Por vezes dou comigo a pensar (coisa rara) e deparo-me com o estado actual da nossa sociedade (modelo ocidental)...
No outro dia fui a um shopping com uns amigos para ver um filme, coisa que faço muito esporadicamente, e comecei a reparar que os teenagers (e mais uns quantos que sofrem do síndrome da adolescência eterna) são completas walking billboards...
Reparei também que agora estão muito na moda aquelas hoodies (eu chamo-lhe assim) daquela marca WESC e sem exagero 1 em cada 3 que passavam por mim envergavam aquela camisola. E pus-me a pensar o que tinha de especial a camisola e cheguei à conclusão que a resposta era NADA! Aquilo é uma camisola que sai a um preço baixíssimo à marca que depois manda estampar o logótipo e aquilo deve ter um custo de produção de 5€ (estou a ser amigo) e deve ser vendido por bem mais...
Ora, portanto os "putos" de hoje em dia pagam roupa caro, não porque é original (aquilo e uma camisola banal com um logótipo banal), não porque é de alta qualidade, mas sim para se enquadrarem no rebanho... Para serem como os outros.
Isto para já não falar nos que são mais velhos e andam com t-shirts da D&G com letras do tamanho da sinalização das autoestradas..
Vejo pouca televisão, é raro ver um noticiario (mas pelo que vejo ando melhor informado do que quem os vê), abomino blocos de 20minutos de publicidade, não gosto de telenovelas, não leio revistas cor de rosa, não vejo MTV (a não ser que esteja a fazer zapping), não me meto a reparar no que os actores usam nos filmes e muito menos me meto a reparar no que as outras vestem todos os dias, por isso devo ser um "alien".
Quem me conhece diz que eu me visto muito bem, mas não conseguem ver um único emblema na parte exterior da minha roupa. Porquê? Porque eu olho à qualidade do produto e à sua qualidade de confeção.
A única coisa que tenho onde se vê a marca é o calçado para desporto, onde aí sim, pagar a marca compensa em termos de qualidade, conforto e desempenho.
Como não sou nenhum tapadinho claro que não deixo de reparar no "SPAM" que levamos em filmes, séries e nos videoclips dos artistas da cena onde eles chegam a filmar o videoclip com o telemóvel XPTO da maça ou do país do frio.
É ver os miúdos com os smartphones de 500€ que tem a função xyz para profissionais mas que são usados exclusivamente para mensagens e chamadas, tirar umas fotos de perfil para o facebook e andar com ele a altos berros nos transportes públicos (já cheguei a perguntar a um se o telefone daquele preço não trazia headphones ou se queria os meus emprestados).
Será que um telefone de 100€ não serviria o propósito ou se calhar melhor ? Claro que sim! Mas esses não aparecem nos videoclips da Lady Gaga, da Katy Perry e da Nelly Furtado em altas festas que só acontecem nos videoclips.
Quase sempre que vejo um Macbook o seu utilizador tem Windows instalado e eu fico a pensar, o porquê de ter comprado um computador caríssimo para depois não usar o OSX que é a maior vantagem quando se passa por um mac..
A resposta é, publicidade.
(Eu que adoro o OSX)
Sempre que vou ao Facebook as raparigas nos 16-23 parecem todas ser modelos e têm todas sessões fotográficas no perfil e os rapazes são todos playboys de primeira linha com etiqueta dos pés a cabeça.
Será que sou eu o único que não paga exorbitâncias por um produto banal cuja principal função é fazer de mim uma publicidade ambulante da marca a quem eu paguei pelo produto?
Estranhos tempos estes em que as pessoas pagam muito dinheiro às marcas para se definirem.
Estamos no apogeu do Marketing. Porque não começar a fazer lobotomias aos recém nascidos?
No outro dia fui a um shopping com uns amigos para ver um filme, coisa que faço muito esporadicamente, e comecei a reparar que os teenagers (e mais uns quantos que sofrem do síndrome da adolescência eterna) são completas walking billboards...
Reparei também que agora estão muito na moda aquelas hoodies (eu chamo-lhe assim) daquela marca WESC e sem exagero 1 em cada 3 que passavam por mim envergavam aquela camisola. E pus-me a pensar o que tinha de especial a camisola e cheguei à conclusão que a resposta era NADA! Aquilo é uma camisola que sai a um preço baixíssimo à marca que depois manda estampar o logótipo e aquilo deve ter um custo de produção de 5€ (estou a ser amigo) e deve ser vendido por bem mais...
Ora, portanto os "putos" de hoje em dia pagam roupa caro, não porque é original (aquilo e uma camisola banal com um logótipo banal), não porque é de alta qualidade, mas sim para se enquadrarem no rebanho... Para serem como os outros.
Isto para já não falar nos que são mais velhos e andam com t-shirts da D&G com letras do tamanho da sinalização das autoestradas..
Vejo pouca televisão, é raro ver um noticiario (mas pelo que vejo ando melhor informado do que quem os vê), abomino blocos de 20minutos de publicidade, não gosto de telenovelas, não leio revistas cor de rosa, não vejo MTV (a não ser que esteja a fazer zapping), não me meto a reparar no que os actores usam nos filmes e muito menos me meto a reparar no que as outras vestem todos os dias, por isso devo ser um "alien".
Quem me conhece diz que eu me visto muito bem, mas não conseguem ver um único emblema na parte exterior da minha roupa. Porquê? Porque eu olho à qualidade do produto e à sua qualidade de confeção.
A única coisa que tenho onde se vê a marca é o calçado para desporto, onde aí sim, pagar a marca compensa em termos de qualidade, conforto e desempenho.
Como não sou nenhum tapadinho claro que não deixo de reparar no "SPAM" que levamos em filmes, séries e nos videoclips dos artistas da cena onde eles chegam a filmar o videoclip com o telemóvel XPTO da maça ou do país do frio.
É ver os miúdos com os smartphones de 500€ que tem a função xyz para profissionais mas que são usados exclusivamente para mensagens e chamadas, tirar umas fotos de perfil para o facebook e andar com ele a altos berros nos transportes públicos (já cheguei a perguntar a um se o telefone daquele preço não trazia headphones ou se queria os meus emprestados).
Será que um telefone de 100€ não serviria o propósito ou se calhar melhor ? Claro que sim! Mas esses não aparecem nos videoclips da Lady Gaga, da Katy Perry e da Nelly Furtado em altas festas que só acontecem nos videoclips.
Quase sempre que vejo um Macbook o seu utilizador tem Windows instalado e eu fico a pensar, o porquê de ter comprado um computador caríssimo para depois não usar o OSX que é a maior vantagem quando se passa por um mac..
A resposta é, publicidade.
(Eu que adoro o OSX)
Sempre que vou ao Facebook as raparigas nos 16-23 parecem todas ser modelos e têm todas sessões fotográficas no perfil e os rapazes são todos playboys de primeira linha com etiqueta dos pés a cabeça.
Será que sou eu o único que não paga exorbitâncias por um produto banal cuja principal função é fazer de mim uma publicidade ambulante da marca a quem eu paguei pelo produto?
Estranhos tempos estes em que as pessoas pagam muito dinheiro às marcas para se definirem.
Estamos no apogeu do Marketing. Porque não começar a fazer lobotomias aos recém nascidos?
Comentário