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Ibiza 6L (2002) vs Ibiza 6J (2008) - SEAT - Evolução? Sim ou Não?

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    Ibiza 6L (2002) vs Ibiza 6J (2008) - SEAT - Evolução? Sim ou Não?

    Boas.

    Venho aqui relatar a experiência que tenho tido nos últimos dias, nomeadamente com este modelo utilitário da marca SEAT.
    Então é o seguinte:
    - Ibiza 6L 1.4 TDI 75cv - O carro com que ando;
    - Ibiza 6J (SC) 1.4 TDI 80cv - O carro de um amigo meu;
    - Ibiza 6J (SC) 2.0 TDI 143cv FR - O carro de outro amigo meu.

    A questão é a seguinte: Estará a SEAT a evoluir??

    Comparando APENAS os carros em si, sem motores à questão, noto logo que:
    • O Ibiza 6L tem melhores materiais, sendo que a metade superior do tablier é forrada com uma superfície rugosa, com um aspecto bastante resistente, o 6J embora tenha bons materiais, parecem-me menos robustos;
    • No que toca a montagem, acho que o Ibiza 6L está anos luz à frente do Ibiza 6J, pois o FR e o 6L são ambos carros que circulam em Évora e nota-se a diferença a nível de ruídos parasitas, o ClioIIIRS pode confirmar isto porque ele é o dono do FR e já andou no "meu" Ibiza;
    • Conforto, isto é de facto pouco abonatório para os 6J, dado que ambos tem um package bastante agressivo para o conforto (jante 17" + suspensão desportiva) vs o 6L com jante 15";
    • O 6J destaca-se largamente é pela insonorização, o que para quem tem 1.4 TDI's debaixo do capot, sabe bem o que quero dizer.

    De resto no que toca a condução, apenas conduzi os 1.4 TDI, ambos, quer o 6L quer o 6J. Anotações:
    • Agradabilidade - É impressionante como é que uma caixa longa pode mudar um motor, apesar das melhores performances declaradas no Ibiza de 2008 e apesar dos 5 cv's a mais no Ibiza de 2008, de facto este parece muito mais anémico ao lado do Ibiza de 2005. O Ibiza 6J em 5ª a 2000 rpm vai a 110, eu vou a uns 88, o que faz toda a diferença no que toca à elasticidade do motor, que caixa horrorosa, ontem a conduzir aquilo em cidade comecei a fazer a condução que faço no "meu" Ibiza (trocar às 2000-2200 rpm) e só me vinha à cabeça o famoso Astra 1.2 CDTI... O Ibiza 6J com este motor, foi dos carros que menos gostei de usar em cidade... É mesmo impressionante. O 6L acima das 2000 respira bem, mas abaixo também, e acima das 3500 também já não faz nada de jeito. Já o 6J tem uma faixa de utilização bastante diminuta, devido à caixa o carro só se mexe acima das 2000 rpm, e às 3500 acaba.
    • No que toca a performances puras, não sei porque nunca andei a fundo com os carros, mas o 6L parece-me ter ali um pulmão que o 6J não tem...
    • Consumos - Apesar da caixa longa e dos DPF's e assim, não consigo fazer os mesmos consumos que faço com o 6L, isto poderá dever-se às jantes 17" com um pneu 215, que a meu ver é ridículo para um motor 1.4 TDI arrastar.

    De resto o 6J tem aspectos positivos, como o comportamento em curva que é bastante superior, pelo menos sinto mais confiança no 6J que no 6L.
    A insonorização e o equipamento também é melhor no 6J, bem como o sistema de som que acho estar num bom nível.

    Sinceramente, após esta pequena experiência, não sei até que ponto estará a SEAT a evoluir...

    Digam coisas.

    #2
    O look do 2002 é mais agradável, em relação a interiores penso que o 6j é bem mais superior face ao anterior, pois é simples e tem o que é preciso, és mais espaçoso o 6j face ao 6L e sinceramente até mais agradável do que o polo(2005) na altura era 1 de 2008.

    Isto baseando-me na minha experiência pois foi com eles que aprendi a conduzir :P

    Cumpz

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      #3
      A VW já acabava era com a SEAT e canalizava o dinheiro que anda a queimar ali para a Skoda.

      Comentário


        #4
        Eu se quiser um utilitário simples, com bom aspecto, equipamento qb e motor qb compro um Ibiza 6L sem pestanejar. É sem dúvida um carro porreiro. Já o 6J...

        Comentário


          #5
          Acho que evoluiu bastante, mesmo a nível estético, nunca gostei do antigo, que se pode dizer gostos..mas também sou de desconfiar pois tenho um 6J.

          Comentário


            #6
            Conheço bem o 6L em todas as versões e tenho dado umas curvas num FR bocanegra de uma pessoa muito próxima e na minha opinião o 6J em termos de interior só têm a vantagem de me parecer melhor construído e melhor insonorizado porque em termos de materiais de facto não evoluiu nada e em design é melhor não me pronunciar.

            Gosto também mais do 6L exteriormente mas isso é subjectivo.

            No resto, acho que houve evolução, a curvar está muito melhor (esse bocanegra que conduzo acho que até tem XDS), está mais seguro e mais equipamento.

            Daria um empate na travagem e conforto, ambos bons no primeiro e maus no 2º.

            Comentário


              #7
              Muito rapidamente, onde o 6l precisava de melhorar, o 6j melhorou...

              Refiro-me mais concretamente ao comportamento, em que um 6l precisava de barra AA frontal e rebaixo para se agarrar mais e não ir de frente, daí que fiquei mesmo muito surpreendido com o 6j. Comecei a conduzir como se de um 6l se tratasse, experimentei o "limite", depois comecei a forçar, a forçar e a forçar e o raio do carro surpreende bem neste aspecto.

              Em termos de interiores, acho que estão mais agradáveis, mas perderam nos materiais.

              Das maiores falhas do 6j é o tecto, podem chamar panca minha, mas não vou à bola com aquele forro do tecto nem o plástico todo nas portas! Caramba, custava assim tanto porem um tecido com um bocado de esponjo nas portas???

              Quanto a equipamento, bem melhor, mas mal era se não fosse!
              Editado pela última vez por topspeed; 27 May 2011, 22:40.

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                #8
                Originalmente Colocado por Favorit Ver Post
                A VW já acabava era com a SEAT e canalizava o dinheiro que anda a queimar ali para a Skoda.
                LOL
                essa foi mesmo a fanboy

                Comentário


                  #9
                  Favorit, enfim...

                  Quanto ao topico, o 6L quando saiu foi uma desilusao aos olhos de varios adeptos da marca (alcunhado de "Ovo") que não esqueciam os traços do restyling do 6K (6K2) e em pouco tempo isso veio a mudar. Um design mais limpo e de acordo com o esperito rebelde que se fazia sentir. Os materiais evoluiram um pouco.
                  A apresentação do BOCANEGRA (6J) em Genebra prometia o melhor que se podia imaginar pois era admiravel fazer algo tão belo e Racing em comparação a imagem que tinhamos do Ibiza Cupra 6L (para muitos um Ibiza é estilo Cupra) ou não fosse projectado por Luc Donckerwolke. O BOCANEGRA fez mesmo derreter alguns corações, para os amantes da marca e não so...
                  A "ilusão" durou até a apresentação oficial do modelo definitivo do 6J. Nunca conseguiu vincar com as linhas de Walter de Silva e nem mesmo o Kit estectico "Bocanegra" o torna apelatico com o seu prototipo o qual serviu de luz. Em qualidade interior nada evoluiu, até porque o restyling de 2007 do 6L foi alvo de melhoramentos e nas gamas superiores a partir do "Stylance" (antigo "Signo") era de um nivel bom para o segmento inserido. Alias acho que a unica inovação de destaque no 6J se limita apenas ao Hill Hold, pois de resto em nada é melhor fase ao inesquecivel 6L.
                  Editado pela última vez por Ribsan; 28 May 2011, 13:07.

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                    #10
                    Nunca gostei do 6L estéticamente, mas uma altura andei num 1.4 tdi sport, 3 portas, de finais de 2004 e fiquei surpeendido pela positiva em relação ao motor. Tirando o barulho que é basicamente uma merd*, era bastante disponível em baixas rotações e dava um kick engraçado, para apenas 75 cv (ou seria 80?). Acabava pouco depois das 3500rpm, mas dava a sensação de ter perto de 100 cv. Não sendo o carro de ninguém da família, perguntou-se ao dono se teria alguma alteração, mas este apenas referiu o facto de ter sido bem puxado logo desde início. Consumos porreiros também

                    Comentário


                      #11
                      Vejamos uma coisa: O contacto mais próximo que tenho com um seat ibiza (2005/70.000km) é o da minha namorada, que normalmente quando vamos nele vou eu a conduzir!
                      É o 1,2 e aquilo, sem querer ofender nenhum fã da seat é fracote! Os materiais são fracos, não existindo um plástico mole em todo o tablier, o carro parece que anda dado o erro no velocímetro mas quando se vai a ver afinal aquilo não anda nada e o motor, que sendo a gasolina esgota-se às 4000 rpm, situação nunca antes vista por mim num OTTO!
                      Pior ainda é a falta de estabilidade...é gritante a falta de estabilidade do carro, sobretudo em pisos algo degradados! É tudo super artificial!
                      A favor encontro uma direcção mais ou menos, uma caixa de velocidades precisa e muito fácil de manusear e uma utilização satisfatória em cidade.
                      Agora eu pergunto: se o 6j é fraco, e aqui dizem que o sucessor não evoluiu eu imagino como este novo seja! Vale-lhe um design mais agradável na minha opinião!

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Favorit Ver Post
                        A VW já acabava era com a SEAT e canalizava o dinheiro que anda a queimar ali para a Skoda.
                        que deus

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Nunca gostei do 6L estéticamente, mas uma altura andei num 1.4 tdi sport, 3 portas, de finais de 2004 e fiquei surpeendido pela positiva em relação ao motor. Tirando o barulho que é basicamente uma merd*, era bastante disponível em baixas rotações e dava um kick engraçado, para apenas 75 cv (ou seria 80?). Acabava pouco depois das 3500rpm, mas dava a sensação de ter perto de 100 cv. Não sendo o carro de ninguém da família, perguntou-se ao dono se teria alguma alteração, mas este apenas referiu o facto de ter sido bem puxado logo desde início. Consumos porreiros também
                          Penso que seria de 75cv, acho que os de 80cv só foram inseridos no Ibiza aquando o restyling

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                            #14
                            tive um 6l fr e sempre o achei mais solido que este novo.
                            adorava o tablier com aquele acabamento "lixa" por cima.

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