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Fiat Barchetta VS Smart Roadster Coupé

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    [Comparativo] Fiat Barchetta VS Smart Roadster Coupé

    Boas noites comunidade.

    Ando a pensar daqui por mais uns tempos adquirir um destes dois veículos,muitos podem aparecer por aqui com a ideia de me dizer porque não metes-te em opção um mx-5 ou um mg tf ou até mesmo outro qualquer tipo de carro.
    A explicação é simples,se optasse por um mx-5 teria que ser o 1.8 e o preço dos mx-5 é algo elevado e o 1.8 dificil de encontrar,mas são carros extremamente fiavies,além de eu achar que o fiat barchetta tem uma estética espectacular e eu sou fã do barchetta.
    O mg está fora de questão,a unica coisa que lhe vejo é ser bonito por fora e acaba ai.
    O smart roadster,desde que tive conhecimento que esse carro existia disse logo pra mim que queria um,é uma carro muito bonito,fácil da arrumar por ser pequeno e com um motor 700c capaz de boas prestações e bons consumos.
    Em termos de motor o fiat é mais guloso ( ou não fosse a diferença de cilindrada ) mas mais performante.Não gosto do facto de a capota ser manual,a do roadster é eléctrica,para ser totalmente descapotavel tem que se tirar as barras,mas podemos ir numa viagem e não temos que estar a parar o carro se começar a chover para fechar a capota e se me apetecer abrir também não preciso de estar a fazê-lo novamente.
    Em termos de bagagens,sabemos que não são carros para isso,uma mala de fim de semana bem pequena e nada mais,dai eu optar pelo smart roadster coupé pois tem mais uma arrumação atrás.As duvidas que mais me farão pender para um ou outro carro serão o seu espaço interior pois eu tenho 1,92m e vou andar ( quase ) sempre acompanhado com a minha futura mulher,apesar de ter lido por ai que entrar no roadster é complicado por ser demasiado baixo,e apesar de nenhum roadster ser confortável,gostaria de saber qual dos dois é melhor nesse confronto,pois se a compra se concretizar é carro para a velhice,é como que um sonho de criança ter um roadster descapotavel e ficar na garagem até os filhos terem idade de o apreciar e andar nele quando essa altura chegar,quero fundamentar muito bem a minha decisão.
    Também não estou disposto a dar muito mais que 6 ou 7 mil € por um carro desses ( nacional,não compro carros importados ),porque tenho outros sonhos para concretizar.Outra coisa é que apesar do smart ter um bom motor será que aguenta com quase 200 kg de passageiros lá dentro numa subida sem que a velocidade desça drasticamente ? o Fiat sei que se aguenta bem.
    Gostaria também que me apresentassem outras considerações que achem importantes na decisão da comprar de um carro destas características que eu não tenha tido em conta.

    Agradeço a vossa ajuda e conto com a vossa experiência

    Muito obrigado

    #2
    Barchetta e MX-5 é já um clássico do fórum AHO.

    Eu pessoalmente preferia sempre o Mazda porque é RWD, se bem que o Barchetta é um FWD muito bom em condução.
    E Barchetta 1.8 vs. MX-5 1.8 a coisa é muito equilibrada em prestações.

    (Apesar de na verdade eu não conseguir conduzir o Mazda porque não caibo mesmo no carro. A perna direita não entra de maneira nenhuma).

    O Smart é um carro muito interessante mas que tem muito pouco a ver com o Barchetta.

    Curiosamente ou não o Barchetta até parece ser um carro bastante fiável.

    ...

    Pessoas boas para te falarem desses carros são o JGTB, Nightlord, Ruy Moreira...

    Comentário


      #3
      Depois de ler o teu texto aconselho-te a desistires do Smart. É um carro com demasiados compromissos, especialmente a nível de conforto. A nível de habitabilidade é bom mas entrar e sair de lá de dentro não é das coisas mais práticas especialmente daqui a uns anos como tu referes. Nesse aspecto o Fiat é mais confortável, tem uma maior altura ao solo e a nível de suspensão não é tão radical como o Smart.

      Quanto ao motor 1.8 de 136 cavalos do Fiat ser mais performante dizes isso pela cilindrada e respectiva cavalagem? É que se te baseias nesses dados para medir o grau de performance ficarás muito surpreendido com a relação peso potência do Smart, aquilo é um autêntico kart por isso se o objectivo é uns passeios menos intensos o Barchetta apresenta-se como uma opção mais indicada.

      Comentário


        #4
        Eu já li por ai o que o JGTB, Nightlord e Ruy Moreira falam sobre esses carros.No que diz respeito a ser RWD ou FWD eu nunca irei tirar partido disso num carro desses.Quero um carro desse género por gosto,para desfrutar do bom tempo e de uns passeios com a minha Maria,carro para as minhas voltas quando preciso ir a algum lado e claro que de vez em quando mandar umas aceleradelas,mas nada que leve o carro aos extremos.Em relação á fiabilidade,conheço um barchetta aqui perto de mim que morreu,mas o dono também não o estimuo,aquilo era reduções que até metiam medo e arranques a picar o carro que valha-me nossa senhora.Em relação ao smart pelo que tenho lido ainda existem duvidas sobre a duração desses motores,e se formos ao forum do smartistas existem vários casos de smart que metem água pela capota e por outros lados,do barchetta nunca ouvi isso.É pena os barchettas mais antigos não terem aquela terceira luz de stop.Temos que ter em consideração que a comprar um barchetta terá sempre mais 4 ou 5 anos a menos ou mais que o smart e a idade também pesa nos carros

        Comentário


          #5
          Para alguém com 1,92 esses roadsters são pequenos demais. Que tal um Alfa Romeo Spyder? É mais espaçoso no interior.

          Alfa Romeo Spider 1.8 Twin Spark, 6.000 EUR, Lisboa - Standvirtual

          Comentário


            #6
            Tendo em conta a tua altura, é melhor começares a esquecer o Smart. É que nem sequer vais conseguir entrar lá para dentro. O Fiat é melhor, mas também não vai dar para ti.

            Eu, que tenho menos 10 cm de altura, sempre achei que o Barchetta era apertado, durante os anos que o tive. Com a altura, vais ficar corcunda.

            Adiante, acho que estes carros nem são comparáveis. O Smart é, basicamente, um carro em que a parte engraçada começa e acaba na estética. A caixa de velocidades é uma coisa completamente dantesca e que elimina qualquer possibilidade de diversão. Apesar de ser um RWD, esquece qualquer diversão, pois o ESP não se desliga e o facto de ter pneus muito mais largos atrás torna-o subvirador.

            O Barchetta é um futuro clássico. A par do Coupé, um dos carros mais interessantes que a Fiat fez nos últimos 20 anos. É um FWD que, segundo EVO, foi eleito como um dos 10 melhores dos últimos 15 anos, se não me engano. O motor é bom, a direcção também, a caixa é brilhante. Como brinquedo, é a opção e nunca poderá ser comparado a um charuto como o Smart Roadster. De resto, é um carro que muitas limitações práticas, em virtude da falta de espaço, rigidez, dureza da suspensão, falta de equipamento, ergonomia, etc.

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              #7
              Nos MX5 com 1,92m, descartava já os NB 2,5, ou seja pós 2001, com 1,80 estou practicamente a roçar com a cabeça no tecto com a capota fechada. Os NB's têem os bancos mais baixos um bocado. Se é um carro de passeio, os 1,6 chegam perfeitamente. Os 1,8 fazem mais sentido para quem quer tirar partido do autoblocante. Mesmo assim, por esses valores consegues encontrar MX5 1,8. é uma questão de estar atento, e provavelmente esperar pelo Inverno.
              Quanto ao Barchetta não te posso ajudar, a não sêr dizer que adoro o desenho do carro!

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                #8
                eu gosto muito do spider,mas tive um alfa que me gastou uma carrada de € e desde então penso nunca mais comprar alfas,aquilo é que foi gastar dinheiro,porque adorava o carro se fosse outro qualquer nem o tinha mandado arranjar tanta vez,era quase todas as semanas e quando o vi aquilo quase não andava,mas foi á troca por um fiat e estou bastante contente.O mx-5 também é bonito mas como referi o problema é os preços,mas talvez tenham razão ao dizer que para o que quero o 1.6 chega muito bem.E o mx-5 é mais espaçoso que o barchetta ? Eu falei também no mg tf porque o acho bonito,mas deve ter uma manutenção muito cara e dizem que dão muitos problemas

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                  #9
                  Em termos de espaço, o MX-5 é ligeiramente mais largo, mas mais baixo e curto.

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                    #10
                    mas de espaço interior ? é que eu do mx-5 também só gosto de 2007 em diante que foi quando começaram a trazer os faróis da frente normais,não gosto daqueles de levantar

                    Comentário


                      #11
                      Sim, de espaço interior. Os faróis normais, como lhes chamas, apareceram em 98, não em 2007. O ano que referes é respeitante à terceira geração, chamada NC.

                      Comentário


                        #12
                        sim peço desculpa eu queria ter escrito 1997 mas afinal foi em 98,não sei porque não vou muito á bola com os outros faróis.Tenho que ir depois passar nuns stands para ver se encontro algum que possa experimentar.

                        Comentário


                          #13
                          Num MX-5 NA ou NB não tens grandes hipóteses de te sentires lá confortável, isto se conseguires efectivamente sentar-te coisa que eu não consegui. Esta ultima geração desconheço, parece-me ter uma ligeira melhor habitabilidade.

                          No Barchetta e com a capota colocada entrei lá sem grandes problemas e naão fiquei a bater com a cabeça na lona. Tenho 1,94...

                          E num BMW Z3 pensaste?

                          Comentário


                            #14
                            pensei também,mas não se houve muito falar desses carros e também são um pouco mais caros que o que penso gastar,pois são mais recentes.
                            porque falas-t nesse ª? é mais espaçoso ? ou tem outras características relevantes.também não vou comprar um carro que não caiba lá dentro,pra isso prefiro esperar e juntar mail algum €.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              O Barchetta é um futuro clássico. A par do Coupé, um dos carros mais interessantes que a Fiat fez nos últimos 20 anos. É um FWD que, segundo EVO, foi eleito como um dos 10 melhores dos últimos 15 anos, se não me engano. O motor é bom, a direcção também, a caixa é brilhante.
                              São mesmo os mais interessantes, sem dúvida!

                              O Barchetta e o Coupé são carros de muito bom nível que infelizmente a FIAT não substituíu e não mais existiram equivalentes após terminarem.

                              O Coupé 20VT é mesmo um caso sério como máquina.

                              E andando para trás, acho que temos que ir até 1976 ao 131 Abarth Stradale e mais atrás aos 130 Coupé e 2300 S Coupé... passando pelos 124 Sport Spider e claro... pelo carro que o Barchetta evoca, o Racer Bertone / 850 Spider.




                              Curioso que a base do Barchetta é um chassis Punto 176.

                              Isto prova que o Set-Up pode transformar um carro por completo.
                              Editado pela última vez por gtabarth; 01 June 2011, 22:00.

                              Comentário


                                #16
                                bom , eu tenho um smart roadster coupe e vou dar a minha opiniao sobre este pois i fiat nao conheco alias tb nao gosto .

                                o smart é um carro que para a tua altura vai ser dificil entrares e saires mas esperiementa alugar 1 ou pelo menos entrar num antes de pensares nele , em termos de performances o carro é um autentico prazer conduzir e não ligues a quem nunca o conduzio ou so o conduzio 1 vez o facto de ser semi automatico requer alguma habituacao mas depois de te habituares vais tirar o maior prazer do carro .
                                Eu comprei o meu novo e ja la vao 6 anos e ainda hoje me da um prazer bruto .

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tunedpuma Ver Post
                                  bom , eu tenho um smart roadster coupe e vou dar a minha opiniao sobre este pois i fiat nao conheco alias tb nao gosto .

                                  o smart é um carro que para a tua altura vai ser dificil entrares e saires mas esperiementa alugar 1 ou pelo menos entrar num antes de pensares nele , em termos de performances o carro é um autentico prazer conduzir e não ligues a quem nunca o conduzio ou so o conduzio 1 vez o facto de ser semi automatico requer alguma habituacao mas depois de te habituares vais tirar o maior prazer do carro .
                                  Eu comprei o meu novo e ja la vao 6 anos e ainda hoje me da um prazer bruto .
                                  A única coisa que daqui posso inferir é que o conceito de prazer difere muito de pessoa para pessoa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    mas se realmente o smart roadster é realmente pouco espaçoso,por muito bem que ande e por muito bom que seja o comportamento,nunca vou desfrutar de um carro onde tenha de andar encolhido,vou sempre sentir-me desconfortável.Alguém disse aqui no topico que tem 1,94 e entrou dentro dum barchetta e cabia lá bem sem tocar na capota com ela fechada,já o mx-5 não dizem ser assim tão espaçoso.o z3 é caro,e eu tenho mesmo é uma paixão pela roadster ou barchetta,mas também tenho lido que em consumos o barchetta é um pouco guloso,mas como não é carro do dia-a-dia se gastar um pouco mais acaba por compensar o meu sorriso quando for ao volante

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu o MX-5 nem falo de caber com a capota fechada... podia andar aberto
                                      É mesmo meter a perna direita entre o volante e a parte central do carro! Não consigo... mas tenho mais de 1,94 e mais de 100 kg.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como são as caixas de velocidades dos smart roadsters?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por vindaloo Ver Post
                                          Como são as caixas de velocidades dos smart roadsters?
                                          Um lixo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            eu tenho 1.92m e peso 116 kg.não me posso meter dentro dum carro qualquer

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mike81 Ver Post
                                              eu tenho 1.92m e peso 116 kg.não me posso meter dentro dum carro qualquer
                                              Já te disse que em altura cabes dentro do Smart, o problema é entrar e sair. E sim, o MX-5 é muito mais apertado que o Barchetta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                A única coisa que daqui posso inferir é que o conceito de prazer difere muito de pessoa para pessoa.

                                                Agora fiquei curioso com o que tu conduzes ,


                                                referente ao topico como ate ja foi referido acho que vai ser um problema entrar e sair dentro de 1 smart ,

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tunedpuma Ver Post
                                                  Agora fiquei curioso com o que tu conduzes ,


                                                  referente ao topico como ate ja foi referido acho que vai ser um problema entrar e sair dentro de 1 smart ,
                                                  A questão é mesmo essa, é que ele conduz muitos carros e não "puxa" para nenhum lado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tunedpuma Ver Post
                                                    Agora fiquei curioso com o que tu conduzes ,


                                                    referente ao topico como ate ja foi referido acho que vai ser um problema entrar e sair dentro de 1 smart ,
                                                    O que eu conduzo não interessa para o caso. O que eu sei é que, no toca a prazer, é um insulto comparar o Barchetta ao Smart Roadster. Aliás, o Smart Roadster não pode ser comparado com nada, de tão mau que é.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                      O que eu conduzo não interessa para o caso. O que eu sei é que, no toca a prazer, é um insulto comparar o Barchetta ao Smart Roadster. Aliás, o Smart Roadster não pode ser comparado com nada, de tão mau que é.
                                                      O Roadster sendo um carro pequeno e falando na versão mais potente, não é divertido de conduzir aquele semi-kart? Nunca conduzi nenhum e tinha a impressão que poderia dar algum gozo. É mau por ser automático, ou é mau no conjunto?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                                        O Roadster sendo um carro pequeno e falando na versão mais potente, não é divertido de conduzir aquele semi-kart? Nunca conduzi nenhum e tinha a impressão que poderia dar algum gozo. É mau por ser automático, ou é mau no conjunto?
                                                        Na teoria, até é bom. O problema é que a caixa é pior que má, tal como nos Smart Fortwo, e a tracção traseira não te serve de nada, pois o ESP não se desliga os pneus traseiros são consideravelmente maiores que os da frente. É daqueles carros que parece bom, porque vais sentado baixinho, durinho, volante pequenino e tal, mas mal começas a dar pau percebes que não serve para nada, a não ser para engatar gajas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Nunca conduzi um Barchetta, por isso não posso fazer uma comparação entre os dois.
                                                          Já conduzi várias vezes um Smart Roadster Coupe e de facto esperava muito mais.

                                                          A única coisa que dá uma sensação de velocidade e que possas tirar "prazer"(prazer entre "" pois tal como o JGTB diz, prazer é uma coisa muito relativa) é o facto de irmos a raspar no chão.
                                                          Mesmo em termos de andamento, esperava mais dum "carrito" daquele tamanho e peso. Talvez um Brabus seja diferente

                                                          EDIT: Também acho a direcção um ponto a destacar, foi das unicas coisas que gostei
                                                          Editado pela última vez por Xkoviak; 03 June 2011, 11:58.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Na teoria, até é bom. O problema é que a caixa é pior que má, tal como nos Smart Fortwo, e a tracção traseira não te serve de nada, pois o ESP não se desliga os pneus traseiros são consideravelmente maiores que os da frente. É daqueles carros que parece bom, porque vais sentado baixinho, durinho, volante pequenino e tal, mas mal começas a dar pau percebes que não serve para nada, a não ser para engatar gajas.
                                                            Gaja que se engata com o Smart não é boa peça. Ainda vem com cheiro a çida.

                                                            Não resisti à piada.

                                                            Comentário

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