Nestes ultimo anos, têm se visto um aumento significativo em motores ottos sobrealimentados, desde motores pequenos a motores mais possantes, e a maioria contem um turbo, ou mais.
Graças ao downsizing da cilindrada dos motores a quatro tempos e as novas tecnologias usadas, consegue-se um aumento de eficacia, tornando-se mais economicos, e com o uso do turbo, ficam com uma potencia muito similar a motores com maior cilindrada.
Um dos maiores apologistas que me vem a memoria dos compressores, são os americanos, e na europa, a Mercedes e a Jaguar, com os seus famosos motores 200 Kompressor/ 4.0 L supercharged. A VW tambem foi conhecida por usar compressores nos seus carros mais desportivos, o G40, e o G60 e agora, com o 1.4 TSI Twincharger, uma belissima ideia(só ganhou por 5(?) vezes o International Engine of the Year award, na secção dos 1 até 1.4 L), um conjunto de dois tipos de sobrealimentação, nunca antes vistos(penso eu ) num motor de baixa cilindrada.
E ai é que cerne da questão, visto que os compressores não modificam o modo como o motor reage, mesmo aumentando a sua potencia(não tanto como os turbos), são (supostamente) mais fiaveis, e mais baratos, porque não se vê mais o seu uso em motores de baixa cilindrada? Aqui ficam varias fotos e videos sobre anbos os 2 tipos de sobrealimentação. Qual deles preferiam usar, e porque? Opinem ai!
http://carros.hsw.uol.com.br/supercompressores2.htm
http://www.fordvschevy.com/tech/tbsc/tbsc.html
Compressor:
Turbo:
Supercharger Vs Turbocharger:
Som de um supercharger:
Funcionamento do turbo, o tipico turbo kick(boost):
Graças ao downsizing da cilindrada dos motores a quatro tempos e as novas tecnologias usadas, consegue-se um aumento de eficacia, tornando-se mais economicos, e com o uso do turbo, ficam com uma potencia muito similar a motores com maior cilindrada.
Um dos maiores apologistas que me vem a memoria dos compressores, são os americanos, e na europa, a Mercedes e a Jaguar, com os seus famosos motores 200 Kompressor/ 4.0 L supercharged. A VW tambem foi conhecida por usar compressores nos seus carros mais desportivos, o G40, e o G60 e agora, com o 1.4 TSI Twincharger, uma belissima ideia(só ganhou por 5(?) vezes o International Engine of the Year award, na secção dos 1 até 1.4 L), um conjunto de dois tipos de sobrealimentação, nunca antes vistos(penso eu ) num motor de baixa cilindrada.
E ai é que cerne da questão, visto que os compressores não modificam o modo como o motor reage, mesmo aumentando a sua potencia(não tanto como os turbos), são (supostamente) mais fiaveis, e mais baratos, porque não se vê mais o seu uso em motores de baixa cilindrada? Aqui ficam varias fotos e videos sobre anbos os 2 tipos de sobrealimentação. Qual deles preferiam usar, e porque? Opinem ai!
http://carros.hsw.uol.com.br/supercompressores2.htm
http://www.fordvschevy.com/tech/tbsc/tbsc.html
Compressor:
Turbo:
Supercharger Vs Turbocharger:
Som de um supercharger:
Funcionamento do turbo, o tipico turbo kick(boost):
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