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VW Polo 1.2 - Luz do motor e Embraiagem a patinar ???

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    VW Polo 1.2 - Luz do motor e Embraiagem a patinar ???

    Pessoal cpts a todos,

    O carro da minha esposa, um Polo 1.2 de 2002 tem neste momento 94.000kms. O carrito é porreiro para ela andar aqui nas voltas, na terra, mas tem alguns problemas irritantes que são os seguintes :

    - Luz avisadora do Motor que teima em acender, e quando se lê o código do erro é sempre o mesmo : Sonda Lambda... No entanto já levou 3 sondas... Tirando o pormenor da luz acesa, tudo funciona bem. Pega bem. Não falha, etc. Portanto, não dá para entender.... mas segundo parece há mais gente com polos de 2002 com o mesmo problema, segundo me contaram.

    - Há uma semana ou duas, quando ela o colocou a funcionar o pedal da embraiagem ficou parado a meio, e não metia mudanças. Ela lembrou-se de puxar o pedal pra cima à força ( com o sapato ) e o pedal veio pra cima. A partir daí as mudanças já entravam. Desde então isto não aconteceu mais.
    No entanto de há uns dias para cá, e principalmente em subidas acentuadas, quando aceleramos em 3ª ou 4ª, notamos a rotação a subir, mas o carro não anda.... Dir-se-ia que a embraiagem está a patinar....

    Alguém já teve problemas semelhantes ?

    Obgd desde já pela v/ ajuda.

    #2
    - Luz avisadora do Motor que teima em acender, e quando se lê o código do erro é sempre o mesmo : Sonda Lambda... No entanto já levou 3 sondas... Tirando o pormenor da luz acesa, tudo funciona bem. Pega bem. Não falha, etc. Portanto, não dá para entender.... mas segundo parece há mais gente com polos de 2002 com o mesmo problema, segundo me contaram.
    A minha esposa teve um polo 1.2 de 2003 com este mesmo sintoma, mas só mudou a sonda lambda uma vez (e porque na altura estava em garantia).

    Passou vários anos sem voltar a acender, até que no ano passado acendeu por duas vezes. Da primeira vez (junho de 2010) chamá-mos o serviço mobilidade da Siva (pq todas as revisões foram sempre feitas na marca, por isso o serviço é gratuito) e o mecânico limpou o código do erro. Na altura o carro estava com a luz de reserva acesa e segundo o mecânico o acendimento da luz avisadora poderia ter sido devido a alguma impureza que estivesse no fundo do deposito de combustivel.

    Passado 4 meses, voltou a acender (mas desta vez não estava na reserva). Foi à oficina, onde apagaram o erro e disseram-nos que, como o carro tinha bastantes quilometros (137.000 Km) que poderia estar na altura de trocar novamente a sonda lambda. Sugeriram também que uma forma de tentar evitar novo acendimento da luz era gastar um depósito de gasolina 98 de vez em quando .

    Como na altura estavamos a vender o carro, não trocamos a sonda, mas demos toda esta informação a quem comprou o carro (foi um familiar). Segundo informações de quem o comprou, tem mantido o habito de lhe meter gasolina 98 a cada 5 ou 6 depósitos e até agora a luz não voltou a acender.

    Não sei se te ajuda, não sei sequer se são soluções válidas ou se a luz avisadora não voltou a acender por mero acaso, mas é o que posso relatar sobre o assunto...

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      #3
      Betel,

      Agradeço bastante esta tua info. Com certeza que ajuda sim sr. Vou desligar a dita luz através de um cabo que comprei para o efeito que se liga ao Portátil, e vou experimentar a usar gasolina 98 para ver o que acontece.

      A luz não faz com que o carro pare nem nada disso. Continua a funcionar bem, mesmo com a luz acesa, mas torna-se irritante que aquilo passe o tempo a acender. E torna-se também incompreensível como é que a VW nunca conseguiu resolver este problema, pq parece q isto afecta todos ou quase todos os Polos daquela geração.

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        #4
        Quanto à luz do motor, mais vale andar assim...

        Quanto ao pedal da embraiagem, prepara-te para meteres uma bomba hidráulica da dita embraiagem. Nada de grave

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          #5
          Originalmente Colocado por FilipeBraga Ver Post
          Quanto à luz do motor, mais vale andar assim...

          Quanto ao pedal da embraiagem, prepara-te para meteres uma bomba hidráulica da dita embraiagem. Nada de grave

          Filipe ( mesmo nome que eu.... ) obrigado pela tua resposta.

          Pela tua resposta depreendo que já conheças esta "avaria" da luz do motor sempre acesa, não ?

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            #6
            Hoje foi a minha vez. Acendeu a luz em pleno calor do Alentejo. Provavelmente foi por causa de ter ficado sem gás e andar na reserva da gasolina, que deve estar no depósito há meses... Provavelmente impurezas.

            Passadas umas horas, lá apagou. O tipo da mobilidade nem achou que valia a pena aparecer, já que o motor soava igual...

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              #7
              Tive um polo desses, comprado novo em 2003 e com 2 meses acendeu a luz. Eu metia sempre sem chumbo 98 mas nesse dia meti uns 15 euros de 95. Atestei o carro com sem chumbo 98, mas ainda demorou uns 50 kms a desligar. A partir daí eu já sabia: quando metia 98 nunca acendia, quando punha 95 por vezes acendia. Segundo a VW isto deve-se às octanas e a sem chumbo 95 interfere com a sonda lambda.

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                #8
                Originalmente Colocado por Ribatejano Ver Post
                Tive um polo desses, comprado novo em 2003 e com 2 meses acendeu a luz. Eu metia sempre sem chumbo 98 mas nesse dia meti uns 15 euros de 95. Atestei o carro com sem chumbo 98, mas ainda demorou uns 50 kms a desligar. A partir daí eu já sabia: quando metia 98 nunca acendia, quando punha 95 por vezes acendia. Segundo a VW isto deve-se às octanas e a sem chumbo 95 interfere com a sonda lambda.
                Para um 1.2 é muito fino...

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                  #9
                  Bah, o meu só queima GPL e 95, não há cá 98, e nunca reclamou até agora mas já se calou. Provavelmente, apanhou um pouco de gasolina suja.

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