Anúncio

Collapse
No announcement yet.

BMW 330d LCI: Velocidades vs. Consumos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    BMW 330d LCI: Velocidades vs. Consumos

    Boas!


    Num outro tópico onde coloquei um video com a aceleração de um 330d E90 LCI, surgiu a discussão "velocidade versus consumos".

    Aqui deixo um video onde pode ser feito o paralelo velocidade/consumo/rpm para o mesmo modelo.
    Tentei variar a velocidade com o cruise-control de forma a perceber qual seria a variação de consumo. Eu não sou grande entendido em motores, mas talvez para alguém que perceba do assunto tenham interesse também as RPM e a tal questão do esforço/consumo.

    Infelizmente a indicação de consumo instantâneo é feita através de um ponteiro analógico e não me apercebi numa ou noutra variação de velocidade, de que este ainda não tinha estabilizado…

    O ângulo engana um pouco. O ponteiro na vertical marca 10l/100km. Essa é uma boa referência.
    Nos 120km/h fica na casa dos 4l/100km, nos 160km/h nos 5l/100km e nos 200km/h situa-se na zona dos 8l/100km.

    Apesar de o video não estar grande coisa e de algumas vezes o ponteiro dos consumos não ter estabilizado completamente, penso que dá para ter uma ideia do pouco que gasta este motor. É incrível aquilo que anda para os consumos que faz. Parece que vai sempre a descer!

    330d Speed vs Fuel vs RPM on Vimeo

    PS: Para os falsos moralistas do costume, este video foi gravado numa Autobahn alemã, perfeitamente dentro da legalidade!...

    #2
    Onde é que ele a 160 faz os 5?

    No video aceleras depois tiras o pé e o ponteiro desce até aos 6. Mas em ligeira desaceleração... E nem se sabe o relevo da estrada.
    Não são valores muito fidedignos ...

    Comentário


      #3
      Tiras o pé?... Esteve sempre em cruise-control.

      Pois, devia ser uma descida de 5 kms...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MRD Ver Post
        Tiras o pé?... Esteve sempre em cruise-control.

        Pois, devia ser uma descida de 5 kms...
        Como é que fazes uma aceleração com o cruise control?

        Comentário


          #5
          Então tu acreditas mesmo que um BMW 330d, a 120 km/h, vai a gastar 4 l/100 km, e, mais incrível ainda, a 160 km/h vai a consumir 5 l/100 km??

          Comentário


            #6
            Exactamente dessa maneira... através do cruise-control.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Então tu acreditas mesmo que um BMW 330d, a 120 km/h, vai a gastar 4 l/100 km, e, mais incrível ainda, a 160 km/h vai a consumir 5 l/100 km??

              Mais do que isto já não dá para fazer...

              O ponteiro dos consumos na vertical marca 10l/100km. Acho que isso é óbvio. Devido ao ângulo da câmara, quando está nos 10l, fica em cima da marca da marca dos 12l. É fazer as contas e tentar perceber quanto estará a fazer nas velocidades fixas e estabilizadas de 120 e 160km/h neste video com câmara fixa.

              Eu não estou a tentar convencer ninguém a comprar-me o carro. E se comprei um 30d e não um 16d, provavelmente não é o consumo o factor que mais me preocupou. Mas que fiquei abismado com a poupança deste motor, isso fiquei.
              Quem também ficar espantado também e achar até estranho, vá comprar um e brinque um bocadinho!

              330d v2 on Vimeo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MRD Ver Post
                Exactamente dessa maneira... através do cruise-control.
                Aceleras com o cruise control e ao chegar aos 120 largas o botão?

                Comentário


                  #9
                  Cada click curto com o cruise-control aumenta ou reduz 1km/h e cada click longo (audível) aumenta ou reduz 10km/h.

                  Comentário


                    #10
                    Muito poupado o motor, mais uma prova do grande trabalho que a BMW fez.

                    Faz o mesmo que o meu Audi e tem mais uma ganadaria toda.

                    Comentário


                      #11
                      Outra vez a conduzir acima dos 120 à hora? Já começas a incomodar muitos moralistas cá da casa com esses vídeos!

                      Comentário


                        #12
                        Os valores são bons, é um facto.

                        Mas as estradas não são sempre planas (ou ligeiramente a descer), por isso acabam por ser exercícios engraçados, mas nem sempre espelham a realidade.

                        Basicamente prefiro analisar médias e não consumos instantâneos, que valem o que valem.

                        A juntar a esses dados, há que acrescentar o erro que o próprio CB tem.

                        Comentário


                          #13
                          Incriveis os consumos e experiência muito interessante.

                          Comentário


                            #14
                            Então para fazer média de 7.2 como aparece no visor, andas sempre a dar gás

                            Agora a sério, é engraçado ver o à vontade com que o carro progride, e sempre com garra!

                            O consumo que pede em troca pode ser considerado bastante baixo, mas nunca tão baixo como os valores que apresentas.

                            Os consumos instantâneos não podem servir de média.


                            Cump.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Incriveis os consumos e experiência muito interessante.
                              Acho que devia ter deixado estabilizar um bocado mais a velocidade em cada patamar, os valores em aceleração/desaceleração pouco mostram.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                Então para fazer média de 7.2 como aparece no visor, andas sempre a dar gás

                                Agora a sério, é engraçado ver o à vontade com que o carro progride, e sempre com garra!

                                O consumo que pede em troca pode ser considerado bastante baixo, mas nunca tão baixo como os valores que apresentas.

                                Os consumos instantâneos não podem servir de média.

                                Cump.
                                Com um carro destes deve ser dificil andar devagar.

                                É que nem o argumento da economia é muito válido, porque o carro pelos vistos gasta mesmo pouco.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                  Então para fazer média de 7.2 como aparece no visor, andas sempre a dar gás

                                  Agora a sério, é engraçado ver o à vontade com que o carro progride, e sempre com garra!

                                  O consumo que pede em troca pode ser considerado bastante baixo, mas nunca tão baixo como os valores que apresentas.

                                  Os consumos instantâneos não podem servir de média.


                                  Cump.
                                  Lógico! Mas estes valores são apenas isso, instantâneos! Não são uma média. Já expliquei noutro tópico que a 120km/h a média se situa nos 5,5l/100km.

                                  Nestes vídeos, em termos instantâneos, a ideia era só mostrar a variação no vários regimes, que não é assim tão significativa, ficando sempre o consumo abaixo dos 10l/100km.

                                  E como disseram, de facto é preciso andar com o pé bem pesado para os consumos serem significativos. E isso surpreendeu-me num motor 6 cilindros, mesmo diesel.
                                  E só por curiosidade, quando o meu amigo que tratou da importação me o trouxe a casa do stand dele, mostrava 14,2l/100km no cb! Levou uma bela esfrega naqueles 4 ou 5 kms de cidade!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cidade é o ambiente onde nenhum motor por muito desenvolvido que seja consegue bons consumos. Em especial derivado ao peso do conjunto.

                                    Ok, o s&s veio modificar este panorama

                                    Mas até os gasolineiros da bmw (e de outras marcas também) conseguem ser económicos para as velocidades praticadas, não é novidade

                                    O maior problema é o pessoal habituado a ~1.4 otto ou ~2.0 diesel, digerir que a 160 kms/h um carro com o triplo dos cavalo consegue consumos menores que o seu "piqueno" motor que para ir a 160 já vai em esforço (ou quase), ao passo que um bom cruiser ainda vai a começar a soltar as rédeas

                                    Claro que há excepções, e a caixa, cx etc também influenciam muito a estas velocidades...


                                    Cump.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                      Cidade é o ambiente onde nenhum motor por muito desenvolvido que seja consegue bons consumos. Em especial derivado ao peso do conjunto.

                                      Ok, o s&s veio modificar este panorama

                                      Mas até os gasolineiros da bmw (e de outras marcas também) conseguem ser económicos para as velocidades praticadas, não é novidade

                                      O maior problema é o pessoal habituado a ~1.4 otto ou ~2.0 diesel, digerir que a 160 kms/h um carro com o triplo dos cavalo consegue consumos menores que o seu "piqueno" motor que para ir a 160 já vai em esforço (ou quase), ao passo que um bom cruiser ainda vai a começar a soltar as rédeas

                                      Claro que há excepções, e a caixa, cx etc também influenciam muito a estas velocidades...


                                      Cump.
                                      Este motor no série 3 faz cerca de 10l/100km em pára-arranca constante na cidade. Quando se entra também em vias rápidas urbanas, os consumos baixam para valores de 8,5 ou 9l/100km. Em circuito puramente urbano não há mesmo milagres, como disseste.

                                      Mas assim que há alcatrão para fazer muitos kms seguidos, aí os consumos são surpreendentes, especialmente em andamentos médios/fortes, devido ao pouco esforço que o motor faz.

                                      E tens toda a razão! Eu andei cerca de 1 mês com um Smart a gasolina enquanto tratava da legalização do BMW e aquilo gastava!... Estava habituado à maior agilidade dos 150cv do C220 CDI, quando peguei no pobrezinho do Smart parecia um alcoólico!
                                      Editado pela última vez por MRD; 20 January 2011, 12:27.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só te digo uma coisa, esse carro está de parabéns!

                                        Tenho um audi a4 110cv, conhecido como sendo poupado, e como agora ando a fazer muita auto-estrada, vejo bem que não foi para isso que ele foi concebido para poupar...

                                        A 140, o carro vai às 3.000rpm e vai a fazer um consumo entre 6.5 a 7l aos 100...

                                        Ora se eu andasse de 330d já tinha poupado muitos €.... Tendo em conta que ando a fazer 90% de auto-estrada.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X