Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Credibilidade dos testes dos amortecedores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Credibilidade dos testes dos amortecedores

    Hoje mudei os amortecedores do carro da maria, atingiu a marca dos 100 mil kms e por opção minha coloquei uns novos (KYB excel-g) , isto apesar de na IPO terem um resultado de 75% .

    Depois de desmontar os amortecedores de origem, pressionei o espigão e ele já nem voltou á posição inicial. Estavam completamente "mortos".

    Depois não me admira que andem ai carros com 100, 200 ou 300 mil com amortecedores de origem, mas como têm excelentes resultados nas IPO's nunca os mudam a não ser que comecem a babar óleo

    Acho que os amortecedores deviam fazer parte do plano de manutenção, ao fim de X kms deviam ser trocados. Não concordam?

    #2
    E depois de montar os amortecedores novos o carro até ficou com um andamento mais suave e seguro, certo? Também concordo que deviam ser mudados como se muda o oleo de X em X Km's.

    Comentário


      #3
      sim, mais confortável (apesar dos de origem serem a óleo) e alguns barulhos em mau piso desapareceram

      Comentário


        #4
        Esqueceste que nas IPO as molas dos carros aldrabam a prova dos amortecedores.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Esqueceste que nas IPO as molas dos carros aldrabam a prova dos amortecedores.

          E não só, até o ter os pneus com menos pressão acaba por influenciar nas IPO.


          E sim, sou mais um que concorda plenamente que as marcas deviam colocar os amortecedores, também como um item a mudar ao fim de uns 100.000km (no limite)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
            Depois de desmontar os amortecedores de origem, pressionei o espigão e ele já nem voltou á posição inicial. Estavam completamente "mortos".

            Por acaso sabes qual é a diferença entre um amortecedor e uma mola?

            Se o amortecedor se comportasse como uma mola, o que é que estava lá a fazer?

            Comentário


              #7
              Essa parte de fazer parte da manutenção periodica não agrada.

              Comentário


                #8
                Não faz sentido estipular uma quilometragem limite a amortecedores. Um carro que circule constantemente em muito mau piso vai estoirar esses elementos incomparavelmente mais cedo que outro circule só em bom piso. 100000Km pode ser muito tarde para uns e muito cedo para outros.
                Tem de passar sempre por testes. Agora, deviam arranjar forma de os testar mais correctamente, talvez, sim.

                Comentário


                  #9
                  Rca, só posso concluir que nunca mexeste em amortecedores novos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    Esqueceste que nas IPO as molas dos carros aldrabam a prova dos amortecedores.
                    Eu ja vi oficinas que tem maquinas de teste mas o sistema é o mesmo das ipos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                      Não faz sentido estipular uma quilometragem limite a amortecedores. Um carro que circule constantemente em muito mau piso vai estoirar esses elementos incomparavelmente mais cedo que outro circule só em bom piso. 100000Km pode ser muito tarde para uns e muito cedo para outros.
                      Tem de passar sempre por testes. Agora, deviam arranjar forma de os testar mais correctamente, talvez, sim.

                      Sim, é verdade que o tipo de piso em que se circule, influência e muito o desgaste dos amortecedores.

                      Mas da minha parte, falei na estipulação de quilometragem, pela falta de teste mais fidedignos.

                      Mas concordo plenamente que deveria ser arranjado outra forma de testar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                        Eu ja vi oficinas que tem maquinas de teste mas o sistema é o mesmo das ipos
                        Eu já vi uma oficina em que o método não é bem como o das IPO.

                        O carro parava em cima do sensor/barra que media o amortecimento, mas havia género de uma pequena plataforma que elevava o carro para aí uns 10 centímetros, sendo que depois essa plataforma descia rapitadamente e era nesse impacto repentino que era medido o amortecimento.

                        Comentário


                          #13
                          mas por exemplo, no caso da correia de distribuição também se troca ao fim de X kms ou ao fim de X anos. Até pode estar boa na altura da troca mas troca-se..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                            mas por exemplo, no caso da correia de distribuição também se troca ao fim de X kms ou ao fim de X anos. Até pode estar boa na altura da troca mas troca-se..

                            Lá isso é verdade.

                            Portanto e na falta de melhor, a solução seria aconselhar a troca tendo por base uma determinada quilometragem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                              mas por exemplo, no caso da correia de distribuição também se troca ao fim de X kms ou ao fim de X anos. Até pode estar boa na altura da troca mas troca-se..
                              Mas o seu desgaste não varia tanto de carro para carro do mesmo modelo como acontece com os amortecedores.
                              Não é suposto o teste da ipo analisar se há diferenças entre os amortecedores do mesmo eixo, ao invés do estado individual dos mesmo?

                              Comentário


                                #16
                                E como e onde posso eu fazer um teste aos meus amortecedores?

                                Os testes da IPO a mim pouco me dizem, preciso de um mesmo "real"!

                                Comentário


                                  #17
                                  O melhor teste é com o amortecedor fora do carro, testado directamente. Mas só o custo de mão-de-obra de desmontar tudo e voltar a montar torna uma operação inviável.

                                  Uma altura testei na Pneuvita os de trás dava 30%!
                                  Feito outro teste noutro lado dava 90%!!!!!
                                  Tiradas as teimas num 3º sítio deu 85%!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O melhor teste continuam ser estes:

                                    Abanar o carro de lado e ver quantas vezes ele demora a voltara á posição inicial (mais de 3 já está na altura de começar a pensar em trocar) e o proprio condutor notar na sua condução que algo não está como devia (mas isso só acontece com condutores experientes e/ou conscientes).

                                    Eu, por regra geral, quando chega por volta dos 100 mil quilómetros começo e pensar em trocar (mas isto é regra geral pois cada caso é um caso).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu na IPO, já passei com um carro com amortecedores a passarem os 200K e um outro com mais de 30 anos com os amortecedores traseiros de origem e obviamente nas lonas(Para não me baterem, é um clássico e só sai de vez em quando) e a resposta deles à minha inquirição sobre o estado dos amortecedores:
                                      Estão como novos...

                                      Disseram-me que para eles só conta o diferencal entre o rodado esquerdo e direito que não pode exceder certos valores. Assim, não podem ir com um amortecedor novo do lado direito e um nas lonas do lado esquerdo, mas se forem com os dois nas lonas, passam...

                                      Na última revisão do meu Vectra, na Opel, com quase 200K, perguntei pelo estado dos amortecedores e pedi um teste. Fui informado que não têm máquina de teste de suspensões.

                                      De seguida pegaram numa lanterna e um minuto depois confirmaram-me que estavam bons!
                                      Conclusão, à falta de material necessário para se veriguar da eficácia dos amortecedores, se babarem óleo vão pró lixo, se estiverem secos ainda que tenham 1000K estão bons

                                      É óbvio que amortecedores com 200K já tiveram melhores dias, ainda que se ande todos os dias em AE. Creio que as marcas preconizam a mudança dos mesmos por volta dos 40K-60K.

                                      Cumps!
                                      Editado pela última vez por campos1; 10 April 2011, 19:44.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                        Rca, só posso concluir que nunca mexeste em amortecedores novos.
                                        De facto não...

                                        Em 1996 ajudei a trocar os do meu clio por uns novos, mas se calhar nunca mexi...

                                        Talvez me possas tu dizer como é.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Duplicado
                                          Editado pela última vez por rca33; 10 April 2011, 22:09.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não me matem por aquilo que vou dizer mas...

                                            Eu no meu Vectra (2.0DTI Sport) já estou com 195000Km e ainda andam os de origem...

                                            Por incrível que pareça vou ter de troca-los não por ficarem muito moles, tipo barco...mas sim por ficarem duros quase pedra.
                                            Qualquer buraco ou lomba sinto pancadas secas.

                                            Cumprs

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vipauer Ver Post
                                              Não me matem por aquilo que vou dizer mas...

                                              Eu no meu Vectra (2.0DTI Sport) já estou com 195000Km e ainda andam os de origem...

                                              Por incrível que pareça vou ter de troca-los não por ficarem muito moles, tipo barco...mas sim por ficarem duros quase pedra.
                                              Qualquer buraco ou lomba sinto pancadas secas.

                                              Cumprs
                                              Não me digas que estão tão mortos que já não voltam para cima e está o espigão todo para baixo

                                              E eu que ando a adiar a troca dos mesmos no Safrane....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                De facto não...

                                                Em 1996 ajudei a trocar os do meu clio por uns novos, mas se calhar nunca mexi...

                                                Talvez me possas tu dizer como é.
                                                Se pegares nos novos e encolheres o espigão ele volta logo ao sitio se o largares, nos velhos nem se mexeu, ficou encolhido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                  Se pegares nos novos e encolheres o espigão ele volta logo ao sitio se o largares, nos velhos nem se mexeu, ficou encolhido.
                                                  Então deixa-me colocar-te a questão de outra forma.

                                                  Tu conseguias à mão puxar e empurrar o amortecedor rapidamente para dentro e para fora?

                                                  Se tu tivesses um carro com molas e sem amortecedor, o carro ao passar num buraco faria na mesma o curso de suspensão para baixo e depois novamente para cima.
                                                  O que aconteceria é que esse seria um efeito típico de uma mola, em que ficarias sem a estabilização desse mesmo movimento, ou dito de outra forma, sem o amortecimento desse mesmo movimento.

                                                  Ao contrário da imagem que me parece que tu tens do amortecedor, ele não está lá para te manter a suspensão "em cima" (para isso está lá a mola), mas sim para diminuir a velocidade da mola, fazendo assim o amortecimento.

                                                  Ou seja, quanto maior for a velocidade do movimento, maior é a resistência que o amortecedor tem de criar.

                                                  Ou eu muito me engano, ou tu estás a olhar para o amortecedor como se fosse uma mola, motivo pelo qual te deixo aqui um link (que me parece haver mais quem precise de ler):

                                                  http://www.howstuffworks.com/car-suspension2.htm

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Uma coisa é certa, o espigão do amortecedor tem tendência a contrariar o movimento que se lhe impõe (empurrar para dentro), regressando à posição inicial.

                                                    Isto com eles cá fora porque para os colocarmos no sítio é preciso fazer pressão para o encaixarmos no local devido, ficando justinhos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Era preciso fazer alguma pressão para o espigão encolher, depois larguei e vi as diferenças não andei a puxar nada.

                                                      Se achas que é normal um espigão encolher e não regressar á posição inicial, se calhar era melhor andarmos só com molas no carro..

                                                      O DeCeIi já está a ver a coisa, tens é de meter a mão na massa quando trocares os teus amortecedores

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        De facto os amortecedores são componentes vitais de qualquer carro. E fazem parte do "trio maravilha" Suspensão-Travões-Direcção, fundamentais para a segurança activa.

                                                        Não concordo com a obrigatoriedade de substituir os amortecedores de acordo com um plano de manutenção periódica. As razões são simples e já aqui alguém as mencionou. O desgaste varia com o tipo de piso onde se circule habitualmente, com o tipo de carga, etc, etc...São tantas as variáveis que se torna inexacto estabelecer uma quilometragem limite. Além disso, há que pensar na componente financeira, é que os amortecedores não são baratos. Deitar fora amortecedores a trabalhar a 75% é deitar dinheiro fora. A não ser que se conduza sempre a "rasgar", qual piloto de testes em autódromo...

                                                        Também não acho boa idéia testar amortecedores a "olhómetro". Isso de pôr o carro a abanar e ver quantas vezes anda para baixo e para cima, desculpem-me, mas não presta para nada. Recomendado é fazer o teste com aparelhos de medição próprios.

                                                        Minha opinião, claro!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Então deixa-me colocar-te a questão de outra forma.

                                                          Tu conseguias à mão puxar e empurrar o amortecedor rapidamente para dentro e para fora?

                                                          Se tu tivesses um carro com molas e sem amortecedor, o carro ao passar num buraco faria na mesma o curso de suspensão para baixo e depois novamente para cima.
                                                          O que aconteceria é que esse seria um efeito típico de uma mola, em que ficarias sem a estabilização desse mesmo movimento, ou dito de outra forma, sem o amortecimento desse mesmo movimento.

                                                          Ao contrário da imagem que me parece que tu tens do amortecedor, ele não está lá para te manter a suspensão "em cima" (para isso está lá a mola), mas sim para diminuir a velocidade da mola, fazendo assim o amortecimento.

                                                          Ou seja, quanto maior for a velocidade do movimento, maior é a resistência que o amortecedor tem de criar.

                                                          Ou eu muito me engano, ou tu estás a olhar para o amortecedor como se fosse uma mola, motivo pelo qual te deixo aqui um link (que me parece haver mais quem precise de ler):

                                                          http://www.howstuffworks.com/car-suspension2.htm
                                                          Concordo (bom post).
                                                          Corrijam-me se estiver enganado. Os amortecedores a gás comportam-se, em vazio, como se tivessem uma mola adicional, certo? Daí haver o tal movimento de recuperação do espigão central?...

                                                          Logicamente, se estiverem descarregados, essa recuperação não acontece...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso do olhómetro não dá mesmo, basta o perfil do pneu ser mais alto que o carro vai abanar mais, basta o carro ter suspensão desportiva que o carro (arrisco a dizer) nem abana..

                                                            ou então colocar mais uns sensores em cada amortecedor para verificar se estão KO ou não Se até as escova dos limpa vidros já trazem uma marca que muda de cor se está na altura de mudar..

                                                            A questão é se existe máquinas que avaliem de forma credivel o estado dos amortecedores.. Á falta de melhor, acho uma boa ideia trocar aos 100 mil..
                                                            Prax, qual seria na tua opinião a alternativa melhor?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X