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Gasoleo e Gasolina

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    Gasoleo e Gasolina

    Boas

    Hoje no trabalho estava a falar com um colega sobre isto e acabámos por ficar os dois na dúvida. Um motor a gasolina não funciona a gasóleo e vive versa, mas porque? E em caso de engano estraga alguma coisa?

    No caso do motor a gasolina acho que é por o gasóleo não inflamar com a faisca das velas, mas não tenho a certeza.

    Obrigado

    #2
    um motor a gosolina nao tem uma das peças mais importantes que o mator a gasoleo tem que é bomba inectora que mete o gasoleo no motor a um certa pressão, alem das outras coisas, assim sendo o motor a gasolina nao pode trabalhar com o gasoleo ...

    Comentário


      #3
      Gasolina: precisa de faisca para que haja ignição do combustível, daí ter as velas.

      Gasóleo: a detonação do combustivel é feita por compressão.
      Editado pela última vez por nto; 21 March 2011, 16:53.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por nto Ver Post
        Gasolina: precisa de faisca para que haja detonação do combustível, daí ter as velas.
        Lá está a confusão entre ignição e detonação!

        A detonação acontece precisamente quando a ignição se verifica fora do tempo da faísca (normalmente, antes).
        Editado pela última vez por Motronic; 21 March 2011, 16:53.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
          Lá está aconfusão entre ignição e detonação!

          A detonação acontece precisamente quando a ignição se verifica fora do tempo da faísca (normalmente, antes).

          Tens razão.

          Vou corrigir.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jsmithooo Ver Post
            um motor a gosolina nao tem uma das peças mais importantes que o mator a gasoleo tem que é bomba inectora que mete o gasoleo no motor a um certa pressão, alem das outras coisas, assim sendo o motor a gasolina nao pode trabalhar com o gasoleo ...
            Um motor de injecção directa a gasolina mais recente não faz exatamente isso? Injecta a gasolina para dentro do cilindro?


            Pelo que explicaram, gasolina dentro de um motor diesel, afoga porque esta não detona por compressão e calor, certo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por danielzeb Ver Post
              afoga porque esta não detona por compressão e calor, certo?
              detona.

              Comentário


                #8
                Se detona existe expansão do cilindro, da a volta ao ciclo e funciona ou falta aqui alguma coisa que não percebo?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por danielzeb Ver Post
                  Boas

                  Hoje no trabalho estava a falar com um colega sobre isto e acabámos por ficar os dois na dúvida. Um motor a gasolina não funciona a gasóleo e vive versa, mas porque? E em caso de engano estraga alguma coisa?

                  No caso do motor a gasolina acho que é por o gasóleo não inflamar com a faisca das velas, mas não tenho a certeza.

                  Obrigado

                  Aqui está a resposta a todas as dúvidas!
                  HowStuffWorks - Sob o capô

                  Comentário


                    #10
                    Tens aqui

                    Accidentally filling a diesel with gasoline - Putting gasoline in a diesel - Running a diesel engine on gasoline

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por danielzeb Ver Post
                      Boas

                      Hoje no trabalho estava a falar com um colega sobre isto e acabámos por ficar os dois na dúvida. Um motor a gasolina não funciona a gasóleo e vive versa, mas porque? E em caso de engano estraga alguma coisa?

                      No caso do motor a gasolina acho que é por o gasóleo não inflamar com a faisca das velas, mas não tenho a certeza.

                      Obrigado
                      Injecção
                      Gasolina - Combustivel e ar são sugados para o motor pela descida dos pistons.
                      Gasoleo - Apenas o ar é sugado para o motor pela descida dos pistons, o gasoleo é injectado pela bomba de combustivel.

                      Compressão
                      Gasolina - A mistura (ar e gasolina) é comprimida até cerca de 8 a 12 vezes menos o seu tamanho.
                      Gasoleo - A mistura (ar e gasoleo) é comprimida até cerca de 14 a 25 vezes menos o seu tamanho.

                      Expansão
                      Gasolina - A mistura queima com uma faisca libertada pela vela.
                      Gasoleo - A mistura queima ao ao ser sujeita a pressão e calor extremos.

                      Escape
                      Praticamente identico.

                      Em resumo, gasoleo não queima em motores a gasolina por falta de pressão e gasolina não queima em motores a gasoleo por falta de fonte de ignição a.k.a. faísca. Isto pode não ser necessáriamente assim.
                      Editado pela última vez por pedro2555; 21 March 2011, 18:25.

                      Comentário


                        #12
                        Já percebi.

                        Gasoleo num motor a gasolina afoga o motor e não estraga.
                        Gasolina num motor a gasoleo detona fora de tempo e estraga as partes moveis e bloco.

                        certo?
                        Editado pela última vez por danielzeb; 21 March 2011, 18:23.

                        Comentário


                          #13
                          Ja vi uma vespa 150 a andar a gasoleo e agora qual a explicação?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Blacksmith Ver Post
                            Ja vi uma vespa 150 a andar a gasoleo e agora qual a explicação?
                            Os motores a 2 tempos funcionam com uma mistura de gasolina e óleo. A diferença não deve ser grande!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                              Os motores a 2 tempos funcionam com uma mistura de gasolina e óleo. A diferença não deve ser grande!
                              Ah pois não. Se não fosse tão grande podia-se meter diesel à vontade num otto.

                              Comentário


                                #16
                                O que é certo é que custou a pegar.... so mesmo de empurrão... deitou uma fumarada enorme... e ainda hoje anda sem problemas.... (diesel so daquela vez). Acho impressionante. O que é certo é que não fazia isso na minha vespa 50cc.
                                Aquela era uma 150, talvez tenha mais resistência a esse tipo de aventuras.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                  Ah pois não. Se não fosse tão grande podia-se meter diesel à vontade num otto.
                                  E a vantagem seria?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                    Ah pois não. Se não fosse tão grande podia-se meter diesel à vontade num otto.
                                    O ciclo otto é de 4 tempos. O Motronic referiu especificamente dois tempos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                      Os motores a 2 tempos funcionam com uma mistura de gasolina e óleo. A diferença não deve ser grande!

                                      Não! È assim como o sol e a lua!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                                        Não! È assim como o sol e a lua!
                                        Diz isso a quem o fez!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho um amigo meu que mete, num fiat tipo a carburador gasóleo misturado com gasolina (cerca de 50/50) e ele pega e anda bem. Só que faz é uma fumarada e deita um cheiro que não se pode, mas de resto parece td bem. Se estraga ou não já não sei.

                                          Nos países onde é normal haverem temperaturas bastante abaixo do zero também é normal as pessoas, neste caso em carros diesel, misturarem um pouco de gasolina no gasóleo. O gasóleo solidifica a uma temperatura mais elevada que a gasolina.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                            Tenho um amigo meu que mete, num fiat tipo a carburador gasóleo misturado com gasolina (cerca de 50/50) e ele pega e anda bem. Só que faz é uma fumarada e deita um cheiro que não se pode, mas de resto parece td bem. Se estraga ou não já não sei.
                                            E para além da fumarada e do cheiro, qual é mesmo a vantagem?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                              E para além da fumarada e do cheiro, qual é mesmo a vantagem?

                                              Que eu saiba nenhuma diferença relevante. Anda menos e o consumo parece ser idêntico.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                                Que eu saiba nenhuma diferença relevante. Anda menos e o consumo parece ser idêntico.
                                                Portanto, é masoquismo mesmo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acaba por gastar menos, a curto prazo, em combustíveis..

                                                  Conheço um rapaz, com um Fiesta 1.8D, que usa cerca de 20L de gasóleo, óleo novo e usado, e um litro de SC95.

                                                  As médias dele andam nos 5.. Mas tenho dúvidas na saúde que aquilo dê.. Não é todo o carro que anda a OVD, mas..

                                                  Comentário

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