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    termostato

    Boa noite


    Gostava de saber se e aconselhável retirar o termostato do Fiat Punto TD70 ?
    Eu Por acaso já vi o meu punto aquecer um bocado mas nada de especial só subiu um bocado dos 90º

    Obrigado Pelas Respostas .. :D

    #2
    Originalmente Colocado por Rgoncalo Ver Post
    Boa noite


    Gostava de saber se e aconselhável retirar o termostato do Fiat Punto TD70 ?
    Eu Por acaso já vi o meu punto aquecer um bocado mas nada de especial só subiu um bocado dos 90º

    Obrigado Pelas Respostas .. :D
    Retirar ou trocar???
    Essa peça como a bomba de água não é barata!! Ao contrário das outras marcas o termostato para um TD deve custar perto de 100 euros. O meu de verão aquece mas nunca passa do meio e aciona logo a ventoinha. No inverno acho que não chega a aquecer o suficiente pois nem chega a um quarto do mostrador.

    Comentário


      #3
      90º graus é o segundo risco?????

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
        Retirar ou trocar???
        Essa peça como a bomba de água não é barata!! Ao contrário das outras marcas o termostato para um TD deve custar perto de 100 euros. O meu de verão aquece mas nunca passa do meio e aciona logo a ventoinha. No inverno acho que não chega a aquecer o suficiente pois nem chega a um quarto do mostrador.
        100 euros por um termostato, acho que estás muito equivocado.
        Uma bomba de água não custa isso meti uma á meses no meu punto 1.2 foi cerca de 36 euros e era um interruptor térmico que ia custar mais que a bomba.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
          Retirar ou trocar???
          Essa peça como a bomba de água não é barata!! Ao contrário das outras marcas o termostato para um TD deve custar perto de 100 euros. O meu de verão aquece mas nunca passa do meio e aciona logo a ventoinha. No inverno acho que não chega a aquecer o suficiente pois nem chega a um quarto do mostrador.
          Se andas uns km com o carro e ele não chega aos 90º é porque também tens o termostato avariado, porque não está a fechar devidamente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rgoncalo Ver Post
            Boa noite


            Gostava de saber se e aconselhável retirar o termostato do Fiat Punto TD70 ?
            Eu Por acaso já vi o meu punto aquecer um bocado mas nada de especial só subiu um bocado dos 90º

            Obrigado Pelas Respostas .. :D
            Quando muito podes querer trocar... retirar é que não! Isso é uma peça essencial no bom funcionamento do circuito de refrigeração, e consequentemente do motor.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DMartins Ver Post
              O meu de verão aquece mas nunca passa do meio e aciona logo a ventoinha. No inverno acho que não chega a aquecer o suficiente pois nem chega a um quarto do mostrador.
              Isso é porque tens o termostato avariado, na posição aberta... convém trocar, pois o motor nunca atinge a temperatura ideal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                Se andas uns km com o carro e ele não chega aos 90º é porque também tens o termostato avariado, porque não está a fechar devidamente.
                Isso acontece apenas no Inverno!!!

                Comentário


                  #9
                  Lembrem-se que nos carros mais recentes , tipo menos de 8/9 anos , o termostato dá a indicação ao sensor de temperatura e vice-versa e tudo isto vai ter á centralina , anular o termostato pode dar origem a outras avarias desnecessárias

                  Comentário


                    #10
                    bomba de agua ja lhe meti nova .. So teria era essa duvida mesmo

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                      #11
                      sim pelo que vejo é uma peça um bocado marada que custa cerca de 80€...

                      Comentário


                        #12
                        Retirar termostato: -não! Ele não está lá para enfeitar.

                        Trocar por um novo sim, mas estou a ler para aqui valores que honestamente me parecem exageradíssimos (falando mesmo de peças originais).

                        Comentário


                          #13
                          Já viste a peça?

                          Termostato

                          Comentário


                            #14
                            O meu TD 70 Van, anda há 80k km's (6 anos) com o termostato aberto e até agora nada a assinalar .

                            Primeiro eu estava convencido de que o interior tinha sido retirado, mas estava apenas colado aberto. Recentemente o interior partiu mesmo (causando uma subida do ponteiro ate ao 3º traço), mandei retirá-lo. Falaram-me em cerca de 60€ por um novo...

                            Se te disserem que a chauffage deixa de aquecer, é mentira .

                            Vê quanto te levam para tirar o interior, pode não compensar, pois ainda é uma operação algo demorada.
                            Editado pela última vez por Ruie34; 23 May 2011, 09:32.

                            Comentário


                              #15
                              Lê-se para aqui com cada coisa...
                              Retirar o termostato, retirar o seu interior...
                              O termostato quando avaria, há que substituir. É uma peça FUNDAMENTAL para o adequado funcionamento do motor. A sua não substituição, pode inclusive gripar o motor, caso avarie em estado fechado.
                              Preço para o carro em questão: Cerca de €35.
                              Editado pela última vez por COMBOIO; 23 May 2011, 10:08.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por COMBOIO Ver Post
                                Lê-se para aqui com cada coisa...
                                Retirar o termostato, retirar o seu interior...
                                O termostato quando avaria, há que substituir. É uma peça FUNDAMENTAL para o adequado funcionamento do motor. A sua não substituição, pode inclusive gripar o motor, caso avarie em estado fechado.
                                Preço para o carro em questão: Cerca de €35.
                                Anda por aí muito carro sem termostato. Nos Fronteras é mato...
                                BTW, o termostato do carro dos meus pais também anda há dois anos sempre aberto... como é carro que faz 95% de cidade nem me preocupo em trocar. ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  Sinceramente prefiro um carro sem termostato, a um (modelo) com e que tenha manifestos problemas com essa peça. Fiquei demasiadas vezes a pé numa Marea

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    O meu TD 70 Van, anda há 80k km's (6 anos) com o termostato aberto e até agora nada a assinalar .

                                    Primeiro eu estava convencido de que o interior tinha sido retirado, mas estava apenas colado aberto. Recentemente o interior partiu mesmo (causando uma subida do ponteiro ate ao 3º traço), mandei retirá-lo. Falaram-me em cerca de 60€ por um novo...

                                    Se te disserem que a chauffage deixa de aquecer, é mentira .


                                    Perdoem-me os sapateiros, e passo a expressão, mas andar sem termostáto é mesmo à sapateiro!
                                    Vê quanto te levam para tirar o interior, pode não compensar, pois ainda é uma operação algo demorada.
                                    Até agora não tiveste problemas mas vais te-los em breve...
                                    O motor não atinge a temperatura de serviço, logo mais oscilações térmicas que levam a um desgaste acelerado do material.
                                    Já para não falar do aumento do consumo, como o motor não funciona na temperatura devida a centralina injecta mais combustivel para aquecer...

                                    Se o o grupo de refrigeração estiver em ordem (radiador - bomba de água - termostato - tubagens - anticongelante apropriado) nunca terão problemas de sobreaquecimento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já dei a minha opinião neste tópico e vou tornar ao mesmo mas para dar de outra maneira: se o termostato não fizesse falta no carro acham que os engenheiros perdiam tempo e estudar o formato e a posição do mesmo no carro?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
                                        Até agora não tiveste problemas mas vais te-los em breve...
                                        O motor não atinge a temperatura de serviço, logo mais oscilações térmicas que levam a um desgaste acelerado do material.
                                        Já para não falar do aumento do consumo, como o motor não funciona na temperatura devida a centralina injecta mais combustivel para aquecer...

                                        Se o o grupo de refrigeração estiver em ordem (radiador - bomba de água - termostato - tubagens - anticongelante apropriado) nunca terão problemas de sobreaquecimento.
                                        Obrigado pelo discurso animador

                                        Os percursos que este carro faz, de momento nem com termostato aquecia, 2,5 km ( 2 x por dia com 16 horas de intervalo) .

                                        Quando sai deste trajecto é para fazer percursos longos, tanto podem ser 80 km, como 4xx km's, a uma velocidade de 140 ou 150 km/h, em que são tomados os cuidados com o aquecimento e arrefecimento do óleo e do turbo.

                                        A última frase é bonita e faz sentido em condiçõs ideias (obvimente que se tudo estiver bem, tudo correrá bem), mas quanto a mim cai por terra desde que vi um TD 70 e uma Marea 1.4 12v a levarem termostatos da Fiat e na Fiat de 15 em 15k km's. Vi outros TD 70 a levar fora da marca também...

                                        Para finalizar, vai com 179k km's e em termos de mecânica tem a apontar uma pequena folga na transmissão direita (parte interior). O turbo não faz barulho, não tenho depósito de óleo no fundo da caixa de filtro de ar, pouco óleo consome (1L em 10k km). Os consumos em cidade andam nos 7,5 l/100 e em EN e AE podem ir dos 6 aos 10 (às 4500 rpm).

                                        O tempo que os engenheiros andaram a estudar um termostato, se tivessem projectado um resguardo para a parte inferior do motor, de modo a que o alternador, respectiva correia e turbo não apanhassem água, o que leva a uma degradação muito maior desse material, é que tinham dado o tempo por bem empregue.

                                        Epá mas este tópico nem é para mim nem sobre mim...

                                        Simplesmente contei a minha experiência até agora...

                                        Para o autor do tópico:

                                        Como estão as relas do motor?
                                        Editado pela última vez por Ruie34; 24 May 2011, 08:52.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Também "anda por aí" muito carro sem óleo, ou "valvulina"... Não vai é andar o tempo que poderia andar

                                          Comentário


                                            #22
                                            É a tua opinião e eu respeito-a, só te dei um panorama do que acontece ao andar sem termostato, dai para frente cada um é livre de fazer o que quiser como é obvio.

                                            A titulo de curiosidade dois casos que conheço:
                                            um tinha tido um problema com a bomba de água, junto com repro e andar sempre a puxar pelo carro, deu-lhe uma "escaldadela" e os tubos ganhavam pressão, o ponteiro subiu a primeira vez que aqueceu mas não voltou a subir, os unicos sintomas eram consumo ligeiro de anticongelante e pressão nas tubagens, foi ao mecanico e a solução genial do mesmo: tirar o termostato! Andou duas semanas bem o ponteiro no azul, nem ia para o meio (onde devia andar), passado essas duas semanas sem termostato arreou de vez com outra escaldadela! junta e cabeça estalada. Conclusão se tivesse feito uma manutenção atempada á bomba de àgua que era de pás de plastico que se desfizeram tinha poupado muito! A solução do "mexânico" so veio dar cabo daquilo mais rápidamente porque o mal já estava feito.

                                            Segundo, dizia-me o dono: 0 meu carro é um espectáculo na cidade o ponteiro fica ali perto do meio, não aquece, e em estrada aberta cai para o azul, o motor anda sempre fresquinho, eu disse-lhe tens o termostato nas lonas! Responde-me: ai não é mesmo assim o motor respira muita bem! lol Ha dois meses partiu o motor!

                                            Caso 1 - diesel; caso 2 - gasolina.

                                            Cada um tire as sua ilações.

                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Obrigado pelo discurso animador

                                            Os percursos que este carro faz, de momento nem com termostato aquecia, 2,5 km ( 2 x por dia com 16 horas de intervalo) .

                                            Quando sai deste trajecto é para fazer percursos longos, tanto podem ser 80 km, como 4xx km's, a uma velocidade de 140 ou 150 km/h, em que são tomados os cuidados com o aquecimento e arrefecimento do óleo e do turbo.

                                            A última frase é bonita e faz sentido em condiçõs ideias (obvimente que se tudo estiver bem, tudo correrá bem), mas quanto a mim cai por terra desde que vi um TD 70 e uma Marea 1.4 12v a levarem termostatos da Fiat e na Fiat de 15 em 15k km's. Vi outros TD 70 a levar fora da marca também...

                                            Para finalizar, vai com 179k km's e em termos de mecânica tem a apontar uma pequena folga na transmissão direita (parte interior). O turbo não faz barulho, não tenho depósito de óleo no fundo da caixa de filtro de ar, pouco óleo consome (1L em 10k km). Os consumos em cidade andam nos 7,5 l/100 e em EN e AE podem ir dos 6 aos 10 (às 4500 rpm).

                                            O tempo que os engenheiros andaram a estudar um termostato, se tivessem projectado um resguardo para a parte inferior do motor, de modo a que o alternador, respectiva correia e turbo não apanhassem água, o que leva a uma degradação muito maior desse material, é que tinham dado o tempo por bem empregue.

                                            Epá mas este tópico nem é para mim nem sobre mim...

                                            Simplesmente contei a minha experiência até agora...

                                            Para o autor do tópico:

                                            Como estão as relas do motor?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Killerone Ver Post
                                              É a tua opinião e eu respeito-a, só te dei um panorama do que acontece ao andar sem termostato, dai para frente cada um é livre de fazer o que quiser como é obvio.

                                              A titulo de curiosidade dois casos que conheço:
                                              um tinha tido um problema com a bomba de água, junto com repro e andar sempre a puxar pelo carro, deu-lhe uma "escaldadela" e os tubos ganhavam pressão, o ponteiro subiu a primeira vez que aqueceu mas não voltou a subir, os unicos sintomas eram consumo ligeiro de anticongelante e pressão nas tubagens, foi ao mecanico e a solução genial do mesmo: tirar o termostato! Andou duas semanas bem o ponteiro no azul, nem ia para o meio (onde devia andar), passado essas duas semanas sem termostato arreou de vez com outra escaldadela! junta e cabeça estalada. Conclusão se tivesse feito uma manutenção atempada á bomba de àgua que era de pás de plastico que se desfizeram tinha poupado muito! A solução do "mexânico" so veio dar cabo daquilo mais rápidamente porque o mal já estava feito.

                                              Segundo, dizia-me o dono: 0 meu carro é um espectáculo na cidade o ponteiro fica ali perto do meio, não aquece, e em estrada aberta cai para o azul, o motor anda sempre fresquinho, eu disse-lhe tens o termostato nas lonas! Responde-me: ai não é mesmo assim o motor respira muita bem! lol Ha dois meses partiu o motor!

                                              Caso 1 - diesel; caso 2 - gasolina.

                                              Cada um tire as sua ilações.


                                              Caso 1 - Incompetência pura do mecânico, o carro quando aqueceu provavelmente queimou uma zona da junta de cabeça e depois foi andar até partir. Aqui então há repro, sobreaquecimento, bomba de água nas lonas... Eram demasiados factores para a Lei de Murphy não se manifestar

                                              Caso 2 - Não sabemos porque partiu o motor.

                                              Eu sei perfeitamente que não dá saúde ao motor ele andar a 1/4 em vez de 1/2. Mas será que o desgaste é tão acentuado?

                                              Acrescento que existem motores que quando vão quase a fundo em AE por exemplo, o ponteiro não sai do azul... Será isto saudável ou não? Será que os já falados atrás engenheiros, afinal eram burros ou não?

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                                                #24
                                                [QUOTE=Ruie34;1065937988]Caso 1 - Incompetência pura do mecânico, o carro quando aqueceu provavelmente queimou uma zona da junta de cabeça e depois foi andar até partir. Aqui então há repro, sobreaquecimento, bomba de água nas lonas... Eram demasiados factores para a Lei de Murphy não se manifestar

                                                Caso 2 - Não sabemos porque partiu o motor.

                                                Eu sei perfeitamente que não dá saúde ao motor ele andar a 1/4 em vez de 1/2. Mas será que o desgaste é tão acentuado?

                                                Acrescento que existem motores que quando vão quase a fundo em AE por exemplo, o ponteiro não sai do azul... Será isto saudável ou não? Será que os já falados atrás engenheiros, afinal eram burros ou não?[/QUOTE]

                                                Exacto, no caso 2 não sabemos porque partiu o motor, mas dou mais uns dados quanto ao mesmo, uns tempos antes teve problemas com o radiador que começou a perder água porque estava corroido, lá de dentro saia água com uma pasta que parecia lama... Já dá para ter um panorama do estado do sistema de refrigeração deste carro. E dos cuidados ou falta deles que o dono tinha.

                                                E que carros são esses que o ponteiro não sai do azul em AE?
                                                Nunca vi tal acontecer, um carro com o sistema de refrigeração ok, funciona nos 90- 110º (regra geral) a norma é os 95º, que é o local onde se pode dizer que o ponteiro fica a meio.
                                                Independentemente de ir a fundo, em AE, ou de circular em cidade ou que seja.

                                                Cumprimentos.

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                                                  #25
                                                  Killerone tens misturado a remoção de um termostato com falta de cuidado e incompetência.

                                                  O meu carro ainda recentemente levou o sistema de refrigeração todo visto e o liquido mudado. Obviamente que se der por uma alteração da cor do liquido ou por um consumo alarmante o carro para logo para ir à oficina.

                                                  Só para teres uma ideia, eu tenho tanto cuidado com o aquecimento que quando o miolo do termostato partiu eu levantei o pé ainda o ponteiro estava na zona dos 3/4 (na VDG) e quando parei na area de serviço o ponteiro estava a 1/2 já.

                                                  O motor que te falava não é de um carro, é o da YZF 750, segundo sei o da Thunderace faz o mesmo. De referir que a minha mota levou o circuito todo visto e testado, logo é mesmo assim. Quando entra em cidade ou trânsito estabiliza a meio.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Killerone Ver Post

                                                    E que carros são esses que o ponteiro não sai do azul em AE?
                                                    Nunca vi tal acontecer, um carro com o sistema de refrigeração ok, funciona nos 90- 110º (regra geral) a norma é os 95º, que é o local onde se pode dizer que o ponteiro fica a meio.
                                                    Independentemente de ir a fundo, em AE, ou de circular em cidade ou que seja.

                                                    Cumprimentos.
                                                    O carro dos meus pais a fundo na AE o ponteiro não sai do azul. Em cidade, por vezes, o ponteiro sobe para cima do meio... e quando sobe demais, a ventoinha dispara.

                                                    Não é por andar com o termostato sempre aberto ou até mesmo sem ele que o carro avaria. O pior que acontece é os consumos aumentarem um pouquinho.

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                                                      #27
                                                      Não é a minha opinião. São factos, que qualquer mecânico competente o pode comprovar. Devias estar mais aberto ao conhecimento sobre mecânica. Nunca é tarde para aprender.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por COMBOIO Ver Post
                                                        Não é a minha opinião. São factos, que qualquer mecânico competente o pode comprovar. Devias estar mais aberto ao conhecimento sobre mecânica. Nunca é tarde para aprender.
                                                        Não sei se era para mim mas... estou à vontade para falar nesta secção porque sei um poquinhoooooooooo de mecânica... sou engenheiro mecânico. ;)

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                          Não sei se era para mim mas... estou à vontade para falar nesta secção porque sei um poquinhoooooooooo de mecânica... sou engenheiro mecânico. ;)
                                                          Alto e para tudo, lá por seres Eng. mecânico não quer dizer que percebas muito ou pouco de mecânica auto, já agora qual a tua especialidade?

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ferr0 Ver Post
                                                            Alto e para tudo, lá por seres Eng. mecânico não quer dizer que percebas muito ou pouco de mecânica auto, já agora qual a tua especialidade?
                                                            Exacto. Por isso mesmo disse que percebia um pouquinho. Mas o que está aqui a discutir-se é o termostato. E para falar dele não preciso de ter experiência de oficina. Sei para que serve e como funciona. ;)

                                                            Gestão Industrial.

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