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Bmw 335i vs 335d

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    Bmw 335i vs 335d



    O 335i tem menos uns 50kg e mais 20cv mas tem muito menos binário... se não estou enganado o 335i tem 400nm e o 335d 580nm (?), no entanto o primeiro é mais rápido.

    Corrijam se estiver enganado nos valores de binário de cada um (do 335i tenho a certeza).

    Não acham o binário um mito quando se compara motores turbinados a gasolina e diesel?

    Está aqui um exemplo claro.

    Com estas specs era suposto no minimo dos minimos o 335d ser tão rápido como o 335i... e estou a ser bonzinho porque a diferença de binário é absolutamente gritante a favor do 335d.
    Editado pela última vez por SuperHomem; 06 September 2016, 20:01.

    #2
    Em poucas palavras: caixa de velocidades.

    Comentário


      #3
      Mas também o 335i tem o binário máximo (ou lá perto) durante um regime maior, tem mais potência, é ligeiramente mais leve...e é a gasóleo. O 335d acaba por ter quase tudo contra.

      O binário não é mito, ele existe de facto, mas isso por si só em termos de acelerações está longe de representar o que quer que seja.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
        Em poucas palavras: caixa de velocidades.
        É isso, que eu saiba a caixa dum carro a gasóleo é sempre mais longa que a dum carro a gasolina equivalente por fazer menos rotação.


        Originalmente Colocado por AlfM Ver Post
        Mas também o 335i tem o binário máximo (ou lá perto) durante um regime maior, tem mais potência, é ligeiramente mais leve...e é a gasóleo. O 335d acaba por ter quase tudo contra.

        O binário não é mito, ele existe de facto, mas isso por si só em termos de acelerações está longe de representar o que quer que seja.
        O 335 é a gasolina.

        A minha questão prende-se com o facto do 335d ter muito mais binário e isso não ter impacto nas prestações.

        É que nem na rotação do binário máximo ganha, o 335i tem às 1100rpm e o 335d para ai às 1400 ou 1500 e tem que ser biturbo. lol

        Comentário


          #5
          O binário não tem nem nunca teve influência nas prestações máximas de um automóvel. O mito a que te referes deve ser esse.

          Quer dizer, influência até tem porque o binário e potência estão interligadas, mas olhando apenas para os valores máximos, a potência máxima é muito mais importante.

          Para prestações máximas, nomeadamente acelerações, o que mais influencia é a relação peso/potência. Em velocidades mais altas, o peso começa a deixar de ter tanto relevo em prol da aerodinâmica, também em conjunto com a potência máxima.
          Editado pela última vez por DoubleM101; 07 September 2016, 14:14.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
            O binário não tem nem nunca teve influência nas prestações máximas de um automóvel. O mito a que te referes deve ser esse.

            Quer dizer, influência até tem porque o binário e potência estão interligadas, mas olhando apenas para os valores máximos, a potência máxima é muito mais importante.

            Para prestações máximas, nomeadamente acelerações, o que mais influência é a relação peso/potência. Em velocidades mais altas, o peso começa a deixar de ter tanto relevo em prol da aerodinâmica, também em conjunto com a potência máxima.
            De facto tens razão na primeira frase, também sempre ouvi isso, mas a questão é que nem em recuperações o 335d se superioriza que eu saiba. lol

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SuperHomem Ver Post
              É isso, que eu saiba a caixa dum carro a gasóleo é sempre mais longa que a dum carro a gasolina equivalente por fazer menos rotação.



              O 335 é a gasolina.

              A minha questão prende-se com o facto do 335d ter muito mais binário e isso não ter impacto nas prestações.

              É que nem na rotação do binário máximo ganha, o 335i tem às 1100rpm e o 335d para ai às 1400 ou 1500 e tem que ser biturbo. lol



              O 335i também será bi-turbo (2006 a 2010) ou turbo Twin-Scroll (2010 a 2012)

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  O 335i também será bi-turbo (2006 a 2010) ou turbo Twin-Scroll (2010 a 2012)
                  Passou a monoturbo depois e as prestações mantiveram-se.

                  Deve ser o que tu chamas twin scroll.

                  Já agora.

                  http://www.zeperfs.com/pt/duel1543-1488.htm

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SuperHomem Ver Post
                    De facto tens razão na primeira frase, também sempre ouvi isso, mas a questão é que nem em recuperações o 335d se superioriza que eu saiba. lol
                    Depende bastante do conjunto, curvas de potência, relações de caixa, etc...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                      Depende bastante do conjunto, curvas de potência, relações de caixa, etc...
                      Tens razão mas a não ser que houvesse uma grande diferença nas questões que falas, o enorme binário a mais devia permitir que o 335d simplesmente limpasse o 335i.

                      E eu dos dois preferia um atmosférico 330i, não ganho nada com esta superioridade do 335i.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SuperHomem Ver Post
                        Passou a monoturbo depois e as prestações mantiveram-se.

                        Deve ser o que tu chamas twin scroll.

                        Já agora.

                        http://www.zeperfs.com/pt/duel1543-1488.htm


                        Sim, o E90 com o 335i teve essas duas versões.

                        Inicialmente bi-turbo e depois, turbo twin scroll... sendo que manteve sempre a mesma potência máxima.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Sim, o E90 com o 335i teve essas duas versões.

                          Inicialmente bi-turbo e depois, turbo twin scroll... sendo que manteve sempre a mesma potência máxima.
                          E a rotação a que o binário máximo está disponivel... oh yeah.

                          Já agora e por curiosidade o 335i tem o binário máximo a mais ou menos 15% da rotação e o 335d a 30%... o 335d tinha obrigação de fazer melhor trabalho aqui.

                          Comentário


                            #14
                            Actualmente o 35d tem melhores recuperações que o 35i.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                              Actualmente o 35d tem melhores recuperações que o 35i.
                              Sem querer duvidar mas prova isso.

                              Deve ter a caixa mais curta não?

                              Eu preferia sempre o 335i.

                              Acho estranho isso... até é mais pesado e menos potente, espero que não estejas a comparar o d com caixa auto de 8 e o i com caixa manual de 6.
                              Editado pela última vez por SuperHomem; 07 September 2016, 14:32.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SuperHomem Ver Post
                                E a rotação a que o binário máximo está disponivel... oh yeah.

                                Já agora e por curiosidade o 335i tem o binário máximo a mais ou menos 15% da rotação e o 335d a 30%... o 335d tinha obrigação de fazer melhor trabalho aqui.


                                O 35i bi-turbo tem 400Nm às 1300RPM...

                                O 35i twin scroll tem os mesmos 400Nm às 1200RPM.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SuperHomem Ver Post
                                  Sem querer duvidar mas prova isso.

                                  Deve ter a caixa mais curta não?

                                  Eu preferia sempre o 335i.

                                  Acho estranho isso... até é mais pesado, espero que não estejas a comparar o d com caixa auto de 8 e o i com caixa manual de 6.
                                  http://www.zeperfs.com/pt/duel5459-5143.htm

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SuperHomem Ver Post
                                    É isso, que eu saiba a caixa dum carro a gasóleo é sempre mais longa que a dum carro a gasolina equivalente por fazer menos rotação.



                                    O 335 é a gasolina.

                                    A minha questão prende-se com o facto do 335d ter muito mais binário e isso não ter impacto nas prestações.

                                    É que nem na rotação do binário máximo ganha, o 335i tem às 1100rpm e o 335d para ai às 1400 ou 1500 e tem que ser biturbo. lol
                                    Oh sim, erro meu...óbvio que o 335i é a gasolina.

                                    Mas na questão do binário o 335i consegue aguentar o mesmo lá em cima até depois das 5000rpm, faz diferença.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      O 35i bi-turbo tem 400Nm às 1300RPM...

                                      O 35i twin scroll tem os mesmos 400Nm às 1200RPM.
                                      Não sabia que a rotação do binário máximo tinha melhorado com a introdução de apenas um turbo.

                                      No último caso deves-te estar a referir ao 335i de 326cv não?

                                      Porque o de 306cv tem o binário máximo às 1100rpm.


                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                      Não fazia ideia... gostava de saber relacionamentos de caixa de ambos, de certeza que há diferenças palpáveis.

                                      De igual para igual o carro a gasolina tem sempre que ganhar porque é mais leve.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AlfM Ver Post
                                        Oh sim, erro meu...óbvio que o 335i é a gasolina.

                                        Mas na questão do binário o 335i consegue aguentar o mesmo lá em cima até depois das 5000rpm, faz diferença.

                                        O 35i mantém o binário máximo (400Nm) até às 5000RPM.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AlfM Ver Post
                                          Oh sim, erro meu...óbvio que o 335i é a gasolina.

                                          Mas na questão do binário o 335i consegue aguentar o mesmo lá em cima até depois das 5000rpm, faz diferença.
                                          Mas em condução desportiva vai ser sempre mais banal que o belo do 330i atmosférico.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            O 35i mantém o binário máximo (400Nm) até às 5000RPM.
                                            Sabes se depois disso se notam quebras?

                                            Tem andamento até que rotação, fazes ideia?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SuperHomem Ver Post
                                              Não sabia que a rotação do binário máximo tinha melhorado com a introdução de apenas um turbo.

                                              No último caso deves-te estar a referir ao 335i de 326cv não?

                                              Porque o de 306cv tem o binário máximo às 1100rpm.




                                              Estou a referir-me oa 35i presente no E90... sendo que como já referi, a potência máxima foi sempre de 306cv.

                                              E o binário, às 1300RPM ou 1200 RPM...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SuperHomem Ver Post
                                                Sabes se depois disso se notam quebras?

                                                Tem andamento até que rotação, fazes ideia?

                                                Vai até às 5800RPM

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                  Vai até às 5800RPM
                                                  Sabe a pouco, é quase um diesel. lol

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se alguém tiver os valores de troca de caixa em km/h do caso que postei no inicio do tópico e do caso que user postou em que o d se superioriza ao i em recuperações ficava agradecido.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      O 35i mantém o binário máximo (400Nm) até às 5000RPM.
                                                      Sim, a partir das 5000rpm começa a cair a curva do binário mas até às 5800rpm (potência máxima) estamos ainda assim a falar de quase 350NM. Após atingida a potência máxima é que começa a cair tudo por aí abaixo.





                                                      PS: (Atenção que a potência é à roda)
                                                      PS2: (N54-biturbo N55-single turbo)
                                                      Editado pela última vez por AlfM; 07 September 2016, 15:23.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SuperHomem Ver Post
                                                        Mas em condução desportiva vai ser sempre mais banal que o belo do 330i atmosférico.
                                                        Depende do conceito de banal, em andamento não há comparação mas em "Pureza" o atmosférico terá outro encanto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AlfM Ver Post
                                                          Depende do conceito de banal, em andamento não há comparação mas em "Pureza" o atmosférico terá outro encanto.
                                                          Repara, não há assim tanta diferença, são menos uns 30cv ou que é mas o binário máximo está disponivel também desde muito cedo no atmosférico.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Estes dois motores sempre tiveram prestações muito parecidas e é mesmo propositado, para promover as vendas do 35d, e para impedir o 35i de roubar vendas aos M. O 35d está quase no limite do que a tecnologia permite, o pessoal mete-lhes carga em cima forte e feio e borram-se todos para chegar aos 400cv. O 35i só com uma repro ultrapassa facilmente este valor, é motor para muito mais e por isso mesmo a BMW usa um motor muito parecido no actual M3/M4, na versão de topo com 500cv (prestações também atingidas por motores equivalentes da concorrência como o V6 do Giulia Q).

                                                            O binário é aquela coisa que sempre foi tema de discussão para quem não percebe nada de Física ou mecânica. O seu valor nominal por si só é irrelevante.

                                                            Comentário

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