras via telefone ou email, apenas para apresentar o orçamento mais barato ao cliente.

                                                    E depois existem os clientes desonestos, que pedem orçamentos todos bonitinhos com tudo descriminado e andam depois a percorrem todas as tascas para verem quem faz aquele trabalho por menos.

                                                    E também, consoante o tipo de negócio, é importantíssimo conversar com o potencial cliente, antes de apresentar uma proposta. Muitas vezes o cliente não sabe o que quer, pode achar que precisa de uma coisa, quando na prática precisa de outra.

                                                    Nem tudo na vida é linear.
                                                    Mais um por aqui não não vê nada de mal no que acabas de descrever.

                                                    Digo mais, acho que devias mesmo rever a definição que dás às palavras.

                                                    Gerentes chico-espertos por quererem saber os preços dos seus concorrentes diretos ? Eu chamo a isso gerentes competentes.

                                                    Chico-esperto é o gerente que justifica o preço superior cobrado pelo mesmo produto, denegrindo de alguma forma a concorrência.

                                                    Clientes desonestos por ver quem faz o mesmo trabalho por menos ? Eu chamo a isso mercado livre.

                                                    Desonesto é o cliente que não paga aquilo que usufrui.

                                                    Admito que o sonho de cada um de nós é gerir a nossa "EDP", mas de vez em quando convém acordar .


                                                    PS - não vi que já tinhas respondido. Percebo o que queres dizer no teus segundo post e dou-te alguma razão, mas nada impede ao cliente dar novamente à empresa inicial a possibilidade de baixar ainda mais a primeira proposta.
                                                    Editado pela última vez por DocJRA; 17 March 2011, 17:48.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                                      Vou tentar responder aos dois ao mesmo tempo, e recordo que cada caso é um caso e no meu Post anterior, estava mais a referir situações de B2B do que B2C

                                                      Em algumas áreas de negócios, existia um trabalho que passou a ser feito de borla, o da orçamentação. Muitos clientes ficam escandalizados quando tem que pagar um orçamento, só que um orçamento bem feito dá trabalho e requer conhecimentos que muitas empresas deixaram de cobrar na espectativa de ganhar o cliente. Claro que existem depois os clientes chico-espertos que depois de ter um orçamento na mão com todos os produtos e serviços que precisa para resolver o seu problema vai começar a bater às tascas todas para saber quem faz mais barato. Claro que se um potencial cliente me surgisse no escritório com um orçamento já todo descriminado e bem feito, que eu fazia um preço melhor, não tinha que cobrar pelo levantamento do problema que foi feito por outra empres, de borla, na espectaiva de ganhar o cliente.
                                                      Com este post, já me elucidas-te.

                                                      Referia-me a outro tipo de situação e não da orçamentação, construção civil, etc, mas o facto de ligar para 10 lojas, a que me fizer mais barato, é lá que fico (partindo do princípio).

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                                        Vou tentar responder aos dois ao mesmo tempo, e recordo que cada caso é um caso e no meu Post anterior, estava mais a referir situações de B2B do que B2C

                                                        Em algumas áreas de negócios, existia um trabalho que passou a ser feito de borla, o da orçamentação. Muitos clientes ficam escandalizados quando tem que pagar um orçamento, só que um orçamento bem feito dá trabalho e requer conhecimentos que muitas empresas deixaram de cobrar na espectativa de ganhar o cliente. Claro que existem depois os clientes chico-espertos que depois de ter um orçamento na mão com todos os produtos e serviços que precisa para resolver o seu problema vai começar a bater às tascas todas para saber quem faz mais barato. Claro que se um potencial cliente me surgisse no escritório com um orçamento já todo descriminado e bem feito, que eu fazia um preço melhor, não tinha que cobrar pelo levantamento do problema que foi feito por outra empres, de borla, na espectaiva de ganhar o cliente.
                                                        Compreendo o que dizes. Mas estás a analisar negócios mais complexos que aqueles que foram comentados aqui. Claro que é diferente pedir um orçamento para comprar tijolos ou pedir um orçamento para construir uma casa.

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                                                          #29
                                                          Em Portugal durante muitos anos havia empresas que ofereciam serviços/produtos únicos naquela região por isso o negocia era igual quer fossem ou não bons profissionais, agora o resto do País e do mundo está à distancia dum click ou telefonema e eles não evoluíram, outros são simplesmente maus.

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                                                            #30
                                                            Estão a esquecer de que em grande parte das empresas portuguesasquem sabe mexer em computadores é o filho do patrão uum chvalo de 12 anos estudante que trabalha depois das aulas emquanto espera pelo jantar ;)..

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