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CE quer promover circulação de Hidrogénio

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    CE quer promover circulação de Hidrogénio

    A Comissão Europeia quer encorajar e acelerar a entrada em circulação dos veículos a hidrogénio, no âmbito do esforço de redução das emissões de dióxido de carbono, um gás com efeito de estufa.

    As partes interessadas e o grande público "são convidados a pronunciar-se sobre propostas de novas regras" para "garantir a segurança do funcionamento destes veículos", uma vez que o hidrogénio é uma substância altamente inflamável, avança a comissão em comunicado.

    O projecto de proposta da Comissão, que será submetido a consulta pública, visa integrar os veículos a hidrogénio no quadro comunitário para a homologação por modelo. A ideia é "garantir que a respectiva comercialização na União Europeia se realize no cumprimento de normas comuns".

    Sublinhando que os veículos a hidrogénio "vão ajudar a melhorar a qualidade do ar na Europa", o comissário para a Indústria, Günter Verheugen, considera que "as medidas propostas vão facilitar a introdução no mercado deste tipo de veículos". Este facto poderá "promover a competitividade europeia e melhorar o ambiente de forma significativa".

    O hidrogénio pode ser utilizado em carros, carrinhas e autocarros e não produz emissões de monóxido de carbono, dióxido de carbono ou partículas.

    A data final para o envio de propostas é 15 de Setembro.

    In Público Online, 13 de Julho de 2006.

    Excelente. Há que passar aos actos de forma a ficarmos todos a ganhar...

    #2
    Isso é tudo muito giro, mas não diz onde é que vamos buscar a energia para a electrólise...

    Nuclear, já!

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      #3
      hhmmmm.... n sei...

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        #4
        mandem me um q eu testo o carro.

        Comentário


          #5
          Presente em conferência na Noruega

          Mazda RX8-Hydrogen RE visita Europa

          Este automóvel de motor rotativo movido a hidrogénio apresenta-se pela primeira no Velho Continente. no Japão apenas está disponível para «empréstimo».

          A Mazda vai trazer o RX-8 Hydrogen RE para a Europa, durante o ONS2006, uma exibição sobre energia que terá lugar em Stavanger, Noruega, a 22 de Agosto.
          Até agora o modelo apenas está disponível para «leasing« no Japão, e as empresas são o seu cliente alvo. Todavia, não se sabe se a marca tem intenções de realizar o mesmo esquema na Europa. Sabe-se sim, que o RX-8 Hydrogen RE inaugurará um posto de abastecimento a hidrogénio durante a conferência, dando a conhecer um projecto norueguês para munir o país com aquele tipo de infra-estruturas, pelo menos entre Stavanger e Olso, a capital.
          O RX-8 Hydrogen pode andar com gasolina ou hidrogénio – a escolha está ao alcance de um interruptor – utilizando o mesmo motor rotativo original.

          http://www.autohoje.com/noticias.aspx?ct=4147575d

          Estima
          DC comercializará veículos a hidrogénio a partir de 2012
          O grupo germano-americano dá passos certos rumo a um futuro mais amigo do ambiente. Os Classe A e B são essenciais nesta evolução.

          A DaimlerChrysler estima comercializar o primeiro veículo com sistema fuel-cell entre 2012 e 2015, segundo anúncio feito pelo grupo num recente seminário, dedicado ao hidrogénio, que teve lugar na Alemanha.
          Actualmente, a Mercedes-Benz testa cerca de 60 Classe A com sistema de propulsão fuel-cell, em seis localizações diferentes na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos.
          A Mercedes encontra-se também a desenvolver um Classe B F-Cell de segunda geração, com diversas melhorias, entre elas: um depósito com maior capacidade, nova tecnologia de membranas e sistema de humidificação para reduzir o problema da ignição a baixas temperaturas, uma nova bateria de lítio-iões, etc...
          A marca estima que o consumo médio de energia se cifre nos 2.9 litros a cada 100 quilómetros percorridos, em termos equivalentes com o gasóleo.

          http://www.autohoje.com/noticias.aspx?ct=227870b5

          Pode ser que acabemos rapidamente com a dependência do médio oriente.

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            #6
            Mas isso são dois conceitos diferentes, se bem percebi.
            O rx-8 tem um motor de combustão k pode usar hidrogénio como combustível. O classe A tem uma fuel-cell em que o hidrogénio "apenas" serve para fornecer electricidade.

            Aquela proposta da UE visava qual das tecnologias, ou as duas?

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              #7
              provavelmente a continuação da gasolina/diesel....

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                #8
                citação:Originalmente colocada por whereagles

                Isso é tudo muito giro, mas não diz onde é que vamos buscar a energia para a electrólise...

                Nuclear, já!
                Pois não, mas já reduz bastante a poluição ambiental e sonora a nível da circulação dos automóveis. Na produção de electricidade já estamos a ir pelas energias renovaveis e não poluentes, agora passamos para o próximo nível. Se vamos andar a empurrar dum lado para o outro nunca mais saimos do mesmo sitio. A gasolina quando é refinada já passa por um processo poluente e a energia usada é proveniente do mesmo local.

                A Mercedes já anda ai com autocarros, com classes A e até andou com uma Sprinter a funcionar pela UPS. A BMW e a BP também andavam no desenvolvimento destas tecnologias. Agora é que a EU acordou.

                Nos states já andam a financiar a Toyota, tanto é que já lá andam Prius (podiam escolher melhor) a celulas de combustível com o sistemade recarregamento de baterias por inercia. Se fosse em Portugal provavelmente obrigavam-nos a usar um autocolante azul, proibiam o estacionamento em recintos fechados e ainda cobravam selo de valor equivalente a um gasolina de 3000cc :D

                Temos que começar por algum lado, não vamos andar a empatar mais com biodiesel e E85, é preferivel investir logo nas celulas de combustivel e arranjar maneira de converter os carros a gasolina para funcionar com hidrogénio directamente, uma vez que a BMW e a Mazda já apresentaram protótipos capazes de tal proeza.

                Comentário


                  #9
                  Bem... é assim: um carro gasta mesmo MUITA energia. As renováveis, mesmo com 1000000000000 euros de investimento ficam longe de produzir a energia para alimentar as 5 milhões de viaturas em Portugal..

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                    Mas isso são dois conceitos diferentes, se bem percebi.
                    O rx-8 tem um motor de combustão k pode usar hidrogénio como combustível. O classe A tem uma fuel-cell em que o hidrogénio "apenas" serve para fornecer electricidade.

                    Aquela proposta da UE visava qual das tecnologias, ou as duas?
                    A Bmw já testou algo semelhante, o H2R.
                    Mas gostava de saber uma coisa, o que sai na combustão do hidrogenio?

                    Comentário


                      #11
                      Acho realmente uma excelente notícia!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                        Mas isso são dois conceitos diferentes, se bem percebi.
                        O rx-8 tem um motor de combustão k pode usar hidrogénio como combustível. O classe A tem uma fuel-cell em que o hidrogénio "apenas" serve para fornecer electricidade.

                        Aquela proposta da UE visava qual das tecnologias, ou as duas?
                        As duas. Podes consultar o "draft" preliminar para a regulamentação de veículos movidos a hidrogénio aqui - http://ec.europa.eu/enterprise/autom...t_proposal.pdf

                        Comentário


                          #13
                          Acho bem este tipo de iniciativa.
                          Promover todo o tipo de insfraestruturas para o abastecimento deste tipo de combustivel e incentivando as marcas a apostar mais neste tipo de tecnologia a fim de a tornar mais barata, para que o comum cliente possa vir a ter um veiculo movido a hidrogénio.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Unreal

                            citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                            Mas isso são dois conceitos diferentes, se bem percebi.
                            O rx-8 tem um motor de combustão k pode usar hidrogénio como combustível. O classe A tem uma fuel-cell em que o hidrogénio "apenas" serve para fornecer electricidade.

                            Aquela proposta da UE visava qual das tecnologias, ou as duas?
                            A Bmw já testou algo semelhante, o H2R.
                            Mas gostava de saber uma coisa, o que sai na combustão do hidrogenio?

                            A combustão de hidrogénio emite essencialmente (vapor de) água. Tal como o recurso a fuel-cells, a combustão de hidrogénio não é poluente.

                            Até agora, o problema tem sido o facto de que o hidrogénio que pode ser armazenado num tanque de combustível de um veículo convencional dura apenas alguns quilómetros (o que se tem vindo a tentar contrariar com o armazenamento de hidrogénio a altas pressões): por exemplo, o Mazda RX-8 Hydrogen RE, com um tanque de 110L de hidrogénio a uma pressão de 350 Bar, tem uma autonomia de 100Km (consumo médio de 110L/100Km).

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por skywalker

                              citação:Originalmente colocada por Unreal

                              citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                              Mas isso são dois conceitos diferentes, se bem percebi.
                              O rx-8 tem um motor de combustão k pode usar hidrogénio como combustível. O classe A tem uma fuel-cell em que o hidrogénio "apenas" serve para fornecer electricidade.

                              Aquela proposta da UE visava qual das tecnologias, ou as duas?
                              A Bmw já testou algo semelhante, o H2R.
                              Mas gostava de saber uma coisa, o que sai na combustão do hidrogenio?

                              A combustão de hidrogénio emite essencialmente (vapor de) água. Tal como o recurso a fuel-cells, a combustão de hidrogénio não é poluente.

                              Até agora, o problema tem sido o facto de que o hidrogénio que pode ser armazenado num tanque de combustível de um veículo convencional dura apenas alguns quilómetros (o que se tem vindo a tentar contrariar com o armazenamento de hidrogénio a altas pressões): por exemplo, o Mazda RX-8 Hydrogen RE, com um tanque de 110L de hidrogénio a uma pressão de 350 Bar, tem uma autonomia de 100Km (consumo médio de 110L/100Km).
                              110 litros?

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                citação:Originalmente colocada por skywalker

                                citação:Originalmente colocada por Unreal

                                citação:Originalmente colocada por Chewbacca

                                Mas isso são dois conceitos diferentes, se bem percebi.
                                O rx-8 tem um motor de combustão k pode usar hidrogénio como combustível. O classe A tem uma fuel-cell em que o hidrogénio "apenas" serve para fornecer electricidade.

                                Aquela proposta da UE visava qual das tecnologias, ou as duas?
                                A Bmw já testou algo semelhante, o H2R.
                                Mas gostava de saber uma coisa, o que sai na combustão do hidrogenio?

                                A combustão de hidrogénio emite essencialmente (vapor de) água. Tal como o recurso a fuel-cells, a combustão de hidrogénio não é poluente.

                                Até agora, o problema tem sido o facto de que o hidrogénio que pode ser armazenado num tanque de combustível de um veículo convencional dura apenas alguns quilómetros (o que se tem vindo a tentar contrariar com o armazenamento de hidrogénio a altas pressões): por exemplo, o Mazda RX-8 Hydrogen RE, com um tanque de 110L de hidrogénio a uma pressão de 350 Bar, tem uma autonomia de 100Km (consumo médio de 110L/100Km).
                                110 litros?
                                Isto segundo os dados do site oficial da Mazda - http://www.mazda.com/publicity/release/200602/0215.html

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, a pesquisa não me devolveu outro tópico mais genérico sobre esta questão, de maneira que cá vai a pá de ouro...

                                  Toyota e Yamaha trabalham para garantir futuro dos V8 usando hidrogênio

                                  TANQUE CHEIO

                                  A principal modificação estrutural do carro está na substituição do tanque de combustível por um cilindro que armazene o hidrogênio gasoso em alta pressão...


                                  Comentário


                                    #18
                                    Tendo em conta a data da criação do topico, e as promessas feitas na altura, está visto que correu tudo bem na questão de implementação da tecnologia H2.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      Tendo em conta a data da criação do topico, e as promessas feitas na altura, está visto que correu tudo bem na questão de implementação da tecnologia H2.
                                      Está a ser um sucesso!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vendi o Avensis.

                                        Recebi o Mirai hoje. Só havia em branco!

                                        Comentário


                                          #21
                                          E onde há postos de h2 em Portugal?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                            E onde há postos de h2 em Portugal?
                                            Não há... Muitos...

                                            Mas, uma coisa é certa, o hidrogénio faz parte das soluções energéticas do futuro!


                                            Entretanto, por cá, estou em crer que as intenções previamente estabelecidas serão revistas em alta...:

                                            Postos de hidrogenio en portugal em Outubro 2022


                                            Depois há outras interpretações do tema...:

                                            Espanha pode liderar a economia do hidrogênio nos próximos dez anos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Faz-me confusão como se consegue falar ao mesmo tempo em críses energéticas e projetos de hidrogénio em simultâneo.

                                              Os únicos países que acho que teriam qualquer tipo de viabilidade para trabalhar o Hidrogénio seriam países como a frança com surplus de energia e que precisam de a gastar forçosamente, e sim essa energia podia ir para produzir hidrogénio.

                                              Depois há outras interpretações do tema...:

                                              Espanha pode liderar a economia do hidrogênio nos próximos dez anos
                                              Andam a arrancar centrais a carvão que estavam para ser desmanteladas, e com planos para desperdiçar energia a produzir hidrogénio.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                Vendi o Avensis.

                                                Recebi o Mirai hoje. Só havia em branco!

                                                O Mirai supostamente tem uma velocidade máxima de 175Kmh. A minha pergunta é, ele consegue suster essa velocidade indefinidamente?

                                                Ou por outras palavras, a "fuel-cell" consegue produzir eletricidade para alimentar a bateria à mesma quantidade que esta se gasta a 175kmh?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A Alemanha também está a apostar no hidrogénio verde!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                    Vendi o Avensis.

                                                    Recebi o Mirai hoje. Só havia em branco!

                                                    A sério? Boa! Parabéns.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Outubro de 2021? Agora a que Alemanha quer voltar a ligar as centrais de carvão, é para produzir hidrogénio verde.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                        Outubro de 2021? Agora a que Alemanha quer voltar a ligar as centrais de carvão, é para produzir hidrogénio verde.
                                                        Mas será que, entretanto, a Alemanha desistiu dessa tecnologia?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                          Mas será que, entretanto, a Alemanha desistiu dessa tecnologia?
                                                          Não faço ideia, mas pensar nessa tecnologia enquanto houver escassez de energia é surreal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                            Vendi o Avensis.

                                                            Recebi o Mirai hoje. Só havia em branco!

                                                            Muitos parabéns quanto fica depois os valores de abastecimento?

                                                            Comentário

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