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Mazda 787b, o incompreendido

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    Mazda 787b, o incompreendido



    Este é o Mazda 787b, prototipo da Mazda para os grandes prémios da 24 Horas de Le Mans, vencedor da prova em 1991

    Utilizava o motor de rotores de Wankel, 4 rotores que conjugavam 2.6l de capacidade capaz de produzir 900 cavalos, o som era uma coisa maravilhosa

    Logo após ter vencido o 24 Horas de Le Mans em 1991 , o Mazda 787b foi banido da competição assim como os motores de rotores de Wankel

    A questão talvez seja: Porquê ?
    http://www.youtube.com/watch?v=ox2wgHqrNy0
    Ficheiros anexados

    #2
    Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post


    Este é o Mazda 787b, prototipo da Mazda para os grandes prémios da 24 Horas de Le Mans, vencedor da prova em 1991

    Utilizava o motor de rotores de Wankel, 4 rotores que conjugavam 2.6l de capacidade capaz de produzir 900 cavalos, o som era uma coisa maravilhosa

    Logo após ter vencido o 24 Horas de Le Mans em 1991 , o Mazda 787b foi banido da competição assim como os motores de rotores de Wankel

    A questão talvez seja: Porquê ?
    http://www.youtube.com/watch?v=ox2wgHqrNy0
    Pela mesma razão que agora têm regras próprias para as fritadeiras.

    Comentário


      #3
      Excelente máquina, uma obra de arte em termos de competição automóvel
      Curiosos os regulamentos olhando para a Le Mans de hoje em dia

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        #4
        Era bem fixe esse carro.

        Comentário


          #5
          a regulamentação era idiota, a mazda ganha com o wankel, o que obrigaria a um desenvolvimento louco por parte das restantes marcas para que tivessem uma hipótese de ombrear com a mazda no ano seguinte, tendo em conta que a mazda também iria desenvolver mais o 787b. a solução para travar este r&d desenfreado? banir o wankel e manter o nível de desenvolvimento practicamente igual

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
            a regulamentação era idiota, a mazda ganha com o wankel, o que obrigaria a um desenvolvimento louco por parte das restantes marcas para que tivessem uma hipótese de ombrear com a mazda no ano seguinte, tendo em conta que a mazda também iria desenvolver mais o 787b. a solução para travar este r&d desenfreado? banir o wankel e manter o nível de desenvolvimento practicamente igual
            Podiam ter limitado a potência para os motores wankel, para ficarem com desempenho idêntico aos outros motores da época.

            Assim tinham de investir mais no desenvolvimento do chassis e suspensões.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
              banir o wankel e manter o nível de desenvolvimento practicamente igual
              E isso é a coisa mais abominável que se pode fazer no desporto automovel...

              Comentário


                #8
                Infelizmente a competição é cada vez mais um mundo de interesses e não uma montra de engenharia com toda a emoção associada.
                Basicamente ganha quem é favorecido pelo regulamento. Se algo for bom demais e a concorrência não tiver pedal, toca a banir o desgraçado.
                É pena, algumas competições automóveis para mim já perderam todo o interesse. Agora são autênticos anúncios publicitários a tentarem impingir que o seu produto é que é bom. O Nascar ao menos continua imune a essas tretas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                  Infelizmente a competição é cada vez mais um mundo de interesses e não uma montra de engenharia com toda a emoção associada.
                  Basicamente ganha quem é favorecido pelo regulamento. Se algo for bom demais e a concorrência não tiver pedal, toca a banir o desgraçado.
                  É pena, algumas competições automóveis para mim já perderam todo o interesse. Agora são autênticos anúncios publicitários a tentarem impingir que o seu produto é que é bom. O Nascar ao menos continua imune a essas tretas
                  Mesmo assim a Nascar já mostra algumas mudanças, nomeadamente a substituição dos carburadores pelas injecções electrónicas

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ValterD Ver Post
                    Podiam ter limitado a potência para os motores wankel, para ficarem com desempenho idêntico aos outros motores da época.

                    Assim tinham de investir mais no desenvolvimento do chassis e suspensões.
                    Isso também não seria justo, uma situação semelhante é a tributação de imposto aos motores de wankel no nosso país

                    "Epa este gajo tem um 1.3 com 231 cavalos, como é que o tributamos ?
                    _Não sei quê rotores... Para não ser fino vai pagar como se fosse um 2.6!"


                    Sendo o motor de rotor de wankel mais ecológico que o motor de pistons convencional, este tipo de medidas tira aqui põe ali para ficar mais equilibrado, também não faz muito sentido

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                      Isso também não seria justo, uma situação semelhante é a tributação de imposto aos motores de wankel no nosso país

                      "Epa este gajo tem um 1.3 com 231 cavalos, como é que o tributamos ?
                      _Não sei quê rotores... Para não ser fino vai pagar como se fosse um 2.6!"


                      Sendo o motor de rotor de wankel mais ecológico que o motor de pistons convencional, este tipo de medidas tira aqui põe ali para ficar mais equilibrado, também não faz muito sentido
                      Mais ecológico? Tinha ideia que um dos problemas dos motores wankel era as emissões poluentes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                        Isso também não seria justo, uma situação semelhante é a tributação de imposto aos motores de wankel no nosso país

                        "Epa este gajo tem um 1.3 com 231 cavalos, como é que o tributamos ?
                        _Não sei quê rotores... Para não ser fino vai pagar como se fosse um 2.6!"


                        Sendo o motor de rotor de wankel mais ecológico que o motor de pistons convencional, este tipo de medidas tira aqui põe ali para ficar mais equilibrado, também não faz muito sentido
                        Pois é, esse raciocínio é oportuno.
                        Por exemplo nos motores turbo, embora aparentemente um motor tenha 1200cc, na prática tem bem mais do que isso dependendo da pressão de sobrealimentação. No entanto e do ponto de vista da tributação, é um motor pequeno.
                        Preferem taxar altamente um 3500cc em vez de um 2.0T com 1,5 bar de pressão, o mesmo acontece com os motores wankel em que era muito difícil taxar cilindradas.
                        Isto tem muito que se lhe diga e dada a proliferação de versões turbo no mercado a gasolina (nos diesel já é quase tudo) ganha a marca que aumenta mais a pressão do turbo (mais rendimento) a partir do motor mais pequeno. É a forma de darem a volta à fiscalização mas pode mudar a qualquer momento se alguém se lembrar de ir mexer nas regras estabelecidas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ValterD Ver Post
                          Mais ecológico? Tinha ideia que um dos problemas dos motores wankel era as emissões poluentes.
                          E é.

                          Já não lia sobre o wankel á algum tempo e confundi

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                            Pois é, esse raciocínio é oportuno.
                            Por exemplo nos motores turbo, embora aparentemente um motor tenha 1200cc, na prática tem bem mais do que isso dependendo da pressão de sobrealimentação. No entanto e do ponto de vista da tributação, é um motor pequeno.
                            Preferem taxar altamente um 3500cc em vez de um 2.0T com 1,5 bar de pressão, o mesmo acontece com os motores wankel em que era muito difícil taxar cilindradas.
                            Isto tem muito que se lhe diga e dada a proliferação de versões turbo no mercado a gasolina (nos diesel já é quase tudo) ganha a marca que aumenta mais a pressão do turbo (mais rendimento) a partir do motor mais pequeno. É a forma de darem a volta à fiscalização mas pode mudar a qualquer momento se alguém se lembrar de ir mexer nas regras estabelecidas.
                            E depois a fiabilidade toca-se..

                            Paga menos um Evolution que um Safrane

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                              E depois a fiabilidade toca-se..

                              Paga menos um Evolution que um Safrane
                              Pois...
                              A fiscalidade não está preparada para lidar com motores turbo, tenham eles 100 ou 400cv é tudo igual. Só olham aos cc e mais nada, agora também para o CO2.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                Infelizmente a competição é cada vez mais um mundo de interesses e não uma montra de engenharia com toda a emoção associada.
                                Basicamente ganha quem é favorecido pelo regulamento. Se algo for bom demais e a concorrência não tiver pedal, toca a banir o desgraçado.

                                É pena, algumas competições automóveis para mim já perderam todo o interesse. Agora são autênticos anúncios publicitários a tentarem impingir que o seu produto é que é bom. O Nascar ao menos continua imune a essas tretas
                                Palmas! Palmas para este post.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                  Pela mesma razão que agora têm regras próprias para as fritadeiras.
                                  Basicamente, é isto. Não interessava que ganhasse um Wankel.

                                  BTW, o som é algo de fabuloso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                    Palmas! Palmas para este post.
                                    Obrigado Bj40. A situação que relatei está aos olhos de todos, infelizmente é o dinheiro quem mais ordena

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esse carro deu-me tantos, mas tantos créditos no Gran Turismo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                        Basicamente, é isto. Não interessava que ganhasse um Wankel.

                                        BTW, o som é algo de fabuloso
                                        Wankel é muito interessante mas para veículos de massas não mostrou ser cavalo a apostar, pois é delicado por assim dizer.

                                        A NSU (Hoje Audi) teve o fantástico RO80 com 1000 de 115cv, mas acabou por dar raia, se bem que pelo exotísmo tem piada e valor.
                                        O carro também era muito interessante e moderno.
                                        O Audi 80 dos final dos anos 80 é muito "RO80" como carro.
                                        Os Passat/60/80 pelo meio eram muito inferiores em conceitos.

                                        A Mazda teve um sucesso interessante em pequenas séries com o Wankel; e sem dúvida que fez um carro fantástico para Le Mans.

                                        Mas claro, um "pequeno" construtor lá de longe limpou tudo... trataram de o banir para não incomodar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          Wankel é muito interessante mas para veículos de massas não mostrou ser cavalo a apostar, pois é delicado por assim dizer.
                                          É que apostar nesse "cavalo" exige uma boa dose de Pesquisa e Desenvolvimento (incluindo testes extensivos). Colocar um Otto ou Diesel com décadas de desenvolvimento em cima, é mais barato e seguro.

                                          Um pequeno Wankel pode ser o ideal como range extender para os híbridos plug-in.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                            "Epa este gajo tem um 1.3 com 231 cavalos, como é que o tributamos ?
                                            _Não sei quê rotores... Para não ser fino vai pagar como se fosse um 2.6!"
                                            estado português, a fo*** os portugueses no cu desde sempre

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DIG Ver Post
                                              Esse carro deu-me tantos, mas tantos créditos no Gran Turismo...
                                              Este carro havia no GT1 ou no GT2 ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                Este carro havia no GT1 ou no GT2 ?
                                                Nesses dois não tenho a certeza.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só vi este tópico agora O barulho destes motores é lindo! Barulhos dos Formula 1? Tss.. tss.. querem todos imitar este


                                                  Nem todos os RX7's pagam como 2600cc, depende de como as coisas foram feitas com os primeiros donos e se sabiam no que estavam a pegar. Não sei se a Mazda Internacional pode ajudar com documento comprovativo.

                                                  O Wankel está longe de desaparecer, anda muito departamento de desenvolvimento a tentar metê-lo mais limpo nas emissões e com aplicações "híbridas".
                                                  Editado pela última vez por ; 18 May 2011, 22:25.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Rotary Ver Post
                                                    Só vi este tópico agora O barulho destes motores é lindo! Barulhos dos Formula 1? Tss.. tss.. querem todos imitar este


                                                    Nem todos os RX7's pagam como 2600cc, depende de como as coisas foram feitas com os primeiros donos e se sabiam no que estavam a pegar. Não sei se a Mazda Internacional pode ajudar com documento comprovativo.

                                                    O Wankel está longe de desaparecer, anda muito departamento de desenvolvimento a tentar metê-lo mais limpo nas emissões e com aplicações "híbridas".
                                                    Isso sim seria interessante

                                                    Gostava muito de ver o Mazda 2 com um 700 wankel hibrido, de um rotor, se conseguissem diminuir o consumo com o motor electrico e a manutenção menos minunciosa e ao nivel de um motor de pistons convencional

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu ganhei dois anos consecutivos a gincana do Modelo e no ano a seguir baixaram a idade de inscrição de maneira a que eu não participasse Solidariedade para com a Mazda.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        24 HORAS DE LE MANS
                                                        Mazda 787B Vitorioso
                                                        Regressa a Le Mans 20 Anos Depois



                                                        Hiroshima (Japão), 20 Maio 2011. O ano de 2011 marca o 20º aniversário da vitória alcançada

                                                        pela Mazda na mais emblemática corrida de resistência do Mundo, as 24 Horas de Le Mans.

                                                        Em 1991 a Mazda tornou-se no primeiro e único construtor japonês a ganhar a prova. Como

                                                        forma de celebrar este aniversário e a convite da organização do evento, o Automobile Club de

                                                        LOuest (ACO), o Mazda 787B irá fazer uma demonstração no Sábado (dia 11 de Junho) no

                                                        Circuito de la Sarthe, em Le Mans (França), momentos antes do arranque de mais uma edição

                                                        da mítica corrida de resistência.

                                                        A 79ª edição das 24 Horas de Le Mans tem início marcado para as 15 horas locais desse

                                                        Sábado, terminando exactamente à mesma hora no dia seguinte. A Mazda planeou a

                                                        demonstração do 787B de competição no Circuito de la Sarthe às 12h30 do dia 11 de Junho.

                                                        Paralelamente, o 787B irá também tomar parte no tradicional ‘Desfile de Pilotos’ no centro da

                                                        cidade de Le Mans, na 6ª Feira, 10 de Junho.

                                                        O Mazda 787B foi especialmente restaurado e testado para a demonstração em Le Mans


                                                        O Mazda 787B tornou-se no primeiro e único automóvel japonês, e também o único equipado

                                                        com um motor rotativo, a vencer as 24 Horas de Le Mans. Desenvolvido em parceria entre a

                                                        Mazda e a Mazdaspeed, a equipa responsável pelo programa de competição da Mazda, o

                                                        787B teve o chassis desenhado a pensar no regulamento técnico do Grupo C e tinha um motor

                                                        rotativo de quatro rotores, capaz de debitar 700cv. Devido às alterações no regulamento, o ano

                                                        de 1991 foi o último em que este tipo de motores pôde participar nas 24 Horas de Le Mans. Na

                                                        última oportunidade, depois de 17 anos de esforço, a Mazda finalmente realizou o sonho de

                                                        vencer à geral em Le Mans. Esta vitória não foi só da Mazda, mas também o resultado de

                                                        muitos anos de um árduo trabalho da Mazdaspeed, pilotos, fornecedores e todas as restantes

                                                        entidades envolvidas.

                                                        Takashi Yamanouchi, Director Representativo, Presidente do Conselho, Presidente e CEO da

                                                        Mazda, afirmou que “a Mazda foi fundada com o desejo de ‘nunca fugir de um desafio’. Este

                                                        espírito mantém unidos todos os empregados do Grupo Mazda a nível mundial e inspira-nos a

                                                        alcançar os objectivos que traçámos para nós próprios. Há exactamente 50 anos, em 1961, a

                                                        Mazda começava a desenvolver o motor rotativo. O caminho desde esse arranque até à nossa

                                                        vitória em 1991, em Le Mans, e agora para o nosso programa de desenvolvimento da

                                                        TECNOLOGIA SKYACTIV, foi construído sobre o nosso espírito de desafio. 2011 está previsto

                                                        ser outro ano marcante para todo o Grupo Mazda, assim que arrancarmos com a nossa era

                                                        SKYACTIV, com a apresentação da próxima geração de veículos.”

                                                        Desde 1991 que o Mazda 787B vencedor tem estado maioritariamente em exposição no

                                                        Museu da Mazda em Hiroshima, Japão. Na preparação para a demonstração de Le Mans, a

                                                        Mazda efectuou um cuidado trabalho de restauro, tornando de novo e pela primeira vez desde

                                                        o triunfo em 1991 possível a condução do 787B. O trabalho foi efectuado pelos actuais

                                                        empregados da Mazda que participaram no original projecto “Le Mans Challenge”, juntamente

                                                        com engenheiros da empresa filial de engenharia, a Mazda ET. O recondicionado 787B foi

                                                        testado por um dos principais pilotos da Mazda e o nível de performance foi confirmado pelos

                                                        antigos pilotos da Mazda, Yoshimi Katayama, Takashi Yorino e Yojiro Terada na Pista de

                                                        Testes da Mazda em Mine, na zona oeste do Japão.

                                                        Nas celebrações do 20º aniversário, vários membros da equipa da Mazda de 1991 vão

                                                        também regressar a Le Mans. O piloto vencedor em 1991, o britânico Johnny Herbert, vai ter a

                                                        companhia de outros pilotos da Mazda de 1991, o irlandês David Kennedy, o belga Pierre

                                                        Dieudonné e outros membros da equipa.

                                                        Fonte:velocidadeonline.co.pt

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                                                          Lindo

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                                                            #30
                                                            adorava-o no gran turismo
                                                            grande maquina sim senhor

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