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    Educação Em Portugal

    Artigo demolidor no wall street journal sobre a educação em portugal.

    Weak Educational System Hobbles Portugal - WSJ.com

    #2
    E ainda há quem diga que não precisamos de mais gente com educação universitária. O meu marido esteve há uns tempos na Holanda e falou com uns operários que andavam a reparar o pavimento em Amesterdão, daquele grupo de pessoas só um não tinha formação superior, era originário das Antilhas. Todos os outros eram engenheiros.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Peste Ver Post
      E ainda há quem diga que não precisamos de mais gente com educação universitária. O meu marido esteve há uns tempos na Holanda e falou com uns operários que andavam a reparar o pavimento em Amesterdão, daquele grupo de pessoas só um não tinha formação superior, era originário das Antilhas. Todos os outros eram engenheiros.
      E isso é um bom indicador? Achas que as mais valias de um curso de engenharia são aproveitadas a reparar pavimentos ou a fazer betão?! Para mim isso indica claramente falta de saídas profissionais ao fim do curso.

      Se for assim estamos no bom caminho, porque já há muitos licenciados nas caixas dos supermercados...

      Comentário


        #4
        Outro tópico?

        Qualquer dia o OFF Topic vira Fórum de Política..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por air Ver Post
          E isso é um bom indicador? Achas que as mais valias de um curso de engenharia são aproveitadas a reparar pavimentos ou a fazer betão?! Para mim isso indica claramente falta de saídas profissionais ao fim do curso.

          Se for assim estamos no bom caminho, porque já há muitos licenciados nas caixas dos supermercados...
          LOL
          É um indicador de que saindo da universidade, estão verdadeiramente habilitados para desempenhar uma multiplicidade de funções, dentro da sua área. Inclusive instalar pavimento.

          Por cá toda a gente acha que precisamos de mais cursos profissionais, mas depois contratam os tipos que vêem de África ou da América latina, que fazem o trabalho por metade do ordenado. Andar a formar carpinteiros, canalizadores, electricistas, etc, para o desemprego será talvez um melhor indicador?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Peste Ver Post
            LOL
            É um indicador de que saindo da universidade, estão verdadeiramente habilitados para desempenhar uma multiplicidade de funções, dentro da sua área. Inclusive instalar pavimento.

            Por cá toda a gente acha que precisamos de mais cursos profissionais, mas depois contratam os tipos que vêem de África ou da América latina, que fazem o trabalho por metade do ordenado. Andar a formar carpinteiros, canalizadores, electricistas, etc, para o desemprego será talvez um melhor indicador?
            Quando começas com um "LOL" até pensei que vinha aí um argumento sério, mas enganei-me.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por air Ver Post
              Quando começas com um "LOL" até pensei que vinha aí um argumento sério, mas enganei-me.
              É mais sério dizer que estamos a formar licenciados para caixas de supermercado...

              Encarar o problema, não é sério, a comparação da escassa percentagem de adultos que termina o liceu e ainda a mais escassa percentagem de pessoas, que adquiriu um grau superior, com o resto do mundo civilizado ou ainda a forma como se encara a formação académica no mercado de trabalho em Portugal, aparentemente não é argumento serio de discussão.

              Assim sendo, o que será?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                É mais sério dizer que estamos a formar licenciados para caixas de supermercado...

                Encarar o problema, não é sério, a comparação da escassa percentagem de adultos que termina o liceu e ainda a mais escassa percentagem de pessoas, que adquiriu um grau superior, com o resto do mundo civilizado ou ainda a forma como se encara a formação académica no mercado de trabalho em Portugal, aparentemente não é argumento serio de discussão.

                Assim sendo, o que será?
                Será que da mudança da hora ?!

                Então dizes que achas bem os engenheiros andarem a reparar o pavimento e que esse é o caminho que Portugal deve seguir (aumentar número de licenciados, nem que seja para aquecer) e quando digo que se esse é o caminho, visto que muitos licenciados já têm de ir para caixas de supermercado, Portugal está bem, já achas mal?!

                Dar títulos e canudos às pessoas só por dar não muda nada, penso que isso seja o programa de Novas Facilidades (enganei-me.. Oportunidades) do governo.

                Não será melhor encontrar soluções para o desemprego actual, antes de encher o país de engenheiros e doutores?!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Será que da mudança da hora ?!

                  Então dizes que achas bem os engenheiros andarem a reparar o pavimento e que esse é o caminho que Portugal deve seguir (aumentar número de licenciados, nem que seja para aquecer) e quando digo que se esse é o caminho, visto que muitos licenciados já têm de ir para caixas de supermercado, Portugal está bem, já achas mal?!

                  Dar títulos e canudos às pessoas só por dar não muda nada, penso que isso seja o programa de Novas Facilidades (enganei-me.. Oportunidades) do governo.

                  Não será melhor encontrar soluções para o desemprego actual, antes de encher o país de engenheiros e doutores?!
                  Sim deve ser da mudança...

                  Volta a ler o que escrevi sff.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Peste Ver Post
                    LOL
                    É um indicador de que saindo da universidade, estão verdadeiramente habilitados para desempenhar uma multiplicidade de funções, dentro da sua área. Inclusive instalar pavimento.

                    (...)
                    Se calhar não vinha mal ao mundo aqui por terras lusas também terem canudos, a ver pela má qualidade de grande parte das estradas onde passo todos os dias...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      E isso é um bom indicador? Achas que as mais valias de um curso de engenharia são aproveitadas a reparar pavimentos ou a fazer betão?! Para mim isso indica claramente falta de saídas profissionais ao fim do curso.

                      Se for assim estamos no bom caminho, porque já há muitos licenciados nas caixas dos supermercados...
                      Completamente de acordo.

                      Comentário


                        #12
                        "Não será melhor encontrar soluções para o desemprego actual, antes de encher o país de engenheiros e doutores?"

                        Uma boa verdade, destruiu-se o que ainda restava.

                        Comentário


                          #13
                          Discutem-se aqui duas questões:

                          - A aplicabilidade das formações/licenciaturas (entrada no mercado de trabalho);
                          - O sucesso escolar dos nossos alunos (percentagem dos que acabam);

                          Este governo deveria ser heróico para o Wall Street Journal! Afinal, a continuar assim, teríamos imensos formados sem ponta de conhecimento!

                          Se é importante para uma sociedade, que os seus cidadãos sejam licenciados? Sim é! Mas sempre quando a qualidade da sua licenciatura seja elevada!

                          No caminho que nos traçaram, o que viria a acontecer não era "apenas" o desemprego de recém-licenciados, mas sim o fecho do mercado estrangeiro a esses jovens.

                          Não vai há muito tempo, que com alguma facilidade e um canudo se arranjava emprego na área do canudo! Ou o modelo muda, ou isso acaba!

                          Comentário


                            #14
                            Acho engraçado em Portugal uma pessoa que têm um curso superior é visto quase como um deus um sábio fora do normal, quando na realidade a mairo parte deles são mais ignorantes que os que só têm o 12º/9º e só tiram o curso por uma razão de status ou porque o papá paga a escolinha oa menino para dizer no café que o filho é engenheiro.
                            Os paises tambem precisam de pessoas especializadas em mecanica, canos, ferro, madeira etc, não é só engenheiros.
                            E para que perder anos de vida a estudar para no fim ir pavimentar chão como esses na Holanda? Qual o objectivo? Dizer que é formado?

                            Comentário


                              #15
                              Ter um curso superior não quer dizer que a pessoa vá obrigatoriamente trabalhar numa secretária e ganhar 3000€ ao fim do mês.

                              Como se costuma dizer "Para saber mandar, é preciso saber fazer"

                              No outro dia conheci um tipo de Eng. Civil do 1º ano que não sabe distinguir o contador da água do da luz... por isso...

                              Além do mais, um curso superior também trás uma coisa muito importante: cultura.

                              Quer se queria quer não, uma pessoa ao fim de uma licenciatura acaba por contactar uma variedade muito maior de pessoas do que um que fica com o ppl do secundário a acabar o curso de mecânica. (É óbvio que há pessoas e pessoas e isto não é uma regra geral).

                              Quanto ao artigo... acho que é uma análise bastante leviana... há muitos licenciados, mas os empregadores não querem pagar os seus ordenados, e depois há um mau ambiente quando a pessoa com um curso superior vai fazer um trabalho fora da área...

                              No pingo doce aqui ao pé trabalha uma professora, e os colegas adoram fazer piadas e chamar-lhe sra professora... eu não gostava de trabalhar num sítio em que constantemente se metem comigo. Estar constantemente a ser relembrada daquilo para que estudei e não o poder exercer aborrece muito...

                              Depois também há a questão das reformas tardias que deixam dinossauros a trabalhar, podendo o lugar ser ocupado por uma pessoa mais nova.

                              E por fim, a má qualidade das nossas universidade, os maus professores, os maus profissionais, o mau funcionamento, as perspectivas fechadas... os cursos teóricos e sem estágio...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                Se calhar não vinha mal ao mundo aqui por terras lusas também terem canudos, a ver pela má qualidade de grande parte das estradas onde passo todos os dias...
                                Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                                Discutem-se aqui duas questões:

                                - A aplicabilidade das formações/licenciaturas (entrada no mercado de trabalho);
                                - O sucesso escolar dos nossos alunos (percentagem dos que acabam);

                                Este governo deveria ser heróico para o Wall Street Journal! Afinal, a continuar assim, teríamos imensos formados sem ponta de conhecimento!

                                Se é importante para uma sociedade, que os seus cidadãos sejam licenciados? Sim é! Mas sempre quando a qualidade da sua licenciatura seja elevada!

                                No caminho que nos traçaram, o que viria a acontecer não era "apenas" o desemprego de recém-licenciados, mas sim o fecho do mercado estrangeiro a esses jovens.

                                Não vai há muito tempo, que com alguma facilidade e um canudo se arranjava emprego na área do canudo! Ou o modelo muda, ou isso acaba!
                                Originalmente Colocado por Bluebelt Ver Post
                                Ter um curso superior não quer dizer que a pessoa vá obrigatoriamente trabalhar numa secretária e ganhar 3000€ ao fim do mês.

                                Como se costuma dizer "Para saber mandar, é preciso saber fazer"

                                No outro dia conheci um tipo de Eng. Civil do 1º ano que não sabe distinguir o contador da água do da luz... por isso...

                                Além do mais, um curso superior também trás uma coisa muito importante: cultura.

                                Quer se queria quer não, uma pessoa ao fim de uma licenciatura acaba por contactar uma variedade muito maior de pessoas do que um que fica com o ppl do secundário a acabar o curso de mecânica. (É óbvio que há pessoas e pessoas e isto não é uma regra geral).


                                Quanto ao artigo... acho que é uma análise bastante leviana... há muitos licenciados, mas os empregadores não querem pagar os seus ordenados, e depois há um mau ambiente quando a pessoa com um curso superior vai fazer um trabalho fora da área...

                                No pingo doce aqui ao pé trabalha uma professora, e os colegas adoram fazer piadas e chamar-lhe sra professora... eu não gostava de trabalhar num sítio em que constantemente se metem comigo. Estar constantemente a ser relembrada daquilo para que estudei e não o poder exercer aborrece muito...

                                Depois também há a questão das reformas tardias que deixam dinossauros a trabalhar, podendo o lugar ser ocupado por uma pessoa mais nova.

                                E por fim, a má qualidade das nossas universidade, os maus professores, os maus profissionais, o mau funcionamento, as perspectivas fechadas... os cursos teóricos e sem estágio...
                                Estes testemunhos reflectem a minha linha de pensamento. Não que concorde com eles na integra, afinal muitos dos Portugueses que se formam por cá, conseguem encontrar trabalho fora do país e isso revela que nem tudo é tão mau, no nosso ensino, como alguns querem fazer crer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bluebelt Ver Post
                                  (...)No pingo doce aqui ao pé trabalha uma professora, e os colegas adoram fazer piadas e chamar-lhe sra professora... eu não gostava de trabalhar num sítio em que constantemente se metem comigo. Estar constantemente a ser relembrada daquilo para que estudei e não o poder exercer aborrece muito(...)
                                  Esta é a verdadeira cultura portuguesa.

                                  As pessoas que não fizerem a ponta de um chavo por si, cultivando-se, procurando o conhecimento, valorizando-se, sentem-se realizadas gozando quem o fez.
                                  Realmente, é bem melhor passar o tempo no café com a bejeca e o cigarro na mão.

                                  Tirem a formação que tirarem, técnica, profissional, superior ou outra, ou somente a experiência aliada à vontade de aprender e saber mais, tudo isto é válido e meritório, pois só acha que o saber ocupa espaço quem não tem perspectivas na vida e vive para ser eternamente medíocre.

                                  Mas é a velha história - com a desgraça dos outros podemos nós bem.
                                  Não admira que este país ande de mal a pior.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bluebelt Ver Post
                                    Ter um curso superior não quer dizer que a pessoa vá obrigatoriamente trabalhar numa secretária e ganhar 3000€ ao fim do mês.

                                    Como se costuma dizer "Para saber mandar, é preciso saber fazer"

                                    No outro dia conheci um tipo de Eng. Civil do 1º ano que não sabe distinguir o contador da água do da luz... por isso...

                                    Além do mais, um curso superior também trás uma coisa muito importante: cultura.

                                    Quer se queria quer não, uma pessoa ao fim de uma licenciatura acaba por contactar uma variedade muito maior de pessoas do que um que fica com o ppl do secundário a acabar o curso de mecânica. (É óbvio que há pessoas e pessoas e isto não é uma regra geral).

                                    Quanto ao artigo... acho que é uma análise bastante leviana... há muitos licenciados, mas os empregadores não querem pagar os seus ordenados, e depois há um mau ambiente quando a pessoa com um curso superior vai fazer um trabalho fora da área...

                                    No pingo doce aqui ao pé trabalha uma professora, e os colegas adoram fazer piadas e chamar-lhe sra professora... eu não gostava de trabalhar num sítio em que constantemente se metem comigo. Estar constantemente a ser relembrada daquilo para que estudei e não o poder exercer aborrece muito...

                                    Depois também há a questão das reformas tardias que deixam dinossauros a trabalhar, podendo o lugar ser ocupado por uma pessoa mais nova.

                                    E por fim, a má qualidade das nossas universidade, os maus professores, os maus profissionais, o mau funcionamento, as perspectivas fechadas... os cursos teóricos e sem estágio...
                                    Os alemães têm uma palavra muito poderosa: "schadenfreude" que traduz a alegria pela desgraça alheia. Essa senhora devia fazer queixa dos colegas pelo enxovalhamento a que está a ser sujeita ao ter que fazer um trabalho abaixo das suas qualificações.

                                    O que acontece é que essa senhora, provavelmente, aceitou esse trabalho por uma questão de desespero e haverá de sair para um posto melhor. E os outros serão caixas a vida toda.

                                    É que a educação serve, sobretudo, para uma carreira.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A culpa da situação não é dos outros, é nossa – dos portugueses.
                                      Sempre que algum professor protesta que as condições das escolas estão deploráveis, o ensino falsificou-se em prol das estatísticas diminuindo-se a exigência e promovendo-se o facilitismo, e que os docentes perderam a autoridade numa escola que se preocupa mais em avaliar os professores do que os alunos, a resposta é sempre a mesma: a culpa é vossa, pagam-vos para isso, têm férias de mais, ganham em demasia e o que vocês querem é mais dinheiro!

                                      E que tal os pais fazerem o seu trabalho de casa que é dar educação aos seus filhos?!

                                      Nunca ninguém se preocupa com aquilo que se passa naquele local que (convenientemente) lhes serve como depósito de filhos. E se os governos promoverem a passagem quase automática, então até ganham os votos dos pais preocupadíssimos com o futuro dos filhos.
                                      Depois dá nisto. Muitos licenciados em cursos sem saída porque queriam ter um canudo e outros mal preparados que ficam sem emprego.

                                      A culpa começa logo em casa na forma de pensar dos pais que compactuam com o facilitismo. Quando um professor o critica sistema, saem logo aquelas respostas feitas e a questão fica arrumada.
                                      Mas quantos pais querem saber daquilo que realmente se passa com o nosso ensino se podem desempenhar o seu papel de papás dedicados e interessados sem ter tanto trabalho?

                                      (e não me venham falar dos maus profissionais, porque eles existem em toda a parte, não estando aqui nenhum de nós isento de culpas em tudo isto)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                        (...)
                                        E para que perder anos de vida a estudar para no fim ir pavimentar chão como esses na Holanda? Qual o objectivo? Dizer que é formado?
                                        O objectivo será fazer estradas em condições...


                                        Mas mais do que isso, de um sistema de educação de qualidade não saiem só "empilhadores de teoria", e números porreiros para mostrar lá fora...

                                        De um sistema de educação de qualidade saiem também pessoas melhor formadas cívica e socialmente.


                                        No meu ponto de vista, um sistema de educação não forma só cérebros, forma também pessoas.


                                        EDIT: E claro que os pais em casa também têm de fazer a sua parte!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                          O objectivo será fazer estradas em condições...


                                          Mas mais do que isso, de um sistema de educação de qualidade não saiem só "empilhadores de teoria", e números porreiros para mostrar lá fora...

                                          De um sistema de educação de qualidade saiem também pessoas melhor formadas cívica e socialmente.


                                          No meu ponto de vista, um sistema de educação não forma só cérebros, forma também pessoas.
                                          Isso não caberá mais aos pais?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                            Isso não caberá mais aos pais?
                                            Do meu ponto de vista começa pelos pais, e continua nas escolas.


                                            Claro que é apenas o meu ponto de vista.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                              Do meu ponto de vista começa pelos pais, e continua nas escolas.


                                              Claro que é apenas o meu ponto de vista.
                                              Sim, mas quando os pais não fazem, e ainda apoiam os míudos torna-se dificil a escola fazer seja o que for.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                                                Outro tópico?

                                                Qualquer dia o OFF Topic vira Fórum de Política..
                                                Opá, nos tópico dos casamentos ainda não se fala de política.

                                                Quanto aos cursos que dizem não ter saída, o que há é um mau aproveitamento dos recursos humanos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                  Quanto aos cursos que dizem não ter saída, o que há é um mau aproveitamento dos recursos humanos.
                                                  Mas o facto de se continuar a licenciar pessoas em cursos sem saída é em si um desperdício de recursos humanos, e não só. Esse recursos poderiam ter sido usados para formar pessoas em áreas que realmente são necessárias à sociedade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    E depois há áreas que se falha a entrada na univ. por décimas e vai-se buscar a Espanha....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quando os pais são chamados à escola porque o seu filho tem um comportamento indevido e a resposta é:
                                                      - Ele diz que não faz e o meu filho não é mentiroso;
                                                      - O professor que o ponha no sítio;
                                                      - Só o professor é que se queixa dele;
                                                      - Eu não tenho vida para vir sempre à escola a reuniões;
                                                      - Dê-lhe uns estalos;

                                                      Em cada turma ouvem-se 1 ou 2 pais a dizer "vou falar e resolver", "já falei e já resolvi", e o aluno muda...

                                                      É preciso mudar o sistema de ensino.

                                                      Alguns exemplos:

                                                      - Modelo de avaliação segundo observações de aulas surpresa (5 aulas por período no mínimo), projectos desenvolvidos pelos professores. Todas as escolas seriam abrangidas pelo mesmo sistema de ensino.
                                                      - As avaliações seriam realizadas por professores especializados em didáctica, pedagogia, e na área em questão. Um avaliador de matemática por concelho por exemplo. Cada avaliador teria que no mínimo dar 3 anos de aulas consecutivos. Nenhum avaliador poderia acumular funções no ensino.
                                                      - Avaliação da escola: conservação de espaço e material, entrevistas a alunos, funcionários e direcção, nos mesmos parâmetros dos anteriores.
                                                      - Após cada ano escolar, cada escola obtia uma pontuação conjunta. Tudo somado, escolhia-se a melhor escola do país, a qual correspondia o maior vencimento repartido por todos, e maior incentivo do Estado para a mesma.
                                                      - Criação de uma equipa, por escola (desde o 1º ciclo de escolaridade) para disputar um campeonato escolar. Essa competição seria escolhida pela escola, de acordo com as disponibilizadas pelas autarquias. Os jogos seriam realizados todos os fins-de-semana. Por exemplo, raguebi, futebol, andebol, etc. Poderiam haver aulas/treinos durante a semana na escola, ou criar uma cooperação com um clube da terra. No final do ano cada autarquia deslocava-se a Lisboa para um convívio nacional.
                                                      - Acabavam-se com a progressão na carreira por anos de serviço. Se eu for um incompetente 1 ano devo ser penalizado. Se fôr incompetente 20, devo ser despedido e não aumentado! A progressão era feita em trabalho de equipa! Se eu ganhasse 1000€, os meus colegas também, e ia lutar para que a minha escola subisse na classificação para passar a ganhar 1250€. O director se ganhasse 1500€, esquecia os amigos na contratação, porque poderiam levá-lo a receber menos dinheiro.
                                                      - Cada turma teria um máximo de 20 alunos seja qual for o ano de escolaridade.
                                                      - Nenhum aluno receberia qualquer abono de estudante. Haveria apenas uma forte inspecção às condições de cada agregado e na melhor das hipóteses, o aluno mais necessitado, teria escola, alimentação e livros gratuitos.
                                                      - Etc.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                        E depois há áreas que se falha a entrada na univ. por décimas e vai-se buscar a Espanha....
                                                        Ora nem mais!

                                                        E cada vez mais vagas para a Licenciatura em Desemprego e Desespero Financeiro!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu acho que isso começa em casa, quantos meninos formados não andam por ai que só fazem asneira e só querem bubas?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não se confunda educação com formação, porque há por aí imensa gente muito educada sem formação académica e gente com canudos sem a mínima educação.
                                                            Mas não há muito que argumentar, porque em ambos os campos deixamos muito a desejar.

                                                            E, sim, esta começa em casa, e são poucos aqueles que realmente são pais, porque a maioria limita-se ao papel de progenitores empurrando as suas responsabilidades para as escolas.
                                                            Pois, para esses, aqui vai uma novidade – o principal dever pela educação dos filhos cabe aos pais que são os únicos responsáveis pela sua vinda ao mundo. Deveriam ser eles a responder em 1º lugar por tudo aquilo que os seus filhos façam, de bem ou de mal, e não os outros.

                                                            É que progenitor qualquer um pode ser, mas pai só está reservado a quem souber desempenhar esse papel tão importante quanto marginalizado pela sociedade actual.

                                                            Comentário

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