Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Função da bomba de vácuo! E massa branca na tampa das válvulas...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Função da bomba de vácuo! E massa branca na tampa das válvulas...

    Boas pessoal,

    Ando com uma coisa no meu carro (Peugeot 106) e não sei o que será.

    Antes de mais alguém me poderá explicar para que serve a bomba de vácuo e se é essa peça que está identificada na imagem abaixo.



    Já ouvi dizer que a bomba de vácuo serve para o relanti andar certo, sem altos e baixos, e o meu relanti, às vezes vai tanto abaixo quando meto o pé à embraiagem que o carro até chega a morrer.

    Uma vez abri essa peça e por dentro tem tipo uma membrana, e nessa membrana estava uma massa branca espessa e até se prolongava pelo aquele tubo que vai da peça e entra na tampa das válvulas (como se vê na imagem acima). Limpei, e até ficou +/- melhor do relanti, mas passado 1 semana (talvez) ficou a trabalhar da mesma maneira, e nunca mais a abri.

    Isso tem um tubo que liga na suposta bomba de vácuo que vem do meio dos tubos da admissão (imagem abaixo com indicação da seta vermelha).



    Para que isto serve? Este tubo se estiver obstruído (provavelmente também com a tal massa branca) faz com que o relanti trabalhe mal?

    E por último, abri a tampa da tampa das válvulas e como podem ver, lá está a tal massa branca de que falo (imagem abaixo).



    Alguém me consegue ajudar com isto sff?

    Cumps

    #2
    Isso não é a bomba de vácuo, é o respirador de óleo do motor e aquilo que tu chamas massa branca são depósitos acumulados do óleo do motor e que resultam da "fervura" dele

    Comentário


      #3
      Mas então, essa "massa" é normal? Então não percebo o porquê do relanti andar desta maneira :S

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Skyl Ver Post
        Mas então, essa "massa" é normal? Então não percebo o porquê do relanti andar desta maneira :S
        Claro que a massa branca não é nada normal, isso convem ser limpo tudo o que é tubagens e afins porque está a afectar o fluxo de ar na caixa do filtro de ar.
        Já agora quantos Km tem o oleo e o filtro? e que oleo usas?

        Comentário


          #5
          Olha verifica o reservatório do liquido do radiador como está, nível e se está com gordura, é que isso não e normal, tens água misturada com o óleo de motor, dai esses aspecto tipo maionese,por isso ou tens a junta da cabeça danificada, ou tens o permutador de calor do óleo estragado, onde o filtro de óleo encaixa, tem ai um sistema para arrefecer o óleo em que a agua e o óleo circulam em canais encostados e por vezes isso rompe dai a mistura, repara logo isso porque danifica o motor.
          Ah e a bomba de vácuo serve também para o servo freio, ou seja para permitir que os travões funcionem.
          Editado pela última vez por maven; 30 April 2011, 15:38.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Scenick Ver Post
            Claro que a massa branca não é nada normal, isso convem ser limpo tudo o que é tubagens e afins porque está a afectar o fluxo de ar na caixa do filtro de ar.
            Já agora quantos Km tem o oleo e o filtro? e que oleo usas?
            O óleo foi mudado há muito pouco tempo e o filtro também (2mil km), mas já antes disso fazia a mesma coisa, uso óleo 15W40, e a água do radiador não tem gordura, está limpa. Como confirmar agora se é mesmo a junta da cabeça que esteja rachada?

            Comentário


              #7
              Se perder água e o nível o óleo sobe, ja sabes.... agora digo de normal não tem nada essa massa branca ;)

              Comentário


                #8
                Tem calma, limpa 1º tudo o que for tubagem do respiradouro do óleo, como são tubos de borracha não uses petróleo, usa um desengordurante e limpa toda a tubagem muito bem, tudo o que vejas que é do respiradouro limpa bem e vais ver que isso fica bom. O melhor era tirar a tampa das válvulas e limpar a malha que faz de respiro mas isso convêm saber o que se está a fazer.
                Se a massa chegou ao filtro de ar muda-o e limpa a caixa do filtro de ar.
                Assegura-te 1º que o circuito de fluxos de ar estão bem limpos e depois então é que tens de te preocupar com outras coisas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Scenick Ver Post
                  Tem calma, limpa 1º tudo o que for tubagem do respiradouro do óleo, como são tubos de borracha não uses petróleo, usa um desengordurante e limpa toda a tubagem muito bem, tudo o que vejas que é do respiradouro limpa bem e vais ver que isso fica bom. O melhor era tirar a tampa das válvulas e limpar a malha que faz de respiro mas isso convêm saber o que se está a fazer.
                  Se a massa chegou ao filtro de ar muda-o e limpa a caixa do filtro de ar.
                  Assegura-te 1º que o circuito de fluxos de ar estão bem limpos e depois então é que tens de te preocupar com outras coisas
                  Ainda o mês passado mudei o filtro de ar e não tinha nada de massas brancas lá, em relação à tampa das válvulas, em retirá-la, tenho alguns conhecimentos de mecânica, e já o fiz com a ajuda de meu pai para afinar válvulas.

                  Comentário


                    #10
                    Então segue; tiras a tampa com jeito e há-de lá ter um género de palha de aço a fazer de filtro do respiradouro ( há muito que não mexo num carro desses, mas o principio básico é sempre o mesmo ) limpa tudo bem limpo e vais ver que o carro melhora

                    Comentário


                      #11
                      Então depois de limpar as tubagens todas e se ficar outra vez igual quer dizer que, ou junta da cabeça rachada ou o permutador de calor do óleo estragado, certo? :D

                      Comentário


                        #12
                        Na minha ideia é depois disso tudo limpo acabas com o problema

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Scenick Ver Post
                          Na minha ideia é depois disso tudo limpo acabas com o problema
                          Ok, fazer isso então.

                          Obrigado pela ajuda pessoal.

                          PS: Já agora, o desengordurante pode ser daquele que se usa em cozinhas? Ou daquele desengordurante que se utiliza antes das pinturas em carros?
                          Editado pela última vez por Skyl; 30 April 2011, 21:07.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Skyl Ver Post
                            Ok, fazer isso então.

                            Obrigado pela ajuda pessoal.

                            PS: Já agora, o desengordurante pode ser daquele que se usa em cozinhas? Ou daquele desengordurante que se utiliza antes das pinturas em carros?
                            Isso também ja aconteceu no 206 ca de casa. Na altura tirei a tampa das valvulas e lavei bem a tampa. Mas nunca cheguei a ver esses tubos. Realmente o carro a frio, por vezes faz um ''poço'' ao arrancar, e nunca percebi porque.
                            Depois diz como ficou.

                            Comentário


                              #15
                              Aconteceu outra coisa, ontem fui sair com os amigos e tal, saí de casa, pegou lindamente, fui a um bar, saí do bar, pegou lindamente, fui a outro bar, saí do bar...qual quê não pegava, motor de arranque trabalhava mas nada acelerava e nada, um amigo meu vai lá para dentro, e põe a trabalhar à primeira acelerando também ao mesmo tempo , eu experimento... nada ele experimenta outra vez o carro pega . Resumindo e concluindo vim para casa, já nem fui para a disco. Estive a limpar há pouco os tubos, também não é disso. Não percebo já nada disto.

                              Se a junta estiver danificada pode causar isto? Ahh e o nível da água estava abaixo de mínimo, mas a água não está gordurenta.
                              Editado pela última vez por Skyl; 01 May 2011, 17:42.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Skyl Ver Post
                                Aconteceu outra coisa, ontem fui sair com os amigos e tal, saí de casa, pegou lindamente, fui a um bar, saí do bar, pegou lindamente, fui a outro bar, saí do bar...qual quê não pegava, motor de arranque trabalhava mas nada acelerava e nada, um amigo meu vai lá para dentro, e põe a trabalhar à primeira acelerando também ao mesmo tempo , eu experimento... nada ele experimenta outra vez o carro pega . Resumindo e concluindo vim para casa, já nem fui para a disco. Estive a limpar há pouco os tubos, também não é disso. Não percebo já nada disto.

                                Se a junta estiver danificada pode causar isto? Ahh e o nível da água estava abaixo de mínimo, mas a água não está gordurenta.
                                Isso é estranho. Nao sera o chip da chave que esta a ir a vida, e nao faz sempre contacto para pegar? Quanto ao liquido, tenta ver se nao tens nenhuma fuga nos tubos, ou nas relas do motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                  Isso é estranho. Nao sera o chip da chave que esta a ir a vida, e nao faz sempre contacto para pegar? Quanto ao liquido, tenta ver se nao tens nenhuma fuga nos tubos, ou nas relas do motor.
                                  A chave não tem chip, é uma chave normal e canhão normal. Nunca vi nenhuma água a escorrer nem pingado no chão, também é uma coisa quente que deve secar em segundos. Mas posso ver melhor isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vou-te alarmar um bocado mas essa borra é sintomas da junta da cabeça queimada e se já andas com isso assim á muito tempo é melhor ires ao mecânico porque um dia destes vais querer ligar o carro e não vais conseguir porque vais ter o motor colado.

                                    E falo com conhecimento porque já me aconteceu o mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SrBravo Ver Post
                                      Vou-te alarmar um bocado mas essa borra é sintomas da junta da cabeça queimada e se já andas com isso assim á muito tempo é melhor ires ao mecânico porque um dia destes vais querer ligar o carro e não vais conseguir porque vais ter o motor colado.

                                      E falo com conhecimento porque já me aconteceu o mesmo.
                                      Ok, tentar andar o mínimo possível com o carro até isto estar resolvido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SrBravo Ver Post
                                        Vou-te alarmar um bocado mas essa borra é sintomas da junta da cabeça queimada e se já andas com isso assim á muito tempo é melhor ires ao mecânico porque um dia destes vais querer ligar o carro e não vais conseguir porque vais ter o motor colado.

                                        E falo com conhecimento porque já me aconteceu o mesmo.
                                        Foi o que eu já disse acima, tens toda a razão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Comecei para tirar a cabeça e quando fui para fazer a marcação da correia de comando para depois montar os dentes certos, na poli de cima, da árvore de cames para trancá-la juntamente com a parte de baixo perto da caixa de velocidades estes não acertam os 2 buracos para serem trancados ao mesmo tempo, parece que é mesmo diferença de +1 dente ou -1 dente, será que pode ser por isso que o carro ande a trabalhar mal de relanti e etc?

                                          Mas de qualquer maneira vou trocar a junta, foi só um aparte, mas que também não vou desmontar mais nada até ter bem a certeza disto, se a correia está errada ou não. Já troquei a junta numa Fiat e aquilo era muito "amigo do utilizado", tinha marcações quase em todo o lado nas polies, estas não têm nada.

                                          Melhor melhor é mostrar um vídeo sobre isto que disse e já tiramos as dúvidas.

                                          http://www.youtube.com/watch?v=EdeYBPC3YeM

                                          Vejam aos 3:50m

                                          P.S: Não percebo quase nada "do inglês" desse amigo.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tens a junta queimada (ou pior, a cabeça estalada). Evita a todo o custo ligar o motor, leva-o a uma oficina. De qualquer forma o valor comercial dele já não é muito...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Tens a junta queimada (ou pior, a cabeça estalada). Evita a todo o custo ligar o motor, leva-o a uma oficina. De qualquer forma o valor comercial dele já não é muito...
                                              Não quero estar a dizer que estás a mentir (antes pelo contrário), mas não poderá ser mesmo a correia avançada/recuada 1 dente?
                                              Editado pela última vez por Skyl; 03 May 2011, 08:08.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X