Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Performance Driving - Vejam este vídeo, vai-vos tornar melhores condutores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Performance Driving - Vejam este vídeo, vai-vos tornar melhores condutores

    Atentem à primeira parte do vídeo, sobre as travagens de emergência.
    Com um simples truque, reduz-se a distância de travagem em 17 metros.


    #2
    Mais outro com o mesmo "problema" dos piscas....só deviam acender caso o ABS fosse activado

    Comentário


      #3
      AO minuto 10, curva a alta velocidade. Devo já me apercebi que conforme se curva mias depressa, há uma maior tendencia para agarrar o volante com força e perde-se sensibilidade. Para ter a certeza disso era experimentar em circuito, mas assim em teoria concordo completamente com o vídeo

      Comentário


        #4
        Já fiz um curso "semelhante", mas de mota. É muito bom, pois aprende-se imenso e, mais dia menos dia, pode ser a diferença entre dizer "Livra, que susto! *$%&#/%!" e ter um acidente.
        Estou curioso em fazer um de carro!

        Comentário


          #5
          Ui então para se travar rapidamente, em emergência e de modo agressivo, não se deve carregar logo na embraiagem...
          Vão rolar cabeças!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
            Mais outro com o mesmo "problema" dos piscas....só deviam acender caso o ABS fosse activado
            Eu acho que só devia ser ativado em função do valor da desaceleração do veículo.

            Por exemplo, um carro com os pneus carecas à chuva vai ligar os piscas estupidamente.

            Comentário


              #7
              Sabes que nao podes circular com pneus carecas? Se o carro nao está em condições ou se arrisca a um acidente ou a susto ou multa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bbking Ver Post
                Sabes que nao podes circular com pneus carecas? Se o carro nao está em condições ou se arrisca a um acidente ou a susto ou multa.
                Sim, mas mesmo com 1,6mm será muito mais fácil ativar o ABS do que, por exemplo, a meio ou novo.

                Comentário


                  #9
                  Sempre pensei que os rasgos estivessem relacionados com o escoamento da água e não com distâncias de travagem ou aderência.
                  Na verdade, não me parece que haja diferença de aderência em condições normais entre um pneu com 5mm de piso ou outro com 2mm porque a área de contacto é "exactamente" a mesma.
                  Agora no que toca à capacidade de escoar a água sim, existe diferença e é por isso que existe um mínimo exigido por lei.

                  Comentário


                    #10
                    Não acho que acrescente nada de novo, então aquele historia de como virar o volante até cruzarmos os braços isso aprende-se na escola.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                      Não acho que acrescente nada de novo, então aquele historia de como virar o volante até cruzarmos os braços isso aprende-se na escola.
                      Verdade! Lembro-me bem que no início das aulas de condução virava o volante "como os velhos", ensinaram-me logo a cruzar os braços, é muito mais prático e rápido

                      Agora uma questão, porque é que a travagem é mais eficaz se não se carregar logo na embraiagem ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Boomer Ver Post
                        Verdade! Lembro-me bem que no início das aulas de condução virava o volante "como os velhos", ensinaram-me logo a cruzar os braços, é muito mais prático e rápido

                        Agora uma questão, porque é que a travagem é mais eficaz se não se carregar logo na embraiagem ?
                        Porque o motor ajuda o carro perder velocidade.

                        Imagina que vais a uma velocidade constante numa AE se carregares na embraiagem e deixares de acelerar o carro fica solto e perde velocidade muito lentamente, se deixares de acelerar mas não carregares na embraiagem vais ver que o carro perde velocidade de forma muito mais rápida e se o exercício for feito em relações de caixa mais curtas então a diferença é abismal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                          Porque o motor ajuda o carro perder velocidade.

                          Imagina que vais a uma velocidade constante numa AE se carregares na embraiagem e deixares de acelerar o carro fica solto e perde velocidade muito lentamente, se deixares de acelerar mas não carregares na embraiagem vais ver que o carro perde velocidade de forma muito mais rápida e se o exercício for feito em relações de caixa mais curtas então a diferença é abismal.
                          Estou esclarecido! Obrigado!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                            Sempre pensei que os rasgos estivessem relacionados com o escoamento da água e não com distâncias de travagem ou aderência.
                            Na verdade, não me parece que haja diferença de aderência em condições normais entre um pneu com 5mm de piso ou outro com 2mm porque a área de contacto é "exactamente" a mesma.
                            Agora no que toca à capacidade de escoar a água sim, existe diferença e é por isso que existe um mínimo exigido por lei.
                            Mas o escoamento de água está relacionada com a travagem!
                            Há diferenças muito grandes no comportamento de dois mesmos pneus com 5 mm e com 2. A área de contacto não é "extamente" a mesma, a capacidade de escoamento reduz-se drasticamente e consequentemente a capacidade de travagem.

                            Concluindo, esses pneus são muito mais suscetíveis de acionar o ABS, logo não faz grande sentido o acendimento automático dos piscas pelo ABS, mas antes pela desaceleração verificada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                              Porque o motor ajuda o carro perder velocidade.

                              Imagina que vais a uma velocidade constante numa AE se carregares na embraiagem e deixares de acelerar o carro fica solto e perde velocidade muito lentamente, se deixares de acelerar mas não carregares na embraiagem vais ver que o carro perde velocidade de forma muito mais rápida e se o exercício for feito em relações de caixa mais curtas então a diferença é abismal.
                              Mas há para aí uns iluminados que garantem que se deve carregar imediatamente, ao mesmo tempo, na embraiagem e travão ao máximo e deixar o ABS funcionar.
                              A única vantagem que o ABS tem é manter o controlo direcional, de resto as distâncias de travagem aumentam significativamente.
                              A embraiagem só deve ser acionada no final. E em casos extremos nem há tempo de ser acionada e também não faz mal praticamente nenhum. O poder de travagem é sempre superior, quer à potência máxima do motor, quer da sua inércia.

                              Comentário


                                #16
                                pensava que metendo uma abaixo ainda ajudava mais na travagem,

                                certo ou errado?

                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                Ui então para se travar rapidamente, em emergência e de modo agressivo, não se deve carregar logo na embraiagem...
                                Vão rolar cabeças!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                  pensava que metendo uma abaixo ainda ajudava mais na travagem,

                                  certo ou errado?
                                  Podes meter 10 abaixo.
                                  A questão aqui é fazer tudo rapidamente e é por isso que ele aconselha a premir o travão de forma firme e com pressão máxima desde o primeiro instante.
                                  Não vais conseguir reduzir mudanças e travar tão eficazmente como alguém que se limite a premir o pedal do travão com força.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                    pensava que metendo uma abaixo ainda ajudava mais na travagem,

                                    certo ou errado?
                                    E ajuda, mas em casos de travagem brusca (mas coisa que poucos têm reflexos ou algo do género para isso, porque o pensamento numa travagem brusca é premir o travão imediatamente, não se lembram de botar uma abaixo), em travagens programadas (do tipo avistar um semáforo vermelho uns 50/100 metros antes, etc) é ir travando lentamente, nos casos de semáforo se possível até ir numa velocidade lenta e engrenagem baixa (1ª ou 2ª, 20/30 km/h de modo a não atrapalhar o transito) porque assim quando chegares o mais certo é estar verde ou mesmo estar a mudar.

                                    Também era assim, quando chegava aos semáforos é que travava, mas desde que tenho carta pesados e o respectivo CAM, que fez pensar de outra maneira. Claro que não sou nenhum santo, também gosto de tirar o carvão ao "charuto".

                                    E quanto ao ABS, o meu charuto para ter ABS tens de por o pés de fora , mas não é nenhum corsa A ou B mas estamos a falar de um carro de década de 90, um citadino, e nestes dias andei com o yaris 2015 (rent car/seguro, que bateram-me na traseira) e digo-te primeiro que atina-se com o ABS via-me grego. E depois tem um poder travagem forte.
                                    Editado pela última vez por jogador89; 23 April 2016, 18:48.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                      Mas o escoamento de água está relacionada com a travagem!
                                      Há diferenças muito grandes no comportamento de dois mesmos pneus com 5 mm e com 2. A área de contacto não é "extamente" a mesma, a capacidade de escoamento reduz-se drasticamente e consequentemente a capacidade de travagem.

                                      Concluindo, esses pneus são muito mais suscetíveis de acionar o ABS, logo não faz grande sentido o acendimento automático dos piscas pelo ABS, mas antes pela desaceleração verificada.
                                      A capacidade de escoamento não esta relacionada só com a travagem e sim os rasgos são só para escoar a agua em piso molhados. Em piso seco tanto faz ter ou não ter rasgos, alias sem rasgos aumenta significativamente a área de contacto por isso é que nas corridas se usa pneus slicks.

                                      Agora com piso molhado travagens, acelerações e acelerações laterais os rasgos fazem toda a diferença pois é quanto maior for capacidade de escoar agua mais tempo o pneus se manter em contacto com o solo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                        Mas há para aí uns iluminados que garantem que se deve carregar imediatamente, ao mesmo tempo, na embraiagem e travão ao máximo e deixar o ABS funcionar.
                                        A única vantagem que o ABS tem é manter o controlo direcional, de resto as distâncias de travagem aumentam significativamente.
                                        A embraiagem só deve ser acionada no final. E em casos extremos nem há tempo de ser acionada e também não faz mal praticamente nenhum. O poder de travagem é sempre superior, quer à potência máxima do motor, quer da sua inércia.
                                        Não é verdade que as distancias de travagem aumentem com o ABS, nos primórdios dos ABS sim acontecia em alguns modelos hoje em dia um carro com ABS para em distancias mais curtas, até porque sem a ABS é impossível manter a travagem no limite da aderência sem bloquear as rodas e rodas bloqueadas é sinonimo de perda drástica de aderência.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                          E ajuda, mas em casos de travagem brusca (mas coisa que poucos têm reflexos ou algo do género para isso, porque o pensamento numa travagem brusca é premir o travão imediatamente, não se lembram de botar uma abaixo), em travagens programadas (do tipo avistar um semáforo vermelho uns 50/100 metros antes, etc) é ir travando lentamente, nos casos de semáforo se possível até ir numa velocidade lenta e engrenagem baixa (1ª ou 2ª, 20/30 km/h de modo a não atrapalhar o transito) porque assim quando chegares o mais certo é estar verde ou mesmo estar a mudar.

                                          Também era assim, quando chegava aos semáforos é que travava, mas desde que tenho carta pesados e o respectivo CAM, que fez pensar de outra maneira. Claro que não sou nenhum santo, também gosto de tirar o carvão ao "charuto".

                                          E quanto ao ABS, o meu charuto para ter ABS tens de por o pés de fora , mas não é nenhum corsa A ou B mas estamos a falar de um carro de década de 90, um citadino, e nestes dias andei com o yaris 2015 (rent car/seguro, que bateram-me na traseira) e digo-te primeiro que atina-se com o ABS via-me grego. E depois tem um poder travagem forte.
                                          Eu nunca percebi essa historia de ser ter que adaptar ao ABS, eu sempre travei da mesma forma nunca senti necessidade de me adaptar. Nos primeiros carros que conduzi com ABS era um drama, os ABS eram muito intrusivos e estavam sempre a entrar em funcionamento de forma despropositada, bastava uma travagem um pouco mais forte e aquilo entrava logo em funcionamento por duas vezes que ia batendo a velocidades baixas por causa do ABS, no carros actuais nem se dá pelos ABS só entram em funcionamento quando realmente são necessários ou seja em travagens extremas. O meu carro tem 6 anos só o senti a funcionar uma vez.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                            pensava que metendo uma abaixo ainda ajudava mais na travagem,

                                            certo ou errado?
                                            Reduzir no momento certo ajuda sempre o problema é que nas travagens de emergência não tens tempo para reduzir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                              Não é verdade que as distancias de travagem aumentem com o ABS, nos primórdios dos ABS sim acontecia em alguns modelos hoje em dia um carro com ABS para em distancias mais curtas, até porque sem a ABS é impossível manter a travagem no limite da aderência sem bloquear as rodas e rodas bloqueadas é sinonimo de perda drástica de aderência.
                                              Isso não é assim e tens o exemplo do vídeo colocado no ínicio.

                                              Fazer travagens de fio a pavio no limite de entrada do ABS e do suposto limite de aderência é uma questão de treino/habituação

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                                A capacidade de escoamento não esta relacionada só com a travagem e sim os rasgos são só para escoar a agua em piso molhados. Em piso seco tanto faz ter ou não ter rasgos, alias sem rasgos aumenta significativamente a área de contacto por isso é que nas corridas se usa pneus slicks.

                                                Agora com piso molhado travagens, acelerações e acelerações laterais os rasgos fazem toda a diferença pois é quanto maior for capacidade de escoar agua mais tempo o pneus se manter em contacto com o solo.
                                                Exatamente. Só acrescentar que os rasgos, o rasto dos pneus normais, existem também por motivos de segurança.
                                                Em condições de modificação de condições, são pneus mais seguros do que os slicks.

                                                Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                                Não é verdade que as distancias de travagem aumentem com o ABS, nos primórdios dos ABS sim acontecia em alguns modelos hoje em dia um carro com ABS para em distancias mais curtas, até porque sem a ABS é impossível manter a travagem no limite da aderência sem bloquear as rodas e rodas bloqueadas é sinonimo de perda drástica de aderência.
                                                Se assim fosse, então para se realizar uma travagem de emergência bastava carregar com toda a força possível no travão e já estava.
                                                Infelizmente assim não é e o video demonstra precisamente isso.

                                                A arte da travagem consiste em aumentar o momento do bloquear de rodas (sem ABS) ou a entrada do ABS (com ABS).
                                                Supõe que um determinado carro aciona o ABS para uma aceleração negativa de 15 m/s2.
                                                Se conseguires realizar uma travagem progressiva, cada vez a forçar mais o pedal do travão e sempre no limite do bloqueio de rodas, consegues aumentar esse limite para 20 m/s2 (por exemplo). Esse é o princípio do video.

                                                Agora uma outra coisa é o poder de travagem do ABS. Ou seja, novamente o mesmo exemplo, aos 15 m/s2 o ABS ativa-se.
                                                Ora quando atinges esse valor ele dispara-te o ABS, mas o valor cai para 10 m/s2.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  apagar
                                                  Editado pela última vez por RPMcMurphy; 25 April 2016, 06:15.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    Exatamente. Só acrescentar que os rasgos, o rasto dos pneus normais, existem também por motivos de segurança.
                                                    Em condições de modificação de condições, são pneus mais seguros do que os slicks.



                                                    Se assim fosse, então para se realizar uma travagem de emergência bastava carregar com toda a força possível no travão e já estava.
                                                    Infelizmente assim não é e o video demonstra precisamente isso.

                                                    A arte da travagem consiste em aumentar o momento do bloquear de rodas (sem ABS) ou a entrada do ABS (com ABS).
                                                    Supõe que um determinado carro aciona o ABS para uma aceleração negativa de 15 m/s2.
                                                    Se conseguires realizar uma travagem progressiva, cada vez a forçar mais o pedal do travão e sempre no limite do bloqueio de rodas, consegues aumentar esse limite para 20 m/s2 (por exemplo). Esse é o princípio do video.

                                                    Agora uma outra coisa é o poder de travagem do ABS. Ou seja, novamente o mesmo exemplo, aos 15 m/s2 o ABS ativa-se.
                                                    Ora quando atinges esse valor ele dispara-te o ABS, mas o valor cai para 10 m/s2.
                                                    Manter as coisas no momento certo é a "arte" de quase tudo na vida, o problema é que o ser humano é muito falível.

                                                    Num mundo ideal não eram necessários ABS porque todos os condutores teriam capacidade de manter a travagem no ponto ideal sem bloquear as rodas e corrigir em milésimos de segundo a pressão no travão caso as condições de aderência se alterassem.
                                                    No mundo real a verdade é que não temos essa capacidade e a electrónica tem, portanto só temos que aceitar a ajuda.
                                                    O que se diz no video é que não se deve fazer uma travagem progressiva e se deve ir de forma firme e decidida para cima dos travões se se conseguir manter a travagem no ponto exactamente antes do ABS entrar fantástico se não se conseguir fantástico na mesma e como demonstra o video as travagens tornaram-se mais curtas.
                                                    Entre tentar manter a travagem no ponto ideal ( o que é quase impossível ) aumentando as distancias de travagem e travar de forma firme deixando o ABS fazer o seu trabalho acho que mais vale a segunda hipótese.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      Isso não é assim e tens o exemplo do vídeo colocado no ínicio.

                                                      Fazer travagens de fio a pavio no limite de entrada do ABS e do suposto limite de aderência é uma questão de treino/habituação
                                                      E os humanos até tem a capacidade de ler as alterações da aderência das estradas de forma exacta e tudo, é fácil num ambiente controlado como no video em que te habituas ao piso e tens sempre a mesma aderência no mundo real as coisas não se passam dessa forma.

                                                      É tão "facil" que eu não raramente vejo pilotos experimentados em carros de competição a baterem de rodas bloqueadas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                                        Manter as coisas no momento certo é a "arte" de quase tudo na vida, o problema é que o ser humano é muito falível.

                                                        Num mundo ideal não eram necessários ABS porque todos os condutores teriam capacidade de manter a travagem no ponto ideal sem bloquear as rodas e corrigir em milésimos de segundo a pressão no travão caso as condições de aderência se alterassem.
                                                        No mundo real a verdade é que não temos essa capacidade e a electrónica tem, portanto só temos que aceitar a ajuda.
                                                        O que se diz no video é que não se deve fazer uma travagem progressiva e se deve ir de forma firme e decidida para cima dos travões se se conseguir manter a travagem no ponto exactamente antes do ABS entrar fantástico se não se conseguir fantástico na mesma e como demonstra o video as travagens tornaram-se mais curtas.
                                                        Entre tentar manter a travagem no ponto ideal ( o que é quase impossível ) aumentando as distancias de travagem e travar de forma firme deixando o ABS fazer o seu trabalho acho que mais vale a segunda hipótese.
                                                        Não é difícil, é uma questão de treino.

                                                        Alterações de aderência numa travagem de emergência pode acontecer, mas é mais provável que não aconteça.

                                                        Travar no limiar de entrada do ABS vai produzir sempre distâncias mais curtas do que travagens com ABS.

                                                        O video continua a demonstrar a mesma coisa...alguém sem (aparente) experiência a obter travagens cada vez mais curtas com o treino.....e sem ABS.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                          Não é difícil, é uma questão de treino.

                                                          Alterações de aderência numa travagem de emergência pode acontecer, mas é mais provável que não aconteça.

                                                          Travar no limiar de entrada do ABS vai produzir sempre distâncias mais curtas do que travagens com ABS.

                                                          O video continua a demonstrar a mesma coisa...alguém sem (aparente) experiência a obter travagens cada vez mais curtas com o treino.....e sem ABS.
                                                          Em ambiente controlado e sempre com a mesma aderência, no mundo real não tens sempre a mesma aderência por isso é muito difícil saber quando é que vai o ABS entrar em funcionamento, basta o asfalto ser diferente de uma estrada para outra.

                                                          Eu quando vejo os pilotos de competição a bater de rodas bloqueadas até fico a pensar que são pessoas sem treino nenhum.

                                                          O que há a reter do video é que se deve evitar travar de forma progressiva, que é um erro muito comum tanto que Mercedes ainda nos 90 iventou o BAS para anular esse erro cometido pelos condutores, e nunca carregar logo na embraiagem se se conseguir manter a travagem no limite se accionar o ABS fantástico senão não vem mal ao mundo por isso eles esta lá é para ajudar.



                                                          P.S. ABS entrou em funcionamento nas 3 tentativas.
                                                          Editado pela última vez por RPMcMurphy; 25 April 2016, 11:27.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RPMcMurphy Ver Post
                                                            Em ambiente controlado e sempre com a mesma aderência, no mundo real não tens sempre a mesma aderência por isso é muito difícil saber quando é que vai o ABS entrar em funcionamento, basta o asfalto ser diferente de uma estrada para outra.

                                                            Eu quando vejo os pilotos de competição a bater de rodas bloqueadas até fico a pensar que são pessoas sem treino nenhum.

                                                            P.S. ABS entrou em funcionamento nas 3 tentativas.
                                                            No mundo real não tens mudanças constantes de asfalto e tirando piso molhado em estradas mal desenhas (com escoamento que vai do suficiente até ao inexistente), as condições de aderência são mais ou menos constantes.

                                                            O ABS não entrou em funcionamento nas 3 tentativas (ainda fui ver em slow motion outra vez).

                                                            Aprende uma coisa travagem perto do limite de entrada será SEMPRE mais eficaz que travagem só com ABS. Por muito evoluido que seja o ABS, e evoluiram bastante, o "desbloqueio/bloqueio" intermitente está lá!

                                                            EDIT: Convém experimentar o que se faz no vídeo para não cair em teorias que não se refletem na prática....com certeza arranjas um descampado para isso

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X