Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquisição de Mota - Duvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquisição de Mota - Duvidas

    Boas

    Ando a pensar adquirir a minha primeira mota. Estou a pensar adquirir uma Honda ou BMW usada com 600 de cilindrada.

    Gostava de saber quem tem mais experiencia na area da motas quais as melhores motas (mais fiáveis ... pontos fracos e fortes)dentro desta gama (não gosto de motas desportivas .... gosto de motas tipo XT ou F GS).

    Quais os cuidados especiais a verificar na aquisição de uma mota usada?

    Desde já agradeço as dicas que neste capitulo de motas sou completamente amador.

    #2
    Qual é o teu orçamento?

    Vai ser para andar sempre em cidade? Ou que tiradas vais fazer?

    Comentário


      #3
      Depende sobretudo do orçamento.

      Nas mais antigas nessa gama dizem que as Hornet são imbativeis, sobretudo em qualidade/fiabilidade.

      Eu estou numa situação semelhante à tua, vou comprar um 600 de gama média para ser veiculo diário na cidade e do que experimentei redi-me à nova XJ600, não é a melhor mota do mundo mas em termos de economia/facilidade de utilização/dinâmica, para mim está lá em cima.

      Comentário


        #4
        Bem quanto a utilização será mais citadina mas tambem para umas voltas de fim de semana.

        Como vai ser a minha primeira mota e não tenho experiencia em andar não vou querer ir para nada muito caro, é uma primeira mota para ir ganhando experiencia depois no futuro logo se vê ... uma usada barata em relativa boas condições .... até 3500€.

        Comentário


          #5
          No teu caso iria para uma CBF500. Honesta, económica qb, seguro + baixo e selo + baixo.

          Anda mais do que os modelos que referes e é mais suave.

          Comentário


            #6
            Quanto a Hornet não faz muito meu estilo de mota .... muito potentes (ainda sou verdinho ;) ) e gosto de motas postura de condução mais ''vertical''.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dave Ver Post
              Quanto a Hornet não faz muito meu estilo de mota .... muito potentes (ainda sou verdinho ;) ) e gosto de motas postura de condução mais ''vertical''.
              A postura na hornet é mais ou menos vertical.

              No género que gostas tens a transalp com motor em V, mas pelos preços que pedem fica carota.

              A BMW só ganhará nos consumos mas vais sempre perder no preço de compra.

              Comentário


                #8
                A baixo preço só vi esta no standvirtual (mas encontram-se melhores negócios):

                Honda CBF , 3.000 EUR, Lisboa - Standvirtual

                por 3.000€ já com margem para uma boa revisão

                Comentário


                  #9
                  BMW F 650 e Aprilia Pegaso (são iguais), XT 600/660, Transalp.

                  Pontos a ver:
                  - Mesas de direcção, se estão direitas;
                  - Suspensões alinhadas e sem retentores rebentados;
                  - Esfoladelas;
                  - Corrente, se tem folga (chegas ao elo traseiro e puxas, ele não deve desviar mais de cerca de 2mm);
                  - Revisões;
                  - Estado dos pneus, rasto, vidrados, ovalizados;
                  - Barulho do motor em frio e engasgos;
                  - Se tiver um pisca junto ao escape que esteja muito escurecido, pode ser indicio de consumo de óleo;
                  - No caso de motas com carenagens, dar primazia a exemplares que possuam os autocolantes todos (opção pessoal).

                  Comentário


                    #10
                    TDM e V-Strom

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                      BMW F 650 e Aprilia Pegaso (são iguais), XT 600/660, Transalp.

                      Pontos a ver:
                      - Mesas de direcção, se estão direitas;
                      - Suspensões alinhadas e sem retentores rebentados;
                      - Esfoladelas;
                      - Corrente, se tem folga (chegas ao elo traseiro e puxas, ele não deve desviar mais de cerca de 2mm);
                      - Revisões;
                      - Estado dos pneus, rasto, vidrados, ovalizados;
                      - Barulho do motor em frio e engasgos;
                      - Se tiver um pisca junto ao escape que esteja muito escurecido, pode ser indicio de consumo de óleo;
                      - No caso de motas com carenagens, dar primazia a exemplares que possuam os autocolantes todos (opção pessoal).

                      Desde já o meu muito obrigado a todos os que têm dado o contributo para ficar pouco mais esclarecido neste assunto.

                      Quando referes BMW F650 e A.Pegaso serem iguais, estás a referir a motor etc... serem o mesmo, ou a forma geral da mota ser igual ?

                      Quando referes estes dois pontos:
                      «- Mesas de direcção, se estão direitas;
                      - Suspensões alinhadas e sem retentores rebentados;»

                      como se vê isso? (sorry pela ignorância)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                        A postura na hornet é mais ou menos vertical.

                        No género que gostas tens a transalp com motor em V, mas pelos preços que pedem fica carota.

                        A BMW só ganhará nos consumos mas vais sempre perder no preço de compra.
                        Apesar de achar a hornet muito bonita, pessoalmente gosto mesmo de postura mais vertical (tipo transalp / etc ...)
                        Imaginando que até tinha um bom negocio em vista para uma BMW F 650 ... ou seja preço de compra não seria problema ... quais os ponto fracos que me apontam numa BMW deste genero face à concorrência?

                        Obrigado todos pela disponibilidade

                        Comentário


                          #13
                          Ahh já agora não querem abusar , quais os locais em lisboa e arredores que vocês aconselham para uma visita, tendo em vista a compra equipamentos acessórios (capacetes / blusões / luvas etc ...).

                          Locais com preços concorrênciais.

                          Obrigado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Dave Ver Post
                            Ahh já agora não querem abusar , quais os locais em lisboa e arredores que vocês aconselham para uma visita, tendo em vista a compra equipamentos acessórios (capacetes / blusões / luvas etc ...).

                            Locais com preços concorrênciais.


                            Obrigado
                            Caparica Peles. Esquece a casa das peles ou a careira(mas não especializada) Sportzone.

                            Casacos, Luvas, Capacetes, topcases..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Dave Ver Post
                              Apesar de achar a hornet muito bonita, pessoalmente gosto mesmo de postura mais vertical (tipo transalp / etc ...)
                              Imaginando que até tinha um bom negocio em vista para uma BMW F 650 ... ou seja preço de compra não seria problema ... quais os ponto fracos que me apontam numa BMW deste genero face à concorrência?

                              Obrigado todos pela disponibilidade
                              Vou comparar com a Honda CBF500, por exemplo.

                              Desvantagens:
                              - Motor monocilindrico = mais "bruta" e cansativa em viagens; Honda é bi
                              - Manutenção teoricamente mais cara; julgo ser mais fácil fazer a manutenção da Honda em qq oficina
                              - Velocidade de ponta mais baixa (165kmh) contra os 180kmh da Honda
                              - imposto mais caro que a Honda (+500cc)
                              - seguro mais caro que a Honda (+500cc)

                              Vantagens:
                              - Bons consumos que poderão ir até um litro de diferença
                              - ABS (se for o caso)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                Vou comparar com a Honda CBF500, por exemplo.

                                Desvantagens:
                                - Motor monocilindrico = mais "bruta" e cansativa em viagens; Honda é bi
                                - Manutenção teoricamente mais cara; julgo ser mais fácil fazer a manutenção da Honda em qq oficina
                                - Velocidade de ponta mais baixa (165kmh) contra os 180kmh da Honda
                                - imposto mais caro que a Honda (+500cc)
                                - seguro mais caro que a Honda (+500cc)

                                Vantagens:
                                - Bons consumos que poderão ir até um litro de diferença
                                - ABS (se for o caso)
                                O motor realmente parece-me que pode ser bom ponto a favor da Honda.
                                Quanto velocidade de ponta é algo que não me preocupa ... quanto menos andar melhor (se é que me entendes)

                                Os motores das BMW têm evoluido muito nos ultimos anos? Se for uma 650 já com uns 7 anitos é motor bastante diferente dos actuais?

                                Quais os preços de um seguro (básico) e do Imposto (valores por alto) numa 500cc e numa 650cc?

                                Tenho visto uns capacetes Nexx que gosto bastante ... mas não encontro muito feedback quando sua qualidade. Têm alguma ideia?
                                Editado pela última vez por Dave; 18 June 2011, 17:04.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dave Ver Post
                                  O motor realmente parece-me que pode ser bom ponto a favor da Honda.
                                  Quanto velocidade de ponta é algo que não me preocupa ... quanto menos andar melhor (se é que me entendes)

                                  Os motores das BMW têm evoluido muito nos ultimos anos? Se for uma 650 já com uns 7 anitos é motor bastante diferente dos actuais?

                                  Quais os preços de um seguro (básico) e do Imposto (valores por alto) numa 500cc e numa 650cc?

                                  Tenho visto uns capacetes Nexx que gosto bastante ... mas não encontro muito feedback quando sua qualidade. Têm alguma ideia?
                                  Não percebo grande coisa de motores, mas diria que esse motor de 650 não será muito diferente dos actuais.

                                  A diferença de imposto é de cerca de 18€ para 58€.

                                  O seguro dependerá de muitas coisas. Mas se é o teu primeiro seguro de mota prepara-te para valores altos. As seguradoras normalmente distinguem tudo o que acima de 500cc noutro escalão de preços.

                                  Já tive orçamentos de seguros (para a mesma coisa) entre os 130€ e os quase 300€. Por isso é dificil responder, mas se os preços já são maus abaixo dos 500cc, acima não se pode esperar melhor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os valores do IUC 2011 são os seguintes:

                                    Escalões (cc):
                                    De 180 até 250------- > 5,25€
                                    Mais de 250 até 350-- > 7,42€
                                    Mais de 350 até 500-- > 17,93€
                                    Mais de 500 até 750-- > 53,88€
                                    Mais de 750---------- > 107,76€

                                    Isto para matriculas posteriores a 1996
                                    Editado pela última vez por Gavela; 18 June 2011, 17:32.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não se pode bem comparar as CBF com TDM, BMW F( tirando a F800ST que bebe pouco e é uma sportstourer ), V-strom 650 e TDM's ou transalps...todas estas ultimas são viradas para poderem percorrer todo o tipo de terrenos (umas mais que outras).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                        Não se pode bem comparar as CBF com TDM, BMW F( tirando a F800ST que bebe pouco e é uma sportstourer ), V-strom 650 e TDM's ou transalps...todas estas ultimas são viradas para poderem percorrer todo o tipo de terrenos (umas mais que outras).

                                        Isso é verdade, mas neste caso não tem importância porque o Dave não referiu nenhuma utilização em especial, ou seja, deverá ser para andar em asfalto.

                                        Uma estradista ou uma trail estarão bem para o que ele quer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                          Isso é verdade, mas neste caso não tem importância porque o Dave não referiu nenhuma utilização em especial, ou seja, deverá ser para andar em asfalto.

                                          Uma estradista ou uma trail estarão bem para o que ele quer.
                                          Sim, irei andar só em asfalto.

                                          O que me faz optar pelas tipo transalp / TDM , etc... além de gostar muito estéticamente desse tipo de mota, é a sua posição de condução.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Até 3.500€, moto estilo trail, basta escolher: Motos, Motos Usadas e Venda de Motos no Standvirtual[]=9&pb=4000

                                            Mas em 1º optava por experimentar, as trail de média cilindrada, com as naked de média cilindrada, a posição de condução é quase a mesma, mas nas naked irias ter certas vantagens, como mais bonitas, ou mais potentes/rápidas, ex: Motos, Motos Usadas e Venda de Motos no Standvirtual

                                            Optava por reunir 1 ou outro modelo, depois ir á procura desse modelo, o mais barato, incluíndo melhor estado, sendo que por vezes esse se encontra num stand, com a vantagem de garantia, mas por vezes com a desvantagem do desconhecimento do historial, pela experiência que tenho, comprando a particular, consegue-se saber melhor o historial da moto, por hábito "vomitam" tudo, loooll.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Dave Ver Post
                                              Ahh já agora não querem abusar , quais os locais em lisboa e arredores que vocês aconselham para uma visita, tendo em vista a compra equipamentos acessórios (capacetes / blusões / luvas etc ...).

                                              Locais com preços concorrênciais.

                                              Obrigado
                                              Vê também a Ibamegastore, perto de 7Rios, na avenida Columbano Bordalo Pinheiro (.:: IBA Megastore ::.). Têm bastante oferta, seja capacetes, casacos, etc. Não achei o atendimento particularmente bom (depende com quem falas) mas já lá fiz compras e achei os preços muito bons (nos artigos que comprei).
                                              Na caparicapeles, como o eblase referiu, também tens muita oferta de casacos (embora aqui apenas sejam da marca deles) mas foi onde comprei o meu casaco.

                                              E isso do preço do seguro terá pouca influência a cilindrada (pelo menos entre uma 500 e uma 650), contará mais o tempo de carta do condutor, o histórico de acidentes, etc. Não te esqueças de procurar bem, ou seja, pede simulações (não tenhas vergonha de pedir) a todas as companhias que encontrares, porque certamente encontrarás uma mais em conta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                Vê também a Ibamegastore, perto de 7Rios, na avenida Columbano Bordalo Pinheiro (.:: IBA Megastore ::.). Têm bastante oferta, seja capacetes, casacos, etc. Não achei o atendimento particularmente bom (depende com quem falas) mas já lá fiz compras e achei os preços muito bons (nos artigos que comprei).
                                                Na caparicapeles, como o eblase referiu, também tens muita oferta de casacos (embora aqui apenas sejam da marca deles) mas foi onde comprei o meu casaco.

                                                E isso do preço do seguro terá pouca influência a cilindrada (pelo menos entre uma 500 e uma 650), contará mais o tempo de carta do condutor, o histórico de acidentes, etc. Não te esqueças de procurar bem, ou seja, pede simulações (não tenhas vergonha de pedir) a todas as companhias que encontrares, porque certamente encontrarás uma mais em conta.

                                                A essa de Sete Rios já lá fui porque trabalho lá perto ...

                                                em termos de capacetes (pelo menos um que andava a sondar Nexx X30 Plan) está mais 30€ do que encontro em lojaonline,por isso se optar por esse capacete vou mesmo pela loja online.

                                                Quanto ás caracteristicas da mota já estou praticamente decidido ...e será uma trail por volta dos 500 / 600 / 700 (no limite dos limites).

                                                já vi algumas interessantes mas como ainda tou acabar a carta de mota ... não vale a pena me precipitar muito porque sem a carta não posso trazer a mota para casa LLOOOLL.

                                                Uma coisa que tenho duvida (é o que dá se ser verdinho nestas andanças);
                                                Existe motas que o descanso é lateral e a mota fica assim meio inclinada. Em todas as motas dá para por um descanso daquele que apoia em ambos os lados e a mota fica direita?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda vou é comprar uma trail destas LLLOOLLL

                                                  Honda 50 mini trail z50a, 3.750 EUR, POVOA DE LANHOSO - Standvirtual

                                                  Tou só brincar;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Dave Ver Post
                                                    Desde já o meu muito obrigado a todos os que têm dado o contributo para ficar pouco mais esclarecido neste assunto.

                                                    Quando referes BMW F650 e A.Pegaso serem iguais, estás a referir a motor etc... serem o mesmo, ou a forma geral da mota ser igual ?

                                                    Quando referes estes dois pontos:
                                                    «- Mesas de direcção, se estão direitas;
                                                    - Suspensões alinhadas e sem retentores rebentados;»

                                                    como se vê isso? (sorry pela ignorância)
                                                    A F 650 equipava com motor Rotax (e estou quase certo que a aprilia também), este motor é conhecido pela sua fiabilidade e equipava também as Bombardie DS 650.

                                                    As mesas de direcção são os dois triângulos (na horizontal), onde passam as suspensões e a coluna de direcção, podem danificar-se em caso de acidente, ficando a mota desalinhada e depois não anda a direito e/ou custa imenso a curvar.

                                                    Verificas se nenhuma das suspensões levou uma pancada, ou se encontra diferente da "parceira", para verificar se os retentores estão em bom estado é só veres se as suspensões não estão babadas de óleo.

                                                    Quanto ao local para compra de equipamento (apenas blusão, capacete e cadeado na altura), optei pela Motoponto, uma vez que consegui uns descontos jeitosos. Só no capacete foram 100€...

                                                    Cuidado com os capacetes a um preço "muito bom" na Sportzone e afins, verifica se cumprem as normas de segurança mais recentes, por vezes são capacetes que estão há 5 ou 6 anos em stock.
                                                    Editado pela última vez por Ruie34; 20 June 2011, 10:08.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      A F 650 equipava com motor Rotax (e estou quase certo que a aprilia também), este motor é conhecido pela sua fiabilidade e equipava também as Bombardie DS 650.

                                                      As mesas de direcção são os dois triângulos (na horizontal), onde passam as suspensões e a coluna de direcção, podem danificar-se em caso de acidente, ficando a mota desalinhada e depois não anda a direito e/ou custa imenso a curvar.

                                                      Verificas se nenhuma das suspensões levou uma pancada, ou se encontra diferente da "parceira", para verificar se os retentores estão em bom estado é só veres se as suspensões não estão babadas de óleo.

                                                      Quanto ao local para compra de equipamento (apenas blusão, capacete e cadeado na altura), optei pela Motoponto, uma vez que consegui uns descontos jeitosos. Só no capacete foram 100€...

                                                      Cuidado com os capacetes a um preço "muito bom" na Sportzone e afins, verifica se cumprem as normas de segurança mais recentes, por vezes são capacetes que estão há 5 ou 6 anos em stock.
                                                      Obrigado pelas dicas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Oh Dave:

                                                        É a primeira moto. Tens experiência de condução (tipo, um anito andar). Como motatd com alguns anos nas pernas( e algumas marcas) não recomendaria uma 600 como primeira moto. Especialmente quando se pode comprar algo bem mais ágil e divertido para a cidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                          Oh Dave:

                                                          É a primeira moto. Tens experiência de condução (tipo, um anito andar). Como motatd com alguns anos nas pernas( e algumas marcas) não recomendaria uma 600 como primeira moto. Especialmente quando se pode comprar algo bem mais ágil e divertido para a cidade.
                                                          Como o quê? só vejo mesmo uma 450 a 4T ou acima de 250 a 2T à SM

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Poucas coisas são mais divertidas de conduzir que uma 250 a 2T. Mas o user tem algumas boas escolhas. Como uma desportiva está fora de questão para ele, eu pocurava uma naked 250. Pena a Vtr 250 não se vender cá.
                                                            E eu não descurava uma scooter...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X