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    tuning

    boas!


    o tuning em portugal é ilegal?

    ou ate que ponto pode ser ilegal?

    este tópico vai servir para trocar-mos ideias sobre tuning, esclarecer as nossas duvidas sobre tuning e colocarmos fotos

    #2
    Esquerda [Escolhe o teu caminho] Direita

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por lanz Ver Post
      Esquerda [Escolhe o teu caminho] Direita

      E centro não há??????

      Comentário


        #4
        Sim, (quase que) podes dizer isso. É ilegal.

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          #5
          Ele certamente não que ver fotos mas mais debater o tema em si.

          O TOL tinha em tempos umas fotos do que era "permitido" e passava na IPO.

          O Tuning em Portugal é permitido, dentro de enormes limitações, quando comparado lá fora, e com tudo indicado no livrete se assim for exigido. Ao mesmo tempo que digo isto, lembro-me que há peças/partes que "nós" compramos em certas lojas onde tem a indicação da UE (homologado?), pagas por ela, pagas o seu IVA mas podem na mesma e se assim o entenderem, implicar contigo e dar-te dores de cabeça e inspecções B.
          Editado pela última vez por ; 07 May 2011, 17:41.

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            #6
            Originalmente Colocado por frang255 Ver Post
            E centro não há??????
            O centro há, é a orige

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por lanz Ver Post
              Esquerda [Escolhe o teu caminho] Direita

              Originalmente Colocado por lanz Ver Post
              O centro há, é a orige
              Muito bom!

              Comentário


                #8
                trocarMOS, comprarMOS, cuidarMOS, rodarMOS, etc, etc, etc. é difícil?

                o tuning em PT é proibido, especialmente para aqueles tipos que gostam de rebaixar o carro e "averbar" por eles medidas de pneus novas, mexer no motor e trocar filtros, centralina, depois por 2 escapes dos grossos, a seguir uns faróis, mais tarde espelhos tipo M3 de há quase 20 anos atrás, entretanto lembram-se de pintar o carro numa cor esquisita, no mínimo... quando dão por ela o carro não vale um chavo e só mesmo vendendo às peças e o motor.

                Comentário


                  #9
                  Sendo este um forúm de automóveis, onde suspostamente a maior parte dos users nutre especial interesse e paixão por isso mesmo, até devia ser um tema regular e que devia interessar à maior parte...

                  Devia gaver interesse para que a situação mudasse. ''Tuning'' é uma palavra forte que muitas vezes é mal interpretada por cá mas ''alterações'' talvez fizesse mais sentido.

                  Comentário


                    #10
                    Ainda bem que é ilegal e não me interpretem mal, sou adepto de tuning (afinação) só que os portugueses são barrocos e azeiteiros, se já assim se vê cada porcaria a rolar por aí, imaginem se fosse legal. Os portugueses não têm cultura automovel (de forma geral) e isso reflete-se aquando fazem tuning a um carro, sem respeitar as linhas, a cultura do carro, etc.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
                      Ainda bem que é ilegal e não me interpretem mal, sou adepto de tuning (afinação) só que os portugueses são barrocos e azeiteiros, se já assim se vê cada porcaria a rolar por aí, imaginem se fosse legal. Os portugueses não têm cultura automovel (de forma geral) e isso reflete-se aquando fazem tuning a um carro, sem respeitar as linhas, a cultura do carro, etc.
                      Em certas partes concordo com o comente , pois basta ver muitos carros de emigrantes tugas que vêm da Suíça e outros países tunados ,para ter uma ideia do exelente bom gosto na arte do tuning!

                      Devo dizer que poucos conseguem fazer um tuning decente num carro mas quando fazem é de babar!!

                      Cmp!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
                        Ainda bem que é ilegal e não me interpretem mal, sou adepto de tuning (afinação) só que os portugueses são barrocos e azeiteiros, se já assim se vê cada porcaria a rolar por aí, imaginem se fosse legal. Os portugueses não têm cultura automovel (de forma geral) e isso reflete-se aquando fazem tuning a um carro, sem respeitar as linhas, a cultura do carro, etc.
                        Xuning há em todo o lado, da Alemanha à Inglaterra, da Espanha à França. O fenómeno não é português.

                        Comentário


                          #13
                          Xuning existe em todo o lado, o conceito da palavra é que muda! Na América ter jantes bling-bling uns paintjobs todos amaricados e um "aileron matias" é tunning. Cá em Portugal é xunning.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por golden58 Ver Post
                            Xuning existe em todo o lado, o conceito da palavra é que muda! Na América ter jantes bling-bling uns paintjobs todos amaricados e um "aileron matias" é tunning. Cá em Portugal é xunning.
                            Isso é porque os americanos são burros
                            Em NY vê-se com cada jipão apenas com uma fina camada preta à volta das jantes de 24' ou 25' nos seus Dodge, Cayennes e Q7's

                            Comentário


                              #15
                              Discordo, devemos ser dos poucos paises que não temos um conceito de tuning, uma filosofia. Limitamo-nos a copiar o que se faz lá fora, misturamos influencias e fica tudo uma salgalhada, basta ver o parque de uma concentração tuning. Claro que xuning há em todo o lado mas nós abusamos. Imagino se liberalizassem o tuning por cá, ou melhor, nem quero imaginar. É raro ver nas estradas portuguesas um tuning competente. Ele é os tapetes ranhosos a imitar aluminio que o tuga não dispensa, ele é as tampas de deposito da foliatec a imitar as de competição, ele são parachoques agressivos montados em carros com jantes de 13 ou 14 e com conjunto molas/amortecedor de origem, enfim. Eu só vejo porcaria a andar nas ruas, salvo raras excepçoes. Preferem gastar 5000 € numa pintura XPTO do que legalizar o carro. Sendo caro, é possivel.

                              Comentário


                                #16
                                Tretas.

                                Quem quer fazer alguma coisa tem de ter esse direito.

                                Aliás, muitos dos que querem fazer coisas com pés e cabeça não o fazem por que sabem isso mesmo, sabem que se calhar têm é de não fazer nada, já que depois andam ilegais.

                                Pagam as peças, pagam IVA, quanta gente não vive desse ramo e quantos postos de trabalho não existem e podem ser criados...

                                Para além de que provavelmente, a ser conseguida a legalização (quase impossivel, em muitos casos) são precisos rios de dinheiro, Engenheiros, projectos, 1 ou 2 inspecções... tudo isto por cima do material já pago.

                                Alguém coloca umas molas novas e anda ilegal e sem caminho claro para resolver a situação... queria ver projectos a sério, que envolvam mecânica e que tenham compressores, turbos, IC's, etc, à mistura.
                                Editado pela última vez por b00ster; 08 May 2011, 22:29.

                                Comentário


                                  #17
                                  sou um anti xunnig mas para mim por uma jante com mais uma polegada não devia ter tantas restrições acho uma estupidez , agora meterem aqueles tubos de escape ue só fazem barulho isso não ...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                                    Tretas.

                                    Quem quer fazer alguma coisa tem de ter esse direito.

                                    Aliás, muitos dos que querem fazer coisas com pés e cabeça não o fazem por que sabem isso mesmo, sabem que se calhar têm é de não fazer nada, já que depois andam ilegais.

                                    Pagam as peças, pagam IVA, quanta gente não vive desse ramo e quantos postos de trabalho não existem e podem ser criados...

                                    Para além de que provavelmente, a ser conseguida a legalização (quase impossivel, em muitos casos) são precisos rios de dinheiro, Engenheiros, projectos, 1 ou 2 inspecções... tudo isto por cima do material já pago.

                                    Alguém coloca umas molas novas e anda ilegal e sem caminho claro para resolver a situação... queria ver projectos a sério, que envolvam mecânica e que tenham compressores, turbos, IC's, etc, à mistura.

                                    Concordo a 100%, mas pronto cá em Portugal a famosa "Alterações das características do veículo" não deixa fazer nada!

                                    Qualquer dia um gajo leva multa por ter um Ambipur e alterou o cheiro do carro!

                                    Comentário


                                      #19
                                      também tem a ver muito com a mentalidade das pessoas e da cultura automobilística, no japão, muitas pessoas levam os carros do stand directamente para as tuning houses

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                        também tem a ver muito com a mentalidade das pessoas e da cultura automobilística, no japão, muitas pessoas levam os carros do stand directamente para as tuning houses
                                        Por exemplo, há muito bom carro que quer-se mantido stock que é como fica mais bonito/melhor, mas tu olhas para um, por exemplo, Skyline R33 de origem e pensas wtf

                                        E como falaste no japão, na "golden-age" de tuners japoneses isso acontecia muito, hoje já não tanto, apenas com alguns modelos.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
                                          Por exemplo, há muito bom carro que quer-se mantido stock que é como fica mais bonito/melhor, mas tu olhas para um, por exemplo, Skyline R33 de origem e pensas wtf

                                          E como falaste no japão, na "golden-age" de tuners japoneses isso acontecia muito, hoje já não tanto, apenas com alguns modelos.
                                          normalmente esses full stock no exterior escondem umas surpresas por baixo ou quando abres o capot

                                          claro que é só com alguns modelos, muitos japoneses têm os chamados kei-cars que não se vendem em mais lado nenhum do mundo, é claro que até esses têm tuning houses especializadas mas muito poucas pessoas investe neles

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma coisa é pôr uma pintura nova, interiores azuis florescentes e volante da sparco...


                                            .. outra é alteração de motor, suspensão, jantes, travões, turbo, sistema de exaustão, etc.

                                            Portanto o que vocês, os liberalizadores, querem é que qualquer pessoa possa alterar mecânicamente o seu veículo sem ser homolgado e alvo de revisão?

                                            Desculpem la mas desaprovo completamente, qualquer idiota pode alterar o seu carro sem saber pivias do que está a fazer, e tornar o carro perigoso. Se ele quer fazer isso para competir nos track days no autodromo do estoril, tudo bem, agora andar nas mesmas estradas que eu ando mais a minha familia? no way.

                                            Há que ter bom senso... essa de liberalizar o tunning e mta bonito, mas face ao que já se vê por aí (mesmo sendo ilegal), temo o que viria dessa liberalização.

                                            Comentário


                                              #23
                                              qual o problema de por uam polegada a mais nas jantes ? -.-

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                Uma coisa é pôr uma pintura nova, interiores azuis florescentes e volante da sparco...


                                                .. outra é alteração de motor, suspensão, jantes, travões, turbo, sistema de exaustão, etc.

                                                Portanto o que vocês, os liberalizadores, querem é que qualquer pessoa possa alterar mecânicamente o seu veículo sem ser homolgado e alvo de revisão?

                                                Desculpem la mas desaprovo completamente, qualquer idiota pode alterar o seu carro sem saber pivias do que está a fazer, e tornar o carro perigoso. Se ele quer fazer isso para competir nos track days no autodromo do estoril, tudo bem, agora andar nas mesmas estradas que eu ando mais a minha familia? no way.

                                                Há que ter bom senso... essa de liberalizar o tunning e mta bonito, mas face ao que já se vê por aí (mesmo sendo ilegal), temo o que viria dessa liberalização.
                                                É legalizar/clarificar/facilitar... não liberalizar. Quase todos os paises minimamente desenvolvidos têm legislação clara sobre isso. Vamos ser ''especiais'' e melhores? Ou será atrasados?

                                                Há idiotas quem nem conduzir sabem...

                                                Portugal é dos Paises mais Anti Automóvel que ai andam. E então nesse ponto, nas alterações, andamos no 3º Mundo (para não destoar de outras coisas).

                                                Alfisti.net (o pessoal dos Italianos conhece o site, de certeza) e explicação acerca do que quem está na Alemanha precisa de saber:

                                                Certificates for roadworthiness are not required outside of Germany and Austria, this is the reason why there are no translations and/or explanations for them.

                                                In Germany, Austria and in some cases also in Switzerland all styling and tuning parts need a certification by the TÜV, otherwise you will driving illegally around with your Alfa. The legal constraints are very strong and the certificates are very expensive for the manufacturer. Not all parts carry the needed certification, in Germany and Austria this is illegal! These parts are either used for motorsport or they can be certified, this will set you a couple of hundred Euros back.


                                                Preface
                                                What I have written here applies mainly to Germany and Austria, it can also apply to Switzerland! Please note: This has no legal repercussions for those in the English speaking countries.

                                                What has to be certified
                                                According to the STVZO (German traffic regulations) every change on a vehicle has to be checked and certified by a state examiner (in this case TÜV/DEKRA - equivelent to the MOT Ministry of Transport and regulations in GB). This is the case for following articles out of our shop:
                                                Everything to do with the chassis, spoilers, skirts and the such like, changes to the brake system including the hoses, changes to the motor, chip tuning, open air filters, bore size, etc.


                                                What is free of certification
                                                All articles that carry a EG Certification do not need to be recertified by the TÜV or DEKRA. These parts have an E or e number either moulded into it, stamped into it or has a sticker on it. These include exhaust systems, mirrors, side blinkers and rear lights. The following articles are also in this category:
                                                Shock absorbers, sport air filters, strutbar, gearknobs, handbrakelevers, Steelwings etc.


                                                If you require more information we will help you out. As has already been mentioned, for those of you in the rest of the world, there is no need for you to worry at all, the TÜV or DEKRA have no jurisdiction where you live.
                                                When you should have a question, please send us a email or use the Forum, we will get in touch with you as soon as we can.
                                                ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não há qualidade suficiente no tuning portugues, agora a ser feita alguma coisa que seja para criar ferramentas que façam com que a modalidade cresça na direcção certa. Porque pelo que eu vejo, 80% dos tuners não fazem ideia do que é de facto tuning. E clamam por mais liberdade para fazer alterações quando deveriam ser eles a dar o exemplo com tunings de qualidade.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
                                                    Não há qualidade suficiente no tuning portugues, agora a ser feita alguma coisa que seja para criar ferramentas que façam com que a modalidade cresça na direcção certa. Porque pelo que eu vejo, 80% dos tuners não fazem ideia do que é de facto tuning. E clamam por mais liberdade para fazer alterações quando deveriam ser eles a dar o exemplo com tunings de qualidade.
                                                    E tu bem te podes acrescentar à lista!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Podes brilhar e explicar-me que estou cheio de paciência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
                                                        Podes brilhar e explicar-me que estou cheio de paciência.
                                                        Mas eu não.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É sempre uma pena quando não se partilha a sabedoria para colmatar a ignorância em prol de um bem comum.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TheCube Ver Post
                                                            É sempre uma pena quando não se partilha a sabedoria para colmatar a ignorância em prol de um bem comum.
                                                            Para começar, nenhum dos exemplos que deste tem alguma coisa a ver com tuning.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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