Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como funciona uma Transmissão Contínua Variável - CVT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como funciona uma Transmissão Contínua Variável - CVT

    Este é o exemplo da nova CVT da Subaru

    YouTube - Subaru Global - 2010 Legacy "Lineartronic" CVT CGi

    #2
    Este género de transmissão é muito usado em motores eléctricos, em serrações de madeiras por exemplo para alterar velocidade de trabalho das maquinas mantendo o motor sempre na mesma rotação. Pode ser vista também em muitos papa-reformas.

    Mas é interessante, talvez tenha sucesso nos próximos carros com motores eléctricos. Pelo que tenho lido as caixas de carretos não se dão muito bem com eles.
    Editado pela última vez por rjtd; 19 August 2009, 23:48.

    Comentário


      #3
      o exemplo mais flagrante é nas scooteres

      Comentário


        #4
        A CVT ja´é usada há muitos anos.
        A Audi se não me engano tinha caixas destas.
        A Nissan no Primera também tinha e tem. Inclusivé a publicidade era aquele miudo a entrar no Primera P11-144, vindo do colégio, e começa a imitar o barulho do motor com a boca, ficando ao fim de uns segundos sem fôlego.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
          A CVT ja´é usada há muitos anos.
          A Audi se não me engano tinha caixas destas.
          A Nissan no Primera também tinha e tem. Inclusivé a publicidade era aquele miudo a entrar no Primera P11-144, vindo do colégio, e começa a imitar o barulho do motor com a boca, ficando ao fim de uns segundos sem fôlego.

          Adorava essa publicidade, por causa de ver o miudo a ficar sem o fôlego
          Editado pela última vez por nto; 20 August 2009, 16:25.

          Comentário


            #6
            Mais exemplos de caixas CVT

            YouTube - CVT explained

            YouTube - Jatco CVT Transmission in action

            http://www.youtube.com/watch?v=9zHhD...eature=related
            Editado pela última vez por nto; 20 August 2009, 16:55.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              A CVT ja´é usada há muitos anos.
              A Audi se não me engano tinha caixas destas.

              e ainda usa


              YouTube - Audi A4 2.0T FSI Multitronic

              Comentário


                #8
                Dá-me a ideia que com as caixas CVT (multitronic) facilmente se atinge o redline, já em velocidades baixas, quando se vai em aceleração contínua.

                Nunca conduzi com uma caixa desse tipo, mas acho que não iria gostar, comparando com a DSG. Dá-me ideia de serem caixas gastadoras de combustível e degastadoras de motores.

                Comentário


                  #9
                  Desconhecia essa Multitronic da Audi.

                  Parece uma Scooter, não gosto.

                  Comentário


                    #10
                    Então e os Híbridos? Também usam CVT na maioria dos casos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                      Desconhecia essa Multitronic da Audi.

                      Parece uma Scooter, não gosto.

                      Mas também tem posições predefinidas para funcionar como uma caixa com relações.

                      Um exemplo:




                      Neste momento é uma caixa extremamente fiável, o que não acontecia bem nas primeiras unidades.
                      Editado pela última vez por Whisperdancer; 20 June 2012, 19:34.

                      Comentário


                        #12
                        Num carro desportivo continuaria a querer uma caixa manual. Agora para quem compra carros mais para o conforto com caixas automáticas que já vão nas 7 e 8 relações, não vejo porque não optar pelo CVT. É mais suave e mais eficiente.

                        Comentário


                          #13
                          A caixa CVT tira o maximo partido da potencia do motor, porque mantém a rotação constante no regime de potencia maxima.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                            A caixa CVT tira o maximo partido da potencia do motor, porque mantém a rotação constante no regime de potencia maxima.
                            Potência, ou binário?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                              A caixa CVT tira o maximo partido da potencia do motor, porque mantém a rotação constante no regime de potencia maxima.
                              Mas deve fazer o carro gastar bem mais, não?

                              Comentário


                                #16
                                Mantém no regime de potência máxima para a performance máxima, que é quando o pedal está a fundo.

                                O resto do tempo mantém o motor na situação mais eficiente possível. Por exemplo se com uma caixa normal (mesmo que automática) o motor na última relação vai a 90 às 2000rpm e é por aí a sua eficiência máxima, para acelerar para 120 é preciso aumentar a rotação do motor e a eficiência diminui, com uma CVT aumenta a relação, o carro acelera e o motor continua às 2000rpm, mas com o acelerador mais em baixo (o que geralmente significa ainda mais próximo da eficiência máxima).

                                Basicamente permite manter o motor na situação de carga/rotação ideal para todas as situações, uma caixa de relações fixas é sempre um compromisso. Com a aceitação que hoje existe por caixas automáticas não sei como é que estas não têm mais saída, andam os fabricantes a investir milhões em caixas de 7 e 8 de dupla embraiagem para conseguir o máximo de suavidade e aproveitamento do motor quando estas sempre existiram e fazem melhor com menos custo e complexidade.
                                Editado pela última vez por SRLA; 21 June 2012, 00:08.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tenho ideia que a Lancia (Abarth) teriam desenvolvido uma caixa com este sistema quando projectaram o Delta ECV para o Grupo S.

                                  Gosto muito do conceito, deve é ser um pouco esquisito de usar..

                                  Comentário


                                    #18
                                    É esquisito porque nós já estamos formatados para a complicação de uma caixa manual

                                    Na verdade não há nada mais simples: pedal da direita para andar mais, pedal da esquerda para andar menos. Não será coincidência que os americanos até se dão bem com estas caixas, é este o algoritmo de condução deles (a esmagadora maioria).

                                    Tenho ideia que na competição é frequente as regras banirem explicitamente caixas continuamente variáveis. Senão como regra geral aposto que o carro com CVT ganhava sempre: afinavam o motor para o máximo de rendimento, à rotação máxima, e tinham o motor mais potente. Só era o mais potente num intervalo de para aí 100rpm, mas como a caixa mantinha o motor sempre aí é na boa (enquanto os outros andam sempre a subir e descer de regime e passam pouco tempo mesmo à potência máxima).
                                    Editado pela última vez por SRLA; 21 June 2012, 00:19.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                      Potência, ou binário?

                                      Potência claro. É o que faz andar o carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                        Potência claro. É o que faz andar o carro.
                                        Mas tal como explicou o SLRA, se não quiseres andar a fundo mas sim no ponto ideal de funcionamento do motor (para consumos), o importante é o motor rodar no regime de binário máximo, ou não?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                          Tenho ideia que a Lancia (Abarth) teriam desenvolvido uma caixa com este sistema quando projectaram o Delta ECV para o Grupo S.

                                          Gosto muito do conceito, deve é ser um pouco esquisito de usar..
                                          Tenho a ideia que tenha sido um carro de F1!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                            Tenho a ideia que tenha sido um carro de F1!!!
                                            correcto: Williams FW15C CVT - YouTube

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                              Não conhecia isto por acaso mas ele não acelerou ao máximo pois não?

                                              Quanto ao Lancia:

                                              Lancia ECV nasceu há 25 anos - Autosport.pt

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                Não conhecia isto por acaso mas ele não acelerou ao máximo pois não?

                                                Quanto ao Lancia:

                                                Lancia ECV nasceu há 25 anos - Autosport.pt
                                                Pelo que percebi estava sempre a acelerar ao máximo... e por isso andava sempre àquelas rotações.
                                                Quanto ao Lancia desconheço.. o Chris Harris quando foi ao evento da Pirelli há pouco também não referiu nada sobre o CVT no ECV, por isso é novidade para mim

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                                  Pelo que percebi estava sempre a acelerar ao máximo... e por isso andava sempre àquelas rotações.
                                                  Quanto ao Lancia desconheço.. o Chris Harris quando foi ao evento da Pirelli há pouco também não referiu nada sobre o CVT no ECV, por isso é novidade para mim
                                                  Não sei se li ou se foi num documentário que tinha já tinha ouvido falar mas acho que isto não chegou a ser implementado. Aliás, acho que o carro todo não foi desenvolvido ao máximo quando foi anunciado o fim do Gr P e a morte do Gr S antes de ter nascido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                    Mas tal como explicou o SLRA, se não quiseres andar a fundo mas sim no ponto ideal de funcionamento do motor (para consumos), o importante é o motor rodar no regime de binário máximo, ou não?
                                                    Sim, mas mesmo no regime de binario máximo, o que faz o carro mover-se é a potência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                      Sim, mas mesmo no regime de binario máximo, o que faz o carro mover-se é a potência.
                                                      Ninguém duvida disso, mas o ideal é manter o carro na zona de binário máximo, dado que é onde se tem maior eficiência: em termos de consumo e mesmo de resposta

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Resposta...na mesma relação. Mas quando falamos de CVT é preciso pensar além disso.

                                                        Ou seja em 3ª eu carrego no acelerador no regime de binário máximo e tenho mais aceleração do que na mesma em 3ª no regime de potência máxima (excepto no caso excepcional de serem os dois ao mesmo regime). No entanto intuitivamente qualquer condutor sabe que tem mais aceleração em 2ª no regime de potência máxima do que em 3ª no regime de binário máximo, e a CVT faz essa redução de relação automática e quase instantaneamente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Há uns tempos estava a jogar GranTurismo e apanhei um Honda Jazz 1.4 DSi SE Sport e pensei, "fixe, um jazz 1.4 sport, dizem que o jazz tem bom chassis e este é o 1.4, bora lá experimentar!" Comecei a conduzi-lo todo contente, velocidade->D... "Mas que é isto?! Isto parece uma scooter!"
                                                          Horrivel! Parece que a embraiagem está a patinar. A nivel de aceleração até pode ser bom, mas a travar não temos a ajuda do motor para travar e a fazer as curvas não conseguimos por o carro no regime que queremos.
                                                          E estar sempre a ouvir o motor na mesma rotação é extremamente incomodativo. Funciona melhor nos electricos porque têm motores silenciosos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            As CVTs são do melhor que pode haver em termos de conforto e eficiência, o problema mesmo é o consumidor, penso que foi a Nissan a que mais desenvolveu o conceito, mesmo assim com vendas fracas, e as marcas que as comercializam tiveram de as 'emburrecer' com mudanças falsas para tornar a experiência mais normal para o utilizador.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X