Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Grécia credora da Alemanha !? E que outros paises poderão invocar o mesmo ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Grécia credora da Alemanha !? E que outros paises poderão invocar o mesmo ?

    O texto mostra que se calhar os gregos ainda podem fazer implodir a UE e a Angie como é conhecida pelos seus conterrâneos a Frau Merkel ainda se fica a braços com um problema.


    Sábado, 25 de Junho de 2011
    “A Alemanha deve 575 mil milhões de euros à Grécia” Jacques Delpla:


    O economista Jacques Delpla , membro do Conseil d'Analyse Économique, calculou que os Alemães devem aos Gregos pelo menos 575 mil milhões de euros nos termos da segunda guerra mundial. Considera que a Europa deve absorver o excesso de dívida refinanciando-o com taxas de juro muito baixas, em troca de reformas estruturais.

    Entrevista feita por Catherine Chatignoux e Richard Hiault

    O acordo dos ministros das Finanças, no domingo, a favor de uma nova ajuda à Grécia e de uma participação do sector privado no financiamento da sua dívida vai acalmar duravelmente os mercados?

    Os mercados já não são, na verdade, o problema da Grécia. Dentro dos próximos 10 a 20 anos o financiamento da dívida grega vai ser realizado por dois meios: para uma boa metade , vai ser feito por financiamentos públicos e para a outra parte, mais pequena, será financiada pelos bancos e pelas seguradores, via a famosa “Iniciativa de Viena”, ou seja a manutenção da sua exposição. Não haverá mais passagem pelos mercados.

    A Alemanha renunciou à sua proposta de reescalonamento da dívida. É uma boa notícia?

    Os Alemães não tinham visto que a sua proposta de troca obrigatória de títulos de dívida conduzia directamente à situação de incumprimento da Grécia. Ora se há um incumprimento sobre a dívida grega, é a falência imediata de todo o seu sector financeiro que está cheio de obrigações soberanas. Nenhum banco central pode refinanciar com uma dívida em incumprimento aceite por colateral: o BCE não o fará. É por conseguinte o ataque cardíaco imediato assegurado para a Grécia com uma interrupção do sistema dos pagamentos internos, até mesmo do pagamento dos salários e do funcionamento dos hospitais. A Grécia reencontrar-se-ia no euro sem poder estar a utilizar o euro. A única solução para ela seria então sair do euro, com uma mega recessão e com o risco de contágio que se conhece.

    Para si, é a solidariedade financeira que deve ser mais importante?

    Todo o mundo conhece a fábula da cigarra e da formiga. Mas a história tém a sua continuação e nesta é a formiga que financiou a cigarra no passado e que acarreta por conseguinte com as suas dívidas; os seus avós, os da formiga, outrora tinham exterminado os avós da cigarra e carregam pois com uma pesada responsabilidade política e financeira. De acordo com os meus cálculos, os Alemães devem aos Gregos pelo menos 575 mil milhões de euros nos termos da segunda guerra mundial. Os Alemães devem muito mais à Grécia que os Gregos devem à Alemanha. E por último, habitam ambos no mesmo edifício, e se deixamos que se faça a implosão do apartamento da cigarra, como se está no mesmo prédio é certo que serão todos a implodir.. A moral da história é que as duas coisas devem, do meu ponto de vista, ser respeitadas: o contrato da Grécia com a

    Europa e o contrato da Alemanha com a Europa.

    Comecemos pelo contrato da Alemanha com a Europa

    A Alemanha pagou a sua reunificação oferecendo a sua moeda e aceitando o euro. Do seu lado, os seus parceiros comprometeram-se a ser sérios. O contrato não foi honrado. E os Alemães pensam a justo título que o espírito do tratado de Maastricht foi violado. Também é necessário reformar a Europa económica. Mas é necessário também que cada um assuma as suas responsabilidades e partilhe o custo dos erros cometidos e as perdas com eles geradas. É necessário que os Europeus absorvam juntos a dívida excessiva dos três países (Grécia, Portugal e Irlanda) refinanciando-os com taxas de juro extremamente baixas, na ordem 3% a 4%, durante 10 ou 20 anos. Em troca, estes países devem fazer todas as reformas orçamentais e estruturais necessárias, e por muito tempo. É a única solução.

    Os Alemães não parecem muito entusiastas com esta ideia?

    Os Alemães esquecem a sua dívida política. É necessário recordar-lhes isso precisamente. Em 1945 os vencedores da guerra perdoaram os custos em termos de capital humano e físico destruído pelos Nazis. Fizeram-se a CECA e o Tratado de Roma. O passivo político e financeiro da Alemanha nos termos da guerra atinge cerca de 16 vezes o PIB alemão, a que se pode chamar a dívida implícita da Alemanha. Ninguém lha reclama e em troca pede-se que faça o jogo da Europa , de um ponto de vista político e financeiro. Hoje, isso significa salvar a Grécia.

    Os Gregos poderão reembolsar a sua dívida?

    Devem-no! E podem-no! Devem reformar, privatizar, terminar com a corrupção e nepotismo e passar de um défice de (-15%) do PIB ao equilíbrio em alguns anos. Com isso reporão a sua dívida entre 60% e 90% do PIB daqui a 2025 ou 2030. A Grécia tem os meios para poder prosperar: dispõe do mais bonito património arqueológico do mundo, ilhas magníficas onde se tem bom viver. Penso que a Primavera árabe é uma formidável oportunidade para este país, plataforma da Europa no Mar Mediterrâneo oriental.
    Exclui por conseguinte totalmente a hipótese de uma reestruturação?

    Não se podem impedir as pessoas de se suicidarem. Os Gregos podem escolher entre toboggan e o salto em pára-quedas… sem pára-quedas. Devem compreender que lhes é impossível conservar o seu nível de vida de antes da crise, financiado por um défice orçamental alucinante . Ou seja, escolhem toboggan com uma baixa do nível de vida de 10% durante 5 anos. E terão interesse nisso porque a ajuda europeia é considerável: consiste numa subvenção implícita de taxa de juro que representa de 15 para 20% do PIB grego (12% para os Irlandeses e 10% para os Portugueses). Mas também podem fazer a outra opção, isto é, democraticamente podem recusar assinalar este desafio. Mas então, a sua economia afundar-se-á; os gregos deixarão de ter mais ajuda e deverão sair do euro… sem pára-quedas.

    A Alemanha reflectiria no entanto seriamente numa zona euro a duas velocidades?

    No inconsciente alemão, os Gregos não merecem pertencer à zona euro. É o discurso da direita conservadora alemã que sonha com uma zona euro constituida com a Áustria, a Eslováquia, a Finlândia, a Holanda - e a França por razões históricas. Mas um tal sistema, a França não o quer e, sobretudo, viola o contrato europeu básico do após-guerra. Se estamos a recriar uma zona euro com todos os bons alunos da turma e uma outra com os países periféricos, a segunda explodirá rapidamente em hiperinflação.

    Concretamente, como é que se vai organizar a participação do sector privado no financiamento próximo da dívida grega?

    O ideal seria que estejamos baseados na distribuição da exposição à Grécia pelo sector privado europeu antes da crise e que os resgates de títulos sejam repartidos em função. Tudo isto permitirá uma distribuição da carga, que considero em cerca de 100 mil milhões de euros para os bancos e seguradoras europeias não gregas. E assim se evita que os bancos que jogaram o jogo de uma manutenção da exposição não sejam prejudicados.

    Os bancos alemães encontram o princípio de “roll over” demasiado restrito. Desejam estímulos para a sua contribuição no processo. O que pensa?

    Os banqueiros queriam ter sido salvos pelos governos e não reenviarem o ascensor. Os dirigentes alemães não foram bastante claros a este respeito com os seus bancos.

    Como fazer de modo que uma crise desta natureza não se reproduza?

    A solução que preconizo é alterar radicalmente a estrutura do mercado obrigacionista na Europa. Separar-se-iam as dívidas dos países da zona euro em duas partes . De um lado, a dívida sénior, a que chamo dívida azul, até aos 60% do PIB, que seria emitida em comum a nível da zona euro e que seria gerida por uma agência europeia da dívida soberana. Representaria 6000 mil milhões de euros e tornar-se-ia a dívida mais segura do mundo. Seria mesmo menos cara que os títulos alemães ou franceses actuais porque este mercado seria muito mais vasto e mais líquido.

    Teríamos assim um concorrente ao mercado americano da dívida pública. A esta dívida azul estaria ligada uma garantia conjunta e solidária da dívida e, assim, não seria susceptível de qualquer situação de incumprimento . A prazo, a minha forte convicção é a de que não há futuro da zona euro sem uma dívida governamental comum, a dívida Azul. Por outro lado, acima destes 60% do PIB, teríamos a dívida vermelha, ou júnior que incorporaria o conjunto do risco soberano. Poderia absorver perdas ou mesmo entrar em situação de incumprimento sem que isso viesse a provocar uma catástrofe. A força das dívidas azul e vermelha é que este sistema dá todos as boas incitações : as taxas de juro terão muita dificuldade em subir.

    Afirmações recolhidas por Catherine Chatignoux e Richard Hiault

    Jacques Delpla : « L'Allemagne doit 575 milliards d'euros à la Grèce », Les Echos, 22.06.2011.

    #2
    Por 575 mil milhões comprava-se a grécia toda... Cá para mim existe um problema de propriedade.Que eu saiba, a Grécia ainda é independente

    Comentário


      #3
      Vá lá que só andaram umas décadas para trás, se andam uns séculos estamos lixados.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
        Por 575 mil milhões comprava-se a grécia toda... Cá para mim existe um problema de propriedade.Que eu saiba, a Grécia ainda é independente
        Nem eu digo o contrário, o problema está no barril de pólvora em que a nação Grega se transformou, e a Alemanha, não tem ajudado á festa, as ingerências e os bitaites sobre como gerir a economia dos diversos estados são mais que muitas.

        O parlamento Grego aprovou as novas medidas há poucos horas e a "Angie" veio de a terreiro minutos depois a congratular-se com tais medidas.

        Achas que colhe simpatias ?

        Num pais que tal como o nosso, os culpados são que governa e não quem trabalha.
        Um pais onde uma das medidas que ontem foi veiculada será reduzir o salário mínimo de 740,00€ para 550,00€ ?

        Comentário


          #5
          Essa gente para não trabalharem inventam com cada uma.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
            Essa gente para não trabalharem inventam com cada uma.
            Olha que o economista entrevistado é Francês.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Cronus Ver Post
              Um pais onde uma das medidas que ontem foi veiculada será reduzir o salário mínimo de 740,00€ para 550,00€ ?
              Achas a Grécia tão melhor que nós que tenha capacidade para te salário mínimo acima dos 700€? Por algum motivo chegaram onde chegaram.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rks Ver Post
                Achas a Grécia tão melhor que nós que tenha capacidade para te salário mínimo acima dos 700€? Por algum motivo chegaram onde chegaram.
                Não acho nem deixo de achar, se alcançaram os 700,00€ era porque alguém achou que era possível, normalmente nem é pelo valor do ordenado mínimo que existem os problemas, Espanha também o tem acima dos 700,00€ e dos graves problemas de Espanha pouco se fala.

                Mas tomando exemplos, achas que existem em Portugal melhores gestores publicos que alguns paises com melhores rendimentos per capita, com dividas externas menores que a nossa e rentabilidade superior, e que contudo nesses países os gestores públicos aufiram menores salários que em Portugal ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rks Ver Post
                  Achas a Grécia tão melhor que nós que tenha capacidade para te salário mínimo acima dos 700€? Por algum motivo chegaram onde chegaram.
                  O que eu acho é que lá como cá 1/3 da população "rouba o estado" directa e indirectamente. E no fim pagam todos!

                  Comentário


                    #10
                    Coitadinhos de nós que nem isto podemos evocar já que mantivemos uma posição neutra, ou melhor, de apoio a quem "pedisse"....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Hipolito Ver Post
                      O que eu acho é que lá como cá 1/3 da população "rouba o estado" directa e indirectamente. E no fim pagam todos!

                      Os Gregos estavam habituados a ter um 2º emprego, donde não eram descontados impostos, está como está.

                      Na Alemanha podes ter um 2º emprego onde ganhes até 400,00€ mensais e também não precisas de declarar, e veja-se sem problemas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                        Coitadinhos de nós que nem isto podemos evocar já que mantivemos uma posição neutra, ou melhor, de apoio a quem "pedisse"....


                        O mal é que temos o mesmo tipo de políticos.

                        Comentário


                          #13
                          há por aí tanta gente a roubar de forma legal...

                          Comentário


                            #14
                            O berço da democracia imerso em violência nas ruas.

                            Grécia incendiada pela violência
                            A violência tem sido crescente no acompanhamento da crise política na Grécia. No dia em que foi aprovado no Parlamento um novo pacote de medidas de austeridade, os protestos e a revolta nas ruas de Atenas foi notório, e os confrontos com as autoridades sucederam-se nos dois últimos dias.

                            O fumo proveniente dos incêndios deflagrados pelos manifestantes e pelas granadas de gás lacrimogéneo pairaram na Praça Sintagma, perto do Parlamento grego.


                            O vídeo da violência que tem invadido as ruas de Atenas.


                            A aprovação das novas medidas de austeridade espoletou uma série de elogios dos executivos das várias nações da Zona Euro, liderados pela voz de Angela Merkel. Mas o alívio dos parceiros europeus contrasta com a revolta e descontentamento da população grega, cuja violência dos protestos tem escalado nos dois últimos dias.
                            Grécia incendiada pela violência [vídeos e fotogaleria] - Internacional - Sol

                            Comentário


                              #15
                              Esta violência só vai prejudicar e muito a Grécia. Sendo este um país altamente dependente do turismo, calha mesmo bem andarem em "guerras civis" mesmo antes das férias.

                              Há que aceitar que viveram muito tempo acima das suas possibilidades.

                              Comentário


                                #16
                                Já que agora se fala tanto da Alemanha e da sua posição de inflexibilidade financeira, não foi parte desta mesma Alemanha a quem foi perdoada dividas monstruosas na epoca, pós segunda Guerra Mundial.
                                Seria caso de recalcular as dividas perdoadas acrescidas de juros a condizer e exigir o seu pagamento, a ver se as contas da Alemanha depois seram assim tão bonitas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Espero que isto nunca venha a suceder cá em Portugal:

                                  Riots In Greece Part 2 >> TotallyCoolPix

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                                    Espero que isto nunca venha a suceder cá em Portugal:

                                    Riots In Greece Part 2 >> TotallyCoolPix
                                    é só esperar um tempinho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Portugal também já levou assim com umas das ex-colónias, deixar umas dívidas passar... Portanto se der para portugal chular alguém tanto melhor, se forem os gregos eles que se entendam, não tenho ideia de a grécia ter tido tanto prejuízo com a guerra do que frança, áustria, rússia, eua... Se com a grécia já é 16x o PIB alemão quanto não será para esses?

                                      A grécia também deve contextualizar as exigências antes que: 'quem tudo quer, tudo perde'.

                                      Comentário


                                        #20
                                        xatoo: dos assuntos tratados na reunião Bilderberg 2011

                                        Comentário


                                          #21
                                          A dívida alemã, por Manuel António Pina

                                          A dívida alemã, por Manuel António Pina

                                          "Gostaria de ver os arautos dos "mercados" que moralizam que "as dívidas são para pagar" (no caso da Grécia, com a perda da própria soberania) moralizarem igualmente acerca do pagamento da dívida de 7,1 mil milhões de dólares que, a título de reparações de guerra, a Alemanha foi condenada a pagar à Grécia na Conferência de Paris de 1946.

                                          Segundo cálculos divulgados pelo jornal económico francês "Les Echos", a Alemanha deverá à Grécia em resultado de obrigações decorrentes da brutal ocupação do país na II Guerra Mundial 575 mil milhões de euros a valores actuais (a dívida grega aos "mercados", entre os quais avultam gestoras de activos, fundos soberanos, banco central e bancos comerciais alemães, é de 350 mil milhões).

                                          A Grécia tem inutilmente tentado cobrar essa dívida desde o fim da II Guerra. Fê-lo em 1945, 1946, 1947, 1964, 1965, 1966, 1974, 1987 e, após a reunificação, em 1995. Ao contrário de outros países do Eixo, a Alemanha nunca pagou. Estes dados e outros, amplamente documentados, constam de uma petição em curso na Net reclamando o pagamento da dívida alemã à Grécia.
                                          Talvez seja a altura de a Grécia exigir que um comissário grego assuma a soberania orçamental alemã de modo a que a Alemanha dê, como a sra. Merkel exige à Grécia, "prioridade absoluta ao pagamento da dívida."

                                          quer dizer disto?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pagar dívidas é coisa de kinder

                                            Comentário


                                              #23
                                              2012-1946=66 anos, ainda não prescreveu a dívida?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                                quer dizer disto?
                                                A noticia já aqui foi comentada no seu texto original no tópico abaixo

                                                Grécia credora da Alemanha !? E que outros paises poderão invocar o mesmo ?

                                                Pode aferir o que por ali foi dito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se a grécia se lembra de cobrar pelos pilares da sociedade ocidental ai é que estamos lixados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sugestão á equipa de moderação e ao autor do tópico.

                                                    Não seria melhor juntar este tópico com o outro que mencionei acima para que o mesmo tema não ande disperso ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      .................

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ena pá, bora lá reclamar o que os Mouros nos roubaram!!!
                                                        Estes gajos que tenham juizo e limpem o rabo antes de dizer que os outros também fedem...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uma coisa é dívida esquecida no tempo e/ou perdoada. Outra (a ser verdade) é a exigência uniforme/constante do pagamento de uma dívida. Na minha opinião se o caso descrito é verídico, a Alemanha deve à Grécia. Compreendo que juridicamente o assunto esteja enterrado e prescrito.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                            Uma coisa é dívida esquecida no tempo e/ou perdoada. Outra (a ser verdade) é a exigência uniforme/constante do pagamento de uma dívida. Na minha opinião se o caso descrito é verídico, a Alemanha deve à Grécia. Compreendo que juridicamente o assunto esteja enterrado e prescrito.
                                                            Se a velha questão do "ouro nazi" não estará, e bem, "prescrita", deduzo que esta também não esteja...

                                                            Uma coisa é certa, a serem correctas estas contas, a Alemanha é devedora à Grécia. Logo tem de pagar, ou a Grécia assiste-se no mesmo direito...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X