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Discos empenados podem provocar trepidação mesmo sem ser a travar?

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    Discos empenados podem provocar trepidação mesmo sem ser a travar?

    Boas,

    Devido ao facto dos discos de travão dianteiros estarem empenados, pode haver trepidação na direcção mesmo sem ser em travagem?

    É que ando a sentir uma trepidação que vai aumentando conforme a velocidade do carro. A trepidação não aumenta de intensidade mas sim de velocidade também. O mesmo acontece engatado ou desengatado.

    Ja calibrei as jantes e deram um checkup aos pneus e não notaram nada de especial e o sintoma continua. Como tenho os discos empenados, poderá vir daí?

    Cumps

    #2
    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
    Boas,

    Devido ao facto dos discos de travão dianteiros estarem empenados, pode haver trepidação na direcção mesmo sem ser em travagem?

    É que ando a sentir uma trepidação que vai aumentando conforme a velocidade do carro. A trepidação não aumenta de intensidade mas sim de velocidade também. O mesmo acontece engatado ou desengatado.

    Ja calibrei as jantes e deram um checkup aos pneus e não notaram nada de especial e o sintoma continua. Como tenho os discos empenados, poderá vir daí?

    Cumps
    Eu tenho ideia que sim... mas têm que estar num estado de "empenanço" avançado... mudar isso não era má ideia...

    Cumps e boa sorte!

    Comentário


      #3
      Os meus discos traseiros estavam empenados e só se notava em travagem...

      Quantos kms tens nos pneus? Quantos anos têm?

      Comentário


        #4
        Os pneus têm mais ou menos 1 ano e meio, cerca de 30/35 mil km. Ainda têm bastante piso.. Mas o carro já me anda a fazer isto à algum tempo.

        À uns tempos até mudei os discos maciços (de origem) por uns ventilados (usados), mas como os "novos" também estavam algo empenados, não deu para tirar grandes conclusões. Vou experimentar talvez a rectificar os discos a ver o resultado

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
          Os pneus têm mais ou menos 1 ano e meio, cerca de 30/35 mil km. Ainda têm bastante piso.. Mas o carro já me anda a fazer isto à algum tempo.

          À uns tempos até mudei os discos maciços (de origem) por uns ventilados (usados), mas como os "novos" também estavam algo empenados, não deu para tirar grandes conclusões. Vou experimentar talvez a rectificar os discos a ver o resultado
          Não mandes rectificar varias vezes que isso pode ser perigoso. Numa travagem mais brusca, devido à redução da espessura do disco por ter sido rectificado, podes mesmo vir a partir o disco...

          Cumps!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
            Boas,

            Devido ao facto dos discos de travão dianteiros estarem empenados, pode haver trepidação na direcção mesmo sem ser em travagem?

            É que ando a sentir uma trepidação que vai aumentando conforme a velocidade do carro. A trepidação não aumenta de intensidade mas sim de velocidade também. O mesmo acontece engatado ou desengatado.

            Ja calibrei as jantes e deram um checkup aos pneus e não notaram nada de especial e o sintoma continua. Como tenho os discos empenados, poderá vir daí?

            Cumps
            Só se estiverem mesmo muito empenados!
            Já alinhaste a direcção?
            Aconteceu-me uma semelhante e após alinhar direção e calibrar rodas cheguei à conclusão que era da porcaria dos pneus GoodYear NCT5! Quando os troquei ficou óptimo!

            Comentário


              #7
              Sim eu sei, à partida aqueles discos nunca foram rectificados, pelo menos tem bastante espessura ainda. No entanto quando for rectificar mando analisar e ver se é seguro efectuar essa operação. Com segurança é coisa que não gosto de brincar

              Comentário


                #8
                Já alinhei a direcção e ficou pouco melhor. Mas curiosamente os pneus são também uns Goodyear, mas uns Duragrip. Vou também tentar testar com outro conjunto de jantes / pneus para ver o resultado

                Comentário


                  #9
                  Vibração sem travagem, deve ser calibragem de pneus/alinhamento de direcção/pneus "quadrados"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Farang Ver Post
                    Vibração sem travagem, deve ser calibragem de pneus/alinhamento de direcção/pneus "quadrados"
                    Eu aposto nos pneus...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                      Já alinhei a direcção e ficou pouco melhor. Mas curiosamente os pneus são também uns Goodyear, mas uns Duragrip. Vou também tentar testar com outro conjunto de jantes / pneus para ver o resultado
                      Eu passei os pneus de trás para a frente (eram de outra marca) e notei logo a diferença!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                        Sim eu sei, à partida aqueles discos nunca foram rectificados, pelo menos tem bastante espessura ainda. No entanto quando for rectificar mando analisar e ver se é seguro efectuar essa operação. Com segurança é coisa que não gosto de brincar
                        Olá amigo esses sintomas podem ser dos pneus mas para isso também terá de se ouvir uma ressonância em andamento, se está alinhado, rodas calibradas sem empeno, e sem folgas na direcção, tem em atenção os amortecedores mas começa pelos pneus. À pneus que ficam rijos no rasto e deformam, basta uma ligeira deformação para isso acontecer mas como disse vais ouvir muito barulho dentro do carro, os discos também não será uma coisa a descartar. Experimenta calcar em cima do guarda lamas para ver se não está demasiado duro ou mole a suspensão, quantos km têm os amortecedores são a gás ou a óleo?
                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                          Boas,

                          Devido ao facto dos discos de travão dianteiros estarem empenados, pode haver trepidação na direcção mesmo sem ser em travagem?

                          É que ando a sentir uma trepidação que vai aumentando conforme a velocidade do carro. A trepidação não aumenta de intensidade mas sim de velocidade também. O mesmo acontece engatado ou desengatado.

                          Ja calibrei as jantes e deram um checkup aos pneus e não notaram nada de especial e o sintoma continua. Como tenho os discos empenados, poderá vir daí?

                          Cumps
                          O mais certo é teres dado cabo dos pneus.
                          Ou seja, por andares com os discos empenados, durante as travagens foste desequilibrando
                          os pneus.

                          Não serve de nada trocar de discos, pastilhas de travão, pneus, alinhar direcção, equilibrar
                          rodas, se não se fizerem em conjunto.
                          Ou seja, quando se troca de discos, deve trocar-se também as pastilhas. E se os discos
                          estiverem empenados, e assim tiverem sido usados durante algum tempo, então os pneus
                          devem ser trocados. E sempre que se trocam de pneus deve-se alinhar a direcção e equilibrar
                          as rodas.

                          Este é o único modo de resolver os problemas. Quaisquer "atalhos" a esta prática resultam
                          na danificação prematura dos órgãos onde se tentou "poupar".

                          Não alinhar a direcção e/ou equilibrar as rodas, dá cabo dos pneus, e dos discos.
                          Não trocar as pastilhas atempadamente, dá cabo dos discos.
                          Não trocar discos empenados, dá cabo dos pneus e desalinha a direcção.
                          Não trocar de pneus, desalinha a direcção, e empena os discos.

                          Conclusão:
                          Sempre que se detecta um defeito na ciclística deve-se resolver o mais cedo possível, para
                          evitar ter de resolver problemas adicionais.

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso agora que falas nos amortecedores, também é algo do qual já me lembrei..

                            Não sei quanto tempo terão os amortecedores pois não comprei o carro novo (na minha mão já fizeram 50 mil km), no entanto eu noto que os mesmos não estão a 100%. Quando acabo de parar completamente, sinto o carro a ficar a balouçar para cima e para baixo durante uns instantes e em curva algum adorno. Inicialmente ele não se comportava desta forma. Era bastante "rijo".

                            Os amortecedores são uns Kayaba Excel-G que pelas especificações são a gás. O grande "problema" é que o antigo dono rebaixou o carro, o que até dá um comportamento engraçado ao carro (o mesmo é algo alto de origem, um Rover 25 comercial) mas estes amortecedores normais, devem ir à vida num instante com aquelas molas. São umas H&R de 3cm, pelo menos no papel, se bem que me parece que pelo menos à frente o carro está mais baixo do que os 3cm

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                              Por acaso agora que falas nos amortecedores, também é algo do qual já me lembrei..

                              Não sei quanto tempo terão os amortecedores pois não comprei o carro novo (na minha mão já fizeram 50 mil km), no entanto eu noto que os mesmos não estão a 100%. Quando acabo de parar completamente, sinto o carro a ficar a balouçar para cima e para baixo durante uns instantes e em curva algum adorno. Inicialmente ele não se comportava desta forma. Era bastante "rijo".

                              Os amortecedores são uns Kayaba Excel-G que pelas especificações são a gás. O grande "problema" é que o antigo dono rebaixou o carro, o que até dá um comportamento engraçado ao carro (o mesmo é algo alto de origem, um Rover 25 comercial) mas estes amortecedores normais, devem ir à vida num instante com aquelas molas. São umas H&R de 3cm, pelo menos no papel, se bem que me parece que pelo menos à frente o carro está mais baixo do que os 3cm
                              Pois é e agora os pneus estão com problemas e os discos a ajudar à festa quando travas principalmente em curva.
                              Se colocares pneus novos rapidamente vai voltar ao mesmo,os pneus com o rolamento em estrada têm tendência a ficar duros no piso por causa do aquecimento devido ao atrito, (umas marcas mais do que outras) se algo não estiver bem na suspensão vai produzir irregularidades de desgaste no piso tipo o piso ondulado é um circulo vicioso uma coisa vai afectando outra e a suspensão rebaixada força muito os pneus no piso se os amortecedores não forem de qualidade e específicos para isso é uma desgraça.
                              Mas não disseste se o carro faz ou não uma ressonância anormal em andamento aí a partir dos 100/120Kmh em estrada com bom piso.

                              Mas isto é apenas a minha opinião pois não estou a ver o carro.
                              Cumprimentos
                              Editado pela última vez por Leopardo; 31 March 2011, 16:39.

                              Comentário


                                #16
                                Não noto muita ressonância..

                                Ontem para ajudar à festa, por causa de um esperto bati em cheio num buraco e acho que ainda ficou pior..

                                Estivemos a analisar hoje e parece que descobrimos finalmente de onde vem o vibrar. À partida vem de uma transmissão. Com o carro no elevador e engatado em 4ª o movimento da transmissão é tudo menos perfeita.. E há uma rotula e uns sinoblocos que também não estão nas melhores condições.

                                Comentário

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