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106 1.1 vs saxo 1.5 vs corolla 1.4 [Optou-se pelo SAXO]

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    106 1.1 vs saxo 1.5 vs corolla 1.4 [Optou-se pelo SAXO]

    Preciso de um carro que será para fazer poucos quilometros. Contudo se se optar pelo diesel, alivia-se o ritmo dos outros diesel ca de casa...

    qual dos 3 será a melhor compra?

    - o corolla 1.4 vvti é de 2001 3portas, com AC tem 150.000km e custa 2700€ (precisa de reparação no valor de 500€) fica em 3200€ deve ser carro para gastar uns 8,5 na cidade

    - o saxo 1.5 diesel de 1998 ainda não sei quantos quilometros tem (creio que) cerca de 200.000km tem AC e jantes de liga leve. pedem 2800€ (talvez baixe qualquer coisa). o carro está mesmo igual a este. Deve gastar uns 6 litros na cidade.

    - o peugeot 106 1.1 1995 e, de acordo com o que o vendedor informa, tem pneus novos, embraiagem nova, AC e pastilhas novas. O carro é este e pedem 750€. Creio que gaste uns 7 litros na cidade...

    Não há duvida que o corolla é "mais carro", mas também é o mais gastador...

    O saxo gasta pouquinho, tem a vantagem de ser diesel (há sempre mais procura numa futura venda)

    o 106 é barato, não parece ter despesas a fazer e fico desenrascado...


    que vos parece?
    Editado pela última vez por LH; 27 April 2011, 11:42.

    #2
    Dependendo do dinheiro que tens para gastar, escolheria entre os 2 franceses: se podes gastar o dinheiro que o Saxo custa, eu iria para esse: tem a vantagem de ser mais recente e de ser muito económico. O 106 é bom se não pretendes gastar muito dinheiro agora com a aquisição. O Corolla fica de fora por motivo de custos.

    Comentário


      #3
      Não abriste já um tópico com o mesmo objectivo? Ou é impressão minha?

      O 106 1.1 é carro para fazer menos que 7 litros, mesmo em cidade e o Saxo é mais poupado que os 6 que falas.
      A não ser que vivas numa cidade tipo Covilhã.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por catalao Ver Post
        Não abriste já um tópico com o mesmo objectivo? Ou é impressão minha?

        O 106 1.1 é carro para fazer menos que 7 litros, mesmo em cidade e o Saxo é mais poupado que os 6 que falas.
        A não ser que vivas numa cidade tipo Covilhã.

        o carro irá andar por Lisboa de manha e à tarde, com trajectos de apenas 10min (mal aquece) e nessa fase os carros consomem um pouco mais. O ibiza 1.9tdi 90cv neste trajecto fazia cerca de 6,3. Prefiro contar com os consumos que apontei, no entanto acredito que façam um pouco menos.

        Comentário


          #5
          tive a ver melhor o saxo e parece porreiro, tem lá um barulho, mas seria entregue já arranjado. Ele não baixa dos 2800€. Marca 182.000km.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LH Ver Post
            tive a ver melhor o saxo e parece porreiro, tem lá um barulho, mas seria entregue já arranjado. Ele não baixa dos 2800€. Marca 182.000km.
            É pena o vendedor não baixar. Por 2500€ era um grande negócio, e esse parece estar muito bem estimado. Se achas que o diesel vai compensar, avança. Caso contrário, o Toyota também me parece que é bem comprado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
              É pena o vendedor não baixar. Por 2500€ era um grande negócio, e esse parece estar muito bem estimado. Se achas que o diesel vai compensar, avança. Caso contrário, o Toyota também me parece que é bem comprado.

              o saxo não é o do link, mas é igual. Não está tão estimado quanto esse do link, mas não parece estar mau. Realmente é pena ele não baixar o preço, contudo, penso que pelos 2800€ não é mau negocio. Os pneus estão bons e o mecanico disse-me que a correia de distribuição foi mudada à pouco tempo. Não desconfio tanto da conversa do mecanico, porque já o conhecemos à mais de 15anos.


              o corolla actualmente está por 2550€. Mas como precisa de reparação de chapa e de carregar o AC, conto gastar nele uns 500€.

              Creio que vou optar mesmo pelo saxo, visto que gasta bem menos, também é fiavel e no futuro vende-se com mais facilidade.
              Editado pela última vez por LH; 27 April 2011, 16:51.

              Comentário


                #8
                de facto se é somente para o ambiente citadino, o Saxo irá fazer-te óptimos consumos.

                Basta ver o caso do MetalKing com os consumos que consegue no dele. (http://forum.autohoje.com/threads/33...carros/page235)

                Mas mesmo numa condução normal, acredito que seja carro para fazer uns 4,5.

                Comentário


                  #9
                  eu ia para o pug 1.1, em que fazes 6.5l aos 100 ou entao o saxo, que te faz 5 ou 5.5l. o corolla ficaria sem efeito, pois precisa de arranjos.

                  tenta negociar com o do saxo mais um pouco ou que te ofereça o registo.

                  Comentário


                    #10
                    Ao preço que compras o Saxo, já nem vai desvalorizar muito numa próxima venda!

                    No meu estou a fazer 4.1l/100kms, em nacionais nas calmas, como deves saber não é carro para corridas!

                    Depois abre o teu Diário de Bordo!

                    Comentário


                      #11
                      em principio fico com o saxo, vamos la ver se o vendedor baixa qualquer coisa no valor.

                      Comentário


                        #12
                        A meu ver o preço do Peugeot 1.1 é de arromba e anula por completo em termos económicos as outras alternativas logo à partida. Para carro de "desenrascar" iria certamente para esse e nem gasta nada por aí além. Seria a minha escolha se estivesse nessa situação. Além disso é outro mundo em tranquilidade a bordo quando comparado com o Saxo 1.5D, já andei em ambos e o ruído/vibrações são incomparáveis.
                        Editado pela última vez por GPL; 27 April 2011, 22:20.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                          A meu ver o preço do Peugeot 1.1 é de arromba e anula por completo em termos económicos as outras alternativas logo à partida. Para carro de "desenrascar" iria certamente para esse e nem gasta nada por aí além. Seria a minha escolha se estivesse nessa situação. Além disso é outro mundo em tranquilidade a bordo quando comparado com o Saxo 1.5D, já andei em ambos e o ruído/vibrações são incomparáveis.
                          Essa também é uma verdade.

                          É que a diferença de um para o outro, são sensivelmente 2000€, o que dá para muito combustível.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Essa também é uma verdade.

                            É que a diferença de um para o outro, são sensivelmente 2000€, o que dá para muito combustível.
                            Eu sinceramente nem ponderava um minuto, a diferença de preço é absurda. A menos que a versão a gasolina fosse muito gastadora (o que é mentira) o veículo diesel nunca teria o mínimo motivo para custar uma percentagem tão elevada face ao 106.
                            O preço do gasóleo está cada vez mais próximo do da gasolina e vai surgir (pelo que a UE diz) um imposto extra sobre o gasóleo que aumentará o preço em 15%. Também se diz que os ISP são ser mexidos cá em Portugal, o da gasolina pouco pode subir mais mas quanto ao do gasóleo até estar igual ao da gasolina ainda pode levar um agravamento brutal...
                            Com os preços de combustível iguais, não há qualquer justificação para apesar dos poucos anos a menos e alguns kms a mais custar mais 2000€. De racional tem pouco e é um veículo onde duvido que se pense sequer em retomas no futuro

                            Comentário


                              #15
                              O 1.1 faz 6.5 na boa e chega para as encomendas com o peso do 106. Não sofre de submotorização, como sofre um bocado o 1.0 de 50 cv (true story).

                              Comentário


                                #16
                                realmente o 106 tá a um preço muito bom, mas já tentei contactar a pessoa mas não consegui. Se tivesse visto o carro e correspondesse exactamente ao que o vendedor informa teria-o comprado na hora, mas assim o 106 fica fora e o corolla como precisa de reparações também fica fora.... sobra o saxo...

                                amanha o vendedor/mecanico vai fazer a reparação (do tal barulho) e amanha a meio da tarde, ou na 6ª, já o devo ter...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                  A meu ver o preço do Peugeot 1.1 é de arromba e anula por completo em termos económicos as outras alternativas logo à partida. Para carro de "desenrascar" iria certamente para esse e nem gasta nada por aí além. Seria a minha escolha se estivesse nessa situação. Além disso é outro mundo em tranquilidade a bordo quando comparado com o Saxo 1.5D, já andei em ambos e o ruído/vibrações são incomparáveis.
                                  750 € por um carro com 15 anos é um preço de arromba ?

                                  E o do Saxo também está inflaccionado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim, não há a menor dúvida que o do Saxo podia (devia!) estar mais baixo!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      750 € por um carro com 15 anos é um preço de arromba ?

                                      E o do Saxo também está inflaccionado...
                                      Não é de forma alguma um preço de arromba em termos do negócio por si só (devia valer uns 500€ até). A questão é que quando comparado com os 2500€ do Saxo a diferença torna-se injustificável já que está-se pura e simplesmente a falar de "quanto mais carro pelo mínimo dinheiro, melhor". Em termos de consumos e custos de combustível não se justifica de forma alguma o fenómeno diesel principalmente neste segmento, menos 1 litro aos 100 e à volta de 15 cêntimos por litro (que tudo leva a crer que esta margem se estreite)? Já agora, os kms de ambos são reais?

                                      Se em Portugal o mercado dos usados diesel não fosse absurdamente sobrevalorizado, para os 500€ que deveria valer o 1.1 a gasolina o Saxo diesel em questão valeria uns 1000€ TOP! Meus senhores, dava para comprar DOIS 1.1 a gasolina, se um calhasse de avariar vinha outro.
                                      Agora 2500€ por um Saxo de 1998 com 200 000 kms (marcados) é ridículo, é totalmente de loucos o "nosso" apetite por gasóleo. Só se trouxer uma mala com 1500€ lá dentro, se o 1.1 vale 500€ como poderia esse 1.5D (cuja performance e consumos são basicamente os mesmos) custar quantas vezes mais
                                      Editado pela última vez por GPL; 28 April 2011, 15:37.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                        se o 1.1 vale 500€ como poderia esse 1.5D (cuja performance e consumos são basicamente os mesmos) custar quantas vezes mais
                                        Consumos iguais ? Onde ? O 1.5 D consegue fazer na maioria das vezes sempre menos 2 litros no mesmo exercício que o 1.1 aos 100.


                                        Some-se a isso uma fiabilidade excelente, uma manutenção acessível e barata e percebe-se o preço que pedem por estes modelos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Consumos iguais ? Onde ? O 1.5 D consegue fazer na maioria das vezes sempre menos 2 litros no mesmo exercício que o 1.1 aos 100.


                                          Some-se a isso uma fiabilidade excelente, uma manutenção acessível e barata e percebe-se o preço que pedem por estes modelos.

                                          A primeira parte está correcta, mas atenção que isso em relação a dois carros poupados como é o caso representa uma diferença mínima. A menos que seja para fazer mesmo muitos kms, ao fim de um ano a diferença seria de muitos poucos euros entre gasóleo e gasolina porque a versão diesel também gasta. Para poupar a gasolina conduz-se sem puxar pelo carro (como num diesel) e é preciso saber reduzir quando o motor pede, algumas pessoas preferem moer o motor numa mudança alta e colarem o pedal no fundo quando o binário é pouco.

                                          Quanto à parte sublinhada e tendo em conta a quilometragem do 1.1 neste momento, não sei o que haveria a temer em relação a qualquer dos pontos assinalados. Mais, a diferença de preço dava para comprar e substituir pelo menos 2 motores 1.1 já com o sistema de injecção incluído.

                                          Sendo o negócio visivelmente talhado para a poupança logo desde o acto da compra, o 106 é absurdamente melhor negócio do que o 1.5D. Se o dono o vendesse por 1000€ ainda se justificava qualquer coisa, agora 2500€...
                                          Só mesmo em Portugal que vive numa febre diesel, no UK provavelmente já nem teria qualquer valor comercial (tal como o meu A3 ou a Astra, que para eles deve valer uma ninharia). Nós cá pedimos demasiado por veículos mais que abusados e a culpa é de quem os compra sem pensar duas vezes.

                                          Para entrarmos nos mesmos anos e mesmo assim com bem menos kms, existe este:
                                          http://www.standvirtual.com/carros/C...Saxo/P4142228/

                                          Quando demoraria a anular uma diferença dessas entre andar a gasóleo no 1.5D vs andar a gasolina no 1.1? Um carro não é só motor, com 200 000 kms o 1.5D em análise pode ter muita coisa a rever coisa que um carro com menos 50 000 kms pode evitar durante uns tempos. Só a caixa de velocidades, embraiagem, volante do motor etc são umas valentes pipas de massa que podem calhar a quem compra carros com muitos kms e só pensou na fiabilidade do motor. Atenção que o 1.1 se bem tratado não é nada mau, quantos não são tratados abaixo de cão e ainda rolam com bastantes kms em cima.

                                          Faz-me lembrar certos bons carros a gasolina que custam no mercado de usados metade ou menos das versões equivalentes diesel (às quais até são superiores muitas das vezes). Mesmo estando a gasolina mais cara (que volto a relembrar, não deverá ser por muito mais tempo) e o consumo do diesel seja inferior, a diferença de preço logo na compra dava para gastar em gasolina por inteiro durante vários anos seguintes. Como se justifica carros do mesmo ano e com os mesmo kms e performances, um deles a gasóleo custar 20 000€ quando outro (a gasolina) custa 10 000€? Por muito cara que a gasolina esteja, o gasóleo também o está e nem em 10 anos esse usado iria compensar o que quer que fosse monetariamente
                                          O mercado português é cego mas quem tiver o mínimo de ponderação consegue evitar pagar balúrdios por veículos que nem metade disso valem.
                                          Editado pela última vez por GPL; 28 April 2011, 17:27.

                                          Comentário


                                            #22
                                            já tenho o saxo. Com o saxo, dá para poupar os outros diesel cá de casa...

                                            Comentário


                                              #23
                                              GPL, Cá em casa existe um Saxo 1.1 e outro 1.5d!

                                              Consumos:
                                              1.1cc cerca 5.5l/100kms
                                              1.5d cerca de 4.2l/100kms

                                              Se imaginarmos que os dois fazem mais ou menos 15.600 kms por ano, vê as contas!

                                              1.1cc 858l por ano * 1.529€ Total : 1311€
                                              1.5d 655l por ano *1.339€ Total : 877€

                                              Pode parecer pouco, mas para mim 400€ no final de um ano, é quase um ordenado mínimo que sobra

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MicaelCaetano Ver Post
                                                GPL, Cá em casa existe um Saxo 1.1 e outro 1.5d!

                                                Consumos:
                                                1.1cc cerca 5.5l/100kms
                                                1.5d cerca de 4.2l/100kms

                                                Se imaginarmos que os dois fazem mais ou menos 15.600 kms por ano, vê as contas!

                                                1.1cc 858l por ano * 1.529€ Total : 1311€
                                                1.5d 655l por ano *1.339€ Total : 877€

                                                Pode parecer pouco, mas para mim 400€ no final de um ano, é quase um ordenado mínimo que sobra
                                                Mas aí está, o caso do Saxo, custa mais 2000€ que o 106.

                                                Ora pelos valores que colocas, essa diferença de 400€/ano, daria para circular com o 106 durante 5 anos, isto atendendo que os 2000€ a menos na compra, dariam para combustivel.


                                                P.S: A escolha do LH está feita, o que interessa é que faça muitos e bons quilómetros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MicaelCaetano Ver Post
                                                  GPL, Cá em casa existe um Saxo 1.1 e outro 1.5d!

                                                  Consumos:
                                                  1.1cc cerca 5.5l/100kms
                                                  1.5d cerca de 4.2l/100kms

                                                  Se imaginarmos que os dois fazem mais ou menos 15.600 kms por ano, vê as contas!

                                                  1.1cc 858l por ano * 1.529€ Total : 1311€
                                                  1.5d 655l por ano *1.339€ Total : 877€

                                                  Pode parecer pouco, mas para mim 400€ no final de um ano, é quase um ordenado mínimo que sobra
                                                  Fizeste as contas e constatas.te exactamente o que referi
                                                  Realmente era bom ver estas contas feitas por parte de quem surge no fórum em busca de um carro usado e que, de imediato, diz que TEM de ser diesel.
                                                  Mesmo levando por base os preços praticados hoje, o retorno do investimento para carros usados é na maioria das vezes de vários anos ou até totalmente impossível a menos que o veículo esteja sempre a rolar. Tanta gente que faz contas no ar e que pensa que faz 20 000 kms ano com uma perna às costas. Depois (e tendo em conta o preço galopante do gasóleo) deixam o carro na garagem e a opção diesel já vai demorar muito mais a justificar-se.

                                                  Volto a relembrar, o preço do gasóleo estima-se que se coloque a par do da gasolina em todos os países europeus e em alguns prepara-se mesmo para a passar mal entre a nova tabela de emissões de CO2 por litro queimado, em que o gasóleo é o pior classificado e o preço pode subir 15%. Não sou eu quem o diz, são eles:
                                                  http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/no...-subir-gasoleo

                                                  No caso português o biodiesel (que continua a ser muito difícil de encontrar para satisfazer a procura maciça de gasóleo rodoviário) tem impulsionado imenso o preço deste combustível. Friso também que o ISP do gasóleo é muito inferior ao da gasolina, pelo que em tempo de guerra não se limpam armas e o FMI vai carregar sem medo no combustível que quase todos os portugueses usam. Aumentar ISP do gasóleo = receita brutal, se neste momento fosse igual o gasóleo seria muito mais caro que a gasolina...
                                                  Mesmo a gasóleo agrícola parece ter os dias contados:
                                                  http://noticias.portugalmail.pt/arti...soleo-agricola

                                                  O erro que vejo muita gente cometer é não ponderar ou tentar averiguar o que vai acontecer no futuro, passam na bomba e pensam que daqui a 10 anos as diferenças entre os vários combustíveis vão ser exactamente as de hoje.
                                                  Eu acho que comprar um carro a gasolina (novo ou usado) vai começar a compensar de forma clara por volta de 2012/2013, a economia diesel tem perdido muito terreno por toda a Europa (mercado a voltar à gasolina) e mesmo em Portugal está a retroceder.
                                                  Quando for denunciada a marosca da venda de gasolina a países estrangeiros com base em preços brutais em Portugal (não a conseguimos comprar porque eles assim o querem, na realidade existe até em excesso) o mercado da gasolina vai voltar a escoar stocks nos veículos ligeiros como é em todo o mundo.
                                                  É impensável andarmos todos a gasóleo porque agrava imenso a nossa dependência do petróleo e do biodiesel bem como aumenta imenso os níveis de poluição do ar e sonora.
                                                  Os mecanismo para desincentivar o seu uso já estão a ser postos em prática há algum tempo e já não é mais o "combustível de trabalho", o próprio executivo aconselho a procura de novas alternativas.

                                                  É apenas a minha opinião, não posso deixar de ver muito pouca racionalidade em certos negócios idealizados apenas ao olhar para a tabela de preços que a Galp ou outra qualquer afixam nos seus postos. Se compram um carro por gosto, não se olha cegamente a custos com combustível. Se compram o carro apenas com vista a gastarem o mínimo possível desde a sua compra façam contas e vão ficar surpreendidos, principalmente no mercado de usados



                                                  Como disse o nto a escolha está feita, agora é só desejar que faça muitos e bons kms com a nova viatura.
                                                  Editado pela última vez por GPL; 29 April 2011, 00:02.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    como disse, tentei contactar o dono do tal 106, mas sem efeito.... caso tivesse visto o carro e este tivesse em bom estado (como parece estar nas fotos) teria sido a minha escolha, pois aquele carro está já num valor que pouco desvaloriza e a diferença de preço dava para andar muitos mais quilometros.

                                                    Não havendo 106, optei pelo saxo Sei que foi bem mais caro, mas sei que vai ser um carro muito mais util cá em casa. Ontem quase não andei com o carro. Hoje já fiz 30km em cidade. Noto que o carro pega sempre bem (mesmo de manha às 7h30). Puxa razoavelmente bem (pensava que era pior) por exemplo: arranquei nos semaforos da av. dos Lusiadas (sentido hospital S. Maria -> Colombo) e quando cheguei ao topo da subida ia a praticamente 120... Sinceramente, pensava que o carro vibrava mais (tipo 1.4 tdi, 1.7 dti) e que fazia mais barulho. Por enquanto estou satisfeito.

                                                    Gostava de ter 2 coisas no carro:

                                                    - comando à distância (parece ser um luxo - mas evita-se desgastar os canhões) neste caso aplicaria um alarme daqueles de 100€ Já com instalação incluida.

                                                    - quadrante com indicador da temperatura, visto que este só acende uma luz e tenho receio que quando a luz acenda, já seja tarde para remediar a situação...


                                                    para já fica assim...
                                                    vamos lá ver como ele se vai portar e ver o que ele merece

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      se alguem souber pormenores do saxo, pode partilhar, pode vir a dar jeito

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Vais à secção "Diário de Bordo" e tens lá um tópico dedicado aos modelos feitos com base no AX, onde estão obviamente o 106 e o Saxo...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu no meu apliquei um manometro de temperatura, tem agora 252 000km 0 avarias

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                                            Eu no meu apliquei um manometro de temperatura, tem agora 252 000km 0 avarias
                                                            ficou muito caro aplicar esse manometro?

                                                            Comentário

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