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Fifth Gear: crash-test Ford Focus a 190 km/h

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    Fifth Gear: crash-test Ford Focus a 190 km/h

    Impressionante o resultado...





    Não sei se é repost... Não vi nada.
    Editado pela última vez por Braz; 22 October 2011, 14:48.

    #2
    Impressionante !

    A 50km/h são todos muito seguros e bla bla, mas à medida que a velocidade aumenta é que vemos que a segurança é uma questão de sorte, ou nem isso.... E não é preciso ser a 190

    Comentário


      #3
      É assustador.

      Comentário


        #4
        Foi pena n terem metido bonecos dentro do carro. Impressionante e nao e´algo assim tao dificil de acontecer se um carro a esta veloc. for contra uma arvore por exemplo.

        Comentário


          #5
          F0ck...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por smithico Ver Post
            Foi pena n terem metido bonecos dentro do carro. Impressionante e nao e´algo assim tao dificil de acontecer se um carro a esta veloc. for contra uma arvore por exemplo.
            O pior é que os bonecos estavam dentro do carro..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por smithico Ver Post
              Foi pena n terem metido bonecos dentro do carro. Impressionante e nao e´algo assim tao dificil de acontecer se um carro a esta veloc. for contra uma arvore por exemplo.
              Eu vi para lá uns braços de um boneco qualquer, o que ainda torna isto mais assustador

              Realmente, às vezes não se tem noção do que um despiste a essa velocidade, seguido de um embate numa árvore por exemplo, possa provocar

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                Foi pena n terem metido bonecos dentro do carro. Impressionante e nao e´algo assim tao dificil de acontecer se um carro a esta veloc. for contra uma arvore por exemplo.
                Nem será preciso tanto.

                Basta que numa nacional, por exemplo, choquem dois carros em que ambos vão a 100 Km/h.

                Em termos da "mecânica" ou física do embate, não é bem a mesma coisa pois a absorção do impacto é maior, mas o resultado prático deve ser muito parecido, caso batam mesmo de frente.

                Comentário


                  #9
                  Como já disseram, estavam lá bonecos.

                  Repara aos 0:04 e aos 0:07.

                  Não são dummies daqueles todos XPTO que registam resultados. Isso seria um suicídio para os desgraçados.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    Nem será preciso tanto.

                    Basta que numa nacional, por exemplo, choquem dois carros em que ambos vão a 100 Km/h.

                    Em termos da "mecânica" ou física do embate, não é bem a mesma coisa pois a absorção do impacto é maior, mas o resultado prático deve ser muito parecido, caso batam mesmo de frente.
                    Não, um choque contra um carro a 100km/h é equivalente ao choque contra uma parede a 100km/h, essa ideia que tens é um mito comum.

                    3ª lei de newton ;)

                    Comentário


                      #11
                      Este tipo de acidente é praticamente impossível de acontecer. Este tipo de velocidade só se atinge em AE, onde os rails ajudam a desacelerar o carro. Aqui toda a energia fica concentrada porque a parede de betão não se mexe nem um centímetro. É uma descarga brutal para o Focus. O resultado final é, evidentemente, assustador.

                      Comentário


                        #12
                        Esse já não precisa de ir à prensa

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                          Não, um choque contra um carro a 100km/h é equivalente ao choque contra uma parede a 100km/h, essa ideia que tens é um mito comum.

                          3ª lei de newton ;)
                          Como?

                          Então e um choque entre carros não dissipa muito mais energia do que o choque puro contra uma parede?

                          Além de dissipação de energia no choque inicial, a "dinâmica" pós o momento inicial é completamente diferente, os carros quando batem não vão ficar no ponto exacto do choque, certo? Além de que um coque entre dois carros é muito influenciado pelos seus pesos, caso exista uma diferença grande.

                          Comentário


                            #14
                            Este tipo de impacto é irreal e as consequências raramente se traduzem num impacto real.
                            Porquê? Porque estás a colidir um carro com uma parede de betão.

                            Em condições mais normais, no máximo estarias a colidir um carro a 190km/h contra um carro estacionário e ai as coisas modificariam totalmente.
                            Basta ter alguns conhecimentos de dinâmica para saber que a força de impacto seria transferida para o outro carro que por sua vez se deslocaria, o que francamente é bastante diferente do que bater contra um objecto imóvel.

                            Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                            Não, um choque contra um carro a 100km/h é equivalente ao choque contra uma parede a 100km/h, essa ideia que tens é um mito comum.

                            3ª lei de newton ;)
                            Um kilo de algodão tem o mesmo peso que uma pedra de um kilo.
                            No entanto, eu cá preferia ser atingido por um kilo de algodão em vez de uma pedra de um kilo.

                            Comentário


                              #15
                              Epa ... desculpem ... passei à frente no video nem vi os bonecos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                Como?

                                Então e um choque entre carros não dissipa muito mais energia do que o choque puro contra uma parede?

                                Além de dissipação de energia no choque inicial, a "dinâmica" pós o momento inicial é completamente diferente, os carros quando batem não vão ficar no ponto exacto do choque, certo? Além de que um coque entre dois carros é muito influenciado pelos seus pesos, caso exista uma diferença grande.
                                Segundo a 3ª lei de newton, para cada acção há uma reação oposta com a mesma intensidade.
                                Ou seja, um carro bate no outro, há uma reação oposta de cada um e as forças anulam-se.
                                Basicamente é isto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Por estas e por outras sempre achei que é mais importante um carro ter bom comportamento, boa aderência e bons travões do que muitas estrelas NCAP.

                                  A estas velocidades nem num tanque se safam.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu diria mesmo que um carro bater a 190km/h na traseira de um camião parado ficaria bem pior!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                      Segundo a 3ª lei de newton, para cada acção há uma reação oposta com a mesma intensidade.
                                      Ou seja, um carro bate no outro, há uma reação oposta de cada um e as forças anulam-se.
                                      Basicamente é isto.
                                      Eu conheço a 3ª Lei de Newton.

                                      Mas com isso queres dizer exactamente o quê? Não entendi ainda...

                                      Se estás a dizer que é exactamente igual um choque a 200 Km/h contra uma parede rígida ou um choque frontal entre dois carros a 100 Km/h, estás a dizer mal.

                                      Claro que a esta velocidade o resultado prático é o mesmo, tal como eu disse, mas se calhar o resultado prático é diferente entre um carro que bate a 100 Km/h numa parede ou um choque a 50 Km/h entre dois carros.

                                      Mas não entendi muito bem se é isso que queres dizer.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu preferia mil vezes bater a 50 noutro carro do que a 100 numa parede daquelas. Aliás, preferia bater a 100 contra outro carro do que a 50 numa parede daquelas!

                                        O carro mexe-se e deforma, a parede transforma-te logo em ovos mexidos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim, mas eu estou a supor velocidades "totais" iguais num caso ou noutro.

                                          Isto é:

                                          Bater 100 Km/h numa parede

                                          Choque entre dois carros, ambos a 50 Km/h.

                                          Eu preferia, de longe, um choque frontal entre carros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                            Eu conheço a 3ª Lei de Newton.

                                            Mas com isso queres dizer exactamente o quê? Não entendi ainda...

                                            Se estás a dizer que é exactamente igual um choque a 200 Km/h contra uma parede rígida ou um choque frontal entre dois carros a 100 Km/h, estás a dizer mal.

                                            Claro que a esta velocidade o resultado prático é o mesmo, tal como eu disse, mas se calhar o resultado prático é diferente entre um carro que bate a 100 Km/h numa parede ou um choque a 50 Km/h entre dois carros.

                                            Mas não entendi muito bem se é isso que queres dizer.
                                            Não, antes pelo contrario estou a dizer que bater a 100km/h contra um carro é igual a bater a 100km/h contra uma parede.

                                            O erro está no mito de que um embate contra uma parede a 100 é igual a um embate entre dois carros a 50.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                              Sim, mas eu estou a supor velocidades "totais" iguais num caso ou noutro.

                                              Isto é:

                                              Bater 100 Km/h numa parede

                                              Choque entre dois carros, ambos a 50 Km/h.

                                              Eu preferia, de longe, um choque frontal entre carros.
                                              Lá está, um choque entre dois carros a 50 não é equiparável a bater numa parede a 100.

                                              Um choque entre dois carros a 50km/h é equivalente a um choque contra uma parede a 50km/h.

                                              Comentário


                                                #24
                                                As leis de Newton são muito giras mas estão a ser mal aplicadas aqui. É claro que se vier um carro a 100 km/h isso se traduz em velocidade no sentido oposto ao nosso referencial, uma velocidade negativa que irá contradizer a nossa, ou seja, em módulo a força total do impacto duplica. Claro que um carro deforma e bla bla bla.. 200km/h sao sempre 200.

                                                Juizinho rapaziada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Seja em carro ou parede, a 190 a taxa de sobrevivencia roça o.... zero.

                                                  Agora o teste é algo irrealista porque bater numa parede de betao daquelas é algo para o bizzaro. Mas o que nao falta sao casos de carros que bateram em arvores ou traseiras de camioes a velocidades parecidas. Lembro-me de ver na net, um E55 AMG que bateu na traseira de um camiao (nao sei se estava em movimento ou nao) a mais de 200km/h e so havia carro a partir da porta de tras, a frente desapareceu.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                                    1 - Não, antes pelo contrario estou a dizer que bater a 100km/h contra um carro é igual a bater a 100km/h contra uma parede.

                                                    2 - O erro está no mito de que um embate contra uma parede a 100 é igual a um embate entre dois carros a 50.
                                                    1 - Não é igual. Muito menos nessa situação de um embate num carro que está parado. Os carros deformam-se, podem mover-se, a diferença de massas pode ser favorável, etc.

                                                    2 - Aqui há duas questões, penso eu. Do ponto de vista da velocidade final do choque, não é a mesma coisa. Porque à partida considera-se o choque entre automóveis como sendo perfeitamente elástico (velocidades iguais após o embate, ou melhor, os veículos seguem juntos).

                                                    Ou seja, para carros de massas iguais, bater numa parede a 100 Km/h significa uma "desaceleração" de 100 Km/h em fracções de segundo. Num embate a 50 Km/h entre dois veículos, visto que o choque é perfeitamente elástico e as massas são iguais, em teoria a velocidade final seria 0. Logo, é uma desaceleração de apenas 50 Km/h a 0 na mesma fracção de segundo. (conservação da quantidade de movimento)

                                                    A outra questão (e aqui não estou a certo, confesso) é que em termos dos danos provocados no veículo, se possa aproximar um embate entre dois carros a 50 km/h com um embate numa parede a 100 km/h.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ribbit Ver Post
                                                      As leis de Newton são muito giras mas estão a ser mal aplicadas aqui. É claro que se vier um carro a 100 km/h isso se traduz em velocidade no sentido oposto ao nosso referencial, uma velocidade negativa que irá contradizer a nossa, ou seja, em módulo a força total do impacto duplica. Claro que um carro deforma e bla bla bla.. 200km/h sao sempre 200.

                                                      Juizinho rapaziada.
                                                      Eu já percebi o que quer dizer o moreirex e tem alguma razão, em termos físicos.

                                                      Isso que disseste, "duplicar" a velocidade de embate, é verdade em casos muito especificos. (vamos considerar sempre massas e velocidades iguais para não complicar). É verdade por exemplo no choque entre duas bolas de bilhar, se não considerarmos forças de atrito e outras forças exteriores.

                                                      Nesse caso e dado o material do corpo, o coeficiente de restituição é máximo (=1), o que significa que a diferença entre velocidade iniciais e finais de cada corpo, é igual. Ora um choque entre duas bolas de bilhar a 5 Km/h, vai provocar que ambas se desloquem em sentido oposto à mesma velocidade, ou seja um total de -10 Km/h.

                                                      Nos veículos vulgarmente se considera esse coeficiente como sendo igual (ou muito próximo) de 0. A velocidade final entre veículos é nula o que no caso de massas e velocidades iniciais iguais se traduz numa velocidade final de 0 Km/h (semelhante a bater numa parede). Nesse caso, a variação total de velocidade é apenas 5 Km/h e não o dobro como nas bolas de bilhar.

                                                      m1 v1 −m2 v2 = − m1 v1' + m2 v2'

                                                      em que v1' - v2' = 0.

                                                      Isto se não me escapa nenhum pormenor.
                                                      Editado pela última vez por Bj40; 21 October 2011, 21:41.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                                        Lá está, um choque entre dois carros a 50 não é equiparável a bater numa parede a 100.

                                                        Um choque entre dois carros a 50km/h é equivalente a um choque contra uma parede a 50km/h.

                                                        Ou seja, se um carro for a 100km/h e tiver um choque frontal com outro a 100km/h, a força do impacto será relativa a 100km/h e não a 200km/h?

                                                        Tens a certeza disso ?

                                                        É que sempre tive a noção de que num choque frontal, a força de impacto seria equivalente à soma da velocidade de ambos os carros

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                          Este tipo de acidente é praticamente impossível de acontecer. Este tipo de velocidade só se atinge em AE, onde os rails ajudam a desacelerar o carro. Aqui toda a energia fica concentrada porque a parede de betão não se mexe nem um centímetro. É uma descarga brutal para o Focus. O resultado final é, evidentemente, assustador.
                                                          Estás equivocado. Pode não ser um tipo de acidente que se vê todos os dias, longe disso. Mas se um carro for a +250km/h numa AE e se por alguma razão entrar em despiste, retirando a velocidade que se perde com o atrito das rodas devido ao facto do carro estar a andar de lado, pode haver algo que faça ocorrer um "efeito alavanca" e o carro sai da estrada, passa por cima do rail sem lhe tocar e pode muito bem ir embater nalguma árvore próxima da AE à velocidade do carro do vídeo.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                            Ou seja, se um carro for a 100km/h e tiver um choque frontal com outro a 100km/h, a força do impacto será relativa a 100km/h e não a 200km/h?

                                                            Tens a certeza disso ?

                                                            É que sempre tive a noção de que num choque frontal, a força de impacto seria equivalente à soma da velocidade de ambos os carros
                                                            Não é assim. Olha isto que retirei do site do EuroNCAP:

                                                            "The test speed of 64 km/h represents a car to car collision with each car travelling at around 55 km/h." Ou seja, o teste do EuroNCAP contra uma parede a 64km/h simula um embate frontal entre 2 carros a 55km/h cada.

                                                            Comentário

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