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SEAT IBIZA 2.0 FR Vs. SEAT LEON 1.6 TDI SPORT

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    [Comparativo] SEAT IBIZA 2.0 FR Vs. SEAT LEON 1.6 TDI SPORT

    Boa Noite

    Antes de mais desculpem-me aqueles cuja escolha de veículo é óbvia...

    Bem... A minha situação é a seguinte: Preciso de Comprar carro e estou na dúvida, não pelo carro em si mas pelo uso que lhe vou dar e numa perspectiva futura...

    Preciso de um veículo por motivos profissionais, em que vou fazer muitos quilómetros, quer em cidade, quer em autoestrada, quer em nacionais. Precisarei também de espaço para transportar muita coisa, tipo: malas, roupa, livros, aquecedores, cobertores,etc. Típico de quem anda com a casa às costas...

    Também sou alto (1,93) pelo que o espaço interior também me diz algo... Quero um carro económico, viável e que me dure bastantes anos... Também tenho um tecto máximo de 30.000 Euros (assim muito esticado mesmo)...

    Pelo que disse tudo me levaria a escolher LEON, até porque já tou a chegar aos 30 anos e não estou para andar em grandes aventuras de "picansos" ou assim (já tive os meus momentos), o gasóleo está a ficar caro e o ordenado não dá para andar a gastar em pneus e assim... Além disso o LEON tem muito equipamento de série e tem um habitáculo melhor que o IBIZA... O meu grande problema é com o motor, que me parece lento em baixas rotações e tenho receio que não se aguente muito bem (quer em consumos quer com carga) em subidas como por exemplo a subir o Marão... É que se é lento em baixas é preciso efectuar reduções e puxar pelo motor, né???
    Os consumos não dispararão muito???? O motor aguentará alguns bons anos???? Se não quiser andar no passeio o motor responderá nas ultrapassagens e nas subidas sem se esforçar em demasia??????
    Consigo o LEON com pintura metalizada e o pacote de inverno por 25.300 Euros...

    Agora a minha grande dúvida é que sempre quis o IBIZA FR... Não só porque tem um motor muito bom, os consumos são praticamente idênticos (o LEON até gasta menos em cidade), a condução deve ser óptima, são lindos, são motores que duram e a condução fica muito mais facilitada pois o motor ajuda imenso em todos os tipos de estradas...
    Perde é em equipamento de série, em preço (com pintura metalizada e todos os extras fica mais ou menos em 27.300 Euros), em espaço do habitáculo e de bagageira e só tem 3 portas... Afinal de contas 2000 Euros de diferença é dinheiro...


    Pessoal... Agradeço que opinem, principalmente quem tem carros com estas motorizações e relativamente recentes...
    Se me souberem dizer os consumos efectivos também agradeço...

    Fico a aguardar as opiniões e desculpem o testamento...

    Um grande abraço e boas conduções...

    #2
    Boas.

    Há aqui vários factores a ter em conta:

    Esse Leon já tem aí um "acerto" (vulgo desconto) e o Ibiza FR não tem.

    Digo-te já que no stand o Ibiza FR fica com um preço bastante mais apelativo, se não meteres xénon, nem pele nem nada de extras mais caros espera valores finais à volta de €24mil. E só não digo menos porque este ano o IVA já anda pelos 23% e eu comprei o "meu" FR com o IVA ainda a 20%...


    O Leon é em tudo melhor carro, tem 5p, mala maior etc mas também não esperes grande qualidade. Aliás ambos estes carros estão quanto muito na média do seu segmento ou talvez até abaixo da mesma, isto em qualidade dos materiais e em matéria de ruídos parasitas. Já a montagem até é boa.


    Eu se fosse a ti, e se quiseres mesmo chegar aos €30mil ia ver o "melhor de dois mundos", ou seja, ia ver o Leon 2.0 TDi 140.

    Um Leon com o motor do Ibiza FR. Certo que deverá gastar um pouco mais, e certo que também andará um pouco menos mas certamente só andando a puxar a sério se deve notar as diferenças e a se notar será mais a puxar mudanças baixas.

    Depois se o km77 não tiver enganado o Leon tem uma caixa bem mais curta o que, na minha opinião, é bastante positivo pois permite explorar melhor o motor.

    A caixa loooonga do Ibiza é boa para poupar, mas por exemplo em cidade é preciso habituação...


    Posto isto o meu bitaite em termos de preços finais vai para 24mil o Ibiza FR 2.0 TDi 143 já com xénon e montes de equipamento que já vem de série, depois o Leon com o mesmo motor 2.0 TDi 140 deverá rondar os €30mil e, para finalizar, caso estejas interessado tens o Leon FR 2.0 TDi 170 por uns €32500.

    Isto sou eu já a meter uns €2mil de desconto em cima atenção.


    Se tens mesmo os €30mil eu ia para o Leon 2.0 TDi, mas isto de falar com os €€ dos outros é sempre daquelas coisas, tu é que tens de saber se vale os €6mil extra em relação ao Ibiza FR ou os €5mil em relação à versão 1.6 TDi do mesmo.

    De notar que nos Leon 2.0 TDi (quer o de 140 quer o FR) vêm com mais equipamento de série incluindo o pacote multimédia que traz bi-xénon direccional.



    Em termos dos motores durarem, será sempre uma incógnita mas, em teoria, um 2.0 TDi durará mais pois possivelmente andará menos vezes no limite ou a fundo face à versão 1.6 TDi que já está um pouco à justa na minha modesta opinião.


    Para terminar deve-se dizer que o actual motor do Ibiza FR já não é o saudoso 1.9 TDi 130, esse sim conhecido como de guerra, mas sim o 2.0 TDi 140. Este último motor não teve um começo nada feliz mas, actualmente e desde que foi introduzido o CR (2008), penso que já esteja num nível de fiabilidade bastante elevado, pelo menos do que tenha lido...
    Editado pela última vez por ClioIIIRS; 28 April 2011, 03:29.

    Comentário


      #3
      tenho um amigo que tem um leon com o 1.6 tdi 105cv, ando com ele bastantes vezes quer em cidade quer em autoestrada e acho um motor com uma disponiblidade bem razoavel, a quarta feira a tarde fazemos 70 kilometros dentro de cidade a entregar umas coisas, sempre no para arranca e acho que o leon mexe-se bastante bem na cidade.
      o Fr é outra fruta, se fosse para mim comprava o fr que sou jovem e não ando com a casa as costas, se queres um carro com espaço e para futuro aposta no leon, aquilo de certeza que a subir o marão não se vai abaixo.

      Comentário


        #4
        Escolhia o Leon.

        Comentário


          #5
          Se essas são as tuas premissas, escolhe o Leon, que vais com um carro que se vai adaptar melhor a ti

          Em relação ao 1.6 Tdi, vai chegar e sobrar para o que precisas e com melhores consumos.É um carro com 250 NM, chega perfeitamente!

          Em baixas poderia ser mais expedito, mas depois compensa com médios regimes muito bons.

          É claro que com o FR levas um carro bem mais desenvolto, mas perdes muito noutros parâmetros e não é um carro para o "teu futuro" (de acordo com o que escreves).

          Em relação á fiabilidade, bom isso ainda é uma incógnita, mas até agora ainda não lhe são conhecidos problemas crónicos, logo é relativo qualquer parecer sobre isso.

          Comentário


            #6
            leon 1.6 com caixa dsg de 7 !!! até parece outro carro :-)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Valongueiro Ver Post
              Preciso de um veículo por motivos profissionais, em que vou fazer muitos quilómetros, quer em cidade, quer em autoestrada, quer em nacionais. Precisarei também de espaço para transportar muita coisa, tipo: malas, roupa, livros, aquecedores, cobertores,etc. Típico de quem anda com a casa às costas...

              Também sou alto (1,93) pelo que o espaço interior também me diz algo... Quero um carro económico, viável e que me dure bastantes anos... Também tenho um tecto máximo de 30.000 Euros (assim muito esticado mesmo)...

              Pelo que disse tudo me levaria a escolher LEON, até porque já tou a chegar aos 30 anos e não estou para andar em grandes aventuras de "picansos" ou assim (já tive os meus momentos)
              ...
              Consigo o LEON com pintura metalizada e o pacote de inverno por 25.300 Euros...
              Eu ponderava outras opções para além destas 2:

              Qashqai 1.5dCi 110cv 4x2 Tekna Sport 17: 28.650,00 €http://www.guiadoautomovel.pt/precos..._17-29177.html


              Astra Sports Tourer 1.7 CDTI DPF Cosmo: 27.850,00 €http://www.guiadoautomovel.pt/precos...smo-28848.html


              Octavia Break 1.6I TDI 105cv Sportline: 26.593,77 €http://www.guiadoautomovel.pt/precos...ine-26478.html


              Golf VI 1.6l TDI 105cv DPF Highline: 28.584,28 €http://www.guiadoautomovel.pt/precos...ine-26288.html


              Focus 1.6TDCi 115cv 1st Edition: 26.710,00 €http://www.guiadoautomovel.pt/precos...ion-30051.html


              C4 1.6 HDI 110 Exclusive 17: 27.509,39 €http://www.guiadoautomovel.pt/precos..._17-28730.html


              3008 Sport 1.6 HDi 112 CVM6: 31.292,86 €http://www.guiadoautomovel.pt/precos...vm6-27995.html


              Giulietta 1.6 JTDm-2 105cv Distinctive: 25.668,85 €http://www.guiadoautomovel.pt/precos...ive-27952.html


              Countryman Cooper D: 28.245,08 €http://www.guiadoautomovel.pt/precos...r_d-28467.html


              O que foi que te tentei mostrar com este exercício:

              - não te deves prender a uma marca (neste caso Seat) por mais que te identifiques com a mesma pois não faltam marcas com propostas tão ou mais interessantes mas que por vezes excluimos automáticamente sem razão aparente...

              - não te deves restringir a um formato uma vez que o mercado oferece um conjunto alargado de soluções, nomeadamente, automóveis de 5p, suvs, monovolumes, carrinhas, pseudo-suvs (como o countryman)

              - não te deves preocupar em demasia com o espaço a menos que precises verdadeiramente dele (saliento que excluí automóveis de 2 portas porque não me parecem práticos para o tipo de transportes que vás fazer...embora no meu BMW E82, rebatendo os bancos tenho espaço para transportar uma mobília...lol. A verdade é que quando ponderei a sua compra preocupei-me bastante com a futura família que terei e com o conforto dos mesmos... mas a menos que já tenhas filhos, transportes regularmente familiares (principalmente crianças e idosos), que precises de rebater os bancos para transportar material...então o número de portas assume um papel mais ou menos importante...

              - as versões para as quais apresentei preços são maioritariamente versões bem equipadas e de top pelo que consegues qualquer uma das propostas por preços bem inferiores (com excepção do countryman...experimenta equipar um como na imagem...lol)

              - um motor 1.5 ou 1.6 a gasóleo e a rondar os 110cvs é um motor extremamente equilibrado na relação performance\consumos e quanto a mim a melhor opção...

              - o Leon é um automóvel que já cá anda há uns aninhos e (para quem se importa com isso) poderá ser substituido daqui a poucos anos...

              - o importante é manteres-te aberto a todas as opções para fazer a compra que mais se adequa ás tuas necessidades, independentemente da nossa opinião (na maior parte das vezes pautada pela nossas necessidades ou gostos... e diria mesmo, pautada pelo bichinho das performances e desportividade dos modelos... o que não é o mais adequado para todos!)

              Espero ter ajudado.

              Boa compra...
              Editado pela última vez por OTony; 28 April 2011, 10:54.

              Comentário


                #8
                Estou com o OTony.

                Não fazes bem em te cingir apenas à SEAT.


                Eu ia ver o Focus TDCi 1st Edition, Golf TDi Edition e Bluemotion, o Giulietta e o C4.

                Todos com motores 1.6 diesel pois claro.

                Comentário


                  #9
                  com 30.000€ deve dar para um C4 exclusive 2.0 de 150cv

                  Comentário


                    #10
                    Uma boa alternativa a comprar novo seria procurar uma viatura de serviço semi-nova. No universo Grupo VW/TDI, muito provavelmente já encontras um muito razoável 2.0 (mesmo que seja "só" de 140 CV) por um preço abaixo do teu plafond e com garantia total igual a novo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                      Estou com o OTony.

                      Não fazes bem em te cingir apenas à SEAT.


                      Eu ia ver o Focus TDCi 1st Edition, Golf TDi Edition e Bluemotion, o Giulietta e o C4.

                      Todos com motores 1.6 diesel pois claro.
                      Ainda ontem andei num Leon e passei para um 308 e achei o Leon um carro inferior.

                      Pode ser mais divertido de conduzir, mas no geral gosto mais por exemplo do 308.

                      Isto apenas como exemplo, para não se ficar por uma marca apenas.

                      Comentário


                        #12
                        Antes de mais, obrigado a todos os que deram a vossa opinião...

                        Já acompanho o guia a algum tempo mas ainda não tinha vindo ao fórum...

                        Foi falha da minha parte, pois as vossas opiniões são bem fundamentadas e revelam bastante conhecimento do mercado...

                        É verdade que apresentei dois veículos da SEAT, mas não me limitei apenas a esta marca. Também consultei outras e pesquisei acerca delas.

                        A questão é que me fui valendo da minha experiência e da de amigos meus... Além disso, na escolha também tive em consideração futuras (espero que não muitas) substituições de peças, arranjos, revisões, etc...

                        Por estas e por outras fui excluindo algumas marcas ou modelos... Claro que a margem de erro é enorme, pois experiências são únicas e não se pode generalizar mas temos que nos apoiar nalguma coisa...

                        Exemplo:

                        - suvs, monovolumes, carrinhas, pseudo-suvs não creio que sejam os mais apropriados para mim. Carrinhas é que me deixaram na dúvida, mas pensei assim: se tudo correr bem daqui a 3 ou 4 anos troco um SEAT IBIZA 1.4 TDI por uma carrinha, ou se for mais prático por um citadino. Se comprar o IBIZA FR comprarei uma carrinha para contrabalançar; se comprar o LEON (que é maior) comprarei um citadino... Mas isto varia muito pois a minha profissão não é propriamente estável...

                        - Alfa Romeu, ainda considerei o Julietta, mas tenho três amigos que têm Alfa Romeu e apesar de serem carros que aguentam tudo o que lhe façamos, necessitam de ir bastante à oficina para coisinhas... Além disso, foi-me dito (mas não garanto a 100%) que a mecânica é diferente dos restantes veículos, logo fica mais caro, e a longo prazo sai caro...

                        - FORD e CITROEN não me sinto um "peixe dentro de água" a conduzi-los... Birrices mas que contam não???

                        - Renaut e Peugeot... Bem... Caso que ponderei algum tempo mas abandonei, pois os modelos da Renault que gosto gastam mais que o que pretendo (assim como a Mitsubishi que também ponderei muito pois gosto do Sportback 1.8 Invite), e da Peugeot, dos novos modelos não sou muito fã reconheço... Mais Birrices...

                        - Skoda e Kia... Sim é um caso de falta de conhecimento próprio... Se bem que conduzi recentemente um KIA CEED'S 1.6 WRC e bem... Um espectáculo de condução...

                        - VW também considerei... Sem dúvida bem melhor que a SEAT em termos de interiores, mas perdem em equipamento e em mecânica são iguais... Em gastos com o veículo a SEAT é mais baratinha...



                        Também considerei semi-novos mas uma vez que é o primeiro veículo que sou eu que vou comprar, bem... Gostava que fosse novinho mesmo... Digamos que gostava de lhe tirar... Bem... Sentir-lhe o cheiro a novo...


                        Ter os 30K euros até tenho, mas se poupasse algum dava para outros investimentos...
                        Por isso também foi um dos motivos de selecção até chegar a estas duas opções: o IBIZA FR como gosto pessoal e dentro do preço e o LEON dentro do preço com um bom equipamento...

                        Optei pela SEAT, pois já conduzo veículos da SEAT desde miúdo e nunca me deixaram ficar mal, além de gostar da condução...

                        Às vezes, penso que estou a pensar demais (se é que isso existe) e em pormenores em excesso... Mas quem quer fazer a escolha acertada às vezes é assim acho eu...

                        Depois de ler as vossas opiniões, sem dúvida que fiquei com uma nova perspectiva, e sem dúvida mais esclarecido...

                        Continuem a dar as vossas opiniões sff, e se possível mais registos como o do Marco99 acerca das motorizações propostas...

                        Ainda tenho um tempo e posso sempre considerar as vossas opiniões...

                        Muito obrigado

                        Comentário


                          #13
                          Para andar com tanta tralha, e fazer tanta viagem, com 30000€, comprava o golf variant 1,6tdi

                          Comentário


                            #14
                            Boas!

                            Tendo em conta esse plafon procurava um carro semi-novo, neste momento encontras grandes negocios. O mercado de usados está saturado.

                            O leon é mais carro, a nível de acabamentos é fraquinho (ja tive um FR de 2007), mas com o equipamento que trás é quase imbativel. Deves ponderar que o modelo vai ser renovado muito provavelmente este ano ou no próximo.

                            Em relação ao motor cumpre os objectivos para que foi construido, fazer quilómetros sem grandes emoções! Para contrariar um pouco este "feitio" a DSG7 faz maravilhas.
                            Ficas com um conjunto muito interessante.

                            O Ibiza sem dúvida alguma é um carro na minha opinião muito bonito. Mas para o que queres a nível de espaço é capaz de ser bastante escasso!

                            Em relação ao preços da manutenção é tudo um bocado subjectivo. A seat faz revisões com intervalos de 15mil km, ao contrario de outras marcas do grupo. Os valores são mais baixos, mas quando somados por 2, por vezes até ficam manutenções mais caras!!!

                            Para teres o melhor negócio e como não vais dar retoma, corre alguns stands da Seat e ficarás surpreendido com as discrepancias de valores.

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TMoura Ver Post

                              Em relação ao preços da manutenção é tudo um bocado subjectivo. A seat faz revisões com intervalos de 15mil km, ao contrario de outras marcas do grupo. Os valores são mais baixos, mas quando somados por 2, por vezes até ficam manutenções mais caras!!!

                              Para teres o melhor negócio e como não vais dar retoma, corre alguns stands da Seat e ficarás surpreendido com as discrepancias de valores.

                              Cumps

                              Bem...

                              No stand em que perguntei pelas revisões disseram-me que as revisões iriam ser feitas a cada 30mil km à volta 160 euros...

                              Já enviei e-mails a perguntar para vários Stands da SEAT desde Bragança até Lisboa e a diferença é muito pouca (200 a 300 euros)... Mas obrigado pelo concelho...


                              Já agora uma perguntinha para quem me souber responder...
                              Quais os reais consumos do Leon 2.0 TDI CR 140cv Sport????
                              Consumos no Guia: http://www.guiadoautomovel.pt/precos...ort-28661.html

                              Consumos na SEAT: http://www.seat.pt/static/su/pt/SEAT...I_103_DPF.html


                              è que a discrepância ainda é alguma

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valongueiro Ver Post
                                Bem...

                                No stand em que perguntei pelas revisões disseram-me que as revisões iriam ser feitas a cada 30mil km à volta 160 euros...

                                Já enviei e-mails a perguntar para vários Stands da SEAT desde Bragança até Lisboa e a diferença é muito pouca (200 a 300 euros)... Mas obrigado pelo concelho...


                                Já agora uma perguntinha para quem me souber responder...
                                Quais os reais consumos do Leon 2.0 TDI CR 140cv Sport????
                                Consumos no Guia: http://www.guiadoautomovel.pt/precos...ort-28661.html

                                Consumos na SEAT: http://www.seat.pt/static/su/pt/SEAT...I_103_DPF.html


                                è que a discrepância ainda é alguma
                                Quanto ao intervalo de revisões devem ter mudado a politica á pouco tempo.

                                Por mail não conta, tem de ser presencial.

                                Deve fazer medias de 6L, mas os consumos são muito subjectivos.

                                Comentário


                                  #17
                                  andei neste leon 1 dia antes de sair, na altura um 105cv 1900cc. não me entusiasmou em nada, o motor desenvolvia, mas lentamente. por isso imagino o actual 1600cc. de qualquer forma, o ibiza fará barulhos mais cedo, mas tem um motor mais pujante.

                                  se tens tralha, aconselho-te a veres os que têm mais mala, precisamente no guia do automóvel. basta pesquisares por PREÇOS DOS NOVOS.

                                  ford e citroen merecem uma olhadela, não as descartes como disseste, uma com um bom motor, a outra com uma suspensão muito macia.

                                  procura um até com um ano, é quase virgem, não te preocupes com isso que ele também não. e sempre poupas mais uns milhares e compras um carro melhor/maior.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                    andei neste leon 1 dia antes de sair, na altura um 105cv 1900cc. não me entusiasmou em nada, o motor desenvolvia, mas lentamente. por isso imagino o actual 1600cc. de qualquer forma, o ibiza fará barulhos mais cedo, mas tem um motor mais pujante.

                                    se tens tralha, aconselho-te a veres os que têm mais mala, precisamente no guia do automóvel. basta pesquisares por PREÇOS DOS NOVOS.

                                    ford e citroen merecem uma olhadela, não as descartes como disseste, uma com um bom motor, a outra com uma suspensão muito macia.

                                    procura um até com um ano, é quase virgem, não te preocupes com isso que ele também não. e sempre poupas mais uns milhares e compras um carro melhor/maior.
                                    O 1.6 tem baixas inferiores, mas nos médios-altos regimes e desenvoltura é superior ao 1.9

                                    É 16V...
                                    Editado pela última vez por REDLINER; 29 April 2011, 21:22.

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