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Mazda 6 ficou em modo "árvore de natal" toda a noite e não pega

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    Mazda 6 ficou em modo "árvore de natal" toda a noite e não pega

    Olá a todos. Volto a colocar aqui um problema indirecto já que se passou hoje com um amigo meu.

    Ele deixou a chave na ignição da Mazda toda a noite, em modo árvore de natal (chave rodada até ao último slot antes de activar o arranque) e hoje quando lá foi e deu à chave o motor de arranque arranhava e o carro não pega.

    Tentaram fazer ligação à bateria de um Ford Focus mas acontece o mesmo.

    Será o motor de arranque que foi à vida?

    #2
    Ao por a trabalhar não fazia um barulho tipo: "tac tac tac tac" ?

    Se sim, foi a bateria que foi de vela

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
      Ao por a trabalhar não fazia um barulho tipo: "tac tac tac tac" ?

      Se sim, foi a bateria que foi de vela
      Obrigado pela resposta!

      Sim, fazia! Mesmo com ligação da outra bateria faz esse barulho... Se fosse só bateria não ligaria com a ligação?

      Comentário


        #4
        Deixaram algum tempo o Focus lá pendurado?

        O Focus estava minimamente acelerado quando deram à chave do Mazda?

        O Focus é gasolina ou Diesel?

        Se o focus for a gasolina e a 6 for diesel muito provavelmente o Focus não terá força para mexer a 6 pois o diesel puxa muito mais pela bateria no arranque.

        Cuidado com a velas de incandescência da 6. Poderão de algum modo estar queimadas?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
          Obrigado pela resposta!

          Sim, fazia! Mesmo com ligação da outra bateria faz esse barulho... Se fosse só bateria não ligaria com a ligação?
          De nada!

          Depende, se a bateria estiver mesmo morta penso que não ligava. Já agora, quando ligaram aos cabos manteram o carro dador (Focus) acelerado durante um bocado para a bateria ganhar um pouco de energia?

          Edit: O chicolaranja foi mais rápido que eu

          Comentário


            #6
            Conclusão: nunca deixar a chave em modo árvore de natal (a não ser que seja mesmo Natal?) ...
            Desculpa a piada, e concordo com os colegas anteriores em relação à bateria.
            E por via das dúvidas, quando o carro estiver operacional, levava-o à máquina para despistar erros ou eventuais anomalias...

            Comentário


              #7
              E o diâmetro dos cabos é o adequado? É que já me aconteceu um carro não pegar com uns cabos (até começaram a derreter), comprei uns com maior diâmetro e pegou logo (desligar a bateria "morta" e ligar directamente aos cabos).

              Comentário


                #8
                Basicamente já foi tudo dito.

                Quando tentaram colocar o motor do Mazda em marcha, poderiam ter deixado (se é que não o fizeram) o Focus a trabalhar ou até mesmo, levar as rotações para as 2500rpm e aí ficar, enquanto se tenta colocar o 6 a funcionar.

                Depois e como referido, há a questão dos cabos.

                Comentário


                  #9
                  Aconteceu o mesmo esta semana ao C1 da minha namorada. Ainda tentamos fazer a ligaçao a uma scenic, mas a bateria morreu mesmo.

                  Pos-se nova bateria e o assunto ficou resolvido.

                  No entanto, faz o seguinte teste: buzina e da a chave a buzinar. Se a buzina for abaixo e porque a bateria morreu.

                  Comentário


                    #10
                    Sim

                    Se até a buzina morrer esquece, está completamente descarregada.

                    Pode não ser necessário substituir......... mas apenas dar-lhe uma carga (um carregador de jeito e umas horas ligada à máquina e pode ficar como nova)

                    Que idade tem a bateria?

                    É preciso ver que no modo II da chave está tudo e mais alguma coisa ligado: sensores para tudo e mais alguma coisa, rádio, centralina, etc.......

                    Comentário


                      #11
                      Não terá sido a bobine de chamada a morrer? Sempre me disseram que não se deve deixar a ignição ligada muito tempo, por exemplo, para ficar com o rádio ligado..

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado a todos pelas respostas. Era mesmo a bateria. Veio um colega com o seu jump starter e a o motor ligou logo. A bateria tb já está carregada

                        Comentário


                          #13
                          Só um conselho, dar cabos a carros novos, desligar sempre o carro dador, não imaginam o que picos de corrente fazem a electrónica..

                          Comentário

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