Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Podemos decidir sobre a nossa morte?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Podemos decidir sobre a nossa morte?

    A fundação Francisco Manuel dos Santos está a promover um debate on-line:

    Eutanásia? Suicídio assistido? Testamento vital?
    É a favor? É contra? E porquê? A sua opinião conta e nós contamos com ela.
    Participe neste debate on line, de 4 a 8 de Julho.



    O tema é delicado e polémico, mas julgo que vale a pena participar...

    #2
    Por ser tão delicado, prefiro nem pensar...

    Comentário


      #3
      complicado... sou a favor nos casos terminais e em que a pessoa está a sofrer e, simplesmente, à espera do último suspiro.

      mas é sempre fácil dar opinião quando o assunto nos é alheio.

      Comentário


        #4
        Sim...é muito complicado. Eu também sou a favor em casos terminais, mas digo isto porque nunca passei pela situação de ter um familiar nessas condições.

        Comentário


          #5
          A favor, acho que cada pessoa deve ser livre de dispôr da sua vida.

          Infelizmente chega-se a um ponto em que não se vive, sobrevive-se sofrendo a pessoa e os familiares.

          Comentário


            #6
            Completamente a favor! Mas tem de obedecer a uma legislação e procedimentos rigorosos para não dar origem a casos difusos!

            Comentário


              #7
              O que eu não consigo entender é porque é que quando um animal está em sofrimento manda-se abater o bicho (sem o animal poder dar sequer a sua opinião, mas isso também não interessa), mas quando é um ser humano (em que é o próprio ser humano quem implora que lhe ponham fim à vida), aí deixamo-lo sofrer em agonia até ao resto dos seus dias... Alguém me explica porque é que não há problema nenhum em mandar abater um animal, mas quando se trata de uma pessoa, tal já não é possivel, mesmo que seja o desejo da pessoa em questão? Não faz sentido!

              Comentário


                #8
                experimenta vivenciar a situação com uma pessoa que ames muito (familiar, companheira) e depois diz qualquer coisa...

                Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                O que eu não consigo entender é porque é que quando um animal está em sofrimento manda-se abater o bicho (sem o animal poder dar sequer a sua opinião, mas isso também não interessa), mas quando é um ser humano (em que é o próprio ser humano quem implora que lhe ponham fim à vida), aí deixamo-lo sofrer em agonia até ao resto dos seus dias... Alguém me explica porque é que não há problema nenhum em mandar abater um animal, mas quando se trata de uma pessoa, tal já não é possivel, mesmo que seja o desejo da pessoa em questão? Não faz sentido!

                Comentário


                  #9
                  Podemos, mas não podemos é impor que os outros façam coisas que vão de encontra aos valores éticos que defendem.

                  Comentário


                    #10
                    Sou completamente de acordo com a eutanásia, desde que seja de acordo com uma boa legislação sobre o assunto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                      Podemos, mas não podemos é impor que os outros façam coisas que vão de encontra aos valores éticos que defendem.
                      Podes especificar?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Podes especificar?
                        Se um medico for contra a eutanásia, não se o pode obrigar a matar ou a deixar morrer um seu paciente.

                        Comentário


                          #13
                          e se for um familiar que seja contra?!

                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                          Se um medico for contra a eutanásia, não se o pode obrigar a matar ou a deixar morrer um seu paciente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jjmr Ver Post
                            e se for um familiar que seja contra?!
                            Aqui o familiar não tem que que achar nem ser achado. Fala-se da vontade dos intervenientes. Médico e paciente. São esses que têm que ser tidos em conta.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Se um medico for contra a eutanásia, não se o pode obrigar a matar ou a deixar morrer um seu paciente.
                              Simples...

                              O médico é pago para prestar um serviço como outro trabalhador qualquer, se se recusar a fazê-lo (e o mesmo não violar a lei) é punido.

                              Comentário


                                #16
                                agora há arbitrariedades nos princípios...

                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Aqui o familiar não tem que que achar nem ser achado. Fala-se da vontade dos intervenientes. Médico e paciente. São esses que têm que ser tidos em conta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Simples...

                                  O médico é pago para prestar um serviço como outro trabalhador qualquer, se se recusar a fazê-lo (e o mesmo não violar a lei) é punido.
                                  O médico também faz um juramento que não contempla ajudar um paciente a morrer. Esta questão pode levantar objecções de consciência e há que respeitá-las.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jjmr Ver Post
                                    agora há arbitrariedades nos princípios...
                                    Qual é a arbitrariedade? Se o paciente deixar explícito que não pretende que a sua vida seja mantida em determinados casos, a quem mais, a não ser médico e paciente, cabe a decisão e o respeito pela vontade do paciente? Não é o familiar que vai administrar fármacos ou desligar a máquina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      O médico também faz um juramento que não contempla ajudar um paciente a morrer. Esta questão pode levantar objecções de consciência e há que respeitá-las.
                                      É contratado para desempenhar uma série de funções, se não as desempenha, boa viagem, que o meu patrão faz-me o mesmo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                        É contratado para desempenhar uma série de funções, se não as desempenha, boa viagem, que o meu patrão faz-me o mesmo.
                                        Não sou tão extremista. Se o médico que segue o paciente não concorda com a vontade deste, haverá outro médico que a cumpra.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                          Não sou tão extremista. Se o médico que segue o paciente não concorda com a vontade deste, haverá outro médico que a cumpra.
                                          Mas sou eu . E não é nada contra os médicos.

                                          Concordo que nem todos tenham estofo para o fazer, mas aí a solução passaria pela criação de uma unidade especializada.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X