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GOLF MK1 - prático e atual?

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    GOLF MK1 - prático e atual?

    Bem, primeiro post, e logo para tentar saber a vossa opinião acerca deste "classico" que se começo a ver cada vez mais na estrada.

    Alem dos intemporais GTIs, o que me desperta mais atenção é o GTD, com o motor turbo 1.6 a gasoleo.

    Esta semana por curiosidade corri a internet com pesquisas e encontrei alguns GOLFs mk1 GTD a bons preços (menos de 1000 euros), será um carro viavel para o dia a dia? será expectavel tambem que tenha consumos baixos e seja seguro? acho que é um carro que pode começar a valorizar a curto prazo, e ja se começam a ver belos projectos em alguns foruns do modelo.

    Quem tiver um, ou conhecer algum que tenha, que fale um bocadinho do carrito, que consumos esperar, problemas (ate agora poucos encontrei), e prestações...È de esperar boas prestações de um 1.6 turbodiesel montado num carrito com 800kgs?

    Enfim, tudo mais que tiverem para dizer, estou pronto para ler

    Algumas fotografias:

    Uploaded with ImageShack.us


    Uploaded with ImageShack.us
    Editado pela última vez por eldiking; 03 May 2011, 22:12.

    #2
    Antes de mais, bem-vindo!

    Era um carro bom na época, mas hoje perfeitamente ultrapassado, claro. Para quem estiver acostumado às mordomias de um carro moderno, tem de ter uma certa capacidade de encaixe para mudar para um carro desses, ainda para mais sendo a diesel (ruído e vibrações). De resto, deve ser missão muito difícil encontrar um sem problemas mais ou menos graves de corrosão, por exemplo.

    De resto, penso que ainda é um carro perfeitamente capaz para ser um "daily drive", e com certeza que os consumos, se bem que longe das referências actuais, ainda devem ser razoavelmente baixos.

    Comentário


      #3
      Não é um carro actual, é um carro que saiu há 36 anos, nesses 36 anos a indústria automóvel evoluiu muito. Os consumos não são elevados, mas também não se podem considerar baixos.

      Duvido que um GTD valorize, um GTI sim.

      Comentário


        #4
        são aquelas coisas que ás vezes só na nossa cabeça fazem sentido. Existem coisas bem mais actuais, e que já hoje em dia são velhas... não vamos pecar por excesso nem por falta, mas....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ev0sx1 Ver Post
          são aquelas coisas que ás vezes só na nossa cabeça fazem sentido. Existem coisas bem mais actuais, e que já hoje em dia são velhas... não vamos pecar por excesso nem por falta, mas....

          Em termos práticos qualquer "carrito" hoje em dia é melhor em tudo que o Golf I.

          No entanto o Golf I tem um "charme" que nem o VI consegue ter!

          Para usar todos os dias não queria, mas para ter na garagem e dar umas voltas ao fim-de-semana adorava ter um GTI dessa geração.

          Comentário


            #6
            Conheço bem o motor pois tenho uma passat 1.6td. De facto, o motor parece ter sido bastante fiável e não há grandes registos de problemas. No meu caso tem sido um carro espectacular nesse sentido, pois apesar de andar todos os dias em cidade não tem dado avarias nenhumas. O motor é relativamente económico, faz médias entre 6 a 6,5 andando só em cidade, fora de cidade gasta na ordem dos 5litros. no golf gastará menos concerteza, a passat tem de peso 1250kg. Tem a desvantagem de ser um motor fumarento e que, a meu ver, lhe falta força a baixas rotações, notando-se muito a entrada do turbo por volta das 2000rpm. NO entanto, n m carro com 800kgs acho que o 1.6td deve dar bem conta do recado. também é um motor algo ruidoso, apesar que na passat com os vidros fechados não se ouve assim tanto.
            Editado pela última vez por rjrg; 03 May 2011, 23:44.

            Comentário


              #7
              Esse carro teria de ser gasolina para mim , gasoleo nao pf , com aquele tremor todo e ruido

              Comentário


                #8
                Não treme assim tanto, pelo menos o 1.8d da PSA.

                Quanto ao tópico.

                Prático é, apesar de poder ter Direcção a Braços. O tamanho contido e os diminutos ângulos cegos dos pilares ajudam imenso no estacionamento e no dia a dia.

                Actual? Nem pensar, é um projecto já bem antigo e desactualizado. E isso reflecte-se no carro em si e na segurança que este disponibiliza.

                Quanto às prestações, são porreiritas, para um carro da altura dele.

                Ainda assim o XAD-Turbo era mais rápido.

                Depois há o factor "old-school" lover... Se gostas, porque não?

                Comentário


                  #9
                  Às vezes ando com um II 1.6td e parece que vou a conduzir uma batedeira, tal a forma como aquilo vibra

                  Um carro com 25/30 anos para dia-a-dia, só mesmo para quem "corre por gosto" e percebe de mecânica (e já agora, tem um segundo carro para os dias em que fica apeado).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                    Às vezes ando com um II 1.6td e parece que vou a conduzir uma batedeira, tal a forma como aquilo vibra

                    Um carro com 25/30 anos para dia-a-dia, só mesmo para quem "corre por gosto" e percebe de mecânica (e já agora, tem um segundo carro para os dias em que fica apeado).
                    Não é assim tão linear...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                      Às vezes ando com um II 1.6td e parece que vou a conduzir uma batedeira, tal a forma como aquilo vibra

                      Um carro com 25/30 anos para dia-a-dia, só mesmo para quem "corre por gosto" e percebe de mecânica (e já agora, tem um segundo carro para os dias em que fica apeado).
                      Eu devo ter muita sorte então...

                      Ando quase todos os dias com um veículo de 1979 e a única vez que fiquei apeado foi por um fusível...

                      A parte de "correr por gosto".. Sim, é um pouco isso.

                      Comentário


                        #12
                        Em relação ao Golf I, a única experiência que tenho é mesmo do GTI mas a única coisa que posso falar é dos interiores (mal tratados para o carro em questão). Foi há muitos anos, um tio meu tinha um mas eu na altura sabia lá o que era um GTI.

                        Andei algumas vezes nele, para mim era apenas um carro velho, interiores fraquinhos, etc. Se fosse hoje......

                        No caso dos motores diesel e num carro com tanto tempo, acho que a questão é mesmo arranjar um que não venha cheio de problemas. Não adianta o carro ser barato se for para passar o tempo na oficina e num instante se gasta uma pipa de massa.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tirei a carta num Golf 1600 GLD (Aspirado Portanto).

                          Carro bem fixe.
                          Hoje seria segmento B claro, é mais pequeno do que um Polo.

                          Comentário


                            #14
                            Para clarificar:

                            A geração I do Golf não teve motores diesel turbinados. Começou inicialmente com um motor 1.5 diesel (caixa de 4 velocidades) e mais tarde adoptou o novo motor 1.6 diesel, já com caixa de 5, ambos aspirados, mas a troca de um motor da geração seguinte para esta deve ser relativamente simples.

                            Tive um (se a memória não me trai de 1982) e no seu tempo era um grande carro e altamente fiável, mas lembro que tinha uma série de limitações ou não fosse um projecto muito antigo (à luz de hoje, claro está): travões fraquinhos, fraca segurança activa e passiva e rigidez torsional bera são apenas alguns exemplos!

                            Quanto à performance do motor, naturalmente que o baixo peso ajuda, mas dados os fracos valores de potência e binário não esperes milagres!

                            Se vale os tais 1000 Euros que custa? Acredito que sim, mas não era a minha primeira opção. Preferia fazer um esforço melhor e comprar algo mais robusto e fiável, tipo um 190 D!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ev0sx1 Ver Post
                              são aquelas coisas que ás vezes só na nossa cabeça fazem sentido. Existem coisas bem mais actuais, e que já hoje em dia são velhas... não vamos pecar por excesso nem por falta, mas....
                              Originalmente Colocado por eLniNo Ver Post
                              Em termos práticos qualquer "carrito" hoje em dia é melhor em tudo que o Golf I.

                              No entanto o Golf I tem um "charme" que nem o VI consegue ter!

                              Para usar todos os dias não queria, mas para ter na garagem e dar umas voltas ao fim-de-semana adorava ter um GTI dessa geração.
                              Concordo.

                              É um carro completamente desactualizado, pouco seguro, barulhento.
                              Se for para ter como 2º carro, para manter e tudo mais sim é um bom carro, gostava de ter um coisa assim, mas à luz daquilo que temos hoje, não tem hipotese..

                              Comentário


                                #16
                                Ando todos os dias com um Golf II GTD, apeado só fiquei uma vez e foi culpa minha...para o dia a dia este motor chega perfeitamente e com consumos baixos!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                  Eu devo ter muita sorte então...

                                  Ando quase todos os dias com um veículo de 1979 e a única vez que fiquei apeado foi por um fusível...

                                  A parte de "correr por gosto".. Sim, é um pouco isso.
                                  Eu também!

                                  Costumo andar num de 1987 e é das coisas que me dá mais prazer de conduzir.
                                  Já fiquei apeado uma vez: falta de gasolina.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                    Para clarificar:

                                    A geração I do Golf não teve motores diesel turbinados. Começou inicialmente com um motor 1.5 diesel (caixa de 4 velocidades) e mais tarde adoptou o novo motor 1.6 diesel, já com caixa de 5, ambos aspirados, mas a troca de um motor da geração seguinte para esta deve ser relativamente simples.
                                    Para clarificar?? Tu estás é a lançar confusão, com dados errados!!

                                    Entre 1982 e 1983 houve, sim, Golf e Jetta I Turbodiesel, com motor 1.6, 70 CV às 4500 rpm e um binário máximo de 13,3 mkg às 2600 rpm!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O problema desse carro e de praticamente todos os carros antigos, é que qualquer acidente com um carro recente e... já foste.

                                      Os carros recentes não só pesam mais, como têm zonas reforçadas de tal maneira que "destroem" os carros antigos. Isto é uma luta entre qual o carro que protege melhor os ocupantes, nem que seja "à custa" dos outros carros com quem se tem um acidente.

                                      Este é o único factor que me impede de usar todos os dias, um carro como o Golf I, um carro espaçoso, prátco, económico, com linhas coerentes e muito mais actuais do que os seus concorrentes da altura (o Golf I nasceu em 1974... comparem o seu aspecto visual com o aspecto dos Toyota Corolla, Datsuns, Renault, Peugeots, etc. desse tempo...)

                                      Se alguém me conseguir convencer que o problema da segurança destes carros antigos não é tão mau, e que "andar de mota é sempre mais perigoso e no entanto há quem ande todos os dias de mota"... olhem ... sei lá...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        de um motor da geração seguinte para esta deve ser relativamente simples.

                                        Tive um (se a memória não me trai de 1982) e no seu tempo era um grande carro e altamente fiável, mas lembro que tinha uma série de limitações ou não fosse um projecto muito antigo (à luz de hoje, claro está): travões fraquinhos, fraca segurança activa e passiva e rigidez torsional bera são apenas alguns exemplos!

                                        Quanto à performance do motor, naturalmente que o baixo peso ajuda, mas dados os fracos valores de potência e binário não esperes milagres!
                                        Evidente, mas para a época era um Diesel rápido e com facilidade de rotação.
                                        Também é preciso ver que Ligeiros Diesel praticamente só Mercedes e Peugeot, alguma coisa de Datsun "Cedric" em Lisboa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já agora, "atual" no título escreve-se "actual".

                                          É fundamental escrever as consoantes mudas porque nós já estamos a assistir à deformação da pronúncia, sobretudo na RTP.

                                          É frequente ouvirmos a palavra "actual" pronunciada "uh tual" por causa da ausência do "c" que serve para abrir a pronúncia do primeiro "a". A pronúncia correcta é "á tual".

                                          O mesmo se passa com "actor" e "actriz". Mais uma vez na RTP agora ouve-se "uh tor" e "uh triz" em vez do correcto: "á tor" e "á triz".

                                          Mais gritante é ouvir "expectativa" ser pronunciada sem o c, quando o aborto ortográfico supostamente nem sequer previa que este c desaparecesse (embora os poucos jornais que agora escrevem assim parece que tornaram os Cs e Ps os alvos a abater!). Ouvimos agora "expé tativa" em vez do correcto ... expectativa (lê-se como se escreve!)

                                          O que é que tudo tem a ver com o Golf I ser actual? Há que ler as entrelinhas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                            Para clarificar:

                                            A geração I do Golf não teve motores diesel turbinados. Começou inicialmente com um motor 1.5 diesel (caixa de 4 velocidades) e mais tarde adoptou o novo motor 1.6 diesel, já com caixa de 5, ambos aspirados, mas a troca de um motor da geração seguinte para esta deve ser relativamente simples.
                                            Conforme o LinoMarques referiu, o Golf 1 chegou a ter a versão diesel com turbo.

                                            O Golf 1 teve:

                                            - o 1471cc de 50cv (código motor CK)

                                            - o 1588cc de 54cv (código motor CR e JK)

                                            - o 1588cc turbo de 70cv (código de motor CY).

                                            Já agora no link a seguir fica a lista de todos os motores montados no Golf 1: http://www.passiongolf.org/Golf-1-h3.htm
                                            Editado pela última vez por nto; 05 May 2011, 17:00.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A propósito vem na Autofoco (passem a publicidade) desta semana um comparativo entre os modelos originais e os actuais de diversas marcas, como o Kadett/astra, 911, etc, entre eles o Golf GTI.
                                              O resultado é que o actual não dá a "pica" do original...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                A propósito vem na Autofoco (passem a publicidade) desta semana um comparativo entre os modelos originais e os actuais de diversas marcas, como o Kadett/astra, 911, etc, entre eles o Golf GTI.
                                                O resultado é que o actual não dá a "pica" do original...
                                                Ao referires isso, lembrei-me deste episódo do Tog Gear: http://www.dailymotion.com/video/x19...-new-cars_auto

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O meu pai tem dois carros. Um Saab 9-5 para casamentos, baptizados, festas e arraiais ciganos, ou seja, é o carro para se ir apresentável a todo o lado.

                                                  Depois tem o carro do dia a dia, aquele que serve para levar porrada, acartar tudo e mais alguma coisa, fazer km e mais kilometros e nunca se cansar. Esse é o belo do Golf II GTD

                                                  A nível de chapa tem uma chapa muito resistente, muito grossa e de boa qualidade. O motor nunca mais acaba e não dá chatisses nenhumas pois o equipamento é zero. O do meu pai é de uma série especial e tem direcção assistida, mas tudo o resto é manual...

                                                  Conta com quase quase 500.000km e está mecanicamente novo. O unico stress é que é um carro muito duro e desconfortável. De resto aguenta-te vida do dia a dia sem stress nenhum e nunca nos deixou a pé.
                                                  Uma vez fez 500km com duas pessoas, um atrelado com 3 motorizadas antigas e uma 4ª dentro do carro deitada na mala e metade de fora

                                                  Quanto à actualidade é zero. Se o do meu pai já é desactualizado, o que esperarias do Golf 1 . Basta olhar para o seu ar quadrado e ver que de actual nada tem
                                                  Editado pela última vez por paralelo; 05 May 2011, 18:09.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Prático ainda pode ser discutível, agora actual não será concerteza !

                                                    Por norma são muito fiáveis e duráveis !

                                                    Tal como alguém disso, valorizar será o pai dos Gtis

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