Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Automóvel mais revolucionário de sempre!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Automóvel mais revolucionário de sempre!

    Vejam e ouçam este video....fantástico!

    http://www.youtube.com/watch?v=6ppe3vjZXoM

    Conheciam as verdadeiras caracteristicas e inovações? O que acham?

    Quando por vezes vejo alguem a dizer que é feio...bem, pelo menos dá para se ter outra perspectiva e enquadramento temporal em que foi produzido e pensado

    #2
    Conheciam as verdadeiras caracteristicas e inovações? O que acham?
    Não!, a própria reportagem fala por si própria (Excelente!).

    Só conteúdo informativo de alto valor neste tópico, muito bom Rui Gonçalves (Merece ir para o site oficial da Citroën no fórum AH/Geral).

    Comentário


      #3
      Por acaso já tinha visto o video..

      Carro fantástico, ainda mais para aquela época!

      Comentário


        #4
        Este é que é o verdadeiro Avantime É impossível não ficar indiferente. Belo carro.

        Comentário


          #5
          uns tios meus tiveram 3 DS da época, comprando em frança e dp levavam para a angola

          o meu tio so diz maravilhas do carro qd os teve

          Comentário


            #6
            muito fixe...nunca tive a oportunidade de andar num...

            Comentário


              #7
              Qd vi o tópico, mesmo sem entrar já sabia que carro era!

              Pena que o vídeo tenha a imagem deformada (o carro parece demasiado estreito).

              Comentário


                #8
                Simplesmente fantástico. Foi o primeiro carro do meu pai, acho que era um azul clarinho. Já andei em vários e não tenho a mínima dúvida que foi o automóvel mais revolucionário de todos os tempos. Como diz na reportagem, o DS só no 1º dia do salão de Paris em 1955 vendeu 12 mil viaturas. Diz bem do impacto que este automóvel criou no seu tempo e que perdura até aos dias de hoje. Não tenho ideia se a Citroen tem algum projecto para o futuro tendo como base o DS, mas espero bem que não faça um remake pois o DS deixaria de ser intemporal.

                Cumps.

                Comentário


                  #9
                  Muito bom

                  Comentário


                    #10
                    Simplesmente fantástico sem duvida, que grande carro.

                    Comentário


                      #11
                      Um dos melhores, senão o MELHOR carro de sempre!

                      Comentário


                        #12
                        Mto bom fez-me lembrar os meus tempos de criança, um Tio meu teve um "boca de sapo", que dp vendeu e comprou o não menos fantastico CX Athená com a direcção assistida com retorno.... O que eu babava a olhar para akilo..... Tou a ficar velho!

                        Comentário


                          #13
                          um Carro com "c" grande!

                          Comentário


                            #14
                            É "O" automóvel!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ks34 Ver Post
                              Simplesmente fantástico. Foi o primeiro carro do meu pai, acho que era um azul clarinho. Já andei em vários e não tenho a mínima dúvida que foi o automóvel mais revolucionário de todos os tempos. Como diz na reportagem, o DS só no 1º dia do salão de Paris em 1955 vendeu 12 mil viaturas. Diz bem do impacto que este automóvel criou no seu tempo e que perdura até aos dias de hoje. Não tenho ideia se a Citroen tem algum projecto para o futuro tendo como base o DS, mas espero bem que não faça um remake pois o DS deixaria de ser intemporal.

                              Cumps.
                              O C6 é o sucessor do DS.

                              Comentário


                                #16
                                Retro-Review -=< Citroën DS >=-

                                No último programa Turbo do canal Francês M6 fizeram uma "retro review" interessante da Citroën DS, espero que gostem:

                                Comentário


                                  #17
                                  O Automóvel mais revolucionário de sempre!
                                  Rui Gonçalves

                                  Um Citroën!

                                  Comentário


                                    #18
                                    É um carro muito à frente em 1955, e até agora.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um dia , hei-de ter um na minha garagem !!!!

                                      Há quem diga que é dos carros mais lindos de sempre !

                                      Sem dúvida um dos automóveis mais inovadores do séc XX !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já tive mesmo ao pé de um numa oficina... o aspecto do carro é impressionante para a época.

                                        Uma coisa que achei engraçada do carro (não sei se outros carros da época tinham), é que para tirar os vidros é a coisa mais fácil que há, por causa de um mecanismo que o carro têm.

                                        E o DS vale sempre pela introdução da suspensão hidraúlica... baixinho, baixinho. ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Exacto e não é só isso...

                                          Já repararam que não tem o radiador a descoberto, como acontece com todos os carros da época, incluindo até mesmo os actuais ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Crusher Ver Post
                                            Já tive mesmo ao pé de um numa oficina... o aspecto do carro é impressionante para a época.

                                            Uma coisa que achei engraçada do carro (não sei se outros carros da época tinham), é que para tirar os vidros é a coisa mais fácil que há, por causa de um mecanismo que o carro têm.

                                            E o DS vale sempre pela introdução da suspensão hidraúlica... baixinho, baixinho. ;)
                                            e dos faróis direccionais... que foram depois esquecidos até há poucos anos atrás... ouvi falar uma vez que tinham sido proibidos em França e que por isso
                                            a Citroen tinha abandonado o projecto... mas não sei se é verdade

                                            Mas em frança volta e meia inventam-se umas coisas... umas boas e outras más, como os faróis amarelos que invadiram as nossas estradas nos anos 80... coisa mais horrível

                                            Mas de facto, o DS foi brilhante... e atrevo-me a desencantar outro ícone dessa época, o Citroen SM (talvez o primeiro carro a ter os faróis envolvidos numa caixa de policarbonato, que à época se calhar era mesmo vidro...) e a brutal versão by Maserati... iiiuhuuuu

                                            http://www.youtube.com/watch?v=CXR4dDxP-ZM

                                            (PS: a musiquinha é horrível...)

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              estava aqui a olhar para este tópico e lembrei-me de mais uma característica revolucionária da Citroen que suponho tenha sido tb a citroen a inventar ou pelo menos a usar em produção de larga escala que era a direcção assistida com retorno automático...

                                              Não sei onde apareceu pela primeira vez, penso que no SM, mas foi no CX que teve o seu auge... e era espectacular para manobras e não só, não havia esforço em retornar a direcção ao centro, ainda para mais a direcção já era extremamente leve...

                                              Outra inovação gira mas que não teve frutos prácticos nenhuns foi os velocímetros dos primeiros CX e GS, que funcionavam através de um tambor rotativo e o condutor via através de uma lente que aumentava os números que iam passando no quadrante... era giro e super futurista, especialmente nos anos 70, mas rapidamente deram lugar ao tradicional velocímetro...

                                              Isto tudo para dizer que naqueles tempos a citroen era uma marca com contribuições verdadeiramente válidas para a indústria automóvel, princípios que alguns deles ainda são usados... hoje em dia infelizmente já não é assim... Também os carros daquela época eram verdadeiramente revolucionários, bem conseguidos e construídos...

                                              Cumps

                                              Cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                                estava aqui a olhar para este tópico e lembrei-me de mais uma característica revolucionária da Citroen que suponho tenha sido tb a citroen a inventar ou pelo menos a usar em produção de larga escala que era a direcção assistida com retorno automático...

                                                Não sei onde apareceu pela primeira vez, penso que no SM, mas foi no CX que teve o seu auge... e era espectacular para manobras e não só, não havia esforço em retornar a direcção ao centro, ainda para mais a direcção já era extremamente leve...

                                                Outra inovação gira mas que não teve frutos prácticos nenhuns foi os velocímetros dos primeiros CX e GS, que funcionavam através de um tambor rotativo e o condutor via através de uma lente que aumentava os números que iam passando no quadrante... era giro e super futurista, especialmente nos anos 70, mas rapidamente deram lugar ao tradicional velocímetro...

                                                Isto tudo para dizer que naqueles tempos a citroen era uma marca com contribuições verdadeiramente válidas para a indústria automóvel, princípios que alguns deles ainda são usados... hoje em dia infelizmente já não é assim... Também os carros daquela época eram verdadeiramente revolucionários, bem conseguidos e construídos...

                                                Cumps

                                                Cumps
                                                O sistema de direcção do CX chamava-se de Diravi mas diz-se que foi abandonado pois em certas situações os carros precisavam de estar com a direcção virada e graças ao retorno podiam ir em frente e esmurravam, mito? Não sei.

                                                Os manómetros de tambor foram usados no GS, GSA, CX e BX da primeira geração.

                                                Amarelo até determinada velocidade indicando consumos moderados e laranja perto da velocidade máxima mostrando ao condutor que devia agradecer ao Emir ou ao rei da Arábia Saudita pelos consumos brutais!


                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                  O sistema de direcção do CX chamava-se de Diravi mas diz-se que foi abandonado pois em certas situações os carros precisavam de estar com a direcção virada e graças ao retorno podiam ir em frente e esmurravam, mito? Não sei.



                                                  Sim... "Direction à rappel asservi"... Direcção de retorno assistido ou qq coisa assim... quanto a isso que referes acho que é mito mesmo... O que acontecia é que provavelmente não era um sistema muito barato e funcionava à base do circuito hidráulico que os citroen tinham para a suspensão (à época a suspensão hudráulica era universal nestes modelos).

                                                  Outra desvantagem é que como não havia contacto mecânico directo entre a direcção e as rodas, não havia "feeling" da estrada, o que não era mto agradável, parecia que estavamos a conduzir um barco... sem haver muita informação em condições limite... (também estes citroen não eram carros para serem levados ao limite... ). Tinha no entanto as vantagens de podermos largar o volante em andamento e ele mantinha a trajectória recta... tb em caso de furo não havia tanto perigo de perda de controlo pq o carro continuava sempre a direito a menos que o condutor intervisse.

                                                  De qualquer forma foi um sistema válido que perdeu o seu sentido quando a citroen abandonou a suspensão hidropneumática de uma forma generalizada e evouliu para o sistema Hydractive, pois não serviria montar um circuito complexo e caro como aquele apenas para a direcção, nesta altura servia para direcção, suspensão e travões. Chegou a equipar alguns Maserati, mas morreu depois do Citroen XM, o último a usar esta geração de suspensão...

                                                  Uma outra curiosidade é que nesta altur havia alguns ensaios giros de diferentes fomas de velocímetro, a citroen, a mercedes, etc tentaram a sua sorte... mas 30 anos depois e quase tudo igual e fabricado pelas mesmas meia dúzia de marcas.

                                                  Cumps
                                                  Editado pela última vez por fnal; 15 May 2008, 22:08.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O meu +pai teve 3 Cx's, eu era mt puto, pq n me lembro de ver isso da direcção virar sozinha...mas lembro-me uma vez o meu pai dizer acho q tenho um pneu furado, de facto por causa da suspensão não se sentia nada q de facto estava um pneu furado, o carro ficava direito!!!
                                                    Tb me lembro as esperas do carro levantar suspensão antes de arrancar.
                                                    Adorava era os tablier, estava tudo à mão, os piscas, a buzina, farois e n eram as manetiznhas


                                                    No ano 2000 houve uma votação internacional qual seria o carro do século! Foi o DS q ganhou!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                                      (...)
                                                      Mas em frança volta e meia inventam-se umas coisas... umas boas e outras más, como os faróis amarelos que invadiram as nossas estradas nos anos 80... coisa mais horrível
                                                      (...)
                                                      Podem ser feios estéticamente, mas iluminam bastante bem em situações de chuva e nevoeiro, aliás ainda existem fabricantes a incluir lampadas de tom mais amarelado nos faróis de nevoeiro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não acham que o tablier dos novos audi é muito parecido com o do Citroen SM Maserati e o volante do mercedes C também

                                                        O DS foi e é um carro espectacular, muito avançado para a altura em que foi lançado.


                                                        cump

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                                                          O meu +pai teve 3 Cx's, eu era mt puto, pq n me lembro de ver isso da direcção virar sozinha...mas lembro-me uma vez o meu pai dizer acho q tenho um pneu furado, de facto por causa da suspensão não se sentia nada q de facto estava um pneu furado, o carro ficava direito!!!
                                                          Tb me lembro as esperas do carro levantar suspensão antes de arrancar.
                                                          Adorava era os tablier, estava tudo à mão, os piscas, a buzina, farois e n eram as manetiznhas


                                                          No ano 2000 houve uma votação internacional qual seria o carro do século! Foi o DS q ganhou!
                                                          Esse tablier é do BX da 1ª série.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                                                            Esse tablier é do BX da 1ª série.
                                                            FDX!!! Bem eu sabia q n era igual ao do meu pai, mas pensei q era da versão mais recente do CX

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X