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Consumo real diferente ao do computador de bordo!!

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    Consumo real diferente ao do computador de bordo!!

    Boas, sempre comprei o suzuki swif 1.3 glx de 2007/06 com 30000km, e estou muito satisfeito com ele. Só que tenho vindo a reparar que o carro gasta mais do que indica o computador de bordo. Gostava de saber se é normal estar a gastar 7l /100km reais e apontar 6l /100km no computador de bordo?
    Cump´s

    #2
    so para dizer que ando sempre devagar ( 2000rpm e as 3000rpm). . . .

    Comentário


      #3
      Como é que estás a fazer as contas?

      A única forma mais ou menos fidedigna de fazer isso é atestar o depósito e fazer reset à média, andar enquanto der e voltar a atestar e calcular a média, comparando aí com o que diz o CB

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por David1988 Ver Post
        so para dizer que ando sempre devagar ( 2000rpm e as 3000rpm). . . .
        O problema é mesmo esse, andas demasiado devagar.
        O teu carro tem estas "specs"
        Maximum power
        EEC 67.9 PS (67 bhp) (50 kW)
        @ 6000 rpm Specific output
        EEC 51.6 bhp/litre
        0.85 bhp/cu in Maximum torque
        EEC 99.0 Nm (73 ft·lb) (10.1 kgm)
        @ 3500 rpmIsto significa que a faixa útil do motor se situa entre as 3500-6000 rpm.
        Se andares sempre abaixo das 3500 vais ter consumos mais elevados.
        Quanto à discrepância com o CB, só podes avaliar e aferir com algum rigor com o velho método - deposito cheio a deposito cheio...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por David1988 Ver Post
          Boas, sempre comprei o suzuki swif 1.3 glx de 2007/06 com 30000km, e estou muito satisfeito com ele. Só que tenho vindo a reparar que o carro gasta mais do que indica o computador de bordo. Gostava de saber se é normal estar a gastar 7l /100km reais e apontar 6l /100km no computador de bordo?
          Cump´s
          Não é normal. O normal é marcar no CB o que realmente está a consumir. No entanto também tive uma A4 que era sempre "amiga". O consumo real era sempre superior ao quemarcava no CB:

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            #6
            Já fiz com o depósito cheio. E agora tenho feito com o sinal de reserva do carro. Acende a luz da reserva e eu meto 10€ e ele faz me 80km. Depois faço as contas! 10€ Deu me 6.6 litros que fez 80km, faço a regra 3 simples e tenho o resultado aos 100km/l de 8.25l. . . .
            Não sabia era disso das rotações úteis a partir das 3500rpm . . . Assim quer dizer que a partir dai poupa mais gasolina?!
            Já agora qual e o óleo mais correcto para este motor 1.3glx de 92cv a gasolina?? O qual o recomendado por o fabricante??
            Cump´s

            Comentário


              #7
              Andar a mais de 3500rpm significa que o motor tem mais disponibilidade... mas não significa que consome menos (antes pelo contrário).

              Pela minha experiência (o meu carro não é um Suzuki), mesmo com 30 e 40 litros de combustível, meter combustível ao acender a luz da reserva tem um erro muito significativo.
              Até porque a luz pode acender não pelo número de litros que tem no depósito mas sim pelos km que ainda pode percorrer consoante a média dos últimos km.

              Comentário


                #8
                Então sendo assim atesto o deposito. E depois faço a média? Qual seria a media que o carro deveria fazer? Se não estou enganado o carro devia fazer 5.1 estrada / 6.2 misto / 8 cidade !!!
                Haver alguma coisa a fazer aumentar o consumo? Quais e que puderam ser os problemas?
                Cump´s

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                  Se andares sempre abaixo das 3500 vais ter consumos mais elevados.
                  ?

                  Comentário


                    #10
                    Eu como sou um bocado maluco encho sempre até disparar a mangueira e na mesma bomba, é a meu ver o único método fiável. Bate quase sempre certo com o CB e das poucas vezes que difere felizmente é para menos, de qq das maneiras a média do CB é uma estimativa.

                    A desvantagem de encher sempre o deposito é de andar a carregar o peso dele de um lado para o outro, mas n tenho paciência para passar a vida a meter gasóleo, ainda há uns minutos fiquei sem 70€ na carteira

                    Comentário


                      #11
                      Como já referido, o método mais fededigno para aferir a média, é com depósitos cheios.

                      Comentário

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