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    Rover 213 SE

    Olá amigos, desta vez venho melgar mais uma vez com um carrito que tenho um mira ...

    É cum Rover 213 SE (o ano nem sei bem, mas é mk1 pelo que me disseram), os dados do anuncio são :


    Rover 213SE em muito bom estado, pneus da frente novos (cerca de 500Km de uso), pneus de traz com um ano, bateria nova, vidros eléctricos e fecho centralizado, 178479km, de garagem.

    É de um idoso que deixou de poder conduzir já falei com o vendedor que por sinal é o neto e este pareceu-me ser uma pessoa muito honesta, não estando de certa forma a tentar enganar ninguém. Agora venho pedir-vos a vossa opinião sobre este (não vale a pena comentários a dizer "é velho, compra outra coisa...") Já agora quanto é que vale um carro desses ?


    Cumps

    #2
    Quanto vale é relativo.
    São carros já com alguma idade pelo que os valores comerciais são semrpe relativos.
    Um em bom estado ficará por 700/800€.

    O 213 SE é bem porreiro.
    Luxuoso para a época e fiável. Tem motor Honda de 1.3L e 75cv, se não estou em erro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
      Quanto vale é relativo.
      São carros já com alguma idade pelo que os valores comerciais são semrpe relativos.
      Um em bom estado ficará por 700/800€.

      O 213 SE é bem porreiro.
      Luxuoso para a época e fiável. Tem motor Honda de 1.3L e 75cv, se não estou em erro.
      Desculpem, mas não escrevi alguns parâmetros para me podem ajudar (se necessário)

      Consumos ;
      Problemas crónicos conhecidos;
      opinião (se alguém já tenho um ou não)
      conforto, equipamento...

      Amigo quando dizes luxuoso, referes-te a ...?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
        Desculpem, mas não escrevi alguns parâmetros para me podem ajudar (se necessário)

        Consumos ;
        Problemas crónicos conhecidos;
        opinião (se alguém já tenho um ou não)
        conforto, equipamento...

        Amigo quando dizes luxuoso, referes-te a ...?
        Tenta encontrar um Renault 9, um Citroen BX, um Austin Montego, ou um Opel Kadett da mesma época. Dá uma voltinha com estes carros pelo bairro e vais perceber logo....

        Comentário


          #5
          Conforto, equipamento, será isso?

          Comentário


            #6
            Por exemplo têm vidros elétricos nas 4 portas enquanto que os concorrentes da época muitas vezes nem nas da frente traziam de série.

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              #9
              Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
              Por exemplo têm vidros elétricos nas 4 portas enquanto que os concorrentes da época muitas vezes nem nas da frente traziam de série.

              Estou a ver, um gajo agora está habituado aos carros modernos que trazem tudo e mais alguma coisa, que por vezes pensa que foi sempre assim !

              Comentário


                #10
                Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                Muito, muito obrigado !
                Ora essa, boa leitura.

                Comentário


                  #11
                  O Rover 213 foi um carro muito sofisticado na época. Chassis, motor (1.3) e caixa de velocidades são provenientes da Honda. O valor de venda varia de caso para caso, mas por aquilo que tenho visto anda em torno dos 500/600 euros.

                  Comentário


                    #12
                    É um carro muito bom. Foi o meu primeiro carro, herdei do meu pai. Carro muito confortável, espaçoso, com consumos muito satisfatórios, motor bastante razoável. Força com isso Se aprecias conforto, tens ai um bom carro.

                    Comentário


                      #13
                      Muito obrigado pelas vossas opiniões, estou a ver que é uma boa aposta...

                      Quanto a consumos ?

                      Comentário


                        #14
                        Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                        Muito obrigado pelas vossas opiniões, estou a ver que é uma boa aposta...

                        Quanto a consumos ?
                        Os consumos deve rondar por volta dos 7/8 litros Se não me engano há cá um diario de bordo de um 213, de um user chamado AJacinto


                        Ps: Está aqui

                        Comentário


                          #15
                          Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                          Os consumos deve rondar por volta dos 7/8 litros Se não me engano há cá um diario de bordo de um 213, de um user chamado AJacinto


                          Ps: Está aqui
                          Sim, tive um e é à volta disto.

                          Comentário


                            #16
                            Aqui é que está o grande "Se não" pensei que fossem mais baixos

                            Comentário


                              #17
                              Carros dessa época a gastar menos do que isso é quase impossível. Aliás, mesmo 7 ou 8 serão poucos a fazer.

                              Quanto ao valor do carro, não passes dos 500 euros e só se estiver muito bom.

                              Comentário


                                #18
                                Como já referido, para os consumos aponta uma média de 8 litros.

                                Já agora, tens aqui duas entradas de 213 que são nacionais: Übersicht: Rover - 200 - Spritmonitor.de

                                Comentário


                                  #19
                                  Apesar das tristezas que o meu me tem vindo a dar nos últimos tempos, digo que é mesmo um excelente carro. A componente luxuosa deste carro reflecte-se mais nos materiais, mas a suavidade do motor e o conforto também ajudam (embora eu ache a minha Montego mais confortável que o 213).

                                  Tem acabamentos muito bons, como a madeira em raíz de nogueira nas portas e o tecido dos bancos que dura uma vida, adoro a sua estética (mesmo não sendo fã do típico dos anos 80).

                                  Como contras... Direcção super pesada e um pouco imprecisa (melhorou bastante com a colocação de jantes e pneus com a medida 175/65/14 ao invés dos 165/80 13), forra do tecto e da chapeleira com tendência para descolar, é bastante propício ao aparecimento de FERRUGEM, e é só.

                                  Comentário


                                    #20
                                    A entrada dos 9,43 não é para se ligar, o carro fazia médias de 7,5 no máximo quando era o meu irmão a conduzi-lo, até 2008. E não andava propriamente devagar.

                                    Comentário


                                      #21
                                      Hoje vou ver a maquina, amigo "AJacinto" penso que nos conhecemos de outro sitio, penso eu de que... Quando é que actualizas o teu diário de bordo?

                                      Comentário


                                        #22
                                        Quanto a peças (sei que é rover e foi á falência) Será que não haverá problemas a arranjar certas peças ? Aquele material tipo Filtros, velas ... é de façil acesso ? ou terá de se andar de casa em casa á procura ?

                                        Comentário


                                          #23
                                          Já agora, quanto pagará o Rover de imposto ?

                                          Comentário


                                            #24
                                            7-8 já é suficientemente pouco para um 1.3 a gasolina da década de 80 - do início, ainda por cima. Consumíveis desse género são fáceis de encontrar. Painéis é mais complicado, é um modelo cujas primeiras unidades datam de 84, já lá vão quase 30 anos. Na sucata também não vais muito longe porque enferrujam imenso, quando vivem em climas agrestes e não têm garagem.

                                            O imposto há-de ser baratito, a cilindrada é baixa e a idade muita.

                                            Bom, já andei num (impecável e com 121 000 kms) e achei o motor muito silencioso, desconcertantemente silencioso...o conforto de bom nível e o equipamento óptimo para a época. Parece ter comandos ao meu gosto, uma caixa precisa e de curso curto, mas a direcção em manobras é pesada. Também não é carro para as curvas, nem de perto. Em geral, é um carro com mecânica de tanque e requinte britânico, num carro com as qualidades e defeitos mais habituais na época - por exemplo, também não trava nada - e num pacote que, obviamente, é proposto a preços muito baixos.

                                            Comentário


                                              #25
                                              Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                                              Por exemplo têm vidros elétricos nas 4 portas enquanto que os concorrentes da época muitas vezes nem nas da frente traziam de série.
                                              Espelhos eléctricos.

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                                                #26
                                                O Rover 213 SE é provavelmente o melhor carro do género dos anos 80.

                                                (Segmento C)

                                                Ao fim ao cabo é um Honda Civic 1300 Sedan com pormenores melhorados e com um tratamento / refinamento bastante felizes por parte dos Ingleses.
                                                Diria que com classe!

                                                Substitui o Triumph Acclaim, com o qual ainda partilha muita coisa, sendo que os Acclaim HLE já tinham muito equipamento, como vidros e espelhos eléctricos.
                                                Mas o Acclaim era muito mais próximo do Civic da altura.

                                                Foi também a maneira da Rover ter um carro que "todos" podiam ter, pois até ai a Rover era uma marca de prestígio. Não era uma Jaguar, mas quase.

                                                O Rover 213 tecnicamente era muito válido na época, sendo que apenas terá duas características (interligadas) em que não é dos mais fortes: aerodinâmica e velocidade de ponta.

                                                Comentário


                                                  #27
                                                  Sim, antes deste carro a Rover só fazia carros caros. Também é verdade que o 213 de facto tinha um cx de 0.42 (ou algo do género - era um autêntico tijolo!) e uma velocidade de ponta baixa (155 km/h) e mesmo face a outros motores - 1.3S do Kadett não tem a mesma garra, embora tenha a suficiente. Por outro lado, ainda hoje em dia consegue ser incrivelmente suave e refinado. Não estou a exagerar.

                                                  Comentário


                                                    #28
                                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                    Sim, antes deste carro a Rover só fazia carros caros. Também é verdade que o 213 de facto tinha um cx de 0.42 (ou algo do género - era um autêntico tijolo!) e uma velocidade de ponta baixa (155 km/h) e mesmo face a outros motores - 1.3S do Kadett não tem a mesma garra, embora tenha a suficiente. Por outro lado, ainda hoje em dia consegue ser incrivelmente suave e refinado. Não estou a exagerar.
                                                    Vejo que sabes da poda.

                                                    Kadett é super aerodinâmico, o que para um motor idêntico dava (declarados) + 15 km/h do que o Rover.

                                                    Mas o Rover parecia um carro de outro planeta em apresentação.

                                                    Isto com uma robustez e fiabilidade mecânicas ao nível dos Corollas e Sunny's.

                                                    Comentário


                                                      #29
                                                      O motor do Opel tinha mais garra mesmo em aceleração e um ronco muito agradável - para quem for petrolhead, claro. Imagino as versões 1.6 de 100 cv. Claro que o interior, no caso do 1.3S, era o mais espartano possível. Era feito para ser resistente. Por outro lado, o Kadett era uma tábua e não curvava nada de jeito também.

                                                      Quanto ao 213, basicamente é isso. Não resisto a deixar uma imagem de um Vanden Plas antes do restyling:

                                                      9.JPG

                                                      Comentário


                                                        #30
                                                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                        O Rover 213 SE é provavelmente o melhor carro do género dos anos 80.

                                                        (Segmento C)

                                                        Ao fim ao cabo é um Honda Civic 1300 Sedan com pormenores melhorados e com um tratamento / refinamento bastante felizes por parte dos Ingleses.
                                                        Diria que com classe!

                                                        Substitui o Triumph Acclaim, com o qual ainda partilha muita coisa, sendo que os Acclaim HLE já tinham muito equipamento, como vidros e espelhos eléctricos.
                                                        Mas o Acclaim era muito mais próximo do Civic da altura.

                                                        Foi também a maneira da Rover ter um carro que "todos" podiam ter, pois até ai a Rover era uma marca de prestígio. Não era uma Jaguar, mas quase.

                                                        O Rover 213 tecnicamente era muito válido na época, sendo que apenas terá duas características (interligadas) em que não é dos mais fortes: aerodinâmica e velocidade de ponta.
                                                        Estou a ver que embora no tempo dele era (é) uma grande maquina. Vamos ver onde como está o modelo que irei ver hoje. Quanto a ferrugem, onde é frequente aparecer ? Quais os pontos ter em conta ?

                                                        Comentário

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