Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Actualmente, o que significa para vós a bandeira nacional?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Actualmente, o que significa para vós a bandeira nacional?


    Estamos a viver uma época complexa que abrange um misto de sentimentos: um europeísmo face a uma certa globalização; um regresso ao nacionalismo face à crise, aos factores de defesa entre nações e proteccionismo do emprego que daí surgem.

    Depois existe a forma como cada um valoriza mais ou menos a bandeira e o lugar que ela ocupa na cabeça de cada pessoa.

    Por isso, pergunto-vos: actualmente, o que significa para vós a bandeira nacional?

    #2
    Hoje abusaste do café!

    Comentário


      #3
      Sendo eu um republicano convicto a bandeira de Portugal que eu reconheço é esta:

      Ficheiros anexados

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ZeManel Ver Post
        Hoje abusaste do café!

        alcool?

        Comentário


          #5
          Eish oh Blade, hoje estás com a pica toda.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ZeManel Ver Post
            Hoje abusaste do café!

            Originalmente Colocado por Banusinho Ver Post
            alcool?
            Não tenho nenhum desses 2 vícios. Comigo essa indústria ia à falência (sou um bebe-água e se tomasse café não dormia durante um mês). Tenho outros vícios para compensar. Isto é mais o canto do cisne... ou do patinho feio.
            Vamos lá incendiar isto que está muito morto.

            Para a minha pessoa a bandeira representa cada vez menos. Enquanto o povo tem as mãos agarradas à bandeira outros há que têm as mãos nos nossos bolsos. Não me ocupo com coisas efémeras.
            Para mim significam muito mais as pessoas. Essa é que é a verdadeira nação.

            Quando vejo tanta gente escandalizada pela insignificância que muitos compatriotas dão à bandeira mas não se preocupam com o facto destes estarem a passar mal, acho que pouco mais há a dizer acerca disso.

            Comentário


              #7
              Chiça, acabo de responder a um e já cá tá outro...

              Comentário


                #8
                A mim não me diz muito, mas Portugal é o mais país e gosto dele (ok, já gostei mais).

                BLADERUNNER força nisso

                Comentário


                  #9
                  Infelizmente significa cada vez menos... um mero avatar do país.

                  E nos tempos que correm já nem consigo, no verde, ver alguma esperança...

                  Comentário


                    #10
                    Qualquer dia significa o mesmo que um avatar. Vale o que vale.

                    Comentário


                      #11
                      Andam-me a fazer recordar um certo juramento de bandeira, até sinto um formigueiro a subir...

                      Comentário


                        #12
                        Identifico-me com a espécie humana e com o sitio onde moro, mas pouco.
                        Apego-me muito mais às pessoas… principalmente àquelas que realmente interessam na minha vida.

                        Considero a maioria das pessoas que coabitam neste planeta, como sendo imensamente ignorantes acerca da sua condição humana e do lugar que ocupam no universo, no espaço e no tempo.

                        Sinto-me afortunado por viver num país mais rico finanaceira e culturalmente do que a Somália mas um infeliz por não sermos tão evoluídos como um país nórdico. Esta é a condição que me lembra a bandeira.

                        Desprezo a importância de ter nascido um palmo para cá ou para lá da fronteira. Esses bairrismos e clubismos são o que têm levado a humanidade de guerra em guerra.
                        Chegará o dia em que as bandeiras deixarão de ter significado e as diferenças entre os humanos serão coisa do passado. Para lá caminhamos… felizmente.

                        Devemos manter a cultura que nos identifica, acrescentando a outras para nos enriquecermos ainda mais. Entretanto, agarramo-nos a esse bocado de tecido e prestamos-lhe reverência um pouco por toda a parte do globo.
                        Um bocado de tecido que em lugar de nos unir, nos separa.

                        Comentário


                          #13
                          A bandeira para mim nada significa e nunca significou! É um símbolo como outro qualquer!
                          E não, nunca tive nenhuma e nunca pus à janela ou no pópó!
                          Também não sei o hino e nunca li a constituição!

                          Se gosto do meu país? Gosto, essencialmente pelo clima e pela paisagem! Se melhorava alguma coisa? O civismo, o profissionalismo e a educação de grande parte do "povo"!

                          Comentário


                            #14
                            para mim a bandeira não me diz muito, claro que senão a vir num evento fico assim meio lixado
                            agora o hino para mim é o que vale

                            o nosso hino mostra o que nos fomos, e temos que ter orgulho no nosso passado

                            Comentário


                              #15
                              Não significa nada mais nada menos que o país de Portugal, que por acaso calhou ter nascido cá. Simples.

                              Comentário


                                #16
                                Eu adoraria a nossa bandeira mesmo que lá estivesse um desenho de uma póia numa sanita. Porquê? Porque é a NOSSA.

                                Any questions?

                                Comentário


                                  #17
                                  Para mim é um símbolo que representa o país e tudo o que lhe é inerente, seja bom ou mau

                                  Para os mercados estrangeiros, actualmente, é melhor nem acabar a frase...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Julgo ter um dos maiores privilégios do qual não abdico e me trouxe já muitos amargos de boca – ser, acima de tudo, pessoa.

                                    Considero-me um ser humano que vive algures num lugar do universo estando programado para viver apenas um breve instante.
                                    Tenho noção que muito houve já antes de mim e muito haverá depois. Todos nós que agora vivemos daqui por 1 século provavelmente teremos todos morrido e o que restará será aquilo que fizemos ao mundo durante a nossa passagem. E a confiar no que tenho visto, não será bonito de se ver.

                                    Assim, a bandeira não tem importância, no valor superior que dou às pessoas independentemente da sua origem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                      Eu adoraria a nossa bandeira mesmo que lá estivesse um desenho de uma póia numa sanita. Porquê? Porque é a NOSSA.

                                      Any questions?
                                      Se gostas ou não, é contigo. Eu tenho é de gostar do povo e não de uma bandeira só porque é nossa. O que não gosto é da veneração ridícula da bandeira como se tem visto desde a era Scolari vinda de um povo que nem sequer sabe qual é o seu significado.
                                      Acho muito mais deprimente o nosso povo não saber o nome dos nossos governantes, não saber o hino nacional, não saber falar de forma minimamente correcta, não ter quase nenhum conhecimento cultural nem da nossa história, mas pendurar a sua bandeirinha em todo o sítio e mais algum. Patriotismo bacoco.

                                      O país não é a bandeira, são as pessoas. Ela é apenas um símbolo
                                      que representa um país. E quando são pobres, ou incultas, ou tristes, não é bandeirinha que vai alterar isso.
                                      Desprendo-me de todos os fanatismos. Gosto da bandeira porque é minha, mas detesto quando se resume
                                      todo um povo a uma bandeira.
                                      Editado pela última vez por BLADERUNNER; 26 June 2011, 20:17.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                        Se gostas ou não, é contigo. Eu tenho é de gostar do povo e não de uma bandeira só porque é nossa. O que não gosto é da veneração ridícula da bandeira como se tem visto desde a era Scolari vinda de um povo que nem sequer sabe qual é o seu significado.
                                        Acho muito mais deprimente o nosso povo não saber o nome dos nossos governantes, não saber o hino nacional, não saber falar de forma minimamente correcta, não ter quase nenhum conhecimento cultural nem da nossa história, mas pendurar a sua bandeirinha em todo o sítio e mais algum. Patriotismo bacoco.

                                        O país não é a bandeira, são as pessoas. Ela é apenas um símbolo
                                        que representa um país. E quando são pobres, ou incultas, ou tristes, não é bandeirinha que vai alterar isso.
                                        Desprendo-me de todos os fanatismos. Gosto da bandeira porque é minha, mas detesto quando se resume a uma bandeira todo um povo.

                                        E foi preciso citar o meu comentário para dizeres isto? É que não contradizes nada do que eu escrevi, e eu até concordo com o que dizes!

                                        Assim fico triste
                                        Editado pela última vez por Jarod; 26 June 2011, 20:20.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Normalmente para darmos valor às coisas temos de as perder. Também não ligava muito à bandeira, ao hino, a Portugal... Mas quando me vi noutro país comecei a dar bem mais valor ao que é nosso. Não é tão mau quanto pensamos, tal como os de fora não são tão bons!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                            O que não gosto é da veneração ridícula da bandeira como se tem visto desde a era Scolari vinda de um povo que nem sequer sabe qual é o seu significado.

                                            Acho muito mais deprimente o nosso povo não saber o nome dos nossos governantes, não saber o hino nacional,

                                            Tu aqui estás a ser algo contraditório. Estás a desvalorizar a bandeira mas no entanto achas mal que as pessoas não saibam o hino... Ambos não passam de símbolos, e não vejo grande diferença entre uma coisa e outra. Se em vez das pessoas "venerarem" a bandeira à moda do Scolari, resolvessem sair pela rua a cantar o hino, também achavas errado?

                                            Mas no geral concordo contigo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Saber o hino ou o significado da bandeira dá muito mais trabalho. Era aí que eu queria chegar.
                                              Acho normal os emigrantes terem um grande apego à bandeira, porque representa necessidade de apego à sua identidade, uma representação do país. E, nesse aspecto, compreendo-os perfeitamente.

                                              Por cá, passámos por um estado febril que passou. Foi uma moda que agora se vai desvanecendo. Até parecia que até 2004 não tinhamos bandeira!?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                E foi preciso citar o meu comentário para dizeres isto? É que não contradizes nada do que eu escrevi, e eu até concordo com o que dizes!

                                                Assim fico triste
                                                Não queria ofender. Desculpa. Quando vou lá fora e me falam se sou português ou me mostram a bandeira, o patriotismo sobe-me à cabeça. Por cá, a coisa não tem o mesmo significado (penso eu).

                                                Temos de começar a dar mais valor ao que é nosso, mas a outras coisas antes da bandeira.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Actualmente para mim não passa de uma figura estampada num pedaço de pano.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenho uma pendurada na parede do meu escritório. Mas está a ficar baça...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                      Sendo eu um republicano convicto a bandeira de Portugal que eu reconheço é esta:


                                                      Fui só eu que fiquei baralhado com este post?!?!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                        Fui só eu que fiquei baralhado com este post?!?!
                                                        Em que é que um post com a bandeira de Portugal te baralha?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          Em que é que um post com a bandeira de Portugal te baralha?


                                                          A minha História de Portugal não é perfeita, mas tanto quanto sei, e aqui julgo não estar enganado, esta não é a bandeira de Portugal consagrada na Constituição de 76....

                                                          A bandeira apresentada é associada à Monarquia e ao período de Regência da Dona Maria II de Portugal... ora, até aqui, parece-me que estamos a falar de Monarquia... Se o user é um Republicano convicto... fico baralhado!

                                                          É o mesmo que eu dizer, "eu como sou um Portista de gema e só defendo o FCP, amanhã vou usar o equipamento do benfica!"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                            A minha História de Portugal não é perfeita, mas tanto quanto sei, e aqui julgo não estar enganado, esta não é a bandeira de Portugal consagrada na Constituição de 76....

                                                            A bandeira apresentada é associada à Monarquia e ao período de Regência da Dona Maria II de Portugal... ora, até aqui, parece-me que estamos a falar de Monarquia... Se o user é um Republicano convicto... fico baralhado!

                                                            É o mesmo que eu dizer, "eu como sou um Portista de gema e só defendo o FCP, amanhã vou usar o equipamento do benfica!"
                                                            Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

                                                            A bandeira que referes teve origem num golpe de estado e regicídio.
                                                            Como tal, não é legítima, e não me representa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X