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Motor 1.4 em pug 106 1.1??????

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    Motor 1.4 em pug 106 1.1??????

    Boas pessoal,

    Ando aqui com umas ideias...

    Sabado fui dar uma ajuda na oficina do meu pai, e depois de falar de alguns assuntos, o mecânico dele disse-me que tinha pensado pôr no peugeot 206 dele um motor 1.4 do saxo vts, porque o motor 1.1 que o 206 trazia é um bocadinho limitado, e os motores são quase identicos, e o 1.100cc num andamento mais desenrascado os consumos sobem e muito.

    Infelizmente a Maria dele despistou-se e partiu o pug 206 todo, pelo que ele tem o motor 1.4 que tinha comprado la guardado sem lhe dar uso...

    Bem, a minha duvida é se acham que compensa pôr no meu Peugeot 106 esse mesmo motor 1.4?

    Será que se nota a nivel de consumos? tendo em conta que todos os dias para ir para a faculdade faço 100 kms em IC e autoestrada com algumas subidas e descidas, e o 1.100 para esses fins é sofrivel.

    No entanto será que os 15 cvs que o 1.4 tem a mais, compensam o trabalho de tar a mudar os motores, e os consumos diferem muito do 1.1 para o 1.4??

    Bem , post extenso, mas foi para ser bem explicito, aguardo as vossas opiniões, e não pensem que quero alterar o carro pa andar muito e ser aceleras, porque no fundo so quero ter um carrito melhor para viagens longas, sem que os consumos sejam muito altos.

    #2
    O 1.4 do vts nao tem 100cv?

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      #3
      Andei a ver pela net e ha dois tipos de 1.4 se nao me engano, um com 75 cvs e outro com 90, nao sei bem qual a diferença entre eles sinceramente, depois ha o 1.6 com 120, mas o meu peugeot nao tem chassis nem segurança (tambores de travao atras em vez de disco) para um 1.6 c essa potencia

      Comentário


        #4
        O motor que falas é o de 75 CV.

        O maior problema nem é a operação em si, mas o trabalho que terás ao nível da burocracia, para além de que vais passar a pagar mais "selo", etc.

        No entanto, não há a menor dúvida de que a carroçaria leve do 106 casaria muito melhor com o 1.4, ficando o carro com um andamento mais vivo e capaz de enfrentar situações de esforço (subidas íngremes e/ou carga) com outro à-vontade. Estou convencido que a diferença de consumos não será grande.

        Comentário


          #5
          Não quero apelar á ilegalidade, mas como o bloco, a cabeça e todos os componentes do motor pouco diferem do 1.1, e como ao lado da oficina que referi , é um centro de inspecções (pelo que os trabalhadores do centro são todos "conhecidos"), nao tinha a intenção de alterar o livrete, pois dificilmente esta alteração me trará problemas.

          Realmente no manual do carro indica que tem um peso de 880 Kgs,

          Com um 1.4 de 75 cvs ate ficaria despachado Q.B, e alem disso o 1.1 ja tem 160.000, e o 1.4 perto de 60.000

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por minisenna Ver Post
            Não quero apelar á ilegalidade, mas como o bloco, a cabeça e todos os componentes do motor pouco diferem do 1.1, e como ao lado da oficina que referi , é um centro de inspecções (pelo que os trabalhadores do centro são todos "conhecidos"), nao tinha a intenção de alterar o livrete, pois dificilmente esta alteração me trará problemas.

            Realmente no manual do carro indica que tem um peso de 880 Kgs,

            Com um 1.4 de 75 cvs ate ficaria despachado Q.B, e alem disso o 1.1 ja tem 160.000, e o 1.4 perto de 60.000


            eram bem apanhados

            Comentário


              #7
              se fosse o 1400cc normal, aquele de 75cv vs o de 60cv, compensa sempre, embora gastes mais no dia a dia não esforças tanto o motor. se a mão de obra não ficar clara, atenção. eu fiz isso no meu antigo ZX, quando o motor 1100 deu o berro. de notar que mesmo este motor arcaico tem boas prestações em 1ª, 2ª e 3ª. quanto às subidas, o motor 1400cc já ajuda, mas também não faz milagres. eu na altura não alterei, principalmente por ser um carro velho e pelo mecânico me garantir que eram idênticos. veio acho que de um 205 e durou ano e meio, supostamente metido com 80 mil kms contra 225 do 1100cc e que deu voltas à europa no tempo em que a gasosa era barata.

              por curiosidade, há bocado andei num 1400cc de 80 ou 85cv e aquilo estava com uma média geral de 5.5l. fiquei parvo. apesar de ser um motor recente, pensei que em relação ao seu irmão 1.2 consumisse na ordem dos 6,5, 7l. e a rapariga deu-lhe até Às 3200rpm.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                se fosse o 1400cc normal, aquele de 75cv vs o de 60cv, compensa sempre, embora gastes mais no dia a dia não esforças tanto o motor. se a mão de obra não ficar clara, atenção. eu fiz isso no meu antigo ZX, quando o motor 1100 deu o berro. de notar que mesmo este motor arcaico tem boas prestações em 1ª, 2ª e 3ª. quanto às subidas, o motor 1400cc ja ajuda, mas também não faz milagres.

                por cuirosidade, há bocado andei num 1400cc de 80 ou 85cv e aquilo estava com uma média geral de 5.5l. fiquei parvo. apesar de ser um motor recente, pensei que em relação ao seu irmão 1.2 consumisse na ordem dos 6,5, 7l. e a rapariga deu-lhe até Às 3200rpm.
                A oficina é do meu pai, pelo que a mão de obra é de borla, num fim de semana faz-se isso, mas apenas se compensar, senão o dono do motor da-o a outra pessoa ou vende-o.

                O meu problema é que ja evito levar o carro para a faculdade porque as pessoas da região de lisboa conhecem com certeza a subida dos cabos d'avila e a subida de monsanto e etc, que fazem parte do percurso diario, que com o 1.1, se fazem no maximo dos maximos a 80

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por minisenna Ver Post
                  A oficina é do meu pai, pelo que a mão de obra é de borla, num fim de semana faz-se isso, mas apenas se compensar, senão o dono do motor da-o a outra pessoa ou vende-o.

                  O meu problema é que ja evito levar o carro para a faculdade porque as pessoas da região de lisboa conhecem com certeza a subida dos cabos d'avila e a subida de monsanto e etc, que fazem parte do percurso diario, que com o 1.1, se fazem no maximo dos maximos a 80
                  Eu faço essas subidas praticamente todos os dias com o Qashqai e raramente passo dos 80km/h tambem e tenho 150cv a diposiçao, se for para fazeres a subida a assapar sou contra mudares.

                  Agora nao acredito que faças isso com a 5ª e ja com a 4ª... e claro os consumos nao devem ser nada jeitoso. Agora pela velocidade deixa-te estar que nao vais a andar devagarinho.

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                    #10
                    Tal como disse no primeiro post, o meu objectivo nao é subir a 120/140, é aos mesmos 80, mas sem o carro ir em 3a, as 3000 rpms e a beber como gente grande ja para nao falar que ainda ha a subida do cacem, de queluz antes da CREL e a de mem martins, mas isto so o pessoal do ic 19 percebe lol

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por minisenna Ver Post
                      Tal como disse no primeiro post, o meu objectivo nao é subir a 120/140, é aos mesmos 80, mas sem o carro ir em 3a, as 3000 rpms e a beber como gente grande ja para nao falar que ainda ha a subida do cacem, de queluz antes da CREL e a de mem martins, mas isto so o pessoal do ic 19 percebe lol
                      Deixa que sofro o mesmo quando faço isso com o Corsa, a minha tecnica é dar embalo principalmente antes dos Cabo D'avila se nao nem aos 80km/h chego

                      Sim com o 1.4 de 75cv para o peso do carro ja fazias isso em 5ª quase sem grandes problemas.

                      Sinceramente tendo mao-de-obra barata eu pessoalmente metia la o motor e via como ele se comportava, claro fazia tambem uma revisao geral aos travoes e a suspensao.

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                        #12
                        Já conduzi durante uns kms um 206 com o 1.4 e o carro fica até despachadinho...não tem nada a ver com o 1.1. Com essas condições, nem tinha duvidas, trocava.

                        Comentário


                          #13
                          Os travões tão novos, aliás como todo o carro, sempre bem tratadinho, até aos 159.000 kms que tem agora, so levou peças de desgaste.

                          O chassis pelo que parece tambem esta em condições pois nunca teve nenhuma batida.

                          Acho que estão reunidas portanto as condições para uma troca de motores, assim que começar faço aqui um report de toda a operação para os curiosos acompanharem

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            O motor que falas é o de 75 CV.

                            O maior problema nem é a operação em si, mas o trabalho que terás ao nível da burocracia, para além de que vais passar a pagar mais "selo", etc.
                            Bem lembrado !


                            Se bem que a família XU da Peugeot é igual desde o 1.0 ao 1.6 de 90 cv e para bom entendedor meia palavra basta...

                            Comentário


                              #15
                              Entao se os motores sao iguais , diferenciando apenas no bloco é espetar o 1.4 lá dentro

                              No meu fiesta de 94 era inicialmente 1.1 agora é 1.3 e foi 3 vezes á ipo e passou sempre mesmo com o capot aberto

                              Comentário


                                #16
                                E notaste uma grande diferença de andamento e consumos??

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Bem lembrado !


                                  Se bem que a família XU da Peugeot é igual desde o 1.0 ao 1.6 de 90 cv e para bom entendedor meia palavra basta...
                                  Exacto!
                                  É muito difícil distinguir um do outro.

                                  Comentário

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