Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque será que as pessoas têm a mania de se comparar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque será que as pessoas têm a mania de se comparar?


    Lá diz o ditado “Em terra de cegos, quem tem um olho é rei”.

    Li sobre um caso no estrangeiro de uma família relativamente abastada e culta que era respeitada no sítio onde vivia. Para dar melhores condições de educação aos filhos em escolas privadas de renome, mudou-se para um bairro luxuoso e acabou por ser vítima de rejeição por serem considerados pobres… entre os ricos. É apenas um exemplo de que as comparações estão por toda a parte, mesmo sem nos apercebermos.

    Aqui no Off-Topic nem se vê tanto, mas no Fórum Geral abundam as comparações.
    As pessoas comparam tudo e mais alguma coisa. Isto faz com que mesmo inconscientemente estejamos a viver em função da comunidade onde estamos integrados.

    Será a comparação um sinal de integração, um sinal de referência para nós próprios perante o mundo envolvente ou apenas e só o reflexo de um sentimento de cobiça?
    Porque será que as pessoas têm a mania de se comparar? (Mesmo que em certas questões isso seja despropositado e nem sequer venha ao caso)?

    #2
    Estamos a falar de coisas diferentes não?

    Há a comparação/analise que cada um faz para se situar e tomar as decições que lhe sejam mais favoraveis, não tem nada de prejudicial para as outras pessoas.

    Já a comparação que falam é a "defesa" da pessoa.

    As pessoas protegem aquilo que possuem, se vives num sitio caro e há alguem que não tem as caracteristicas que esperas para habitar nesse sitio, essa pessoa está a colocar a tua "qualidade de vida" em perigo.

    É doentio mas acontece muito, principalmente em pessoas inseguras, pessoas insatisfeitas com a vida que levam, etc.
    Editado pela última vez por vsr200; 25 June 2011, 20:31.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

      Lá diz o ditado “Em terra de cegos, quem tem um olho é rei”.

      Li sobre um caso no estrangeiro de uma família relativamente abastada e culta que era respeitada no sítio onde vivia. Para dar melhores condições de educação aos filhos em escolas privadas de renome, mudou-se para um bairro luxuoso e acabou por ser vítima de rejeição por serem considerados pobres… entre os ricos. É apenas um exemplo de que as comparações estão por toda a parte, mesmo sem nos apercebermos.

      Aqui no Off-Topic nem se vê tanto, mas no Fórum Geral abundam as comparações.
      As pessoas comparam tudo e mais alguma coisa. Isto faz com que mesmo inconscientemente estejamos a viver em função da comunidade onde estamos integrados.

      Será a comparação um sinal de integração, um sinal de referência para nós próprios perante o mundo envolvente ou apenas e só o reflexo de um sentimento de cobiça?
      Porque será que as pessoas têm a mania de se comparar? (Mesmo que em certas questões isso seja despropositado e nem sequer venha ao caso)?
      Complexo de inferioridade.

      Comentário


        #4
        Vivo bem com o que tenho e o que sou, haverá sempre pessoas com mais e com menos do que eu. De resto é necessário haver valores transversais a toda a sociedade.

        Comentário


          #5
          é intrínseco ao ser humano. eu sou, eu tenho, ...

          Comentário


            #6
            Sexo. Pergunta ao Darwin.

            Comentário


              #7
              “Status é comprar coisas que você não quer, com o dinheiro que você não tem, a fim de mostrar para gente que você não gosta, uma pessoa que você não é.” (Geraldo Eustáquio de Souza)


              Talvez vos pareça descabido eu vir aqui repescar este tema, mas a sua profundidade e actualidade fazem dele mais presente no nosso dia-a-dia do que aquilo que nós pensamos. Talvez as nossas mentalidades tacanhas sejam o real motivo do nosso atraso.

              Seremos nós um povo de aparências?

              Comentário


                #8
                somos, pois! é ver as casas dos países nórdicos e as dos portugueses; e a qualidade de vida de cada povo...

                Comentário


                  #9
                  É como diz o Nuno, isto é tudo uma questão de selecção natural. Fomos seleccionados para ser os melhores em determinado ambiente e daí essa necessidade quase visceral em nos compararmos. Claro que isto levado ao extremo, é mau! As aves mostram as penas e cantam, os humanos o BM e as joias.

                  Mas, na minha opinião, se for levado com conta, peso e medida, é apenas mais um estímulo para progredirmos - a tão afamada concorrência saudável.

                  Comentário


                    #10
                    Vivemos numa sociedade estratificada. Sem comparações, não haveria estratos.

                    O Mundo é, por obrigação, um lugar competitivo (caso contrário nunca haveria evolução). A competição é uma comparação...desde a cauda dos pavões à carteira de cada um...de um modo mais ou menos racional, as coisas acontecem e têm uma razão de ser.

                    O Nuno156 é que se aproximou mais do que eu estava a pensar.

                    EDIT: e só agora reparei que disse basicamente o mesmo que o TSpeed...

                    Comentário


                      #11
                      “A inveja consome o invejosos como a ferrugem o ferro.” (Arístenes)

                      Tenho a leve ideia que as pessoas não olham tanto para aquilo que têm, mas mais para o que os outros têm. Quiçá, quem sabe, não seja daí que advenha a sua infelicidade, pois estão constantemente insatisfeitas por julgarem que as outras têm mais do que elas, seja no capítulo do dinheiro, do amor ou da saúde.
                      Assim as pessoas vão-se contentando com a desgraça alheia para se sentirem menos infelizes.

                      Lanço mais uma questão:
                      Poderá, então, a comparação ser um indício de inveja?

                      Comentário


                        #12
                        Somos uma sociedade vazia, sem qualidade nem o mínimo de valores.
                        A nossa juventude está a ser educada para ter. À imagem dos pais, também os filhos querem ter – ter tudo sem esforço.

                        Querem ter carro novo, casa própria, telemóvel de última geração, computador e portátil como internet móvel, roupas de marca, plasma de ecrã panorâmico com televisão por cabo, férias no sul ou no estrangeiro, cartões de crédito e tudo o mais.

                        Mas não vejo ninguém preocupado em ser. Em ser alguém, em seguir um sonho, em lutar por um futuro, em ter uma profissão, em ganhar o seu dinheiro de forma honesta e com valor, em se esforçar por merecer aquilo que tem ou poderá vir a ter.
                        Hoje em dia tudo funciona ao contrário. Primeiro as pessoas têm e só depois, se não der muito trabalho, pensam em ser.

                        Mas também, quem os há-de recriminar? Temos governos que, em nome da apresentação de números, dão canudos a todos sem mérito nem esforço.
                        Vemos pais que em lugar de educar conversando com os filhos, preferem comprar-lhes coisas para os entreterem e não lhes darem trabalho.
                        Além de que nesta sociedade de ostentações, ninguém quer que o seu filho fique atrás dos filhos dos outros. «Se os filhos dos outros têm, então os nossos também hão-de ter!»

                        E assim se criou uma geração habituada a ter tudo caído do céu.
                        Este é o verdadeiro flagelo de uma sociedade deseducada e sem valores, habituada a ter tudo e a não saber fazer nada. Habituada a ter tudo e a não dar valor a nada.
                        Só quero ver como será quando não houver mais dinheiro. É que ele não nasce nas árvores e alguém tem de trabalhar para que ele apareça.

                        Por isso – e só por isso – é que gente que diz certas verdades que não interessa ouvir, acabam por ser chamadas de desmancha-prazeres.
                        É natural, pois este é o género de conversa que não seduz os portugueses – um povo de aparências que vive na miséria mas leva vida de rico.

                        Eu, como tenho o que posso e trabalho para o ter, além de me preocupar mais em sê-lo do que parecê-lo, acabo por me enquadrar no tal panorama do velho do restelo.
                        Não tenho cartões de crédito, tenho carros usados e velhos, compro as coisas cá para casa quando tenho dinheiro para as ter e não preciso de ir no meu popó novo com óculos de sol de marca e o telemóvel topo de gama para me evidenciar.
                        Quando me destaco é pela boa-educação, respeito pelo próximo e vida honesta que levo. Tudo o resto são só aparências e nada mais.

                        Comentário


                          #13
                          Comparar, todos comparamos. Agora há uns que vivem para não se sentirem inferiorizados nas comparações e outros a quem isso não lhe causa nenhuma confusão.

                          O povo português é claramente um povo que é afectado pelas comparações.

                          Ainda a dias fui a uma reunião profissional e vi um colega estacionar o Porsche ao lado do meu Fiesta. Ainda hoje não consigo pregar bem o olho (not!)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                            Comparar, todos comparamos. Agora há uns que vivem para não se sentirem inferiorizados nas comparações e outros a quem isso não lhe causa nenhuma confusão.

                            O povo português é claramente um povo que é afectado pelas comparações.

                            Ainda a dias fui a uma reunião profissional e vi um colega estacionar o Porsche ao lado do meu Fiesta. Ainda hoje não consigo pregar bem o olho (not!)
                            Se calhar, é mais, o Porche ''do banco'', ao lado do teu fiesta.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                              Se calhar, é mais, o Porche ''do banco'', ao lado do teu fiesta.
                              Sim, ou então do pai.

                              Comentário


                                #16
                                Acho que a comparação e a competitividade é algo inerente ao ser humano, principalmente nos homens.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Acho que a comparação e a competitividade é algo inerente ao ser humano, principalmente nos homens.
                                  Hhhhhmmm... principalmente nas mulheres...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    Hhhhhmmm... principalmente nas mulheres...
                                    Há muitos estudos sobre os diferentes níveis de competitividade entre os sexos. Os que tenho visto apontam para uma maior competitividade nos homens, principalmente a nível laboral, um tema muito caro a eles.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      Há muitos estudos sobre os diferentes níveis de competitividade entre os sexos. Os que tenho visto apontam para uma maior competitividade nos homens, principalmente a nível laboral, um tema muito caro a eles.
                                      A verdade virá ao de cima, assim que seja inventada a máquina de ler pensamentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        A verdade virá ao de cima, assim que seja inventada a máquina de ler pensamentos.
                                        tu, por exemplo tens uma forma nao de te comparar mas sim superiorizar em relaçao aos outros, que acaba por ser quase a mesma coisa

                                        estou a dizer isto em relação por exemplo ao topico dos avatares em que o teu é confidencial e o catano sendo isso uma forma de te mostrares superior em relaçao aos outros

                                        nao leves isto no mau sentido

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                                          tu, por exemplo tens uma forma nao de te comparar mas sim superiorizar em relaçao aos outros, que acaba por ser quase a mesma coisa

                                          estou a dizer isto em relação por exemplo ao topico dos avatares em que o teu é confidencial e o catano sendo isso uma forma de te mostrares superior em relaçao aos outros

                                          nao leves isto no mau sentido
                                          Exacto, para quê comparar aquilo que se sabe ser melhor?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Exacto, para quê comparar aquilo que se sabe ser melhor?
                                            precisamente, sei que podes estar a achar estupida a minha ideia mas para mim tem toda a logica

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se as pessoas não se comparassem, como saberiam que são inferiores a mim?!?!?!
























                                              (não fui eu que escrevi isto, foi o meu primo mais novo que me roubou a password depois de beber um copo de sumo de laranja!)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                Se as pessoas não se comparassem, como saberiam que são inferiores a mim?!?!?!
























                                                (não fui eu que escrevi isto, foi o meu primo mais novo que me roubou a password depois de beber um copo de sumo de laranja!)
                                                O teu primo é sábio!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  A verdade virá ao de cima, assim que seja inventada a máquina de ler pensamentos.
                                                  Não é preciso, já existem estudos comportamentais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não quero sentir-me feliz por ter um olho em terra de cegos. Isto é o que habitualmente sucede por cá.
                                                    Eu tenho é de perguntar a quem de direito por que motivo apenas tenho um olho quando deveria ou poderia ter dois como muitos outros?!

                                                    É que nesta terra de miséria as pessoas colocam olhos de vidro para aparentarem ser aquilo que não são.
                                                    São todas vesgas ou cegas mas fazem de conta que vêem tudo sabendo nós que, no fundo, não vêem nada.

                                                    Desde que haja olhos de vidro para distribuir por toda a gente, ninguém se importa com a realidade. Ninguém se preocupa com aquilo que não enxergam.
                                                    A nossa cegueira deriva de uma ordem social baseada nas aparências e na ostentação que é por todos aceite.

                                                    Aparências para esconder aquilo que realmente somos – uns mendigos malnutridos envoltos em casacos de vison.
                                                    Este é o verdadeiro drama de uma sociedade falsa baseada em olhos de vidro que anda às cegas desorientada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                      Não quero sentir-me feliz por ter um olho em terra de cegos. Isto é o que habitualmente sucede por cá.
                                                      Eu tenho é de perguntar a quem de direito por que motivo apenas tenho um olho quando deveria ou poderia ter dois como muitos outros?!

                                                      É que nesta terra de miséria as pessoas colocam olhos de vidro para aparentarem ser aquilo que não são.
                                                      São todas vesgas ou cegas mas fazem de conta que vêem tudo sabendo nós que, no fundo, não vêem nada.

                                                      Desde que haja olhos de vidro para distribuir por toda a gente, ninguém se importa com a realidade. Ninguém se preocupa com aquilo que não enxergam.
                                                      A nossa cegueira deriva de uma ordem social baseada nas aparências e na ostentação que é por todos aceite.

                                                      Aparências para esconder aquilo que realmente somos – uns mendigos malnutridos envoltos em casacos de vison.
                                                      Este é o verdadeiro drama de uma sociedade falsa baseada em olhos de vidro que anda às cegas desorientada.
                                                      Não percebi, tu pertences a uma minoria de inteligentes e o resto é tudo burro? Junta-te a este selecto grupo de 10 milhões que pensam como tu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há pessoas que se comparam com outras para se sentirem melhor achando-se superiores (muitas vezes não é o caso) pessoalmente não tenho o habito de me comparar com ninguém, mas há comparações e comparações

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Não percebi, tu pertences a uma minoria de inteligentes e o resto é tudo burro? Junta-te a este selecto grupo de 10 milhões que pensam como tu.
                                                          São palavras tuas.
                                                          Há demasiada aparência e comparação. Há gente que não tem o que comer em casa para poder sustentar o nível de vida que exteriormente aparenta. Podes crer que é muito mais gente do que se imagina.
                                                          Para muito boa gente, a verdadeira preocupação não está naquilo que têm, mas naquilo que os outros têm. Vivem em função dos outros. E prova diso, é que em poucos anos toda a gente quis ter tudo sem ter dinheiro para pagar nada. Embarcou-se numa loucura de ter porque os outros também têm e de comprar porque os outros também compram.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O credito foi um catalisador para esse "fenómeno" ..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X