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Golf 1.6 tdi para pequenos circuitos citadinos; terei problemas com fap e afins?

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    Golf 1.6 tdi para pequenos circuitos citadinos; terei problemas com fap e afins?

    Olá boa noite
    Estou a pensar em comprar uma carrinha Golf com o motor 1.6 tdi. A carrinha será maioritariamente usada para pequenos percursos citadinos (pequenos são mesmo pequenos; 1 a 3 km cada umas 4 vezes ao dia) e ao fim de semana viagens maiores em AE.
    Tenho lido que estes motores podem não regenerar o filtro de partículas nestes percursos pequenos (onde não se vai estar á espera que ele acabe de regenerar para desligar o carro), causando, ao fim de vários ciclos, erros e problemas no motor.
    Confirmam esse problema, e se sim quais as consequências ? Imobilização do veiculo ou avisos no computador de bordo?
    Obrigado !!

    #2
    Golf 1.6 tdi para pequenos circuitos citadinos; terei problemas com fap e afins?
    Sim.


    Conheço um caso dum golf (exactamente este em questão) que só no primeiro ano, foi forçado a ir limpar a fap 16 vezes. Fazendo as contas, dá mais de uma vez por mês. Na oficina diziam sempre que não havia nada que pudessem fazer, se a fap enche, e entrar em safe mode, tens que levar a uma oficina limpar.

    De notar que esta pessoa fazia percursos citadinos de 10km. Portanto tu... vais sofrer.

    Esquece essa ideia. E ate digo mais, para que raio queres um carro a gasoleo para fazer um a 3 km? Achas que isso compensa? porque raio toda a gente tem que comprar diesels em portugal?


    Um certo dia, o meu amigo ía a subir a A5 em monsanto, e o carro entrou em safe mode, não deixando passar de 2a. Foi abaixo, e ficou parado com os quatro na faixa mais à esquerda. Mta divertido não achas?


    Se fazes percursos de 3 km, então não precisas de um diesel.
    Só és chulado se quiseres

    Comentário


      #3
      Necessitar não necessito pela média anual de Km efectuados ( cerca de 10 a 15 mil).
      No entanto o facto de a diferença para um carro a gasolina igual ser de 2000 euros, valor esse que é muito atenuado na venda, associado ao facto de ser a empresa onde trabalho a pagar o carro e eu a pagar o combustível leva a que esta seja a opção, ainda assim, mais lógica.
      Já estava de pé atrás por ter ouvido conversas dessas mas gostava de confirmar a veracidade disso.
      Com um tdi de 170 num percurso similar em 2 anos ainda nunca tive nenhum problema mas não sei se o 1.6 será pior ou não.

      Comentário


        #4
        Nesse caso posso aconselhar comprar o Ceed 1.6crdi 115cv ,pois eu há uns meses tenho esse tipo de percursos e nunca tive problemas de fap!!
        E sempre é mais baratinho bom equipamento e tem um motor de fazer inveja a qualquer tdi1.6 !!
        De notar que ao fim de semana no passeio com a família fazia uns Kms de modo a limpar a fap(regenerar)|!!
        Até a data zero problemas ou mensagens de avaria no CB!!

        Cmp!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
          Nesse caso posso aconselhar comprar o Ceed 1.6crdi 115cv ,pois eu há uns meses tenho esse tipo de percursos e nunca tive problemas de fap!!
          E sempre é mais baratinho bom equipamento e tem um motor de fazer inveja a qualquer tdi1.6 !!
          De notar que ao fim de semana no passeio com a família fazia uns Kms de modo a limpar a fap(regenerar)|!!
          Até a data zero problemas ou mensagens de avaria no CB!!

          Cmp!
          Se ele fizer isso com o Golf, com certeza que também não terá problemas!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Se ele fizer isso com o Golf, com certeza que também não terá problemas!

            Sabes que na kia é diferente

            Comentário


              #7
              Pois também tenho essa ideia mas tendo o WM dito que um "conhecido" com o mesmo tipo de percurso nesse motor ,semana/fds tinha problemas!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                Sabes que na kia é diferente
                Diferente não sei mas como frequento o fórum dos Ceederados e até a data não me lembro de ver ninguém a queixar-se da fap por estar entupida !!Mas claro cada caso é um caso!

                Cmp!

                Comentário


                  #9
                  Regra geral, penso que todos os carros com FAP precisam de "ir passear o cão" de vez em quando, senão dão barraca. É o preço a pagar por uma melhor ecologia, até surgir uma solução mais avançada que dispense esse procedimento.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Regra geral, penso que todos os carros com FAP precisam de "ir passear o cão" de vez em quando, senão dão barraca. É o preço a pagar por uma melhor ecologia, até surgir uma solução mais avançada que dispense esse procedimento.
                    Completamente de acordo....

                    Comentário


                      #11
                      No caso do meu amigo que referi, o percurso habitual consistia em
                      Queijas <-> Centro de lisboa via A5. Nada de extraordinario.


                      No meu caso nunca tive que passear cão nenhum. Porque os meus percursos diarios permitem que o carro efectue queima efectiva das particulas sem interrupção. Não faço distancias longas, no entanto não faço percurso citadinos.. ate porque um diesel não foi feito para tal propósito.


                      Cada um sabe de si, mas o meu amigo de faculdade se soubesse hj, teria optado por uma golf gasolina. Está farto... la na oficina ja sabem quando ele la vai, é para forçar uma regeneração.


                      Cada um sabe de si.

                      Comentário


                        #12
                        Epa acho que isso da FAP desde que X em X kms (ouvi falar de 300 em 300) faças aquela história de X tempo na mesma rotação aquilo "limpa" e não tens problemas..

                        Comentário


                          #13
                          Na situação que explicas vais ter problemas com o FAP com 99% de certeza. Por cá andam três carros exactamente nessas condições que dizes (percursos abaixo dos 5km) e o FAP já deu problemas em todos. A única hipótese de te livrares disso é mesmo sendo religioso nas visitas a AE.

                          Mas sinceramente, estando na tua situação, ia para o diesel na mesma, se nao tens de pagar o carro e só tens custos com o combustível era diesel certinho porque a gasosa está demasiado cara e a crise bate forte, preferia lidar com os problemas do FAP que com o custo da gasolina!

                          Comentário


                            #14
                            Como vais fazer uma viagem todos os fins-de-semana n vais ter problemas eu tenho um polo com o mm motor e tb faço circuitos pequenos durante o dia e se acender a luz da fap apenas andas um pouco mais em via rapida que desaparece mas como todos os fins de semana vais dar uma viagem grande é bem melhor eu n é todos os fins de semana que dou dessas voltas e n tive problema nenhum

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                              Sabes que na kia é diferente
                              Pois...

                              Mas o 1.6 TDi já é um:


                              SIM


                              Dá tantos problemas (ou não) como outro qualquer!

                              Para esse tipo de utilização TODOS os diesel FAP são desaconselhados (e eu tenho um)!

                              Agora se aos fins de semana fazes umas viagens nem vais notar nada

                              Não tenhas receios, MAS se puderes evitar comprar um diesel FAP, melhor!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                Sim.


                                Conheço um caso dum golf (exactamente este em questão) que só no primeiro ano, foi forçado a ir limpar a fap 16 vezes. Fazendo as contas, dá mais de uma vez por mês. Na oficina diziam sempre que não havia nada que pudessem fazer, se a fap enche, e entrar em safe mode, tens que levar a uma oficina limpar.

                                De notar que esta pessoa fazia percursos citadinos de 10km. Portanto tu... vais sofrer.

                                Esquece essa ideia. E ate digo mais, para que raio queres um carro a gasoleo para fazer um a 3 km? Achas que isso compensa? porque raio toda a gente tem que comprar diesels em portugal?


                                Um certo dia, o meu amigo ía a subir a A5 em monsanto, e o carro entrou em safe mode, não deixando passar de 2a. Foi abaixo, e ficou parado com os quatro na faixa mais à esquerda. Mta divertido não achas?


                                Se fazes percursos de 3 km, então não precisas de um diesel.
                                Só és chulado se quiseres

                                O meu tem 10000 Km´s faz percursos curtos citadinos e até agora nada

                                Ainda hoje de manha, andou 1 Km e parou e depois voltou e não avariou

                                Basta fazer uma utilização normal e ter algum cuidado em não deixar a regenerações a MEIO

                                E depois se se fizer viagens pelo meio, nem sequer se precisa de ir "passear o cão"!

                                De qualquer forma, é de evitar comprar carros diesel FAP se forem para lhe dar uma vida de percursos pequenos citadinos!


                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                  Nesse caso posso aconselhar comprar o Ceed 1.6crdi 115cv ,pois eu há uns meses tenho esse tipo de percursos e nunca tive problemas de fap!!
                                  E sempre é mais baratinho bom equipamento e tem um motor de fazer inveja a qualquer tdi1.6 !!
                                  De notar que ao fim de semana no passeio com a família fazia uns Kms de modo a limpar a fap(regenerar)|!!
                                  Até a data zero problemas ou mensagens de avaria no CB!!

                                  Cmp!

                                  UIiiiiiiiiiiiiiiii é cá um inveja

                                  Até me fico todo roídinho

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                    O meu tem 10000 Km´s faz percursos curtos citadinos e até agora nada

                                    Ainda hoje de manha, andou 1 Km e parou e depois voltou e não avariou

                                    (...)
                                    Ainda no outro dia peguei no carro andei 200mts com ele e depois voltei para casa pq esqueci-me dumas coisas. e também não avariou.

                                    E então?


                                    Não percebi o que pretendes dizer com esta frase.. eu não referi nada a que isso sirva de resposta.


                                    Oleos estragados, faps entupidas, safes mode, regenerações forçadas mensais, e reduzida vida das FAPs por este tipo de utilização não existe né? Quantas pessoas se queixam disto...? é tudo falso né? deve ser dos carros deles...

                                    Ele fez uma pergunta simples, e face ao que ele relata, irá ter problemas com o carro. Comprar um diesel com fap para fazer percursos pequenos citadinos diários, é uma atitude retrógada, que irá levar a problemas. Independentemente da marca de automovel.

                                    Dizer que sim é um problema, a não ser que compres um KIA tb não é verdade As faps variam ligeiramente de marca para marca, mas na essencia o funcionamento é o mesmo. Aparentemente as da Mazda deram imensos problemas, mas de resto é tudo o mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Até agora a Focus não se queixou.

                                      Mas os percursos não são assim tão citadinos, e tem feito os tais passeios em AE o que ajuda tambem se calhar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bom eu falo por experiência propria com o meu carro ainda n tive qualquer tipo de problemas alias foi à revisão na altura que devia ter ido n mto mais cedo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Em todo o caso, hoje em dia já existe muita gente que simplesmente tira a FAP, deixando apenas a "caixa" a fazer de conta.

                                          Já li 2 relatos de casos em que a própria FAP ardeu, e não fosse pela existência próxima de extintores, o carro tinha ido atrás.

                                          Realmente, utilizar um diesel com FAP em circuitos urbanos curtos e lentos, é bastante desaconselhável, em virtude da tecnologia usada hoje em dia com estes componentezinhos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            UIiiiiiiiiiiiiiiii é cá um inveja

                                            Até me fico todo roídinho
                                            Oi?

                                            Deves ter deves!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por WM Ver Post

                                              Dizer que sim é um problema, a não ser que compres um KIA tb não é verdade As faps variam ligeiramente de marca para marca, mas na essencia o funcionamento é o mesmo. Aparentemente as da Mazda deram imensos problemas, mas de resto é tudo o mesmo.
                                              Eu sei que sei que as coisas não são tão lineares como referi mas dado o "fim do mundo" que é uma pessoa que faça pouquíssimos kms durante a semana e depois os passeios ao fim de semana , não estou haver que ira ter grandes problemas com a FAP visto que ao fim de semana vai dar o "passeio ao cão"
                                              Em relação ao Kia é claro que não estão imunes a problemas , mas talvez como é um motor mais enérgico poderá levar aos mais distraídos andar a ritmos mais altos!!
                                              No entanto reconheço todos os problemas inerentes as FAPs no entanto visto que ele não vai pagar o carro ,mas vai pagar a gota ,talvez comprava o Diesel, mas não ia para o tdi , ia para o 1.6mjet120cv ou para 1.6crdi128cv ,na minha opinião os melhores motores que andam por aí!

                                              Cmp!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                                E sempre é mais baratinho bom equipamento e tem um motor de fazer inveja a qualquer tdi1.6 !!
                                                Oi?

                                                Como assim???


                                                No que diz respeito à FAP em carros diesel, a noção de "cidade" varia bastante de pessoa para pessoa, mas posso dizer que um colega meu tem uma Focus 1.6 TDCi que fez agora a revisão dos 100.000 km, e não fazia a menor ideia que a carrinha tinha FAP até eu me lembrar de perguntar na oficina ao levanta-la de uma revisão.

                                                Se é verdade que a carrinha faz algumas viagens frequentes, também é verdade que no dia-a-dia anda dentro de Lisboa e nos arredores.

                                                Se a ideia for fazer maioritariamente trajectos de 1km e parar sem nada pelo "meio", o carro a gasolina fará mais sentido (até porque para isso nem se precisa de um motor potente), sendo apenas certo que se vai trocar a panela de escape com frequência (ainda assim muito mais barato que as questões relacionadas à FAP).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  NÃO.

                                                  Compra o Golf à vontade. Semanalmente não teras probelmas!!! Se andares 1 mes ou 2 só a fazer esses percursos então sim terás problemas.

                                                  Ao fim de semana faz umas viagens maiorizitas e estás à vontade.

                                                  O medo da FAP já me enjoa aqui neste forum....as FAP entopem se usares muito em cidade...mas quando vires o simbolo de que esta a ficar cheia, vais para a AE e limpas a fap....fazes uns quilometros a 2500-3000rpm's em 3ª, 4ª ou 5ª e isso deve ficar limpo.

                                                  A FAP não é o fim do mundo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                    Ainda no outro dia peguei no carro andei 200mts com ele e depois voltei para casa pq esqueci-me dumas coisas. e também não avariou.

                                                    E então?

                                                    Significa que não é tudo uma desgraça como pintas

                                                    Não percebi o que pretendes dizer com esta frase.. eu não referi nada a que isso sirva de resposta.

                                                    Servir não serve,mas um carro FAP/DPF não é o fim do mundo!

                                                    Oleos estragados, faps entupidas, safes mode, regenerações forçadas mensais, e reduzida vida das FAPs por este tipo de utilização não existe né? Quantas pessoas se queixam disto...? é tudo falso né? deve ser dos carros deles...

                                                    O que relatas existe sim, mas existem centenas/milhares de pessoas que não têm problemas!Depende da utilização e da atenção!

                                                    Existe é muita FALTA de informação e isso leva a erros e compras erradas...


                                                    Ele fez uma pergunta simples, e face ao que ele relata, irá ter problemas com o carro. Comprar um diesel com fap para fazer percursos pequenos citadinos diários, é uma atitude retrógada, que irá levar a problemas. Independentemente da marca de automovel.

                                                    Irá ter problemas?Tens a certeza? Absoluta?

                                                    Que terá uma probabilidade acrescida, ainda aceito, mas um "dado adquirido" não , pois ira fazer viagens!

                                                    Dizer que sim é um problema, a não ser que compres um KIA tb não é verdade As faps variam ligeiramente de marca para marca, mas na essencia o funcionamento é o mesmo. Aparentemente as da Mazda deram imensos problemas, mas de resto é tudo o mesmo.

                                                    Aqui concordo totalmente, TODOS se podem revelar problemáticos!

                                                    Repostas a bold!
                                                    Editado pela última vez por REDLINER; 05 May 2011, 14:37.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                                      Oi?

                                                      Deves ter deves!!!
                                                      Tu é que parece que tens sempre de vir enaltecer a tua compra!

                                                      Estás contente não estás? Ainda bem, não precisas de ficar é ressabiado em relação a outras escolhas

                                                      Eu por exemplo preferi um 1.6 Tdi a um 1.6 Crdi! E como eu existem mais!
                                                      Editado pela última vez por REDLINER; 05 May 2011, 14:36.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                                        Eu sei que sei que as coisas não são tão lineares como referi mas dado o "fim do mundo" que é uma pessoa que faça pouquíssimos kms durante a semana e depois os passeios ao fim de semana , não estou haver que ira ter grandes problemas com a FAP visto que ao fim de semana vai dar o "passeio ao cão"
                                                        Em relação ao Kia é claro que não estão imunes a problemas , mas talvez como é um motor mais enérgico poderá levar aos mais distraídos andar a ritmos mais altos!!
                                                        No entanto reconheço todos os problemas inerentes as FAPs no entanto visto que ele não vai pagar o carro ,mas vai pagar a gota ,talvez comprava o Diesel, mas não ia para o tdi , ia para o 1.6mjet120cv ou para 1.6crdi128cv ,na minha opinião os melhores motores que andam por aí!

                                                        Cmp!
                                                        São os melhores porque?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O que não faltam são tópicos onde se discute esse assunto.

                                                          E não estou a falar da FAP...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                            São os melhores porque?
                                                            Melhor binário ,mais robustos ,melhores em baixas rotações logo mais agradável de conduzir em cidade ,em relação ao crdi uma fiabilidade até a data quase irrepreensível ,em relação aos consumos acredito que possam ser superiores ,em relação aos demais 1.6, mas nesse aspecto cada caso é um caso , também fico na dúvida se os consumos do crdi não sejam afinal um tanto ou quanto normais!
                                                            Resumindo são motores que apesar de não serem nenhuns 2.0 ,têm um bom andamento e que dão um certo gozo de conduzir !
                                                            Mas isso é a minha opinião que dentro destes parâmetros (1.6) serão estes dois juntando todas as variáveis os mais em conta!
                                                            De notar que também acho os 1.6 PSA bastante equilibrados ,mas falta alguma alma!

                                                            Mas pronto não volto a por em causa um TDI ,pois eles são o supra-suma!

                                                            Comentário

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