Boas.
Venho aqui relatar a experiência que tenho tido nos últimos dias, nomeadamente com este modelo utilitário da marca SEAT.
Então é o seguinte:
- Ibiza 6L 1.4 TDI 75cv - O carro com que ando;
- Ibiza 6J (SC) 1.4 TDI 80cv - O carro de um amigo meu;
- Ibiza 6J (SC) 2.0 TDI 143cv FR - O carro de outro amigo meu.
A questão é a seguinte: Estará a SEAT a evoluir??
Comparando APENAS os carros em si, sem motores à questão, noto logo que:
De resto no que toca a condução, apenas conduzi os 1.4 TDI, ambos, quer o 6L quer o 6J. Anotações:
De resto o 6J tem aspectos positivos, como o comportamento em curva que é bastante superior, pelo menos sinto mais confiança no 6J que no 6L.
A insonorização e o equipamento também é melhor no 6J, bem como o sistema de som que acho estar num bom nível.
Sinceramente, após esta pequena experiência, não sei até que ponto estará a SEAT a evoluir...
Digam coisas.
Venho aqui relatar a experiência que tenho tido nos últimos dias, nomeadamente com este modelo utilitário da marca SEAT.
Então é o seguinte:
- Ibiza 6L 1.4 TDI 75cv - O carro com que ando;
- Ibiza 6J (SC) 1.4 TDI 80cv - O carro de um amigo meu;
- Ibiza 6J (SC) 2.0 TDI 143cv FR - O carro de outro amigo meu.
A questão é a seguinte: Estará a SEAT a evoluir??
Comparando APENAS os carros em si, sem motores à questão, noto logo que:
- O Ibiza 6L tem melhores materiais, sendo que a metade superior do tablier é forrada com uma superfície rugosa, com um aspecto bastante resistente, o 6J embora tenha bons materiais, parecem-me menos robustos;
- No que toca a montagem, acho que o Ibiza 6L está anos luz à frente do Ibiza 6J, pois o FR e o 6L são ambos carros que circulam em Évora e nota-se a diferença a nível de ruídos parasitas, o ClioIIIRS pode confirmar isto porque ele é o dono do FR e já andou no "meu" Ibiza;
- Conforto, isto é de facto pouco abonatório para os 6J, dado que ambos tem um package bastante agressivo para o conforto (jante 17" + suspensão desportiva) vs o 6L com jante 15";
- O 6J destaca-se largamente é pela insonorização, o que para quem tem 1.4 TDI's debaixo do capot, sabe bem o que quero dizer.
De resto no que toca a condução, apenas conduzi os 1.4 TDI, ambos, quer o 6L quer o 6J. Anotações:
- Agradabilidade - É impressionante como é que uma caixa longa pode mudar um motor, apesar das melhores performances declaradas no Ibiza de 2008 e apesar dos 5 cv's a mais no Ibiza de 2008, de facto este parece muito mais anémico ao lado do Ibiza de 2005. O Ibiza 6J em 5ª a 2000 rpm vai a 110, eu vou a uns 88, o que faz toda a diferença no que toca à elasticidade do motor, que caixa horrorosa, ontem a conduzir aquilo em cidade comecei a fazer a condução que faço no "meu" Ibiza (trocar às 2000-2200 rpm) e só me vinha à cabeça o famoso Astra 1.2 CDTI... O Ibiza 6J com este motor, foi dos carros que menos gostei de usar em cidade... É mesmo impressionante. O 6L acima das 2000 respira bem, mas abaixo também, e acima das 3500 também já não faz nada de jeito. Já o 6J tem uma faixa de utilização bastante diminuta, devido à caixa o carro só se mexe acima das 2000 rpm, e às 3500 acaba.
- No que toca a performances puras, não sei porque nunca andei a fundo com os carros, mas o 6L parece-me ter ali um pulmão que o 6J não tem...
- Consumos - Apesar da caixa longa e dos DPF's e assim, não consigo fazer os mesmos consumos que faço com o 6L, isto poderá dever-se às jantes 17" com um pneu 215, que a meu ver é ridículo para um motor 1.4 TDI arrastar.
De resto o 6J tem aspectos positivos, como o comportamento em curva que é bastante superior, pelo menos sinto mais confiança no 6J que no 6L.
A insonorização e o equipamento também é melhor no 6J, bem como o sistema de som que acho estar num bom nível.
Sinceramente, após esta pequena experiência, não sei até que ponto estará a SEAT a evoluir...
Digam coisas.
Comentário