Isto não é novo, todos os pneus indicam uma data de fabrico e os próprios fabricantes aconselham a mudar de pneus após 5 anos dessa data porque a borracha fica ressequida e o pneu além de perder aderência corre o risco de rebentar.
Por acaso não sabia, se está comprovado não percebo porque não há legislação sobre a data de expiração de um pneu
Não te sei responder com certeza desde quando mas existem desenvolvimentos legais nesse sentido já com algum tempo. Vou ver se consigo arranjar alguma info.
Isto é um avanço importante sobretudo se passar a ser um item vinculativo nas inspecções periódicas.
Quem deve ver isto são os senhores dos pneus usados ou a meio uso, devem ler/ver com atenção e constantar os negocios da china que muitas vezes fazem. por será nesses mesmo pneus usados que encotraremos muitos destes.
Já se sabe q qdo o pneu começa a ficar velho a borracha, nc dá tanto de si, rebentando logo.
Mas também num pneu maior com mais distancia ao solo, que é o caso das pick´s vai aumentar esse acontecimento, porque a maior parte dos acidentes é todo de suv´s... ou atrelados, q têm pneus com uma grande altura da jante ao rasgo.
Parece incrível que esta informação não seja do conhecimento da maioria das pessoas. Afinal de contas, na dita "sociedade de informação", ainda há muita ignorância, especialmente no que toca a assuntos relacionados com segurança rodoviária.
Como pessoa informada a este respeito, faço o meu papel, passando a informação aos que me são mais próximos.
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Documentário à lá FOX. Doh!
Next on FOX... killing tires! Tomorrow: Killing bees! Sunday: Killing fans!
Relaxem, pá. Ainda vos falta a formatação típia americana para darem o devido desconto.
O relatório mencionado na reportagem que recomendava que nenhum pneu deve ser usado se tiver mais de 5 anos era britânico. E depois, folclore televisivo à parte, é um assunto importante e foi uma reportagem bastante útil, quanto mais não seja para nos alertar na altura da compra de pneus.
Eu concordo que o prazo de validade dos pneus devia ser um item de verificação nas inspecções obrigatórias.
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Relaxem, pá. Ainda vos falta a formatação típia americana para darem o devido desconto.
Pois... o assunto já é antigo, e vindo de onde vem há que dar mesmo algum desconto.
De facto pode acontecer um problema a qualquer pneu. Obviamente se o consumidor comprar um pneu com produção recente, está (teoricamente) a reduzir as hipóteses do mesmo rebentar em andamento.
O mais engraçado é que ninguém (nesse vídeo) falou na questão dos pneus reconstruídos/recauchutados (chamem-lhe o que quiserem)...
É que muitos são vendidos como novos... e esses sim, são muito perigosos e têm muitas possibilidades de soltarem o piso do pneu (o que vamos vendo muito nas nossas estradas - camiões principalmente) a qualquer momento...
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Relaxem, pá. Ainda vos falta a formatação típia americana para darem o devido desconto.
Tambem me parece, não me que uma situação tão frequente como a querem pintar pelo que vi no video os pneus podem ser de remessas antigas e estar anos na prateleira á espera de serem vendidos, mas pelas imagens, parece-me mais uma má concepção dos pneus, digo isto porque se o pneus estivesse bem concebido, não largava o rasto como o mostrado no video, mostram o rasto a largar sem que fiquem residuos na carcassa do pneu, parece que ao soldarem as diversas camadas esses pneus parece que não fundiram o rasto á armadura do pneu.
Por acaso tinha conhecimento das datas de produção desde á algumas décadas, desde que adquiri carro e conduzo, que tenha notado nunca possuí pneus com data á escolha ou do ano que os instalo.
Ou seja sempre usei pneus com anos de espera em estante ou armazem, sempre foram seguros, normalmente duram três a quatro anos max. altura em que os troco, se notar as tais laterais tipo puzzle, troco-os logo.
Mas quem se preocupa mesmo com este assunto, existem sinais de que o pneu já não poderá estar em melhores condições, tal como o gretar das laterais, nota-se bem, mesmo para quem é miupe.
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