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Toca a pintar os intercoolers de preto!
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Originalmente Colocado por rjtd Ver PostMto dificil. Se fosse assim vinham de origem pretos. Ou qdo determinada marca quisesse aumentar a capacidade de arrefecimento não aumentava o tamanho do IC, simplesmente pintava-o de preto.
Penso que, o ponto fulcral e o facto dos intercoolers não virem pintados do que quer que seja, é que estes não estão montados em contacto directo com a luz do sol.
Como tal, a cor é irrelevante.
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostDepende do tipo de tinta. Não tem propriamente a ver com a cor.
Boa sorte: https://en.wikipedia.org/wiki/Emissivity
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Originalmente Colocado por CHB Ver Post
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Originalmente Colocado por Crysis Ver PostA cor pouco influencia. Agora experimenta pintar um intercooler a preto com tinta acrílica e vê o resultado !
O material também.
O tipo de tinta também.
Todos temos razão. Agora não digas que a cor não interessa porque interessa.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostEditado pela última vez por JMSVS; 18 June 2014, 03:20.
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Originalmente Colocado por DeBeF Ver PostNão consigo encontrar explicação racional para o resultado.
Ou o video é tanga ou há aqui mais qualquer coisa.Originalmente Colocado por CHB Ver Post
Da mesma forma que uma côr escura absorve mais calor (um carro preto ao sol aquece mais depressa no seu interior que um carro branco igual), também radia esse calor mais depressa.
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Mas para isso acontecer tem que haver luz e dentro do compartimento do motor não há luz...
Originalmente Colocado por ClioII Ver PostA resposta já cá tinha sido colocada.
Da mesma forma que uma côr escura absorve mais calor (um carro preto ao sol aquece mais depressa no seu interior que um carro branco igual), também radia esse calor mais depressa.
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Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post... devido à pintura com uma determinada cor.
Só existe cor com "luz". Correcto?
Fora de brincadeira: percebo o que queres dizer. Para nós conseguirmos ver qualquer objecto é preciso que lhe incida luz. Ao incidir, parte dessa luz chega aos teus olhos reflectida, e é assim que tu te apercebes da cor do objecto. Por exemplo: se incidir luz branca num carro e o carro absorver mais radiação de cor laranja, a luz reflectida vai ter tom azul claro e dizes que o carro é desse azul.
Se o carro reflectir tudo, então vais achar que é branco. Se o carro absorver tudo vais achar que é preto.
No entanto, estamos a falar da visão humana. E aquilo que entendemos por "luz" é, na verdade, radiação numa faixa muito muito estreita de comprimentos de onda. No caso de trocas de calor, não é preciso luz visível a incidir no objecto, porque não há um olho humano a observar.
E depois, o que acontece às diferentes radiações em TODOS os comprimentos de onda que o olho humano NÃO vê? É que o calor é isso mesmo. Podes senti-lo na pele, mas os teus olhos não vêem o calor. E a côr é uma propriedade do material, vai afectar o comportamento com a radiação visível... mas na invisível também!
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Companheiro
Independentemente da explicação cientifica que deste, não acredito que a cor tenha alguma coisa a ver com os resultados.
Acredito que aquela tinta tenha outras propriedades (para além do pigmento) que influenciem a dissipação/absorção térmica.
Estamos a partir do pressuposto que aquele video está correcto e sem truques.
Um abraço
ny12xx
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Originalmente Colocado por ny12xx Ver PostCompanheiro
Independentemente da explicação cientifica que deste, não acredito que a cor tenha alguma coisa a ver com os resultados.
Acredito que aquela tinta tenha outras propriedades (para além do pigmento) que influenciem a dissipação/absorção térmica.
Estamos a partir do pressuposto que aquele video está correcto e sem truques.
Um abraço
ny12xx
Admites que existe uma explicação científica, que existe, mas depois dizes que não acreditas.
Espera que vou chamar o teu amigo barbudo lá de cima para nos vir elucidar sobre isto.
Fora de tangas, o que foi dito acima por mim e por mais uns quantos responde à tua incredulidade.
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Originalmente Colocado por CHB Ver PostAdmites que existe uma explicação científica, que existe, mas depois dizes que não acreditas.
A explicação científica é referente a isto:
Originalmente Colocado por ny12xx Ver PostSó existe cor com "luz". Correcto?
Mas isso sou eu.
Um abraço
ny12xx
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Originalmente Colocado por rjtd Ver PostMto dificil. Se fosse assim vinham de origem pretos. Ou qdo determinada marca quisesse aumentar a capacidade de arrefecimento não aumentava o tamanho do IC, simplesmente pintava-o de preto.
Mas o radiador faz! Por isso que vêm pintados de preto de origem.
Pessoas que acham que os carros vêm perfeitos de origem... Os carros não desportivos são pacotes completos. Todas as decisões são pensadas a nivel de custo/beneficio. Lá por um carro não vir com um turbo por exemplo, não quer dizer que o motor rebente por se meter um turbo. Provavelmente na fabrica se o motor tivesse turbo já não entrava por baixo e lá disparava o custo de produção.
Isto é ciência. Não confiam nas palavras do engenheiro do video...
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Originalmente Colocado por CHB Ver Post
Um corpo negro, cientificamente falando, é apenas um conceito abstracto. A emissividade depende de diversas variáveis, entre elas o material.
Para além disso, a radiação é absolutamente desprezável num radiador, já que este não dissipa calor por radiação mas sim por convecção. E aí, já não nos interessa a emissividade nem a absorsividade mas antes a sua condutividade térmica (e o coeficiente de convecção que é função de diversos parâmetros que não estão directamente relacionados com o material). E nessa situação, não há pai para o alumínio (talvez o ouro...). A tinta vai, mais uma vez, actuar como isolante (já que estamos a acrescentar material).Editado pela última vez por Movyk; 07 July 2014, 01:35.
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Originalmente Colocado por topspeedPT Ver Post
No video original ficou provado que a camada de tinta não era espessa o suficiente para diminuir a troca de calor. Apesar de os intercoolers serem concebidos para dissipar o calor por convecção, também naturalmente o fazem por radiação. Uma não interfere com a outra, elas somam-se.
Se a tinta não reduz a troca de calor por convecção o suficiente para negar os ganhos de trocas por radiação. Então funciona.
Na vida real há inúmeras variáveis, por isso é que se testam as coisas. Já viram algum episódio de mythbusters em que eles não testam nada?
Digo mais, o teste da MCM foi bastante profissional.
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Originalmente Colocado por PMP1337 Ver PostParece os engenheiros que apanho nas aulas. Só teoria mas na pratica...
No video original ficou provado que a camada de tinta não era espessa o suficiente para diminuir a troca de calor. Apesar de os intercoolers serem concebidos para dissipar o calor por convecção, também naturalmente o fazem por radiação. Uma não interfere com a outra, elas somam-se.
Se a tinta não reduz a troca de calor por convecção o suficiente para negar os ganhos de trocas por radiação. Então funciona.
Na vida real há inúmeras variáveis, por isso é que se testam as coisas. Já viram algum episódio de mythbusters em que eles não testam nada?
Digo mais, o teste da MCM foi bastante profissional.
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