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Opel Corsa 1.3 CDTI 05-2005

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    Opel Corsa 1.3 CDTI 05-2005

    Boas malta,

    Após umas pesquisas encontrei este forúm e espero que me possam esclarecer sobre algumas dúvidas visto que não percebo nada de mecânica.

    Tenho um Corsa 1.3 CDTI de Maio de 2005 com cerca de 120.000km. Já algum tempo que sinto o carro a "soluçar/engasgar" nas baixas rotações... pelas 1000/1500 rpm.

    Já foi para o mecánico, meteu à "máquina" e diz-me que o carro está normal. Não tem qualquer problema. Eu acho que este comportamento não é normal pois tenho a sensação que ultimamente acontece com mais frequência.

    No passado fim de semana, fiz uma viagem para Trás-os-Montes e acendeu a luz do carro com uma chave (erro na electrónica do motor) que passado uns minutos apaga-se ou quando volto a ligar o carro. Aconteceu na sexta, no sábado e no domingo.

    As minhas questões:
    • Qual o problema para o "soluçar/engasgar"?
    • Estará relacionado com essa luz? (é a primeira vez que me acende)
    • Que óleo aconselham? Uso 5w30 acho eu para 10.000 km
    • Este carro tem corrente e não correia, ao que sei... quantos km devo trocar?
    Desde já o meu muito obrigado pela atenção dispensada.

    Morais

    #2
    O problema disso é a EGR. manda limpar a admissão toda, que em principio passa. Senão, EGR nova. O 5W30 é para 30000kms ou 1 ano. 10000kms é deitar e para o lixo.

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      #3
      Obrigado pelo esclarecimento.

      Em relação à questão da corrente/correia? Podes-me esclarecer quanto a isso?

      Obrigado desde já.

      Comentário


        #4
        É de corrente. Manutenção/troca aos 10 anos ou 150.000 kms, o que ocorrer primeiro.

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          #5
          Mto obrigado mais uma vez.

          O problema continua e amanhã vai para o mecanico. A luz (o carrinho com chave) acende-se mais frequentemente, os "engasgos" são mais frequentes.
          Reparei tb que a temperatura mantem-se abaixo dos 80º. O normal era manter-se pouco acima dos 80º... o que achei estranho. Será normal?

          Podem-me dizer por quanto ficará a reparação/substituição da EGR??? É só para estar prevenido Já ouvi dizer que é um tombo de todo o tamanho.

          Obrigado

          Comentário


            #6
            Vou aproveitar tb para trocar oleo e filtros. O Que aconselham?

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              #7
              Originalmente Colocado por tulicreme Ver Post
              É de corrente. Manutenção/troca aos 10 anos ou 150.000 kms, o que ocorrer primeiro.
              Nada de mais errado. É corrente sem manutenção, só em caso de se começar a ouvir barulho é que se mexe. Esse prazo de intervenção é para a correia do alternador.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por morais1976 Ver Post
                Mto obrigado mais uma vez.

                O problema continua e amanhã vai para o mecanico. A luz (o carrinho com chave) acende-se mais frequentemente, os "engasgos" são mais frequentes.
                Reparei tb que a temperatura mantem-se abaixo dos 80º. O normal era manter-se pouco acima dos 80º... o que achei estranho. Será normal?

                Podem-me dizer por quanto ficará a reparação/substituição da EGR??? É só para estar prevenido Já ouvi dizer que é um tombo de todo o tamanho.

                Obrigado
                Uma EGR na Opel, anda por volta de 200 e tal€, mais IVA.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                  Nada de mais errado. É corrente sem manutenção, só em caso de se começar a ouvir barulho é que se mexe. Esse prazo de intervenção é para a correia do alternador.
                  Tens razão. Fui olhar para o manual online, e como vi lá estes valores, postei. Esqueci-me completamente da correia do alternador... quando estava a escrever, estava a estranhar uma quilometragem tão baixa para uma corrente...

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                    #10
                    Boas...
                    Se não estou em erro o motor é igual ao do meu Panda Cross.
                    A corrente só é para sustituir aos 250.000, mas aos 125.000 tem que ser substituida uma peça (penso que é o "esticador") que lhe está acopolada.
                    Pelo menos é a informação que tenho por parte da Fiat...

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