Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro atingido por um raio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro atingido por um raio

    Filmado no interior do carro, depois vê-se as filmagens no exterior, vê-se as marcas da entrada do raio pela antena, deve ser sido uma antena de radio CB ou VHF, logo deveria ser uma antena grande.
    Tb se vê as marcas das saídas do raio pelas jantes, furando os pneus!

    LINK

    #2
    O gajo gritou como uma menina, mas teve sorte: estava DENTRO do carro, o sítio mais seguro onde podia estar no momento.

    Comentário


      #3
      Porra, eu acho q tb gritava se apanhasse um susto destes!!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        O gajo gritou como uma menina, mas teve sorte: estava DENTRO do carro, o sítio mais seguro onde podia estar no momento.
        Porra, eu também gritava...

        O mais parecido que me aconteceu foi cair um num edifício e eu estar mesmo em frente, numa paragem de autocarro. Mandei um salto bem grande e um grande berro. O barulho é indescritível e é mesmo de um momento para o outro, não vez antes o raio para te preparar.

        Agora imagina ires na estrada, acerta-te em cheio no carro e ainda rebenta 2 pneus ao mesmo tempo. Medo...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
          Porra, eu também gritava...

          O mais parecido que me aconteceu foi cair um num edifício e eu estar mesmo em frente, numa paragem de autocarro. Mandei um salto bem grande e um grande berro. O barulho é indescritível e é mesmo de um momento para o outro, não vez antes o raio para te preparar.

          Agora imagina ires na estrada, acerta-te em cheio no carro e ainda rebenta 2 pneus ao mesmo tempo. Medo...

          Eh pá, é claro que eu tb gritava com o susto (só acho que não gritava durante 1 minuto a fio...).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            O gajo gritou como uma menina, mas teve sorte: estava DENTRO do carro, o sítio mais seguro onde podia estar no momento.
            Pois é dentro do carro é o sitio mais seguro, embora mta gente possa pensar o contrário.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Eh pá, é claro que eu tb gritava com o susto (só acho que não gritava durante 1 minuto a fio...).
              Sim, tens razão, o histerismo posterior era escusado, acho que me preocupava mais em parar o carro de forma segura do que em me por a chamar por deus e a buzinar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Pois é dentro do carro é o sitio mais seguro, embora mta gente possa pensar o contrário.
                Dentro do carro desde que este esteja parado. Rebentar pneus em andamento não é seguro em nenhuma circunstância.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                  Dentro do carro desde que este esteja parado. Rebentar pneus em andamento não é seguro em nenhuma circunstância.
                  O rebentar os pneus não é assim tão matemático. Aliás, teoricamente nem devia rebentar.

                  Aqui fica um dos exemplos:
                  http://www.youtube.com/watch?v=ve6XGKZxYxA


                  Cumprimentos,

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                    O rebentar os pneus não é assim tão matemático. Aliás, teoricamente nem devia rebentar.
                    ,

                    Why?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                      O rebentar os pneus não é assim tão matemático. Aliás, teoricamente nem devia rebentar.

                      Aqui fica um dos exemplos:
                      http://www.youtube.com/watch?v=ve6XGKZxYxA


                      Cumprimentos,
                      Esse teste foi feito em tempo seco. Com piso molhado a electricidade pode conduzir através dos pneus. Se vires em grande parte dos relatos que se vêem de carros atingidos em andamento muitos deles rebentam os pneus.

                      Já para não falar de fusíveis queimados e perturbações eléctricas que desligam ou causam perturbações em muitos componentes eléctricos importantes do carro (esp, abs, airbags, centralinas, ..., ...).

                      Em caso de trovoada o melhor é ficar dentro do carro sim, mas o mais seguro é parar numa área de serviço ou na berma da estrada.
                      Editado pela última vez por pacxito; 04 September 2008, 11:15. Razão: não conduz sempre

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                        O rebentar os pneus não é assim tão matemático. Aliás, teoricamente nem devia rebentar.

                        Aqui fica um dos exemplos:
                        http://www.youtube.com/watch?v=ve6XGKZxYxA


                        Cumprimentos,
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Why?
                        A teoria n se aplica a este caso!

                        Na teoria o carro está seco, em piso seco e a descarga «pode» n ser comparável à q o gajo do vídeo apanhou.

                        A água pode ter servido de 'fio condutor'...


                        Cumps
                        Edd

                        PS: Eu tb apanhava 1 cagaço de todo o tamanho, mas tb acho q n me punha a berrar aquele tempo todo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                          Filmado no interior do carro, depois vê-se as filmagens no exterior, vê-se as marcas da entrada do raio pela antena, deve ser sido uma antena de radio CB ou VHF, logo deveria ser uma antena grande.
                          Tb se vê as marcas das saídas do raio pelas jantes, furando os pneus!

                          LINK
                          A reaçao é tipicamente americana (oh my God)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                            A teoria n se aplica a este caso!

                            Na teoria o carro está seco, em piso seco e a descarga «pode» n ser comparável à q o gajo do vídeo apanhou.

                            A água pode ter servido de 'fio condutor'...


                            Cumps
                            Edd

                            Aplica sim.

                            A borracha dos pneus é isolante?

                            É... até certo ponto.

                            Não há isoladores perfeitos. Os isoladores só o são até uma dada intensidade de campo eléctrico.

                            Se o campo eléctrico for muito muito forte consegue "arrancar" os electrões aos átomos mesmo num isolador - dizemos que se deu a disrupção do isolador.

                            Há uma grandeza física, chamada rigidez dieléctrica (em inglês, dielectric strength) que é uma característica de cada material isolador.




                            Substance Dielectric Strength (MV/m)

                            Air 3
                            Quartz 8
                            Strontium titanate 8
                            Neoprene rubber 12
                            Nylon 14
                            Pyrex glass 14
                            Silicone oil 15
                            Paper 16
                            Bakelite 24
                            Polystyrene 24
                            Teflon 60

                            retirado de: http://en.wikipedia.org/wiki/Dielectric_strength

                            A tabela acima tem valores aproximados.

                            Por exemplo: o ar é isolador com uma rigidez dieléctrica de 3 MV/m (três megavolt por metro). Isto quer dizer que se a tensão entre dois pontos separados de um metro através do ar superar 3 MV (3000000 volt) então "salta faísca", porque se deu a disrupção do isolante (ar).


                            Exemplo: todos já apanhamos pequenos choques, por exemplo, na porta do carro. Muitas vezes ainda nem na porta tocamos e já estamos a levar um choque. Isto acontece porque se deu a tal disrupção do ar.

                            Pergunta: Qual a tensão aproximada entre o nosso corpo e a porta do carro quando entre eles salta uma faísca de 3 mm?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Aplica sim.

                              A borracha dos pneus é isolante? (1)

                              É... até certo ponto. (1)

                              Não há isoladores perfeitos. Os isoladores só o são até uma dada intensidade de campo eléctrico.

                              Se o campo eléctrico for muito muito forte consegue "arrancar" os electrões aos átomos mesmo num isolador - dizemos que se deu a disrupção do isolador.

                              Há uma grandeza física, chamada rigidez dieléctrica (em inglês, dielectric strength) que é uma característica de cada material isolador.




                              Substance Dielectric Strength (MV/m)

                              Air 3
                              Quartz 8
                              Strontium titanate 8
                              Neoprene rubber 12
                              Nylon 14
                              Pyrex glass 14
                              Silicone oil 15
                              Paper 16
                              Bakelite 24
                              Polystyrene 24
                              Teflon 60

                              retirado de: http://en.wikipedia.org/wiki/Dielectric_strength

                              A tabela acima tem valores aproximados.

                              Por exemplo: o ar é isolador com uma rigidez dieléctrica de 3 MV/m (três megavolt por metro). Isto quer dizer que se a tensão entre dois pontos separados de um metro através do ar superar 3 MV (3000000 volt) então "salta faísca", porque se deu a disrupção do isolante (ar).


                              Exemplo: todos já apanhamos pequenos choques, por exemplo, na porta do carro. Muitas vezes ainda nem na porta tocamos e já estamos a levar um choque. Isto acontece porque se deu a tal disrupção do ar.

                              Pergunta: Qual a tensão aproximada entre o nosso corpo e a porta do carro quando entre eles salta uma faísca de 3 mm? (2)
                              (1) Sim, tens razão... essa é outra das vertentes da verdade! N há de facto isolantes perfeitos, quer naturais quer feitos pelo homem.

                              (2) [ironic mode ON]
                              Ora 18x3=ahhh!! ahhhhh.... ora é só fazer as contas!
                              [ironic mode OFF]

                              Mas a minha teoria tb n é de deixar de parte.


                              Cumps,
                              Edd

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                (1) Sim, tens razão... essa é outra das vertentes da verdade! N há de facto isolantes perfeitos, quer naturais quer feitos pelo homem.

                                (2) [ironic mode ON]
                                Ora 18x3=ahhh!! ahhhhh.... ora é só fazer as contas!
                                [ironic mode OFF]

                                Mas a minha teoria tb n é de deixar de parte.


                                Cumps,
                                Edd
                                (1) Não é uma questão de "vertente da verdade", é apenas o completar da noção de isolador.

                                (2) E as contas dão...?


                                Claro que no caso de haver humidade esta vai ajudar, como disseste e bem. A minha resposta foi no sentido de mostrar que a própria borracha dos pneus pode ser condutora.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  (1) Não é uma questão de "vertente da verdade", é apenas o completar da noção de isolador.

                                  (2) E as contas dão...?


                                  Claro que no caso de haver humidade esta vai ajudar, como disseste e bem. A minha resposta foi no sentido de mostrar que a própria borracha dos pneus pode ser condutora.
                                  (2) OK... fui fazer as contas e deve aproximar-se dos 9kV!
                                  O q já é um valente esticão... É de



                                  Edd

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                    (2) OK... fui fazer as contas e deve aproximar-se dos 9kV!
                                    O q já é um valente esticão... É de



                                    Edd
                                    ~

                                    Bingo! 9kV é um esticão e peras.

                                    Um esticão de 230V (presente numa tomada comum) já é "giro" e tem matado uns quantos.

                                    Pergunta: se os 230V de uma tomada matam, porque é que os 9000V de choque no carro são inofensivos?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      ~

                                      Bingo! 9kV é um esticão e peras.

                                      Um esticão de 230V (presente numa tomada comum) já é "giro" e tem matado uns quantos.

                                      Pergunta: se os 230V de uma tomada matam, porque é que os 9000V de choque no carro são inofensivos?
                                      Porra inofensivos uma treta...! A mim doi-me e n é pouco.

                                      Respondendo à tua questão... O q interessa n é a tesão, perdão TENSÃO ( piada fácil!) mas sim a corrente, q num carro é próximo de zero.

                                      N vou colocar aqui as contas, n me apetece!


                                      Cumps,
                                      Edd

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                        Porra inofensivos uma treta...! A mim doi-me e n é pouco.

                                        Respondendo à tua questão... O q interessa n é a tesão, perdão TENSÃO ( piada fácil!) mas sim a corrente, q num carro é próximo de zero.

                                        N
                                        Errado!

                                        A corrente é proporcional à tensão (lei de Ohm).

                                        Quanto maior a tensão, maior a corrente, não há que fugir.

                                        Se 9000V é quase 40 vezes maior que 230V então a corrente será igualmente 40 vezes mais intensa.

                                        É por isso que dói de caraças... mas não mata!!!

                                        Porquê?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Errado!

                                          A corrente é proporcional à tensão (lei de Ohm).

                                          Quanto maior a tensão, maior a corrente, não há que fugir.


                                          Se 9000V é quase 40 vezes maior que 230V então a corrente será igualmente 40 vezes mais intensa.

                                          É por isso que dói de caraças... mas não mata!!!

                                          Porquê?
                                          O q ia escrever era:

                                          Eu digo q n é bem... U=RxI <=> I=U/R

                                          I=U/R -» se R é mt grande (no caso de um carro) I vai tender p/ zero.
                                          ------------------------------------------------

                                          Na realidade estava a esquecer-me q a corrente vai atravessar a zona com menor resistência, ou seja o nosso corpo!!!
                                          Estava a assumir q a corrente iria pelo carro, o q n é totalmente verdade!


                                          Ora... isto dps entra em conta c umas questões de biologia q eu já n domino, por tanto podes falar...
                                          Rendo-me!!!

                                          Edd

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                            O q ia escrever era:

                                            Eu digo q n é bem... U=RxI <=> I=U/R

                                            I=U/R -» se R é mt grande (no caso de um carro) I vai tender p/ zero.
                                            ------------------------------------------------

                                            Na realidade estava a esquecer-me q a corrente vai atravessar a zona com menor resistência, ou seja o nosso corpo!!!
                                            Estava a assumir q a corrente iria pelo carro, o q n é totalmente verdade!


                                            Ora... isto dps entra em conta c umas questões de biologia q eu já n domino, por tanto podes falar...
                                            Rendo-me!!!

                                            Edd

                                            Só que podes assumir que a resistência do corpo humano é a mesma~, logo a corrente sobe de qq maneira.

                                            Não é uma questão de biologia.

                                            O que é que causa estragos, por exemplo, num acidente de carro? É a aceleração? A deseceleração? A velocidade?...

                                            Não! É a energia! Sem energia não amolgas nada, por exemplo.

                                            No caso de um choque o problema também não é a tensão só por si, nem a corrente só por si... É a energia!


                                            Energia = potência * tempo <=>

                                            Energia = (tensão^2/resistência) * tempo


                                            O choque na porta do carro tem uma enorme tensão, logo uma enooorme potência, mas... por uma fracção de segundo (muito pouco tempo). Assusta mas não mata.

                                            O choque na tomada tem muito menos tensão e muuuito menos potência... mas se se ficar lá muito tempo "frita-se".

                                            OK?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Grande sorte!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito bom vídeo até porque não é todos os dias que se leva com um raio dentro de um carro... (Digo eu)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Só que podes assumir que a resistência do corpo humano é a mesma~, logo a corrente sobe de qq maneira.

                                                  Não é uma questão de biologia.

                                                  O que é que causa estragos, por exemplo, num acidente de carro? É a aceleração? A deseceleração? A velocidade?...

                                                  Não! É a energia! Sem energia não amolgas nada, por exemplo.

                                                  No caso de um choque o problema também não é a tensão só por si, nem a corrente só por si... É a energia!


                                                  Energia = potência * tempo <=>

                                                  Energia = (tensão^2/resistência) * tempo


                                                  O choque na porta do carro tem uma enorme tensão, logo uma enooorme potência, mas... por uma fracção de segundo (muito pouco tempo). Assusta mas não mata.

                                                  O choque na tomada tem muito menos tensão e muuuito menos potência... mas se se ficar lá muito tempo "frita-se".

                                                  OK?
                                                  Isso com derivadas é bem mais fácil... ou nao, depende de cada um

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Só que podes assumir que a resistência do corpo humano é a mesma~, logo a corrente sobe de qq maneira.

                                                    Não é uma questão de biologia.

                                                    O que é que causa estragos, por exemplo, num acidente de carro? É a aceleração? A deseceleração? A velocidade?...

                                                    Não! É a energia! Sem energia não amolgas nada, por exemplo.

                                                    No caso de um choque o problema também não é a tensão só por si, nem a corrente só por si... É a energia!


                                                    Energia = potência * tempo <=>

                                                    Energia = (tensão^2/resistência) * tempo


                                                    O choque na porta do carro tem uma enorme tensão, logo uma enooorme potência, mas... por uma fracção de segundo (muito pouco tempo). Assusta mas não mata.

                                                    O choque na tomada tem muito menos tensão e muuuito menos potência... mas se se ficar lá muito tempo "frita-se".

                                                    OK?
                                                    Não te estás a esquecer da lei de ohm???

                                                    É que se a resistência é elevada, por muito grande que seja a voltagem a corrente será baixa!!!

                                                    E por isso é que não se morre de um choque do carro. Apesar de obviamente o tempo que se está sujeito à descarga também influenciar, mas parece-me desprezável no exemplo do carro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      a borracha dos pneus isola o carro a qualquer tipo de voltagem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por cereal_killer Ver Post
                                                        a borracha dos pneus isola o carro a qualquer tipo de voltagem.
                                                        Oi,

                                                        N é correcto, c/ já aqui disseram e isso é fácil (n em casa é claro!!) de provar.

                                                        Chama-se ponto de disrupção, q traduzindo p/ o mundo visível é por exemplo qd consegues partir alguma coisa.


                                                        Cumps,
                                                        Edd

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se acontecesse a mim pensava: Porra, bruto flash de radar, adeus subsidio de natal :S

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                                            Não te estás a esquecer da lei de ohm???

                                                            É que se a resistência é elevada, por muito grande que seja a voltagem a corrente será baixa!!!

                                                            E por isso é que não se morre de um choque do carro. Apesar de obviamente o tempo que se está sujeito à descarga também influenciar, mas parece-me desprezável no exemplo do carro.
                                                            Sim e não!

                                                            Estas a cometer o "erro" q eu estava (penso eu), q é:
                                                            O assumir q a corrente vai pelo carro, o q n é verdade, pois a resistência do carro é próximo de infinito, o q implicaria uma corrente perto de zero mas, a corrente segue pelo caminho q lhe apresente menor resistência, SMP!

                                                            Ou seja a corrente vem do carro e passa por nos saindo nos pés.
                                                            Um gajo até


                                                            Cumps,
                                                            Edd

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X