Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Blue Auto 2011

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Blue Auto 2011

    NOTÍCIAS

    Toyota Auris Híbrido vence troféu Blue Auto 2011

    Numa cerimónia que teve lugar no hotel "The Oitavos", em Cascais, foram galardoados os troféus respeitantes ao troféu promovido pela AutoMotor, líder de vendas entre as revistas mensais dedicadas ao automóvel, em parceria com a Finicrédito/Finibanco e com o apoio da Ecolub. Sob o lema “O ambiente nem sempre é verde, também pode ser azul como o Planeta”, este troféu pretende, todos os anos, eleger os modelos mais sustentáveis do ponto de vista ecológico, lançados no ano anterior, em cada segmento.

    Este ano, o grande vencedor foi o Toyota Auris Híbrido, que triunfou na sua categoria e como vencedor absoluto. O troféu reservado para a Escolha do Leitor foi atribuido ao Alfa Romeo MiTo 1.4 MultiAir TCT Distinctive.



    Os restantes vencedores, foram:

    Utilitários – Suzuki Swift 1.2 VVT GLX A-Stop;



    Minimonovolumes – Hyundai ix20 Blue Comfort 1.4 CRDi;



    Familiares Compactos – Toyota Auris Híbrido;



    Carrinhas Familiares – Skoda Superb Break1.6 TDI Ambition Greenline;



    Monovolumes – Ford Grand C-MAX 1.6 TDCI Titanium First Edition;



    SUV – Hyundai ix35 Blue Comfort 1.7 CRDi.

    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por ricardoggon; 04 April 2011, 21:25.

    #2
    Tendo em conta o lema do concurso "O ambiente nem sempre é verde, também pode ser azul como o Planeta" e a sua tentativa de "eleger os modelos mais sustentáveis do ponto de vista ecológico", bem, acho que que as escolhas da revista deixam um pouco a desejar.

    Primeiro na questão cromática associada ao planeta... temos uma lista com tendência predominante de coisas movidas a gasóleo. Tendo em conta todos os problemas associados à qualidade do ar, devido à dieselização excessiva da Europa, não sei até que ponto escolher fumarolas fará sentido.

    Depois na questão da sustentabilidade.
    A escolha do Auris Hibrido deixa muito a desejar, e deixa no ar se realmente percebem o que significa fazer escolhas sustentáveis, que não se limitam apenas à utilização do objecto, mas a tudo, desde produção, transporte, utilização e até a "morte" do mesmo, envolvendo questões de reutilização e reciclagem.
    Ora bem, pegando só no aspecto das baterias, que têm de viajar quase meio mundo para serem montadas no carro, a sustentabilidade sofre um grande revés.

    Quando tivermos carros que possam recorrer quase exclusivamente aos recursos existentes na proximidade da fábrica de montagem, de modo a reduzir a enorme logistica associada à produção de componentes (basta ver a quantidade de fábricas a nivel mundial que o sismo do Japão afectou); quando tivermos carros que possam ser reciclados a 100% ou que certos componentes possam ganhar nova vida com outras funções ou até transitar para outros modelos; quando tivermos carros que não tenham ciclos de vida curtos, geralmente abaixo da década, dado a complexidade cada vez maior do uso de software que em muitos casos, tem tempo de vida bastante limitado sem possibilidade de upgrade passado o ciclo de vida comercial do produto; aí sim, talvez poderemos falar de uma industria sustentável.

    Até lá apenas temos operações de optimização dos métodos já usados aos anos. Põe-se uns paineis solares na fábrica, talvez um gerador eólico, reduz-se consumos e emissões nos testes homologados, e pouco mais vemos fazer.
    É realmente necessário uma mudança de paradigma.
    E não focar apenas na utilização do carro a obtenção destes pseudo-prémios eco-crap.

    Mas prontos... deve dar para uma campanhazinhas e uns autocolantes nos carros premiados.

    E como nota final... um SUV premiado. Um veículo que é concebido de origem para pouco ou nada ser optimizado nestas questões, já que pega no hardware de tipologias comuns e apenas piora todas as suas caracteristicas. Lindo!

    Comentário


      #3
      isto é uma maneira do grupo da automotor dar uns miminhos aos anunciantes do sector

      Comentário


        #4
        O facto é que temos de começar por algum lado meus amigos. Estes prémios não são nada por aí além, mas os veículos premiados terão algo de especial perante a lista de 29. Acho que estes foram os que se destacaram dentro do seu segmento, mas como a preferência é muito subjectiva, estes prémios são algo relativos quando se fala em escolher algum dos carros em competição para este prémio.

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X