É as 4 rodas e travam mais a frente do que atrás. Devido a distribuição de peso na travagem, (peso concentrado a frente) e assim evitar que as rodas atrás bloqueiem e o carro entre em pião (em curva).
Trava sempre com as 4 em geral o sistema tem 2 circuitos sendo cruzado, ou seja a roda da frente esquerda está no mesmo circuito da de trás da direita e a da frente da direita está no mesmo circuito da de trás da esquerda, assim se falhar um circuito nunca ficamos sem travões. Claro que a força de travagem é superior nas rodas da frente.
Em alguns carros tem um sensor no eixo traseiro para medir a carga que o eixo sofre, e em virtude disso a percentagem de travagem no eixo traseiro aumenta ou diminiu.
Trava sempre com as 4 em geral o sistema tem 2 circuitos sendo cruzado, ou seja a roda da frente esquerda está no mesmo circuito da de trás da direita e a da frente da direita está no mesmo circuito da de trás da esquerda, assim se falhar um circuito nunca ficamos sem travões. Claro que a força de travagem é superior nas rodas da frente.
Trava sempre com as 4 em geral o sistema tem 2 circuitos sendo cruzado, ou seja a roda da frente esquerda está no mesmo circuito da de trás da direita e a da frente da direita está no mesmo circuito da de trás da esquerda, assim se falhar um circuito nunca ficamos sem travões. Claro que a força de travagem é superior nas rodas da frente.
Há vários anos, alguns carros apenas tinham travões de tambor tanto à frente como atrás (lembro-me do Mini, só como exemplo, Citroen 2CV, Dyanes, etc.) e travavam!
E, já antevendo a próxima questão, se o carro tiver ABS (e ESP e ASR e etc.) também trava às 4 rodas, tenha discos ou tambores à frente ou atrás.
Para que servem os travões ?
Muitas vezes me faço essa pergunta, mas de outra maneira. Para que julgam os condutores que servem os travões. Eu sei que servem para diminuir a velocidade do carro tendo mesmo o poder de o fazer parar. Mas... vejo condutores a utilizar os travões sempre, mesmo quando não são necessários.
Há um jogo que gosto de fazer com a minha esposa que não conduz. Faço bastantes kilometros em estradas secundárias e facilmente encontro outros veiculos á frente. O jogo consiste em contar quantas vezes o carro da frente acende os stops (trava) sem eu travar um única vez.
Passam-se kilometros e kilometros sem eu meter o pé ao travão e o outro condutor com somas consideráveis de travagens. Deduzo que os travões dele possam ter alguma outra aplicação que desconheço.
Como é lógico travo quando tenho de travar mas menos de 1/10 do que o outro trava. Como é lógico também, estou sempre com atenção ás distâncias de segurança, á velocidade nas curvas, aos possiveis obstáculos que o condutor da frente e eu possamos apanhar.
Experimentem e digam alguma coisa.
P.S. Não começem a bater nos da frente só para não contarem a travagem. ;)
Para que servem os travões ?
Muitas vezes me faço essa pergunta, mas de outra maneira. Para que julgam os condutores que servem os travões. Eu sei que servem para diminuir a velocidade do carro tendo mesmo o poder de o fazer parar. Mas... vejo condutores a utilizar os travões sempre, mesmo quando não são necessários.
Há um jogo que gosto de fazer com a minha esposa que não conduz. Faço bastantes kilometros em estradas secundárias e facilmente encontro outros veiculos á frente. O jogo consiste em contar quantas vezes o carro da frente acende os stops (trava) sem eu travar um única vez.
Passam-se kilometros e kilometros sem eu meter o pé ao travão e o outro condutor com somas consideráveis de travagens. Deduzo que os travões dele possam ter alguma outra aplicação que desconheço.
Como é lógico travo quando tenho de travar mas menos de 1/10 do que o outro trava. Como é lógico também, estou sempre com atenção ás distâncias de segurança, á velocidade nas curvas, aos possiveis obstáculos que o condutor da frente e eu possamos apanhar.
Experimentem e digam alguma coisa.
P.S. Não começem a bater nos da frente só para não contarem a travagem. ;)
Simples.
Usas muito mais a caixa e, consequentemente, a embraiagem.
Se a manipulação da caixa acendesse uma luzinha atrás, haveria condutores que diriam que a tua caixa/embraiagem tem uma função estranha que a deles não tem.
Para que servem os travões ?
Muitas vezes me faço essa pergunta, mas de outra maneira. Para que julgam os condutores que servem os travões. Eu sei que servem para diminuir a velocidade do carro tendo mesmo o poder de o fazer parar. Mas... vejo condutores a utilizar os travões sempre, mesmo quando não são necessários.
Há um jogo que gosto de fazer com a minha esposa que não conduz. Faço bastantes kilometros em estradas secundárias e facilmente encontro outros veiculos á frente. O jogo consiste em contar quantas vezes o carro da frente acende os stops (trava) sem eu travar um única vez.
Passam-se kilometros e kilometros sem eu meter o pé ao travão e o outro condutor com somas consideráveis de travagens. Deduzo que os travões dele possam ter alguma outra aplicação que desconheço.
Como é lógico travo quando tenho de travar mas menos de 1/10 do que o outro trava. Como é lógico também, estou sempre com atenção ás distâncias de segurança, á velocidade nas curvas, aos possiveis obstáculos que o condutor da frente e eu possamos apanhar.
Experimentem e digam alguma coisa.
P.S. Não começem a bater nos da frente só para não contarem a travagem. ;)
Simples.
Usas muito mais a caixa e, consequentemente, a embraiagem.
Se a manipulação da caixa acendesse uma luzinha atrás, haveria condutores que diriam que a tua caixa/embraiagem tem uma função estranha que a deles não tem.
PS: eu tb quase não uso travão... [8)]
eu tambem mas agora tenho que me curtar é que a enmbraiagem está nas coves.
e com estrada dá para divertir travando com a caixa, quando se tem um RWD e estrada molhada.
Comentário