Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um pequeno desabafo...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Um pequeno desabafo...

    Bem, não sabia onde havia de colocar este desabafo, pelo que aqui vai:

    Em 2006 e 2007 para conseguir angariar dinheiro para pagar as propinas, coletei-me nas finanças como trabalhador independente e fui vender bolas de berlim para a praia, apenas durante o mês de Agosto, ou seja, durante as férias escolares.

    Num ano auferi 2500 euros e no outro 800 euros, ou seja, 3300 euros. Entretanto esqueci-me de tratar lá dos pagamentos da SS (my bad).
    O que eu não tinha noção era dos valores exorbitantes que ia pagar. Ontem recebi uma carta da SS a dizer que tenho uma divida de contribuições para a SS relativas a 2006 e 2007 que ascende a 2700 euros.
    Resumindo, auferi 3300 euros no conjunto dos dois anos e tenho de pagar 2700 euros (ou seja, pago 82% do que auferi, o que é de loucos).

    Para cumulo, na carta diz que tenho também de pagar 1400 euros em juros de mora. Ou seja, vou ter de pagar 4100 euros.
    Basicamente auferi 3300 euros e tenho de pagar 4100. Quer isto dizer que andei a pagar para trabalhar.

    Andei eu feito estupido a trabalhar ao sol, 7 dias por semana, enquanto os meus amigos divertiam-se na praia e nas noitadas. E para quê? Para absolutamente nada...
    Neste momento estou a tirar uma pós-graduação e ao pagar esta divida vou ter de congelar a matricula, pois não tenho posses financeiras para continuar a estudar. Espero que o governo esteja satisfeito.

    Mas acima de tudo, espero que os ciganos que vão receber os meus 4100 euros sob a forma de RSI desfrutem bem desse dinheiro, sentadinhos no sofá a coçar a micose!

    #2
    manda mail pra TVI !

    Comentário


      #3
      O quê? e eu a pensar que já tinha visto de tudo neste país... Isto é de loucos...

      Se fosse eu pagava sim, mas ia ser tudo em EM MOEDAS DE 1 CÊNTIMO para aprenderem a ser gente!

      E por estas e por outras que assim que eu tiver oportunidade vou dar "à soleta" deste país. Não estou para andar a sustentar o ladrão do estado!

      Segurança social? ou Insegurança Social?

      Comentário


        #4
        Portugal no seu melhor, é triste mas é assim.

        cumps e as melhoras

        Comentário


          #5
          isso está ai qualquer coisa mal contada.... a taxa de SS dos recibos verdes deve andar por volta dos 30%.. valida isso bem junto das finanças..

          passa por este tópico --> http://forum.autohoje.com/off-topic/...os-verdes.html
          Editado pela última vez por point; 22 June 2011, 13:16.

          Comentário


            #6
            Ja tentaste ver um contabilista com bons truques? Aqueles que conseguem encontrar brechas em tudo.
            Ou no ramo legal?

            Comentário


              #7
              Portugal no seu melhor...

              E acredito que ainda não seja contabilizado pelo novo Código Contributivo, que implica pagamentos para os independentes em função do que ganharam no ano antes e não no que ganham efectivamente... Ex: se eu agora "facturar" 300 euros por mês, e a coisa o ano passado correu bem (não signifique que ainda corra) é necessário pagar um valor exorbitante...

              Eu nem tenho palavras...

              Comentário


                #8
                ou seja, deixa ver se eu percebi bem:

                nos trabalhamos e eles é que recebem o lucro todo

                Comentário


                  #9
                  VIVA PORTUGAL

                  Comentário


                    #10
                    há tempos trabalhei uns 3 meses numa empresa e assumi o compromisso de declarar, à posteriori, os valores auferidos. no mesmo momento que paguei o valor conforme, "formalizei" o encerramento da actividade.

                    Comentário


                      #11
                      Esqueceste-te de dar baixa da actividade à SS?

                      Comentário


                        #12
                        desculpa perguntar, mas essa historia e mesmo assim?

                        conheço muitos casos de recibos verdes e nunca ouvi falar de tal coisa.

                        Comentário


                          #13
                          alguma coisa não está bem. devia ter pago o valor devido ao que recebeu e encerrado a actividade.

                          Originalmente Colocado por RBR Ver Post
                          VIVA PORTUGAL

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por point Ver Post
                            isso está ai qualquer coisa mal contada.... a taxa de SS dos recibos verdes deve andar por volta dos 30%.. valida isso bem junto das finanças..

                            passa por este tópico --> http://forum.autohoje.com/off-topic/...os-verdes.html
                            Fui a 4 edificios diferentes (e secções diferentes) da SS para tentar safar-me disto. O que me disseram em todos os sitios foi o seguinte:

                            A partir do momento em que aufira vencimento anual superior a 6xIAS terá de pagar um determinado valor mensal de:
                            2006: 147,03€
                            2007: 151,58€

                            Depois disseram-me que como estive coletado entre Maio de 2006 e Outubro de 2007 tinha de pagar o seguinte:

                            2006: 147,03 x 8
                            2007: 151,58 x 10

                            E disseram-me que tinha de pagar isto, independentemente dos meus rendimentos.
                            Disseram-me isto nos 4 sitios onde fui.

                            Comentário


                              #15
                              "Se os teus rendimentos anuais brutos (ou seja, antes de quaisquer descontos) forem iguais ou inferiores ao valor de 6 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) – em 2009, isso equivale a 6 vezes €419,22 ou seja, um total de €2515,32 por ano– não és obrigado a fazer contribuições, desde que requeiras essa dispensa à Segurança Social. Se, em contrapartida, os teus rendimentos anuais forem superiores a esse valor, existem dez escalões de remunerações, definidos pela Segurança Social de modo a determinar o valor das tuas contribuições mensais."

                              fonte: Recibos Verdes » Segurança Social

                              Comentário


                                #16
                                Provavelmente iniciou actividade nas finanças em 2006 (que comunicaram à SS) e não pediu isenção para o primeiro ano depois não encerrou (logo) a actividade....

                                Comentário


                                  #17
                                  quando te colectaste devias ter-te informado de quais os procedimentos.

                                  tenta ver a melhor maneira de resolveres a situação.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não me admira mesmo nada... O custo da segurança social para trabalhadores a recibos verdes é bastante elevado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Uma amiga da minha mãe não encerrou a actividade..passada uma década chegaram muitos muitos problemas...Na altura ela deixou o encerrar a actividade para o contabilista ou não sei para quem, que nunca o fez..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Moral da história: Vendam a porcaria das bolas de berlinde sem serem colectados. Se forem apanhados sai mais barato!

                                        Boa sorte com essa triste situação.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Diogo32 Ver Post
                                          "Se os teus rendimentos anuais brutos (ou seja, antes de quaisquer descontos) forem iguais ou inferiores ao valor de 6 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) – em 2009, isso equivale a 6 vezes €419,22 ou seja, um total de €2515,32 por ano– não és obrigado a fazer contribuições, desde que requeiras essa dispensa à Segurança Social. Se, em contrapartida, os teus rendimentos anuais forem superiores a esse valor, existem dez escalões de remunerações, definidos pela Segurança Social de modo a determinar o valor das tuas contribuições mensais."

                                          fonte: Recibos Verdes » Segurança Social
                                          De facto esse site é muito util:

                                          Escalões de remuneração

                                          Se os teus rendimentos anuais brutos (ou seja, antes de quaisquer descontos) forem iguais ou inferiores ao valor de 6 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) – em 2009, isso equivale a 6 vezes €419,22 ou seja, um total de €2515,32 por ano– não és obrigado a fazer contribuições, desde que requeiras essa dispensa à Segurança Social.
                                          Se, em contrapartida, os teus rendimentos anuais forem superiores a esse valor, existem dez escalões de remunerações, definidos pela Segurança Social de modo a determinar o valor das tuas contribuições mensais. Deves escolher aquele que mais se aproxima do teu rendimento mensal. Pode-se descer de escalão a qualquer momento, mas só se pode subir um escalão de cada vez. Ou seja, podes subir do 2º para o 3º, mas não do 2º para o 5º.
                                          Aqui estão os escalões de remunerações para os Trabalhadores Independentes:
                                          1º escalão (1,5 * IAS): €628,83
                                          2º escalão (2 * IAS): €838,44
                                          3º escalão (2,5 * IAS): €1048,05
                                          4º escalão (3 * IAS): €1257,66
                                          5º escalão (4 * IAS): €1676,88
                                          6º escalão (5 * IAS): €2096,10
                                          7º escalão (6 * IAS): €2515,32
                                          8º escalão (8 * IAS): €3353,76
                                          9º escalão (10 * IAS): €4192,20
                                          10º escalão (12 * IAS): €5030,64
                                          Segundo essa tabela, se ganhares cerca de €450 por mês, terás de fazer a contribuição própria do 1º escalão, já que é aquele que mais se aproxima dos teus rendimentos. Pois é, terás de descontar no mínimo uns €159,72 só de Segurança Social.


                                          Ora, como o meu rendimento excedeu 6xIAS, eu tenho de pagar aquele valor de SS.
                                          Eu nunca disse que isto não estava legal ou que eu estava a contar mal a história.


                                          Agora, um individuo cujos rendimentos excedam ligeiramente o valor de 6xIAS (foi o meu caso) e esteja colectado quase todo o ano, paga uns bons 80% do seu salário só em SS.
                                          Como eu tive juros de mora, vou ter de pagar 125% do meu salário em SS.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mesmo assim era um bom caso pra ver na TVI a ver o que acontecia

                                            Comentário


                                              #23
                                              1º deverias ter-te informado da tuas opções e obrigações.

                                              2º podes mostrar á SS os teu rendimentos e pedir o acerto das contas a pagar, como é óbvio não tens de pagar mais do que ganhas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Emigra. Portugal é para espertos, burros e amantes dos coitadinhos, não para inteligentes e honestos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Depois admiram-se da malta nova querer emigrar ou ter medo de abrir o seu próprio negócio...há sempre surpresas deste género à nossa espera. Enquanto outros enganam o Estado e passam impunes ou não contribuem para nada neste país e ainda recebem...Espero que o Estado mude de atitude radicalmente para o bem, com este novo Governo...

                                                  Já agora boa sorte nesse teu problema. É inconcebivel ter que pagar mais de impostos do que aquilo que se recebeu a trabalhar!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tinha a ideia que o primeiro ano estavam sempre isentos de pagar SS.

                                                    Existe muita gente a acontecer isso, por não encerrarem a actividade, antes as dividas prescreviam antes de eles verem agora andam mais atentos a isso
                                                    Editado pela última vez por Fiodor; 22 June 2011, 13:49.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                      É inconcebivel ter que pagar mais de impostos do que aquilo que se recebeu a trabalhar!
                                                      Até 80 e tal % já me parece inconebível, quanto mais

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Deduzo que não era a 1ª vez que iniciavas a tua actividade, caso contrário, estavas isento de efectuar o pagamento dos 1ºs 12 meses de actividade.

                                                        Infelizmente, pouco ou nada há a fazer...se não tivesses ultrapassado os 6 IAS (em 2006 era menos do que 2500 €) ainda podias contestar isso, agora, como ultrapassaste tens que pagar pelo 1º escalão + juros de mora desde 2006 (1%/mês - 12%/ano).

                                                        É que nem sequer podes pedir a redução do valor da contribuição com base no teu rendimento, eles apenas deixam apresentar esse requerimento dentro do prazo legal, fora do prazo não dá...


                                                        É uma pena porque é mesmo rés-vés...infelizmente é o país que temos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Alguma coisa não bate certo.
                                                          Não se pode pagar um imposto superior ao rendimento auferido....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                            Alguma coisa não bate certo.
                                                            Não se pode pagar um imposto superior ao rendimento auferido....
                                                            Imposto não, mas imposto e coimas sim

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X