Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parti o turbo (com video)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Parti o turbo (com video)

    Boas pessoal.
    Fui puchar com o meu bolide esta manha e parti o turbo... Acho que o problema era uma fuga nas tubagens do IC, pois como se pode ver no video, estava um bocado morto.

    YouTube - Caterpuller destroing turbocharger in Etne

    Abraços.

    #2
    'Tá quase novo!

    Comentário


      #3
      pessoal, quando o turbo parte sai sempre fumo branco?


      a maioria das vezes que o turbo parte nao vai oleo para a admissao pois nao?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
        pessoal, quando o turbo parte sai sempre fumo branco?


        a maioria das vezes que o turbo parte nao vai oleo para a admissao pois nao?

        A minha experienca com turbos partidos, ja que o meu ex Ibiza GT TDI partiu-me o turbo em plena aceleraçao, é que no meu caso foi um estoiro que ate abanou o carro... depois uma enorme descarga da pressao, depois perdi toda a força do carro e fumo preto, mas mesmo muito fumo preto... em segunda passar das 3000rpm era uma vez, e chegar aos 100km/h era a descer

        Mas oleo nas admissoes nao tive... ainda levei o carro para casa depois foi de reboque para nao estar a forçar o motor porque ele andava mas com muito esforço

        Agora isto depende de cada carro claro
        Editado pela última vez por Drifter; 07 February 2010, 18:53.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
          pessoal, quando o turbo parte sai sempre fumo branco?


          a maioria das vezes que o turbo parte nao vai oleo para a admissao pois nao?
          Aqui partiu e deitou.
          YouTube - BMW Engine Crash


          Neste caso era meter uma mudança e deixar o carro ir abaixo, sendo automático é que...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
            Aqui partiu e deitou.
            YouTube - BMW Engine Crash


            Neste caso era meter uma mudança e deixar o carro ir abaixo, sendo automático é que...
            Mas numa situação em que o turbo parte, não se consegue desligar o carro?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
              Aqui partiu e deitou.
              YouTube - BMW Engine Crash


              Neste caso era meter uma mudança e deixar o carro ir abaixo, sendo automático é que...
              Pois... quando o homem de preto, entrou no jipe a correr, pensei que fosse o que ia fazer...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                Mas numa situação em que o turbo parte, não se consegue desligar o carro?
                Consegue se engatar por exemplo uma 5ª e travar, para o carro nao andar.
                Quando parte o turbo e começa a entrar oleo para a admissao, diz-se que o motor esta a alvorar.

                Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                Aqui partiu e deitou.
                YouTube - BMW Engine Crash


                Neste caso era meter uma mudança e deixar o carro ir abaixo, sendo automático é que...
                Pois... quando o homem de preto, entrou no jipe a correr, pensei que fosse o que ia fazer...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                  Consegue se engatar por exemplo uma 5ª e travar, para o carro nao andar.
                  Quando parte o turbo e começa a entrar oleo para a admissao, diz-se que o motor esta a alvorar.
                  Ah, ok. Não sabia que quando turbo parte, o motor começa a alvorar.

                  Então num automático é esperar que o motor se cale?

                  Comentário


                    #10
                    Entao o fumo branco é so quando entra oleo para a admissao?

                    Quando parte o turbo pode sair fumo branco se entrar oleo para admissao ou pode nao sair fumo branco se nao entrar oleo para admissao???

                    è assim?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                      Ah, ok. Não sabia que quando turbo parte, o motor começa a alvorar.

                      Então num automático é esperar que o motor se cale?
                      Isso agora nao tenho a certeza, mas penso que nesses casos nao ha muito a fazer...

                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                      Entao o fumo branco é so quando entra oleo para a admissao?

                      Quando parte o turbo pode sair fumo branco se entrar oleo para admissao ou pode nao sair fumo branco se nao entrar oleo para admissao???

                      è assim?
                      Normalmente fumo branco, é sinonimo de passagem de oleo, e fumo preto, é gasoleo que nao foi ''queimado''. Dai o user em cima, dizer que conseguiu chegar com o carro ate casa. Mas num caso ou noutro, o recomendado é parar imediatamente o motor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                        Isso agora nao tenho a certeza, mas penso que nesses casos nao ha muito a fazer...

                        .
                        deve dar para parar a admissao de ar...meter qualquer cena no tubo. ou se tiveres travoes muito bons talvez de para travares a fundo e engatares 1ª xD

                        Estas soluçoes de parar o motor com carga parece-me que nao devem fazer nada bem há saude de coisas como caixa, voltante do motor, etc etc.

                        Haver um corte para a admissao de ar deve ser a melhor opçao

                        Comentário


                          #13
                          Há muitas formas de o turbo se partir. Uma delas é quando o turbo parte junto à turbina da admissão, e o óleo começa a ir para a admissão, desencadeando um processo que se chama desarvorar (segundo o user fapoc, e não desalvorar!). Também pode partir junto à turbina de escape, passando o óleo directamente para o sistema de escape, logo não desencadeia a desarvoração.

                          Estas são as duas formas mais comuns...mas há outras. Por exemplo, partir-se uma pá de uma das turbinas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                            deve dar para parar a admissao de ar...meter qualquer cena no tubo. ou se tiveres travoes muito bons talvez de para travares a fundo e engatares 1ª xD

                            Estas soluçoes de parar o motor com carga parece-me que nao devem fazer nada bem há saude de coisas como caixa, voltante do motor, etc etc.

                            Haver um corte para a admissao de ar deve ser a melhor opçao
                            Geralmente, no meu conhecimento de mecanico (alguem que me corriga se tiver errado), um turbo partido nao acontece mais nada que se nao uma nuvem de fumo e força nem vela.

                            Alvorada do motor, é quando o carro começa em vez de queimar gasoleo/gasolina queima oleo, e mesmo desligando o motor ele continua em rotaçao maxima porque continua a entrar oleo para a camara de combustao e como a camara esta quente a queima continua a ser feita. E aqui das duas uma, ou deixamos o carro gripar ou fazemos 2 troques:

                            1- tapar a entrada da admissao, sem oxigenio nao ha queima o motor para
                            2- se nao se conseguir encontrar a entrada da admissao ou algo que tape a admissao, é acelerar a fundo meter a quinta e largar rapidamente a embriagem fazendo que o carro com uma mudança alta nao tenha força para arrancar e vai abaixo.

                            Quando acontece uma alvorada se o carro tiver engatado ele continua a andar mesmo desligado, porque o motor continua em rotaçao, por isso que se deve engatar uma mudança alta que ele assim como nao tem força suficiente para arrancar vai abaixo

                            Claro que numa alvorada o motor se nao gripa fica com graves problemas, ja de si o carro queimar oleo é um grave problema

                            Nos carros a Automaticos como o carro do X5 que postaram em cima, é ficar a ver ele a gripar o motor. Agora com estas novas caixas semi-auto nao sei se metendo uma mudança alta ele para ou nao.


                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Há muitas formas de o turbo se partir. Uma delas é quando o turbo parte junto à turbina da admissão, e o óleo começa a ir para a admissão, desencadeando um processo que se chama desarvorar (segundo o user fapoc, e não desalvorar!). Também pode partir junto à turbina de escape, passando o óleo directamente para o sistema de escape, logo não desencadeia a desarvoração.

                              Estas são as duas formas mais comuns...mas há outras. Por exemplo, partir-se uma pá de uma das turbinas.

                              Pois o meu partiu e mas nao aconteceu nada ao carro

                              Epa ja tou a confundir-me todo é alvorar ou arvorar?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                pessoal, quando o turbo parte sai sempre fumo branco?
                                Eu parti dois na minha Scénic e não houve fumo, aliás, se não fosse o carro deixar de responder às acelarações, nem notava.

                                Comentário


                                  #17
                                  Deviam levar o caterpillar para o Vaticano...

                                  Habemus Papa

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Pois o meu partiu e mas nao aconteceu nada ao carro

                                    Epa ja tou a confundir-me todo é alvorar ou arvorar?
                                    Agora confuso fiquei eu... ate estou na ideia que é desalvorar...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                      Eu parti dois na minha Scénic e não houve fumo, aliás, se não fosse o carro deixar de responder às acelarações, nem notava.

                                      Pois foi o que aconteceu ao meu, mas notei que começou a deitar muito fumo e ouvir uma grande descompressao do turbo, aquilo parece que arrebentou e tava de origem o carro. Nunca percebi porque aconteceu-lhe aquilo, o mecanico disse que foi pressao a mais, mas nao sei como.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                        Agora confuso fiquei eu... ate estou na ideia que é desalvorar...
                                        Como o user Movyk disse desarvorar nao sei

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                          Deviam levar o caterpillar para o Vaticano...

                                          Habemus Papa
                                          Bem metida ó Pacheco!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Pois foi o que aconteceu ao meu, mas notei que começou a deitar muito fumo e ouvir uma grande descompressao do turbo, aquilo parece que arrebentou e tava de origem o carro. Nunca percebi porque aconteceu-lhe aquilo, o mecanico disse que foi pressao a mais, mas nao sei como.
                                            A minha começou a deitar um pouco mais de fumo, mas só, não houve nada de grandes fumaradas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                              A minha começou a deitar um pouco mais de fumo, mas só, não houve nada de grandes fumaradas.


                                              O meu Ibiza fez isso... mas ja é tipico os TDI's fumarem, sem o turbo fumava ainda mais, ficava uma nuvenzinha atras de mim mas tambem foi tambem da IC19 a Idanha nao foi assim nada demais, depois achei por bem ele ir de reboque para uma oficina conhecida.

                                              Mas continuava a andar, nao mexia-se era nada bem, notava-se claramente que tava em esforço.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Geralmente, no meu conhecimento de mecanico (alguem que me corriga se tiver errado), um turbo partido nao acontece mais nada que se nao uma nuvem de fumo e força nem vela.

                                                Alvorada do motor, é quando o carro começa em vez de queimar gasoleo/gasolina queima oleo, e mesmo desligando o motor ele continua em rotaçao maxima porque continua a entrar oleo para a camara de combustao e como a camara esta quente a queima continua a ser feita. E aqui das duas uma, ou deixamos o carro gripar ou fazemos 2 troques:

                                                1- tapar a entrada da admissao, sem oxigenio nao ha queima o motor para
                                                2- se nao se conseguir encontrar a entrada da admissao ou algo que tape a admissao, é acelerar a fundo meter a quinta e largar rapidamente a embriagem fazendo que o carro com uma mudança alta nao tenha força para arrancar e vai abaixo.

                                                Quando acontece uma alvorada se o carro tiver engatado ele continua a andar mesmo desligado, porque o motor continua em rotaçao, por isso que se deve engatar uma mudança alta que ele assim como nao tem força suficiente para arrancar vai abaixo

                                                Claro que numa alvorada o motor se nao gripa fica com graves problemas, ja de si o carro queimar oleo é um grave problema

                                                Nos carros a Automaticos como o carro do X5 que postaram em cima, é ficar a ver ele a gripar o motor. Agora com estas novas caixas semi-auto nao sei se metendo uma mudança alta ele para ou nao.


                                                Não adianta nada acelerar, se a ignição estiver desligada o acelerador não faz nada. Acelerado já está o motor ao queimar oleo, deves travar engatar uma mudança alta e soltar a embraiagem com o carro travado para obrigar o motor a "ir abaixo".

                                                Nos automaticos a unica solução é tapar a entrada da admissão.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                                  Não adianta nada acelerar, se a ignição estiver desligada o acelerador não faz nada. Acelerado já está o motor ao queimar oleo, deves travar engatar uma mudança alta e soltar a embraiagem com o carro travado para obrigar o motor a "ir abaixo".

                                                  Nos automaticos a unica solução é tapar a entrada da admissão.


                                                  Tava a falar em acelerar para mandar logo o motor abaixo...

                                                  Mas nestes casos convem ter o travao de mao posto, para o carro nao se mexer.

                                                  Eu disse que com mudança engatada e o motor entra-se em alvorada/arvorada o carro conseguia andar, pela minha logica o sistema de transmissao nao é afectado, ele continua a andar, ate porque para mandar a baixo tem que se engranar uma mudança. A minha pergunta é, quando isto acontece com mudança engatada(leia-se a 1ª ou a 2ª) o carro continuar a andar como se fosse normalmente?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Tava a falar em acelerar para mandar logo o motor abaixo...

                                                    Mas nestes casos convem ter o travao de mao posto, para o carro nao se mexer.

                                                    Eu disse que com mudança engatada e o motor entra-se em alvorada/arvorada o carro conseguia andar, pela minha logica o sistema de transmissao nao é afectado, ele continua a andar, ate porque para mandar a baixo tem que se engranar uma mudança. A minha pergunta é, quando isto acontece com mudança engatada(leia-se a 1ª ou a 2ª) o carro continuar a andar como se fosse normalmente?
                                                    Sim, anda quase normal, o motor tem rotaçao, mas vai acabar por ficar sem oleo. O normal mesmo, nesses casos, é meter a mudança mais alta do carro, e levantar o pe repentinamente, enquanto se trava a fundo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                      Sim, anda quase normal, o motor tem rotaçao, mas vai acabar por ficar sem oleo. O normal mesmo, nesses casos, é meter a mudança mais alta do carro, e levantar o pe repentinamente, enquanto se trava a fundo.

                                                      Sim, ele so para quando o motor ficar sem oleo, ou seja, gripar.

                                                      É sempre uma situaçao desagradavel, ainda bem que nunca me aconteceu, mas ja vi um heroi num Clio dCi comercial todo vitaminado acontece-lhe isso, se nao fosse um amigo meu era capaz de ter gripado mesmo o motor, quando o carro começou a alvorar/arvorar, um amigo meu foi logo a correr e mandou o carro abaixo... o home ate esta branco

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu partiu bem recentemente e não fez fumo nenhum.
                                                        Fui uma pá que quebrou.
                                                        Parece que passou por lá um rato e roeu uma ponta...
                                                        Ainda tou para saber como aquilo aconteceu...

                                                        O carro faz fumo branco quando parte o veio e o óleo se escapa para a parte quente da turbina e entra em contacto com o Katalizador quente.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É bem feito, andam ai esses labregos a poluir o ambiente, e depois nós é que pagamos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                                            É bem feito, andam ai esses labregos a poluir o ambiente, e depois nós é que pagamos...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X